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CoDAS, Volume: 33, Número: 1, Publicado: 2021
  • Fonoaudiologia, língua de sinais e bilinguismo para surdos Editorial

    Moura, Maria Cecília de; Begrow, Desirée De Vit; Chaves, Adriana Di Donato; Azoni, Cíntia Alves Salgado
  • Inteligibilidade de fala em pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) Artigo Original

    Leite Neto, Lavoisier; França Júnior, Marcondes Cavalcante; Chun, Regina Yu Shon

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar a inteligibilidade de fala e disartria, correlacionando com a avaliação funcional da ELA. Método Estudo quantitativo-descritivo aprovado pelo CEP, sob nº CAAE 62912416.4.0000.5404, constituído por 19 pessoas com ELA, esporádica ou familiar. Para coleta, aplicou-se o Protocolo de Disartria e Escala de Avaliação Funcional da Esclerose Lateral Amiotrófica (ALSFRS-Re). Para análise, foi utilizada escala visual analógica para inteligibilidade de fala e medidas de resumo e correlação dos instrumentos pelo Coeficiente de Spearman com nível de significância de 5%. Resultados A inteligibilidade de fala está comprometida (41,37±39,73) em graus variados com correlação positiva com o grau geral de disartria (p=<,0001) e com todos os parâmetros de fala analisados, indicando impacto na deterioração da fala do grupo estudado. Há correlação negativa entre inteligibilidade de fala e resultados das seções bulbar – fala e deglutição (p=0,0166), braço – atividades com membro superior (p=0,0064) e perna – atividades com membro inferior (p=0,0391). Os parâmetros de respiração (p=0,0178), fonação (p=0,0334) e ressonância (p=0,0053) apresentaram correlação negativa com o item “fala” do ALSFRS-Re. Conclusão Os achados mostram prejuízo da inteligibilidade de fala e disartria e evidenciam respiração, fonação e ressonância como importantes marcadores da progressão da doença. Uma avaliação criteriosa e precoce da produção motora oral permite melhor gerenciamento das alterações na ELA.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate speech intelligibility and dysarthria, correlated to the functional assessment of Amyotrophic Lateral Sclerosis (ALS). Methods Quantitative-descriptive study approved by REC under No. CAAE 62912416.4.0000.5404, comprised of 19 individuals with sporadic or familiar ALS. Data were collected using the Dysarthria Protocol and the Revised Amyotrophic Lateral Sclerosis Functional Rating Scale (ALSFRS-Re). We used visual analogue scale (VAS) to assess speech intelligibility and summary measures; and Spearman's coefficients of correlation for the instruments with significance level of 5%. Results Speech intelligibility is compromised (41.37±39.73) in varied degrees with positive correlation with the general degree of dysarthria (p=<.0001), and with all the analyzed speech parameters, indicating impact on the speech deterioration of the studied group. There is negative correlation between speech intelligibility and the results of the bulbar sections – speech and deglutition (p=0.0166), arm – activities with the upper limb (p=0.0064) and leg – activities with the lower limb (p=0.0391). Breathing (p=0.0178), phonation (p=0.0334) and resonance (p=0.0053) parameters showed a negative correlation with the item “speech” of the ALSFRS-Re. Conclusion Results show impaired speech intelligibility and dysarthria, and evidence breathing, phonation and resonance as important markers of the disease progression. A thorough and early evaluation of the oral motor production allows for a better management of alterations in ALS.
  • Adaptação cultural do Expressive One-Word Picture Vocabulary Test, 4th edition (EOWPVT-4), para falantes do Português Brasileiro Artigo Original

    Silva, Valdéres Rodrigo da; Lindau, Tâmara Andrade; Giacheti, Célia Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Apresentar um breve relato sobre as primeiras etapas que envolveram o processo de tradução e adaptação cultural do teste Expressive One-Word Picture Vocabulary Test, fourth edition para o Português Brasileiro (PB). Método O processo de tradução e adaptação desse instrumento foi realizado nas seguintes etapas: (1) tradução do texto original (inglês) para o PB (cultura alvo) por dois tradutores juramentados distintos e orientados quanto ao objetivo da pesquisa; (2) análise de paridade entre as traduções realizadas e concepção, por um grupo de especialistas, de uma versão síntese; (3) retrotradução da versão síntese por outros dois tradutores juramentados que não participaram da etapa 1; e (4) comparação entre a retrotradução e a versão original feita por um grupo de especialistas, moldando, assim, a versão adaptada pré-final do EOWPVT-4. Resultados Na versão brasileira, foi mantida a quantidade de itens da versão original e a adaptação cultural do EOWPVT-4 para o PB seguiu as etapas recomendadas pela literatura, além de considerar as diferenças do contexto sociocultural, não apresentando discrepâncias significativas no que se refere à equivalência semântica. Foram necessárias adaptações consideradas relevantes (e.g., itens não representativos da cultura brasileira) durante esse processo para que o instrumento pudesse ser utilizado com o mesmo rigor metodológico do instrumento original. Conclusão O processo de adaptação cultural desse instrumento indicou que houve equivalência teórica, semântica, idiomática e cultural com a versão original em inglês.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To present a brief report of the first steps that involved the process of the cultural translation and adaptation of the Expressive One-Word Picture Vocabulary Test, fourth edition to Brazilian Portuguese (BP). Methods The process of translation and adaptation of this instrument was performed in the following steps: (1) translation of the original text (English) to Brazilian Portuguese (target culture) by two different sworn translators oriented towards our research goal; (2) parity analysis between both translations and design, by a group of experts, of a synthesis version; (3) back translation of the synthesis version by two other sworn translators who did not participate in step 1; and (4) Comparison between back-translation and the original version made by a group of specialists, thus shaping the pre-final adapted version of the EOWPVT-4. Results In the Brazilian version, the number of items from the original version was maintained and the cultural adaptation of the EOWPVT-4 to BP followed the steps recommended in the literature besides considering the differences in the socio-cultural context, showing no significant discrepancies regarding semantic equivalence. Relevant adaptations (e.g., items not representative within the Brazilian culture) were required during this process so that the instrument could be used with the same methodological rigor as the original instrument. Conclusion The process of cultural adaptation of this instrument indicated that there was theoretical, semantic, idiomatic and cultural equivalence with the original version in English.
  • Atenção à pessoa com deficiência: composição das equipes e distribuição geográfica do componente especializado em reabilitação Artigo Original

