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CoDAS, Volume: 33, Número: 4, Publicado: 2021
  • Fadiga, esforço e desconforto vocal em professores após atividade letiva Artigo Original

    Porto, Vanessa Fernandes de Almeida; Bezerra, Thamires Teles; Zambon, Fabiana; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar a fadiga vocal e sua relação com a sensação de esforço fonatório e desconforto no trato vocal de professores após uma semana de atividade letiva. Método Estudo transversal, quantitativo, participando 40 professores com queixas de fadiga vocal. Procedimentos realizados no começo e final da semana, antes do início das aulas: Índice de Fadiga Vocal–IFV, Escala Borg, Escala de Desconforto do Trato Vocal–EDTV e registro de voz para análise perceptivo-auditiva. Resultados Não houve mudanças no esforço fonatório e na frequência e intensidade do desconforto no trato vocal. Em relação ao IFV, nos domínios fadiga e limitação vocal e desconforto físico associado à voz, os professores iniciaram e terminaram a semana com valores compatíveis aos dos disfônicos. No domínio restrição vocal iniciaram a semana com valores compatíveis aos dos indivíduos vocalmente saudáveis e no final da semana tiveram escores compatíveis aos dos disfônicos. Na recuperação com repouso vocal os valores pré e pós foram abaixo da nota de corte, significando menor recuperação vocal. Quanto maior é a sensação de fadiga vocal, maior é a percepção de esforço fonatório; mais frequente é a sensação de aperto, secura, garganta dolorida, sensível e irritada, e mais intensas as sensações de desconforto no trato vocal: aperto, secura, coceira, garganta sensível e irritada. Conclusão Professores percebem aumento de fadiga vocal, sem mudanças no esforço fonatório e desconforto de trato vocal após uma semana de aula. Quanto maior é a percepção de fadiga vocal, maior é a sensação de esforço e desconforto fonatório.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Investigate vocal fatigue and its relationship with the sensation of phonatory effort and discomfort in the vocal tract of teachers after a week of activity. Methods Cross-sectional, quantitative study, involving 40 teachers with complaints of vocal fatigue. Procedures performed at the beginning and end of the week, before the classes start were Vocal Fatigue Index, Borg Scale, Vocal Tract Discomfort Scale, and voice recording for perceptual analysis. Results There were no changes in phonatory effort and in frequency and intensity of discomfort in vocal tract. In relation to the VFI, in the domains of fatigue and vocal limitation and physical discomfort associated with the voice, teachers started and ended the week with values compatible with dysphonia. In the vocal restriction domain, they started the week with values compatible with vocal healthy individuals and at the end of the week they had scores compatible with dysphonia. In recovery with vocal rest, the pre and post values were below the cut-off score, meaning less vocal recovery. The greater the sensation of vocal fatigue, the greater the perception of phonatory effort; more frequent is the sensation of tightness, dryness, sore, sensitive and irritated throat and more intense the sensations of discomfort in the vocal tract: tightness, dryness, itching, sensitive and irritated throat. Conclusion Teachers perceive an increase in vocal fatigue, without changes in phonatory effort and vocal tract discomfort after one week of class. The greater the perception of vocal fatigue, the greater the sensation of effort and phonatory discomfort.
  • Percurso acadêmico e competências profissionais na percepção de egressos de Fonoaudiologia Artigo Original

    Maciel, Caroline Azevedo; Escarce, Andrezza Gonzalez; Motta, Andréa Rodrigues; Teixeira, Letícia Caldas

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar os fatores associados à inserção profissional de egressos de Fonoaudiologia. Método Estudo observacional analítico de delineamento transversal, com amostra não probabilística, composta por 245 egressos de um curso de Fonoaudiologia no Brasil. Aplicou-se um questionário com questões objetivas e abertas, segmentadas em seis eixos e foi realizada análise bivariada e multivariada dos dados. Resultados Houve associação entre egressos que trabalham como fonoaudiólogos e as variáveis, sexo (p=0,031), idade (p≤0,001), iniciativa (p=0,001), capacidade de liderança (p=0,001), capacidade de tomar decisões (p=0,001), capacidade de trabalhar em equipe (p=0,001), competências gerenciais (p=0,034), interesse por novos conhecimentos (p≤0,001), orgulho pela profissão (p=0,001), rede de contatos (p=0,001) e participação em projetos de extensão (p≤0,001). A chance de estar inserido do mercado de trabalho como fonoaudiólogo foi maior para os egressos que adquiriram rede de contatos durante a graduação (3,3 vezes mais); tinham interesse pelo conhecimento (3,2 vezes mais); desenvolveram capacidade de liderança (2,6 vezes mais); tinham idade até 29 anos (0,3 vezes mais) e realizaram projetos de extensão durante a graduação (0,2 vezes mais). Conclusão Egressos de Fonoaudiologia que desenvolvem rede de contatos, têm interesse pelo conhecimento, desenvolvem capacidade de liderança e participam de projetos de extensão durante a graduação têm mais chances de inserção no mercado de trabalho como fonoaudiólogos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the factors associated with the professional insertion of Speech Therapy graduates. Methods Observational analytical cross-sectional study, with a non-probabilistic sample, composed of 245 graduates from a Speech Therapy course in Brazil. The research applied a questionnaire containing objective and open questions, segmented into six axes. Bivariate and multivariate analysis of the data were performed. Results There was an association between working as a speech therapist with the variables, gender (p=0.031), age (p≤0.001), initiative (p=0.001), leadership ability (p=0.001), decision making ability (p=0.001), teamwork ability (p=0.001), managerial skills (p=0.034), interest in new knowledge (p≤0.001), pride in the profession (p=0.001), network of contacts (p=0.001) and participation in outreach projects (p≤0.001). There was a higher chance of entering the job market as a speech therapist for those graduates who acquired network contacts during an undergraduate course (3.3 times more); were interested in knowledge (3.2 times more); develop leadership skills (2.6 times more); younger than 29 years old (0.3 times more) and carried out outreach projects during graduation (0.2 times more). Conclusion Graduates in Speech Therapy who develop a network of contacts, have an interest in knowledge, develop leadership skills and participate in outreach projects during graduation have enlarged possibilities of entering the job market as speech therapists.
  • Bilinguismo e Nomeação Automática Rápida: efeitos da alternância de línguas sobre o acesso lexical e a velocidade de leitura Artigo Original