    Santos, Mônica Farina Neves; Friche, Amélia Augusta Lima; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo analisar a composição das equipes e a distribuição geográfica dos serviços e profissionais da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD). Método estudo observacional-analítico-transversal, desenvolvido por meio de dados secundários do componente especializado em reabilitação, com amostra de 3.271 profissionais. Resultados a metade dos serviços está em três regiões ampliadas; há maior representação de Serviços Especializados em Reabilitação da Deficiência Intelectual (SERDI), serviços privados e fisioterapeutas; observou-se que a maioria dos serviços possui equipes completas e que a maior parte não cumpre carga horária mínima estabelecida pela política nacional; as regiões ampliadas Jequitinhonha, Norte e a modalidade Centros Especializados em Reabilitação (CER) apresentaram maiores médias de profissionais e carga horária; houve associação estatisticamente significante entre equipe completa e serviços privados. Conclusão os resultados podem contribuir no desenvolvimento de estratégias que minimizem as disparidades encontradas na distribuição geográfica, nas modalidades de reabilitação e nos investimentos para rede pública.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to analyze the composition of teams and the geographical distribution of the services and professionals of the Health Care Network for People with Disabilities (RCPD, initials in Portuguese). Methods cross-sectional observational study developed from secondary data on the specialized component in rehabilitation, with a sample of 3,271 professionals. Results half of the services was observed in three broad regions; there is a greater representation of Specialized Services in Intellectual Disability Rehabilitation (SERDI, initials in Portuguese), private services and physiotherapists. We observed that most services had full teams; however, most of them do not comply with the minimum workload established by national policy. The Enlarged Health Regions of Jequitinhonha, Norte and the Centros Especializados em Reabilitação (CER, initials in Portuguese) modality presented the highest averages in terms of professionals and workload. Our results show a significant statistical association between full teams and private services. Conclusion these results have the potential to contribute to the development of strategies to minimize the disparities found in the geographical distribution, in rehabilitation modalities, and public service investments.
  • Fatores associados às queixas vocais autorreferidas por agentes comunitários de saúde Original Article

    Murta, Júlia de Almeida Nunes; Barbosa, Mariane Silveira; Caldeira, Antônio Prates; Barbosa-Medeiros, Mirna Rossi; Rossi-Barbosa, Luiza Augusta Rosa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a prevalência das queixas vocais e a associação com os fatores sociodemográficos, econômicos, ocupacionais e comportamentais entre a população de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Método Trata-se de um estudo transversal e analítico, realizado no município de Montes Claros, MG, no qual participaram 674 ACS. Para os aspectos sobre o uso da voz foi aplicado o Índice de Triagem de Distúrbio de Voz (ITDV) e os demais dados contemplavam as condições sociodemográficas, econômicas, ocupacionais e comportamentais. Realizou-se a análise bivariada, pelo teste do qui-quadrado de Pearson, e a regressão múltipla de Poisson com variância robusta para verificar a associação entre as variáveis. Resultados Houve alta prevalência de queixas vocais, sendo as mais citadas: garganta seca, pigarro, cansaço ao falar e rouquidão. Verificou-se associação significativa entre: sexo feminino, falta de sono reparador, uso de bebidas alcóolicas, autoavaliação da saúde regular a muito ruim e ansiedade. Conclusão Houve uma porcentagem significativa de queixas vocais e os fatores associados encontrados nortearão ações de promoção da saúde vocal e geral.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the prevalence of vocal complaints and their association with sociodemographic, economic, occupational, and behavioral factors among the population of Community Health Agents (CHA). Methods This is a cross-sectional and analytical study conducted in the city of Montes Claros, MG, in which 674 CHA participated. Data were collected via a self-administered questionnaire that includes sociodemographic, economic, behavioral, occupational, and voice-use aspects based on the Screening Index for Voice Disorder (SIVD). Bivariate analysis was performed by Pearson's chi-square test and Poisson multiple regression with robust variance to verify the association between the variables. Results There was a high prevalence of vocal complaints, the most cited being dry throat, throat clearing, tiredness when talking, and hoarseness. We observed a significant association between female gender, lack of restful sleep, alcohol use, regular to very poor self-rated health, and anxiety. Conclusion There was a significant percentage of vocal complaints, and the associated factors found will guide actions to promote vocal and general health.
  • Adaptação do protocolo Indicadores de Performance Funcional Auditiva Brasileiro - Versão Reduzida Artigo Original

    Araújo, Maria Eduarda Braga de; Lima, Maria Clara de Oliveira; Carvalho, Wanderson Laerte de Oliveira; Brazorotto, Joseli Soares