    Simonato, Esther; Baldisseri, Anne Taffin d’Heursel; Avila, Clara Regina Brandão de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar se o bilinguismo, na condição de alternância de línguas, associa-se à maior ou menor velocidade e precisão na nomeação rápida de objetos e se essa condição se relaciona com a velocidade de leitura de texto. Método Analisou-se o desempenho de 50 crianças bilíngues sequenciais brasileiras, cuja língua materna era o Português Brasileiro, expostas ao Inglês diariamente no ambiente escolar. O grupo monolíngue, composto por 47 crianças, foi agrupado de acordo com a faixa etária. Foram analisados desempenhos em tarefa de Nomeação Automática Rápida (RAN) e velocidade (palavras lidas por minuto) em prova de leitura oral de texto. Resultados Os resultados revelaram que a alternância de línguas se associou ao desempenho dos escolares bilíngues na prova de Nomeação Rápida no que diz respeito à velocidade e à precisão. Em condição de alternância de línguas, os escolares bilíngues despenderam mais tempo para nomear e cometeram mais erros. Somente se observou correlação entre o desempenho dos escolares bilíngues na prova de nomeação rápida em L2 e a taxa de leitura em L1. Conclusão Escolares brasileiros bilíngues apresentaram pior desempenho em tarefa de nomeação rápida na situação de alternância de línguas quando comparados a escolares monolíngues, com maior número de erros, especialmente hesitações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To assess whether bilingualism, on a language switching experiment, is associated with higher or lower accuracy and speed of the rapid automatized naming of objects and investigate the influence of language switching on reading speed. Methods The performance of 50 Brazilian bilingual children in the Rapid Automatized Naming Task, whose L1 was Brazilian Portuguese and who were exposed to English daily at school, was assessed. Forty-seven monolingual (Brazilian Portuguese) children were grouped according to age. Results Language switching interfered with the performance of the bilingual children in the Rapid Automatized Naming Task in terms of speed and accuracy. No correlations were found between the performance in the RAN task and Reading Speed. Conclusion Brazilian bilingual students showed poor performance in the rapid naming task on the switch trial when compared to monolingual students, showing higher rates of mistakes, especially hesitations. Only the performance of bilingual students in the rapid naming task in L2 correlated with L1 reading speed.
  • Protocolo de evaluación y valores de referencia de la ganancia del reflejo vestíbulo-ocular (RVO) en el plano horizontal registrado mediante el video-Head Impulse Test (v-HIT) en población pediátrica Artículo Original

    Retamal, Sebastián Rivera; Díaz, Patricia Oyarzún; Fernández, Anthony Marcotti; Muñoz, Camila Gallardo; Espinoza, Melissa Richard; Araya, Valeria Sepúlveda; Rivera, Javiera Tapia

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Elaborar un protocolo de evaluación y establecer valores de referencia de las ganancias del reflejo vestíbulo-ocular del canal semicircular horizontal obtenidas con el v-HIT en población pediátrica sin alteraciones vestibulares. Método Estudio cuantitativo, analítico, no experimental con muestreo no probabilístico por conveniencia. Se seleccionaron 39 sujetos entre 5 a 17 años, los cuales cumplieron los criterios de inclusión y exclusión. Resultados El promedio de la ganancia obtenida para el conducto semicircular horizontal derecho fue de 0,93 y para el conducto semicircular izquierdo fue de 1,08. Existen diferencias estadísticamente significativas entre oídos. No existen diferencias estadísticamente significativas entre los subgrupos de 5 a 10 años y 11 a 17 años. Conclusión La ganancia del reflejo vestíbulo-ocular en población pediátrica se acerca a los valores encontrados en la literatura científica internacional y de la población adulta. El protocolo confeccionado puede orientar a profesionales que están comenzando en la evaluación otoneurológica de esta población.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To develop an assessment protocol and establish reference values of vestibulo-ocular reflex gain of the horizontal semicircular canal obtained with vHIT in a pediatric population without vestibular changes. Methods Quantitative, non-experimental, analytical study with a non-probabilistic convenience sample. A total of 39 subjects aged 5 to 17 years were selected based on the inclusion and exclusion criteria. Results The mean gain obtained of the horizontal right semicircular canal was 0.93 and of the left one, 1.08, with statistically significant differences between the ears. There were no statistically significant differences between the 5-to-10-year and 11-to-17-year subgroups. Conclusion The vestibulo-ocular reflex gain in children neared the values found in the international scientific literature and the adult population. The protocol developed can guide beginning professionals in the otoneurological evaluation of children.
  • Fatores associados ao desempenho de idosos nos testes de ordenação temporal Artigo Original

    Rabelo, Maysa Bastos; Lopes, Marcia da Silva; Corona, Ana Paula; Carvalho, Jozélio Freire de; Araújo, Roberto Paulo Correia de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar os fatores associados e descrever o desempenho no teste padrão de frequência e teste padrão de duração em idosos. Método Estudo observacional, seccional, conduzido com idosos de 60 a 79 anos. Os participantes realizaram teste de rastreio cognitivo, entrevista contendo dados sociodemográficos e de saúde geral, avaliação audiológica e testes de avaliação do processamento auditivo temporal (padrão de frequência e padrão de duração). Foi conduzida análise descritiva da associação entre o desempenho nos testes de processamento temporal e as variáveis: sexo, idade, nível de escolaridade e alterações audiométricas, por meio da regressão linear múltipla. Resultados Participaram do estudo 86 idosos, sendo a maioria do sexo feminino, com idade entre 60 e 69 anos. O desempenho para ambos os testes foi melhor nos homens e nos idosos com maior nível de escolaridade e similar nas diferentes faixas etárias. No teste padrão de frequência, idosos com alteração auditiva apresentaram pior desempenho do que aqueles com média nas frequências de 0.5 a 4 kHz normal. Conclusão O sexo masculino e maior nível de escolaridade estão associados ao melhor desempenho nos testes de ordenação temporal, enquanto a alteração audiométrica apresenta associação com o pior desempenho apenas no teste padrão de frequência.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To describe the performance of elderly individuals in Pitch Pattern Sequence (PPS) and Duration Pattern Sequence (DPS) tests and research related factors. Methods An observational, cross-sectional study conducted with elderly people aged 60 to 79 years. The participants underwent cognitive screening tests, interviews containing socio-demographic data and general health, as well as audiologic evaluation and temporal auditory processing (PPS and DPS) evaluation tests. A descriptive analysis of the association between the performance in temporal processing and the variables gender, age, level of education and audiometric alterations was conducted through multiple linear regression. Results 86 elderly people participated in the study, most of them female, with ages between 60 and 69. Male participants performed better in both tests as well as the participants with higher education, whereas no difference in performance was observed across the different age ranges. In the DPS, the participants with auditory alteration performed worse in relation to the ones with average frequencies of 0.5 to 4 kHz. Conclusion The male gender and higher level of education were associated with better results in the temporal ordering tests, whereas auditory alteration was associated with worse performance only in the pitch pattern sequence test.
  • Banco de palavras para leitura de escolares do Ensino Fundamental ciclo I, E-LEITURA I Artigo Original