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Adaptar o protocolo Indicadores de Performance Funcional Auditiva Brasileiro para uma versão reduzida, incluindo a produção de material e de um manual de aplicação. Método Estudo do tipo metodológico, descritivo e transversal, com abordagem quantiqualitativa, realizado com sete fonoaudiólogos que aplicaram o protocolo em 34 crianças com deficiência auditiva e seus responsáveis. Cumpriram-se a análise da validade de conteúdo, bem como da confiabilidade do instrumento por meio da avaliação da equivalência semântica, da análise da satisfação dos fonoaudiólogos e dos testes estatísticos alfa de Cronbach e coeficiente de Kappa. Resultados Foi adaptada a versão reduzida denominada FAPI-r, com coeficientes que indicaram consistência interna e concordância interavaliadores quase perfeitos. Os fonoaudiólogos referiram satisfação com o instrumento e relataram que o manual de aplicação facilitou o entendimento sobre a aplicação do teste. Observou-se, no entanto, a não concordância entre a avaliação dos fonoaudiólogos e as respostas das famílias, indicando a necessidade de maior inserção destas no cenário terapêutico. Conclusão Realizada a adaptação do FAPI-r, constatando-se sua validade e confiabilidade, com futuros desdobramentos para a pesquisa e atuação clínica na população de crianças com deficiência auditiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To adapt the Brazilian Functional Auditory Performance Indicators protocol to a short version including the production of material and an application manual. Methods Methodological, descriptive, cross-sectional study with a quantitative and qualitative approach conducted with seven speech-language therapists who applied the protocol to 34 children with hearing loss and their guardians. The analysis of content validity and the instrument reliability evaluated the semantic equivalence, analysis of satisfaction of speech therapists, and statistical tests of Cronbach’s Alpha and Kappa coefficient. Results The short version, called FAPI-r, was adapted considering coefficients that indicate internal consistency and almost perfect inter-evaluator agreement. Speech-language therapists reported satisfaction with the instrument and stated that the manual facilitates the understanding of the test application. However, there was no agreement between the assessment of speech-language therapists and the answers of families, indicating a need for a greater insertion of families in the therapeutic scenario. Conclusion The adapted FAPI-r has validity and reliability, promising future developments for research and clinical performance in the population of hard of hearing children.
  • Consciência fonológica, nomeação automática rápida e leitura em adultos analfabetos funcionais Artigo Original

    Michelino, Matheus Sant’Ana; Macedo, Elizeu Coutinho

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O presente estudo tem como objetivo descrever o perfil de adultos analfabetos funcionais em tarefas de leitura, consciência fonológica (CF), e nomeação automática rápida (NAR); bem como correlacionar o desempenho dessas tarefas. Além disso, buscou-se compreender quanto que o desempenho em CF e NAR predizem o resultado em leitura de palavras e pseudopalavras. Método Foram avaliados 23 adultos analfabetos funcionais em tarefas de inteligência, leitura, CF e NAR. Resultados Os participantes apresentaram dificuldades em CF, tendo pobre desempenho em tarefas que envolviam análise e manipulação de fonemas. Em NAR, apresentaram maior facilidade na nomeação de itens alfanuméricos. Em relação à leitura, houve dificuldades no processamento fonológico, apresentando erros por troca fonológica. Análises de correlação indicaram que a leitura apresentou maiores correlações com NAR do que com CF. Por fim, a análise de regressão indicou que o desempenho em NAR é capaz de explicar mais da metade do resultado em leitura dos participantes. Conclusão De modo geral, o perfil dos adultos analfabetos funcionais se caracteriza por apresentar prejuízos nas habilidades avaliadas, sendo esses prejuízos mais evidentes em CF ao nível dos fonemas, bem como na nomeação de itens não-alfanuméricos. Além disso, os resultados em NAR explicam melhor os resultados de leitura de palavras e pseudopalavras do que os resultados em CF.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The study’s purpose is to describe the cognitive profile of a sample of functionally illiterate individuals in reading, phonological awareness (PA) and rapid automatized naming (RAN), as well as to correlate the performance of these tasks. Moreover, it sought to understand how the performances in PA and RAN predict results in reading of words and pseudowords. Methods 23 functionally illiterate adults were assessed for intelligence, reading, PA and RAN tasks. Results Participants showed difficulties in PA, performing poorly in tasks involving phoneme analysis and manipulation. In RAN, they found it easier to name alphanumeric items. Regarding reading, they presented difficulties in phonological processing, with errors caused by phonological exchange. Correlation analyses indicated that reading presented higher correlations with RAN than PA. Finally, a regression analysis indicated that performance in RAN can account for more than half of participants’ reading results. Conclusion In general, the profile of functionally illiterate adults presents impairment in the abilities assessed that are more evident in PA at phoneme levels as well as in naming of non-alphanumerical items. Moreover, the results in RAN explain those in word and pseudowords reading better than the results in PA.
  • Investigação da discriminação neural das características acústicas dos sons de fala em normo-ouvintes por meio do Frequency Following Response (FFR) Artigo Original