    Oliveira, Adriana Marques de; Santos, Jair Licio Ferreira; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Apresentar o processo de elaboração de um banco de palavras adequadas ao nível de proficiência de leitura de escolares do Ensino Fundamental I. Método Selecionaram-se palavras de livros didáticos de Língua Portuguesa da rede pública de ensino de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Optou-se pelos substantivos e adjetivos. Excluíram-se as palavras homófonas, escritas em outros idiomas, com grafia errada, compostas por justaposição, abreviações, advérbios, locuções adverbiais, locuções prepositivas, meses do ano, numerais, palavras no aumentativo ou diminutivo, nomes próprios e gírias. As palavras foram categorizadas segundo frequência de ocorrência nos livros. Para tanto, foram utilizados os tercis da distribuição, a frequência média e o ponto de corte dos tercis. Para detectar possíveis falhas na seleção das palavras, foram selecionados 50 escolares do 1º ao 5º ano (10 por ano escolar) para leitura individual, com duração de 20 minutos, do banco de palavras. Resultados Foram digitadas 286.290 palavras. Após análise dos critérios de inclusão/exclusão e categorização por frequência de ocorrência, o banco ficou constituído por 4.195 palavras. Após leitura pelos escolares, foram excluídas palavras que contemplavam os critérios de exclusão e que geravam desconforto por parte dos alunos. O banco ficou constituído por 4190 palavras, divididas em frequência: baixa (n= 3735, 88,59%), média (n= 374, 8,93%) e alta (n= 81, 1,93%), denominado E-LEITURA I. Conclusão a elaboração de um banco de palavras de baixa, média e alta frequência de ocorrência para servir de estímulo linguístico foi adequadamente alcançado e disponibilizado para a prática clínica e pedagógica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To present the process of elaborating a words database appropriate for the reading proficiency level of elementary school students. Methods Words from Portuguese language textbooks used in the public school system of São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro and Minas Gerais states of Brazil were selected. We opted for those belonging to the class of nouns and adjectives. Were excluded: homophones; other languages; abbreviations; adverbs; adverbial phrases; prepositional phrases; months of the year; numerals; diminutive or augmentative forms; proper names; misspellings; slang; and words composed by juxtaposition. The words were then categorized according to frequency of occurrence in the textbooks. For this purpose, the tertiles of the distribution, the mean frequency and cutoff point of the tertiles were used. To detect possible mistakes in the words selection, 50 students from the 1st to 5th year, 10 per school year, were selected for individual reading from the database for 20 minutes. Results A total of 286,290 words were typed. After analyzing the inclusion/exclusion criteria and categorizing by frequency of occurrence, the database amounted to 4,195 words. Following the students reading, the E-READING I comprised 4,190 words classified according to frequency: low (n = 3735), medium (n = 374) and high (n = 81). Conclusion The development of a low, medium and high frequency words database, to serve as a linguistic stimulus, was achieved and made available for clinical and pedagogical practice.
  • Análise do tempo de decanulação e liberação de via oral em pacientes com câncer de boca Artigo Original

    Melgaço, Silmara de Abreu; Vicente, Laelia Cristina Caseiro; Gama, Ana Cristina Côrtes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo caracterizar o tempo de decanulação e liberação de dieta por via oral dos pacientes submetidos à cirurgia do câncer de boca no Hospital Alberto Cavalcante, e verificar quais fatores estão associados ao atraso no tempo de decanulação e de liberação de dieta por via oral. Método estudo observacional de análise do banco de dados de 33 pacientes adultos tratados cirurgicamente do câncer de boca e atendidos no período de 2012 a 2017. As variáveis sociodemográficas (idade e sexo) e clínicas (tipo de cirurgia, extensão operatória, tipo de reconstrução, condições clínicas e tempos de decanulação e reintrodução da via oral) foram coletadas por meio de análise de prontuários eletrônicos. Foi realizada análise estatística descritiva com medidas de tendência central, dispersão e proporções. Para análise de associação foi utilizado o teste não paramétrico Mann-Whitney para amostras independentes. Resultados Dos 33 participantes, predominou o sexo masculino e idosos, 69,8% realizaram ressecção de mais de uma estrutura. A mediana do tempo de decanulação entre os pacientes com câncer de boca foi de 8 dias, e da liberação da via oral foi de 9,5 dias. As ressecções com mais de uma estrutura, a presença de fístula e de deiscência interferiram no tempo de liberação de via oral. Conclusão a mediana de tempo de decanulação foi de oito dias e de liberação de via oral de 9,5 dias. As ressecções com mais de uma estrutura, a presença de fístula, e de deiscência de sutura, estão associadas com o aumento do tempo de liberação de via oral.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to analyze the time of decannulation and oral diet release of patients undergoing oral cancer surgery at the Hospital Alberto Cavalcante and to verify which factors are associated with the time of decannulation and oral diet release. Methods an observational study of the database of 33 adult patients surgically treated with oral cancer and served between 2012 and 2017. The socio-demographic variables (age and gender) and clinical variables (type of surgery, surgical extension, type of reconstruction, clinical conditions and times of decannulation and reintroduction of the oral route) were collected through electronic medical records analysis. Descriptive statistical analysis was performed with measures of central tendency, dispersion and proportions. For the association analysis, the non-parametric Mann-Whitney U test was used for independent samples. Results of the 33 participants, male and elderly predominated, 69.8% underwent resection of more than one structure. The median time of decannulation among patients with oral cancer was 8 days, and oral clearance of 9.5 days. Resections with more than one structure, the presence of fistula and dehiscence interfered in the oral release time. Conclusion the median time of decannulation was eight days and oral release time of 9.5 days. Resections with more than one structure, the presence of fistula, and suture dehiscence are associated with increased oral release time.
  • Parâmetros vocais, palpação muscular e autopercepção de sintomas vocais, dor e fadiga vocal em mulheres com disfonia por tensão muscular Artigo Original