    Rocha-Muniz, Caroline Nunes; Schochat, Eliane

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar como as vias auditivas codificam e diferenciam as sílabas plosivas [ga],[da] e [ba], por meio do potencial evocado auditivo Frequency Following Response (FFR), nas crianças em desenvolvimento típico. Método Vinte crianças (6-12 anos) foram avaliadas por meio do FFR para estímulos [ga],[da] e [ba]. Os estímulos foram compostos por seis formantes, sendo diferenciados na transição F2 e F3 (porção transiente). Os demais formantes foram idênticos nas três sílabas (porção sustentada). Foram analisadas latências de 16 ondas que compõe a porção transiente do estímulo (<70ms) e latências de 21 ondas da porção sustentada (90-160ms) nas respostas neurais obtidas para cada uma das sílabas. Resultados As respostas eletrofisiológicas registradas por meio do FFR demonstraram que as latências da porção transiente da resposta neural foram diferentes nas três silabas evocadas. Além disso, os valores de latência das ondas da porção transiente foram aumentando progressivamente, sendo [ga]<[da]<[ba]. Já na porção sustentada da resposta, não houve diferenças significantes nas latências das ondas que compõe essa porção. Conclusão O FFR mostrou-se uma ferramenta eficiente na investigação da discriminação subcortical de diferenças acústicas dos sons de fala, uma vez que demonstrou diferentes resposta eletrofisiológica para três silabas evocadas. Na porção transiente (consoantes) foram observadas mudanças de latência e na porção sustentada (vogal) não houve diferenças entre as latências para os três estímulos. Esses resultados demonstram a capacidade neural de distinção entre características acústicas dos estímulos [ga],[da],[ba].

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate how the auditory pathways encode and discriminate the plosive syllables [ga], [da] and [ba] using the auditory evoked Frequency-following Response (FFR) in children with typical development. Methods Twenty children aged 6-12 years were evaluated using the FFR for the [ga], [da] and [ba] stimuli. The stimuli were composed of six formants and were differentiated in the F2 to F3 transition (transient portion). The other formants were identical in the three syllables (sustained portion). The latencies of the 16 waves of the transient portion (<70ms) and of the 21 waves of the sustained portion (90-160ms) of the stimuli were analyzed in the neural responses obtained for each of the syllables. Results The transient portion latencies were different in the three syllables, indicating a distinction in the acoustic characteristics of these syllables through their neural representations. In addition, the transient portion latencies progressively increased in the following order: [ga] <[da] <[ba], whereas no significant differences were observed in the sustained portion. Conclusion The FFR proved to be an efficient tool to investigate the subcortical acoustic differences in speech sounds, since it demonstrated different electrophysiological responses for the three evoked syllables. Changes in latency were observed in the transient portion (consonants) but not in the sustained portion (vowels) for the three stimuli. These results indicate the neural ability to distinguish between acoustic characteristics of the [ga], [da] and [ba] stimuli.
  • Eletroestimulação funcional associada à fonação em mulheres sem alterações vocais Artigo Original

    Romansina, Dinete; Simões-Zenari, Marcia; Nemr, Kátia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar o efeito imediato da corrente elétrica excitomotora, denominada FES, na qualidade vocal e no tempo máximo de fonação (TMF), e possíveis desconfortos, em mulheres sem alteração vocal, com aplicação em intensidade máxima suportada (IMS) e associada à fonação. Método Estudo experimental com 20 mulheres adultas normofônicas. Elas emitiram a vogal /a/ sustentada e depois foi aplicada a FES durante emissão da mesma vogal. Foram cinco séries com três minutos de emissão cada, intercaladas com descanso passivo; o estímulo elétrico foi na IMS pela participante, ajustado por série. Antes e após as emissões as vozes foram gravadas e coletados os TMF e a intensidade dos estímulos. A qualidade vocal foi classificada por juízes. Foram comparados os dados pré e pós emissão/eletroestimulação em cada fase. A análise qualitativa foi realizada a partir de sintomas autorreferidos. Resultados Não houve diferença na qualidade vocal e nos TMF entre os momentos pré e pós nas duas fases. A diferença entre a IMS e a intensidade de percepção do estímulo foi maior na série 1 em relação à série 2. Houve aumento da IMS na série 5 em relação à série 1. Não foram relatados sintomas negativos imediatos ou em até 48 horas após os procedimentos. Conclusão A corrente FES em IMS, associada à fonação, não gerou mudança imediata na qualidade vocal, nos TMF ou desconfortos autorreferidos pelas mulheres sem alteração vocal, mesmo com aumento gradual do estímulo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the immediate effect of the Excitomotor Electrical Current, called Functional Electrical Stimulation (FES), on vocal quality, Maximum Phonation Time (MPT) and possible discomfort, in women without vocal alteration, with application at Maximum Supported Intensity (MSI) and associated with phonation. Methods Experimental study with 20 normophonic adult women. They emitted the sustained vowel / a / and then it was applied to FES during emission of the same vowel. There were five series with three minutes of emission each, interspersed with passive rest. The electrical stimulus was at the MSI by the participant, adjusted by series. Before and after the emissions the voices were recorded and the MPT and the intensity of the stimuli were collected. The vocal quality was rated by judges. Statistical analysis made it possible to compare pre and post emission / electrostimulation data in each phase. Qualitative analysis was performed based on self-reported symptoms. Results There was no difference in vocal quality and MPT between pre and post moments in both phases. The difference between MSI and stimulus perception intensity was greater in series 1 than in series 2. There was an increase in MSI in series 5 compared to series 1. No significant negative symptoms or within 48h after procedures were reported. Conclusion The FES at MSI, associated with phonation, did not generate an immediate change in vocal quality, in the MPT or self-reported discomforts by women without vocal alteration, even with a gradual increase in the stimulus, series by series.
  • Influência da frenotomia na amamentação em recém-nascidos com anquiloglossia Artigo Original