    Martinez, Chenia Caldeira; Lemos, Isadora de Oliveira; Madazio, Glaucya; Behlau, Mara; Cassol, Mauriceia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo identificar sinais e sintomas de DTM, bem como analisar os resultados de parâmetros vocais, do exame clínico físico de palpação muscular, da autopercepção de sintomas vocais, dor e fadiga vocal de mulheres com DTM e comparar com mulheres vocalmente saudáveis. Métodos estudo transversal com 45 mulheres (23 com DTM e 22 controles), mediana de idade similar entre os grupos. A avaliação fonoaudiológica e otorrinolaringológica determinaram o diagnóstico de DTM. Todas as participantes responderam aos protocolos Escala de Sintomas Vocais (ESV), Índice de Fadiga Vocal (IFV) e Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO). Elas também foram avaliadas pelo exame de palpação da musculatura perilaríngea, avaliação perceptivo-auditiva e análise acústica da voz da frequência fundamental. A amostra de fala incluiu vogais “a”, “i” e “é” sustentadas e fala encadeada, gravada em ambiente silente, e submetida à avaliação perceptivo-auditiva por três juízes. Na análise acústica, a frequência fundamental e tempos máximos de fonação foram extraídos. Resultados O grupo DTM apresentou piores resultados na ESV, na IFV e no QNSO, além de maior resistência à palpação e posição vertical de laringe alta. Os parâmetros vocais também apresentaram maior desvio na DTM, exceto para a frequência fundamental. Não houve relação entre sintomas vocais, fadiga ou dor com o grau geral da disfonia no grupo DTM, indicando sintomas importantes em desvios vocais leves ou moderados. Conclusão mulheres com DTM apresentaram sintomas vocais, fadiga vocal, dor muscular, resistência à palpação e parâmetros vocais desviados quando comparadas às mulheres vocalmente saudáveis.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To identify muscle tension dysphonia (MTD) signs and symptoms, as well as to analyze the results of vocal parameters, the physical clinical examination of muscle palpation, the self-perception of vocal symptoms, vocal pain, and fatigue of women with MTD and compare them with women with healthy voices. Methods a cross-sectional study with 45 women (23 with MTD and 22 controls), similar median age between groups. The speech-language and otorhinolaryngological evaluation determined the diagnosis of MTD. All participants responded to the Voice Symptoms Scale (VoiSS), Vocal Fatigue Index (VFI), and Nordic Musculoskeletal Questionnaire (NMQ) protocols. They were also assessed by a palpatory evaluation of the perilaryngeal musculature, auditory-perceptual evaluation, and acoustic analysis of the voice fundamental frequency. The speech sample included sustained vowels “a”, “i” and “e” and connected speech, recorded in a silent environment, and submitted to auditory-perceptual evaluation by three judges. In the acoustic analysis, the fundamental frequency and maximum phonation times were extracted. Results The MTD group had worse results in VoiSS, VFI, and NMQ, in addition to greater resistance to palpation and a high vertical position of the larynx. The vocal parameters also showed greater deviation in the MTD group, except for the fundamental frequency. There was no relationship between vocal symptoms, fatigue, or pain with the general degree of dysphonia in the MTD group, indicating important symptoms in mild or moderate vocal deviations. Conclusion women with MTD presented vocal symptoms, vocal fatigue, muscle pain, resistance to palpation and deviated vocal parameters when compared to vocally healthy women.
  • A efetividade da intervenção fonoaudiológica grupal no comportamento comunicativo de indivíduos com diagnóstico de esquizofrenia Artigo Original

    Santos, Ariana Elite dos; Pedrão, Luiz Jorge; Zamberlan-Amorim, Nelma Ellen; Furlan, Julia Del Lama; Carvalho, Ana Maria Pimenta

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a efetividade da intervenção fonoaudiológica grupal no comportamento comunicativo de indivíduos com diagnóstico de esquizofrenia. Método Trata-se de um estudo quase experimental, quantitativo analítico-exploratório. Foram incluídos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III) com diagnóstico de esquizofrenia, divididos em 2 grupos: Grupo Experimental (GE), compondo o Grupo de Intervenção Fonoaudiológica (GIF) e Grupo Controle (GC). O comportamento comunicativo foi avaliado através da Bateria MAC Breve. O GIF foi realizado em 2 sessões semanais, totalizando 24 sessões. Após esse período, os indivíduos foram reavaliados. A análise ocorreu por meio dos Testes não paramétricos de Mann Whitney e o Teste de Correlação de Pearson. Resultados Participaram 19 indivíduos, de ambos os sexos, com idade entre 19 e 59 anos, escolaridade mínima de 5 anos, sendo que 14 participaram do GE e 5 do GC. No GE, foi possível observar que houve melhora no comportamento comunicativo após a intervenção fonoaudiológica em todas as tarefas avaliadas, exceto na tarefa de Escrita. Já no GC, não foram observadas alterações significativas comparando a avaliação e a reavaliação após 12 semanas. Conclusão A intervenção fonoaudiológica grupal foi efetiva, utilizando a comunicação como instrumento de socialização e contribuindo para a melhoria das condições de vida de indivíduos com diagnóstico de esquizofrenia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the effectiveness of the speech language intervention in the communicative behavior in group of individuals diagnosed with schizophrenia. Methods This is a semi-experimental, quantitative analytical-exploratory study. Users of a Psychosocial Care Center III (CAPS III) with a diagnosis of schizophrenia were included, divided into 2 groups: Experimental Group (EG), comprising the Speech Therapy Intervention Group (STIG) and Control Group (CG). The communicative behavior was evaluated through the Brief MAC Battery. The STIG was performed in 2 weekly sessions, during 12 weeks, totalizing 24 sessions. After this period, individuals were reassessed. Data were analyzed through Mann Whitney non-parametric Test, and Pearson's Correlation Test. Results A total of 19 individuals of both sexes participated, who are between 19 and 59 years old with a minimum schooling of 5 years, 14 participating in EG and 5 in CG. In the EG, it was possible to observe that there was improvement in the communicative behavior after the speech language intervention in all the tasks evaluated, except in the writing task. In CG, no significant changes were observed comparing evaluation and reevaluation after 12 weeks. Conclusion The speech-language intervention in group was effective as a socialization tool and contributing to the improvement of the living conditions of these people with schizophrenia.
  • Correlação entre desvantagem vocal e qualidade de vida de cantores populares Artigo Original