    Lima, Anna Letícia Xavier de; Dutra, Monique Ramos Paschoal

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar a influência da frenotomia sobre a amamentação de recém-nascidos com diagnóstico de anquiloglossia. Método: trata-se de um estudo de intervenção realizado com 50 recém-nascidos com diagnóstico de anquiloglossia. Foi realizado em três etapas: diagnóstico, intervenção e reavaliação. Na fase diagnóstica, foram aplicados o Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua com Escores para Bebês para o diagnóstico de anquiloglossia e um questionário de avaliação dos sintomas e coordenação de sucção, deglutição e respiração durante a amamentação. Na intervenção, foi realizada a frenotomia e, na reavaliação, foram reaplicados o protocolo de diagnóstico e o questionário para comparação dos efeitos pós-cirúrgicos. Resultados: dos 50 bebês participantes do estudo, 35 (70%) eram do gênero masculino e 15 (30%) do gênero feminino. Foram relatados 68% dos casos de anquiloglossia na família, sendo primo (a) o grau de parentesco na maioria desses casos (38%). Houve redução estatisticamente significativa na média de pontuação no protocolo de 8,38 (7-12 pontos) para 0,86 (0-5 pontos), na etapa de reavaliação, assim como melhora estatisticamente significante em todas as variáveis relacionadas aos sintomas da amamentação. Conclusão: a intervenção cirúrgica, denominada frenotomia, possibilitou a melhora dos sintomas negativos da amamentação em neonatos com diagnóstico de anquiloglossia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: evaluate the influence of frenotomy on the breastfeeding of newborns diagnosed with ankyloglossia. Methods: this is an intervention study performed with 50 newborns diagnosed with ankyloglossia. It was conducted in three stages: diagnosis, intervention and reassessment. In the diagnostic phase, the Protocol for the Assessment of Speech Language with Scores for Babies was applied to diagnose ankyloglossia and a questionnaire assessing the symptoms and coordination of sucking, swallowing and breathing during breastfeeding. In the intervention, frenotomy was performed, and at reassessment, the diagnostic protocol and questionnaire in order to compare the post-surgical effects. Results: of the 50 babies participating in the study, 35 (70%) were boys and 15 (30%) girls. A total of 68% of ankyloglossia cases were reported in the family, a majority (38%) involving cousins. There was a statistically significant reduction in the average protocol score in the reassessment stage, from 8.38 (7-12 points) to 0.86 (0-5 points), as well as a statistically significant improvement in all variables related to the symptoms of breastfeeding. Conclusion: surgical intervention, known as frenotomy, made it possible to improve the negative symptoms of breastfeeding in newborns diagnosed with ankyloglossia.
  • Efeito de emissões âncoras de vozes sintetizadas na avaliação perceptivo-auditiva da voz Artigo Original

    Santos, Priscila Campos Martins dos; Vieira, Maurílio Nunes; Sansão, João Pedro Hallack; Gama, Ana Cristina Côrtes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar se a utilização de emissões âncoras de vozes sintetizadas na avaliação perceptivo-auditiva melhora a concordância intra e interavaliador. Método Trata-se de um estudo de natureza quantitativa. Foram selecionados 32 avaliadores inexperientes que realizaram, em um aplicativo criado pelos autores, duas atividades: Atividade Calibrador Ativo – avaliação perceptivo-auditiva dos parâmetros rugosidade e soprosidade como 0-ausência de desvio, 1-desvio leve, 2-desvio moderado ou 3-desvio intenso de 25 vozes com o apoio de emissões âncoras de vozes sintetizadas; e Atividade Calibrador Inativo – avaliação perceptivo-auditiva dessas mesmas vozes sem o apoio de emissões vocais âncoras. As vozes foram aleatorizadas em cada atividade, e a ordem de realização das atividades foi sorteada para cada avaliador, sendo que a segunda atividade foi realizada 15 dias após a primeira. Para análise da concordância intra e interavaliadores foi utilizado o coeficiente Kappa, e para comparação entre as concordâncias foi utilizado o intervalo de confiança (IC). Resultados A concordância interavaliadores foi maior para o grau intenso do parâmetro soprosidade na Atividade Calibrador Ativo quando comparada à Atividade Calibrador Inativo, assim como a concordância intra-avaliadores do parâmetro rugosidade. Conclusão O uso de emissões âncoras de vozes sintetizadas diretamente na avaliação melhora a concordância intra e interavaliadores na análise perceptivo-auditiva da voz.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze if the use of synthesized voice anchor emissions in auditory-perceptual evaluation improves intra- and inter-rater agreement. Methods This is a quantitative study. Thirty-two inexperienced evaluators were selected and performed two activities on a Programming Interface created by the authors: Active Calibrator Activity — auditory-perceptual evaluation of the roughness and breathiness parameters as 0–no deviation, 1–slight deviation, 2–moderate deviation, or 3–intense deviation of 25 voices with the support of anchored emissions of synthesized voices; and Inactive Calibrator Activity — auditory-perceptual evaluation of these same voices without the support of anchored vocal emissions. The voices were randomized for each activity, and the order of the activities was drawn randomly for each evaluator. The second activity was performed 15 days after the first. The Kappa coefficient was used to analyze intra- and inter-rater agreement, and the confidence interval (CI) was employed to compare concordances. Results Inter-rater agreement was higher for the intense degree of the breathiness parameter in the Active Calibrator Activity when compared to the Inactive Calibrator Activity, as well as the intra-rater agreement of the roughness parameter.333 Conclusion Use of anchor emissions of synthesized voices directly in the evaluation improves intra- and inter-rater agreement in auditory-perceptual voice analysis.
  • Diagnóstico de anquiloglossia em recém-nascidos: existe diferença em função do instrumento de avaliação? Artigo Original