    Carvalho, Christina Guedes de Oliveira; Ribeiro, Maysa Ferreira Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar a correlação entre o índice de desvantagem vocal e a qualidade de vida de cantores populares. Método Estudo transversal realizado com cantores populares. Os dados foram coletados por entrevistas presenciais, com aplicação dos instrumentos World Health Organization Quality of Life-bref (WHOQOL-bref), Índice de Desvantagem para o Canto Moderno (IDCM) e questionário de perfil sociodemográfico e de autopercepção de queixas. O nível de significância foi de 5% (p<0,05). Realizou-se análise descritiva por meio de frequências absolutas e relativas, média e desvio padrão. Variáveis quantitativas testadas por teste Komolgorov-Smirnov e testes não paramétricos Kruskal Wallis e U Mann-Whitney. A correlação entre os instrumentos WHOQOL-bref e IDCM foi realizada pela correlação de Spearman, a confiabilidade dos instrumentos foi testada pelo Alpha de Cronbach. Resultados Amostra composta por 206 cantores populares. Eles eram, em maioria, homens, solteiros, com escolaridade superior ou pós-graduação e renda de até seis salários mínimos. A maioria teve escores altos no WHOQOL-bref, indicando autopercepção de boa qualidade de vida. A maior parte dos cantores declarou ter queixas vocais. Aqueles que não apresentaram queixas tiveram autopercepção de melhor qualidade de vida e de menor desvantagem vocal, com significância estatística para todos os domínios do WHOQOL-bref e subescalas do IDCM. Cantores com melhores rendas e com faixa etária acima de 40 anos apresentaram melhor autopercepção de qualidade de vida e de menor desvantagem vocal. Houve correlação negativa e fraca entre o IDCM e o WHOQOL-bref. Conclusão Melhor qualidade de vida teve correlação com menor desvantagem vocal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate the correlation between vocal handicap index and the quality of life of popular singers. Methods Transversal study. The data was collected through personal interviews and the use of the following instruments: World Health Organization Quality of Life-bref (WHOQOL-bref), the Modern Singing Handicap Index (MSHI) and a questionnaire about the singer’s sociodemographic profiles and their self-perceived complaints. The level of significance was 5% (p <0.05). A descriptive analysis of the WHOQOL-bref and the IDCM scores was done using absolute and relative frequencies, mean and standard deviation. Quantitative variables were tested with Komolgorov-Smirnov, using non-parametric tests Kruskal Wallis and U Mann-Whitney. Correlation between the WHOQOL-bref and MSHI instruments was made with Spearman's Correlation Test. Reliability of the instruments tested by Cronbach's Alpha test. Results Sample of 206 popular singers who were mostly man, single, with higher education or postgraduate and income of up to six minimum wages a month. Majority of them had high scores in WHOQOL-bref, indicating self-perception of good quality of life. Most singers report vocal complaints. The ones without vocal complaints showed self-perception of a better quality of life and lower vocal handicap with meaningful statistical significance in all WHOQOL-bref domains and MSHI subscales. Singers over 40 years old and with higher incomes showed better perception of their quality of life and lower vocal handicap. There was negative or weak correlation between the MSHI and the WHOQOL-bref. Conclusion Better quality of life had correlation among the group with lower vocal handicap.
  • Plasticidade neuronal da via auditiva em crianças com transtorno dos sons da fala: estudo dos Potenciais Evocados Auditivos de Longa Latência Artigo Original

    Luna, Amanda Cristina; Silva, Liliane Aparecida Fagundes; Barrozo, Tatiane Faria; Leite, Renata Aparecida; Wertzner, Haydée Fiszbein; Matas, Carla Gentile