    Fraga, Mariana do Rêgo Barros de Andrade; Barreto, Kamila Azoubel; Lira, Thaís Christine Barbosa; Menezes, Valdenice Aparecida de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Diagnosticar a anquiloglossia em recém-nascidos, comparando dois instrumentos de avaliação do frênulo lingual. Método Tratou-se de um estudo transversal, realizado em Recife, PE, Brasil no ano de 2018, com 147 mães/recém-nascidos com idade de até 30 dias de vida. Foram utilizados o Instrumento Bristol Tongue Assessment Tool (BTAT) e o Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua para Bebês (“Teste da Linguinha”). Dados sociodemográficos também foram anotados. Para a comparação entre os dois métodos de diagnóstico da anquiloglossia, foi utilizado o teste de McNemar e foram obtidos o valor da concordância de Kappa e o respectivo intervalo de confiança. Resultados A presença de anquiloglossia foi de 4,8%, quando diagnosticada por meio do BTAT, e de 17,0%, quando utilizado o “Teste da Linguinha”. Com relação ao sexo, 53,1% dos recém-nascidos eram do sexo masculino e 46,9% do sexo feminino; contudo, não houve associação entre a anquiloglossia e o sexo do recém-nascido nos dois métodos de avaliação. Conclusão O diagnóstico da anquiloglossia em recém-nascidos variou em função do instrumento de avaliação utilizado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To diagnose ankyloglossia in newborns and compare two lingual frenulum assessment instruments. Methods This cross-sectional study was carried out in Recife, Pernambuco, Brazil, in 2018, with 147 mothers/newborns aged up to 30 days. The Bristol Tongue Assessment Tool and the Lingual Frenulum Evaluation Protocol for Infants were the instruments used. Sociodemographic data were also recorded. The two ankyloglossia diagnostic methods were compared using the McNemar test, obtaining the kappa agreement value and the confidence interval. Results Ankyloglossia was present in 4.8% when diagnosed with the Bristol Tongue Assessment Tool, and in 17.0% with the Tongue-Tie Test. Regarding sex, 53.1% of the newborns were males and 46.9% were females; however, there was no association between ankyloglossia and the newborn’s sex in either of the assessment methods. Conclusion The ankyloglossia diagnosis in newborns varied depending on the assessment instrument used.
  • Disfunção motora oral e dificuldade alimentar durante a alimentação complementar em crianças nascidas pré-termo Artigo Original

    Steinberg, Carla; Menezes, Larissa; Nóbrega, Ana Caline

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar a associação entre a disfunção motora oral e a dificuldade alimentar durante o processo de introdução de alimentação complementar em crianças nascidas pré-termo. Método Trata-se de um estudo transversal, observacional e quantitativo. Nele, foram incluídos prematuros em acompanhamento em um ambulatório de seguimento de recém-nascidos de alto risco, que já tinham iniciado a alimentação complementar e possuíam até 24 meses de idade gestacional corrigida. A dificuldade alimentar foi investigada mediante a percepção da mãe quanto à presença de comportamentos defensivos do filho. A medida do desempenho das habilidades motoras orais foi obtida a partir da aplicação de uma adaptação do Protocolo de Avaliação Clínica da Disfagia Pediátrica (PAD-PED). Resultados A amostra foi composta por 62 díades de crianças com média de 13,5 meses de idade gestacional corrigida (IGC). A alimentação complementar foi introduzida no sexto mês de IGC por quase metade das mães, e a maioria delas informou algum tipo de dificuldade nessa introdução. A prematuridade extrema revelou associação com o comportamento alimentar defensivo (p=0,005), assim como a introdução inicial de alimentos na consistência liquidificada (p=0,001), o tempo prolongado de uso de sonda enteral (p=0,044), a pressão positiva em vias aéreas (CPAP) (p=0,013) e a nutrição parenteral (p=0,039). Conclusão Não foi encontrada uma associação significativa entre a disfunção motora oral e a dificuldade alimentar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate the association between oral-motor disorder and feeding difficulty during the process of introducing complementary feeding in preterm infants. Methods This is a cross-sectional, observational, and quantitative study. Preterm infants who had already begun complementary feeding and were up to 24 months corrected gestational age, were followed up at an outpatient clinic for high-risk newborns. The feeding difficulty was assessed using the mother's perception of the presence of defensive behaviors in their child. The measurement of the oral motor skills performance was obtained through the application of an adaptation of the Clinical evaluation protocol of pediatric dysphagia (PAD-PED). Results The sample consisted of 62 dyads of children with a mean corrected gestational age (CGA) of 13.5 months. Complementary feeding was introduced at the sixth month CGA by almost half of the mothers and most of them reported some sort of difficulty with this activity. Extreme prematurity revealed an association with defensive feeding behavior (p = 0.005), as well as with the initial introduction of food with liquid consistency (p = 0.001), the extended period of time using enteral tube feeding (p = 0.044), the continuous positive airway pressure (CPAP) (p = 0.013) and parenteral nutrition (p = 0.039). Conclusion There was no significant association between oral motor disorder and feeding difficulty.
  • Validade baseada nos processos de resposta do trilhar – instrumento de triagem do vocabulário infantil Comunicação Breve

    Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; Azoni, Cíntia Alves Salgado