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Avaliar os achados dos Potenciais Evocados Auditivos de Longa Latência (PEALL) em crianças com Transtorno dos Sons na Fala (TSF) após terapia fonoaudiológica. Método Estudo clínico longitudinal e prospectivo em um grupo de 14 crianças com TSF, de cinco a sete anos de idade, de ambos os sexos. Foram aplicadas as provas de Nomeação de Figuras e Imitação de palavras, para as quais foi calculado o índice de gravidade Porcentagem de Consoantes Corretas. Foram registrados os PEALL com estímulo de fala e foram analisados os valores de latência e amplitude dos componentes P1, N1, P2, N2 e P3. Cada criança foi avaliada em dois diferentes momentos: avaliação inicial e após 12 sessões de terapia fonoaudiológica. Resultados Os resultados mostraram que após terapia fonoaudiológica, o valor do índice de gravidade Porcentagem de Consoantes Corretas aumentou e um maior número de componentes foi observado nos registros dos PEALL nas crianças com TSF. Também foi observado um aumento estatisticamente significativo na amplitude do componente P3, demostrando que modificações anatomofisiológicas ocorreram no sistema nervoso auditivo central após intervenção, proporcionando melhora nos resultados dos PEALL. Conclusão Após terapia fonoaudiológica, foi observada melhora no desempenho fonológico das crianças, aumento no número de componentes presentes nos PEALL, bem como aumento na amplitude do componente P3, demonstrando que ocorreu plasticidade na via auditiva após um curto período de intervenção fonoaudiológica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose To analyze the results of Long-latency Auditory Evoked Potentials (LLAEP) in children with Speech Sounds Disorder (SSD) after speech therapy. Methods Longitudinal and prospective clinical study at 14 children with SSD, with ages ranging from five to seven years, of both genders. Were applied Picture Naming task and Imitation task, and from these tasks it was calculated the Percentage of Consonants Correct index. For an analysis of the LLAEP with speech stimulus and recorded the latency and amplitude values ​​of P1, N1, P2, N2 and P3 components. Each child was evaluated in two different moments: initial evaluation and after 12 sessions of speech therapy. Results It was observed that after twelve sessions of speech therapy the value of Percentage of Consonants Correct index increased, and a greater number of components were observed in the LLAEP records of children with SSD, as well as a statistically significant increase in the amplitude of the P3 component, demonstrating that anatomical and physiological changes occurred in the central auditory nervous system after intervention, resulting in improved of the LLAEP results. Conclusion After speech therapy, improvement in the children's phonology was observed, and there was an increase in the number of components present in the LLAEP, as well as an increase in the amplitude of the P3 component, demonstrating that plasticity occurred in the auditory pathway during these three months of therapeutic intervention.
  • Autopercepção do ponto de constrição da língua nas fricativas alveolares em mulheres jovens com posicionamento de língua normal e alterado Artigo Original

    Abreu, Ana Clara Varella; Gurgel, Júlio de Araújo; Rodrigues, Luciana Lessa; Genaro, Katia Flores; Avelar, Débora dos Santos; Chagas, Eduardo Federighi Baisi; Marino, Viviane Cristina de Castro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar a autopercepção do ponto de constrição da língua na produção de [s] e [z] por jovens monolíngues com posicionamento de língua normal e alterado. Método Três fonoaudiólogas analisaram gravações de fala em vídeo de 49 mulheres, com idades entre 18 e 28 anos (média=20 anos e 7 meses), classificando-as em: Grupo 1, (G1, n=25), com ausência de alterações no posicionamento de língua na produção de [s] e [z] e Grupo 2 (G2, n=24), com alterações no posicionamento de língua nestes fones. A autopercepção do ponto de constrição da língua foi investigada questionando cada jovem sobre o local em que sua ponta da língua encostava (apical, laminal ou “outros ajustes”) ao produzir [s] e [z] na leitura de palavras e pseudopalavras. O teste de Friedman, com comparações par a par posteriores, foi utilizado para análise intragrupo. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para as comparações entre grupos. Adotou-se nível de significância de 5%. Resultados Em G1 houve relatos de ponto de constrição apical e laminal enquanto em G2 houve estes relatos, e também de outros ajustes de língua. A presença de outros ajustes da língua diferenciou G1 e G2 (p=0,002). Em G1, houve diferença significativa entre [s] e [z], sendo que o ponto laminal ocorreu com mais frequência em [s] do que em [z]. Conclusão Jovens com posicionamento de língua normal e alterado relataram pontos de constrição da língua apical e laminal em fricativas alveolares. Porém, outros ajustes de língua foram percebidos diante de posicionamento de língua alterado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This study investigated the self-perception of 49 women, monolingual speakers of Brazilian Portuguese, about their tongue position for the alveolar articulation of the fricatives [s] and [z]. Methods The video recording of speech samples of these 49 women (ages 18 to 28) were analyzed by three Speech-Language Pathologists. They were classified into two groups: Group 1 (G1, n=25), with no alterations in the tongue position during the production of [s] and [z], and Group 2 (G2, n=24), with alterations in the tongue position during the production of [s] and [z]. The tongue position self-perception experiment required the participants to identify the specific tongue constriction point in the production of [s] and [z] (apical, laminal, or “other”) during the reading of 24 words and 24 pseudowords. The Friedman test, with posterior paired comparisons, was used for the intragroup analysis. The Mann-Whitney test was used for intergroup comparisons. The statistical significance adopted was 5% (p<0.05). Results G1 reported apical and laminal tongue constrictions while GE reported these constrictions plus other tongue adjustments. The presence of other tongue adjustments differentiated the groups, G1 and G2 (p=0,002). There were significant differences between [s] and [z] for G1, with the laminal position occurring more often in [s] compared to [z]. Conclusion Women with and without alteration in the tongue position reported apical and laminal constrictions. Howerer, other tongue adjustments were self-perceived in the presence of altered tongue position.
  • Miopatia mitocondrial e deficiência auditiva neurossensorial: estudo de caso Relato De Caso