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar as evidências de validade baseadas nos processos de resposta de um instrumento de triagem do vocabulário. Método Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo, aplicado em uma amostra de 133 crianças entre 3 e 7 anos de idade, subdivididos em cinco grupos de acordo a faixa etária. O instrumento sobre o qual se trata a pesquisa é o TRILHAR, que visa a triagem do vocabulário receptivo e expressivo, composto por dez fichas de atividades para cada idade-alvo. Os dados coletados focaram no tempo de aplicação em minutos e segundos, compreensão das instruções do teste e comportamento do escolar durante a aplicação. Os dados foram analisados descritivamente em relação a média, desvio-padrão e porcentagem por meio do software IBM SPSS Statistics. Resultados O tempo de aplicação foi curto e diminuiu de acordo com a progressão da idade. O tempo médio de aplicação foi de 05m19s para o G1, 04m29s para o G2, 04m11s para o G3, 03m40s para o G4 e 02m13s para o G5. Apenas um sujeito (4,8%) do G2 necessitou de repetição das instruções no vocabulário receptivo e dois (6,3%) do G4 no vocabulário expressivo. Foi verificada pequena ocorrência de comportamentos como desinteresse, desatenção e agitação. Conclusão Foi verificado que o tempo de aplicação do instrumento necessita de um curto período de tempo, sendo mais dispendiosa no grupo de crianças com três anos de idade. A baixa necessidade de repetição das instruções indica que o instrumento apresenta fácil compreensão por parte da criança.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the validity evidence based on response processes of a vocabulary-screening tool. Methods This is a descriptive, cross-sectional and quantitative study, applied in a sample of 133 children between 3 and 7 years of age, divided into five groups, according to their age range. This research evaluates the instrument TRILHAR, which is a screening of receptive and expressive vocabulary, composed by ten activities for each age range. The collected data were the application time in minutes and seconds, screening instructions comprehension and behavior during the screening. The data were analyzed descriptively as mean, standard deviation and percentage using the IBM SPSS Statistics. Results The application time was short, with less time for the greater ages. The mean time of application was 05m19s for G1, 04m29s for G2, 04m11s for G3, 03m40s for G4 and 02m13s for G5. Only one child (4.8%) from G2 required repetition of the instructions for the receptive vocabulary, and two children (6.3%) from G4 for the expressive vocabulary. We observed little occurrence of behaviors like disinterest, inattention and agitation. Conclusion The application of the instrument required a short period, with a longer time for the group of 3-years children. The little necessity of repetition of the instructions indicates that children can easily comprehend the instrument.
  • Atendimento vocal à pessoa trans: uma apresentação do Protocolo de Atendimento Vocal do Ambulatório Trans e do Programa de Redesignação Vocal Trans (PRV-Trans) Comunicações Breves

    Dornelas, Rodrigo; Silva, Kelly da; Pellicani, Ariane Damasceno

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Apresentar o Protocolo de Atendimento Vocal do Ambulatório Trans (PAV-trans) e o Programa de Redesignação Vocal (PRV-trans) para pessoas trans. Método O protocolo é composto pelas seguintes etapas: 1) encaminhamento do usuário; 2) avaliação fonoaudiológica, aplicação de protocolos de autopercepção, encaminhamento para avaliação otorrinolaringológica e definição da conduta: terapia individualizada (fonte sonora) ou PRV-trans para filtro vocal; 3) PRV-trans, contendo 12 parâmetros vocais a serem trabalhados mensalmente de forma individual e em grupo com os usuários; 4) Após finalizado o PRV-Trans, o usuário é encaminhado para reavaliação fonoaudiológica e otorrinolaringológica, no qual será observado se o objetivo da redesignação vocal foi alcançado. Resultados O PRV-Trans é um programa que visa o desenvolvimento de um trabalho de filtro vocal para a população trans, que seja flexível e que contemple as queixas dessa população, no qual apresenta dificuldades de acesso ao serviço de saúde. Conclusão O PAV-trans e o PRV-trans são ferramentas que podem subsidiar o atendimento fonoaudiológico às pessoas trans no Brasil, traçando mecanismos que possibilitem maior segurança às pessoas trans em busca de uma passabilidade social por meio da voz, minimizando a transfobia, estabelecendo um conforto e a satisfação social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To present the Trans Ambulatory Vocal Protocol (AVP-trans) and the Vocal Redesignation Program (VRP-trans). Methods The protocol consists of the following steps: 1) user routing; 2) speech therapy evaluation, application of self-perception protocols, referral for otorhinolaryngological evaluation and definition of conduct: individualized therapy (sound source) or VRP-trans for vocal filter; 3) VRP-trans, containing 12 vocal parameters to be worked monthly individually and in a group with the users; 4) After the end of the VRP-trans, the user is referred for vocal re-evaluation and otorhinolaryngological re-evaluation, in which it will be observed if the objective of the vocal redesignation was reached. Results VRP-trans is a program that aims at developing a vocal filter work for the transgender population, flexible and that contemplates the complaints of this population, in which it presents difficulties to access the health service. Conclusion AVP-trans and VRP-trans are tools that can subsidize the speech therapy for transgender people in Brazil, outlining mechanisms that allow greater confidence for transgenders in search of social passiveness through voice, minimizing transphobia, establishing comfort and social acceptance.
  • Protocolo de Rastreio do Risco de Disfonia para Atores de Teatro Musical: resultados preliminares Comunicação Breve

    Paulino, Lucas Cainan; Simões-Zenari, Marcia; Nemr, Katia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Propor o Protocolo de Rastreio do Risco de Disfonia para Atores do Teatro Musical (PRRD-TM), verificar sua aplicabilidade em associação ao Protocolo de Rastreio do Risco de Disfonia Geral (PRRD-G), correlacionar escores finais de ambos, e desses com o escore total, e comparar o risco de disfonia entre atores com e sem queixa vocal. Método Estudo transversal observacional com 34 atores de teatro musical adultos, ambos os sexos, com e sem queixa vocal, profissionais ou estudantes. Os questionários foram aplicados individualmente. A análise estatística possibilitou verificar a correlação entre os escores de risco de disfonia e para comparação entre os grupos com e sem queixa vocal. Resultados A maioria dos participantes era do gênero masculino, jovens adultos, atores profissionais e sem queixa vocal. Observou-se elevado risco de disfonia, evidenciado pela aplicação do PRRD-G, com escores médios compatíveis com valores encontrados em indivíduos com disfonia, e reforçado pelos índices encontrados com aplicação do PRRD-TM. Observou-se correlação moderada e diretamente proporcional entre os escores dos dois questionários e desses com o escore total. Escores mais elevados do PRRD-G foram encontrados no grupo que apresentou queixa vocal. Conclusão O PRRD-TM mostrou-se viável e de fácil aplicabilidade e apresentou correlação positiva com o escore do PRRD-G e com o escore total. Elevado risco de disfonia foi evidenciado em indivíduos com queixa vocal. Apesar do escore específico do PRRD-TM não diferenciar atores de teatro musical com e sem queixa vocal, tanto o escore do PRRD-G quanto o escore total realizaram tal diferenciação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To propose the Dysphonia Risk Screening Protocol for Musical Theatre Actors (DRSP-MTA), to verify its applicability in association with the General Dysphonia Risk Screening Protocol (G-DRSP), to correlate the final scores of both, and these with the total risk score, and to compare the risk of dysphonia measured in musical theater actors with and without vocal complaint. Methods An observational cross-sectional study with 34 musical theater actors, adults, of both genders, with and without vocal complaints and regardless of whether they are professionals or students. The questionnaires were applied individually. Statistical analysis made it possible to verify the correlation between the dysphonia risk scores and to compare the groups with and without vocal complaint. Results Most of the participants were male, young adults, professional actors and without vocal complaint. There was a high risk of dysphonia, evidenced by the application of G-DRSP, with means scores compatible with values found in individuals with dysphonia, and reinforced by the indices found with DRSP-MTA application. There was a moderate and directly proportional correlation between the two questionnaire scores; and a correlation of both with the total risk score. Higher G-DRSP scores were observed in the vocal complaint group. Conclusion DRSP-MTA was feasible and easy to apply and was positively correlated with the total score and G-DRSP score. A high risk of dysphonia was evidenced in individuals with vocal complaints. Although the specific DRSP-MTA score did not differentiate musical theatre actors with and without vocal complaints, the G-DRSP score and the total risk score performed such differentiation.
  • Variáveis influenciadoras na qualidade de vida de crianças com implante coclear: revisão sistemática Revisão Sistemática

    Silva, Joice de Moura; Campos, Patricia Dominguez; Moret, Adriane Lima Mortari

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar como a qualidade de vida de crianças com implante coclear foi avaliada em estudos publicados e analisar criticamente quais foram as variáveis influenciadoras. Estratégia de pesquisa Pesquisa norteada pelas recomendações do PRISMA. A pergunta norteadora foi elaborada com base na estratégia PICO, sendo: “Quais variáveis são consideradas como influenciadoras sobre a qualidade de vida de crianças com implante coclear?”. Os descritores selecionados foram: implante coclear, implantes cocleares, qualidade de vida, criança e seus sinônimos, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram identificados estudos indexados nas bases de dados: Pubmed/MEDLINE, LILACS, Scopus, SciELO, Embase, EBSCO/CINAHL e Web of Science. Critérios de seleção Foram selecionados estudos direcionados ao tema, com níveis de evidência científica de 1 a 4, publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, no período de 2009 a 2018. Análise dos dados: inicialmente analisou-se os títulos de todos os estudos encontrados, seguido dos resumos e da leitura na íntegra dos textos mais relevantes. Resultados Após a análise rigorosa dos 1062 artigos, oito foram classificados como contendo as respostas necessárias à pergunta norteadora de pesquisa. Os estudos selecionados foram publicados entre os anos de 2009 a 2016, classificados em nível de evidência 2a e 4, com casuística entre dez a 259 crianças e com idades entre 18 meses a 18 anos incompletos. Conclusão Os fatores influenciadores que se correlacionaram com a qualidade de vida das crianças com implante coclear foram: a implantação precoce, o uso do dispositivo eletrônico, as habilidades auditivas e as habilidades de linguagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify how the quality of life of children with cochlear implant was evaluated in published studies and to critically analyze which were the influencing variables. Research Strategy Research guided by PRISMA recommendations. The guiding question was elaborated based on the PICO strategy, being: “Which variables are considered as influencers on the quality of life of children with cochlear implants?” The selected descriptors were cochlear implants, cochlear implants, quality of life, child and their synonyms, in the Portuguese, English and Spanish languages. We have identified indexed studies in the databases: Pubmed / MEDLINE, LILACS, Scopus, SciELO, Embase, EBSCO / CINAHL and Web of Science. Selection Criteria Selected studies were selected, with levels of scientific evidence from 1 to 4, published in the Portuguese, English and Spanish languages, from 2009 to 2018. Data analysis: initially the titles of all the studies, followed by summaries and full reading of the most relevant texts. Results After the rigorous analysis of the 1062 articles, eight were classified as containing the necessary answers to the guiding question of research. The selected studies were published between 2009 and 2016, classified as evidence level 2a and 4, with a sample of between 10 and 259 children and between the ages of 18 months and 18 years. Conclusion The influencing factors that correlated with the quality of life of children with cochlear implants were early implantation, use of the electronic device, hearing skills and language skills.
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