    Silva, Renata da; Souza, Marilia Rodrigues Freitas de; Oliveira, Acary Souza Bulle; Iório, Maria Cecília Martinelli

    Resumo em Português:

    Resumo A miopatia mitocondrial é causada pela ausência e/ou insuficiência de uma enzina quaternária, L-carnitina, responsável por transportar ácidos graxos livres para a parte interna da mitocôndria. A função da mitocôndria é produzir energia, contribuindo para o bom funcionamento das células. A Lipidose Muscular é uma doença que provoca anomalias em enzimas que metabolizam gordura e por consequência causa acúmulo de toxinas de subprodutos com gordura nos tecidos. O objetivo deste trabalho é apresentar o estudo de caso da paciente B.D., 37 anos, diagnosticada com Lipidose Muscular aos seis anos, com deficiência de L-Carnitina e relatar o acompanhamento fonoaudiológico realizado em um serviço de saúde auditiva. A abertura de prontuário da paciente foi realizada em 05/03/1989. Foi prescrito pelo neurologista o uso contínuo de 2g/dia de L-carnitina. A mãe relatou que B.D. apresentava dificuldades em ouvir, pois era muito desatenta, o que foi mais evidente quando começou a frequentar a escola. Em 1988, a paciente foi diagnosticada com perda auditiva neurossensorial de grau moderado bilateral e começou a fazer uso de aparelhos de amplificação sonora individual retroauriculares em 1989. O desempenho escolar e comunicação melhoraram. Em 1998, passou a utilizar aparelhos tipo micro canal, o que a favoreceu esteticamente, promoveu melhora da localização sonora e maior ganho em altas frequências. Os limiares de audibilidade apresentaram uma leve piora e a paciente atualmente é pós-graduada e trabalha em uma grande instituição financeira. Conclui-se que o diagnostico neurológico e a intervenção fonoaudiológica precoces possibilitaram o adequado desenvolvimento de linguagem da paciente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Mitochondrial myopathy is caused by the absence and/or insufficiency of L-carnitine, a quaternary enzyme responsible for transporting free fatty acids into the mitochondria. The primary function of the mitochondria is to produce energy, contributing to proper cell functioning. Muscular lipidosis causes abnormalities in enzymes that metabolize fat, resulting in the accumulation of harmful amounts of fats in tissues. The aim of this study was to present the case study of patient B.D., a 37-year-old woman diagnosed with muscular lipidosis with L-carnitine deficiency at 6 years old, and describe the speech-language follow-up performed at a hearing care clinic. The first entry in the patient’s medical chart was on 03/05/1989, with continuous use of 2g/day of L-carnitine prescribed by a neurologist. The mother reported that B.D. had difficulty hearing and was inattentive, which became more evident when she started school. In 1988 the patient was diagnosed with moderate bilateral sensorineural hearing loss and began using behind-the-ear (BTE) hearing aids in 1989, after which her academic performance and communication improved. In 1998 she switched to Completely in Canal (CIC) hearing aids, which are more discreet, provided better sound localization and greater high frequency gain, although her hearing thresholds worsened slightly. She completed her graduate studies and currently works at a large financial institution. It was concluded that early neurological diagnosis and speech-language intervention enabled adequate language development in the patient.
  • Tradução e adaptação transcultural do Swallow Outcomes After Laryngectomy Questionnaire (SOAL) para o português brasileiro Comunicação Breve

    Anjos, Larissa Mendonça dos; Silva, Francisco Tiago Meireles da; Pernambuco, Leandro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo desenvolver a adaptação do questionário Swallow Outcomes After Laryngectomy Questionnaire – SOAL para a cultura brasileira. Método estudo de validação restrito à tradução e adaptação transcultural. Foram seguidas as seguintes etapas: discussão sobre a necessidade do instrumento no contexto brasileiro, duas traduções independentes, síntese das traduções, análise por comitê de 12 juízes especialistas nas áreas de Disfagia e Oncologia, análise dos comentários dos juízes e dos Índices de Validade de Conteúdo por item e do questionário, aplicação do questionário numa amostra de 10 laringectomizados totais, retradução e síntese final. Resultados foi necessário realizar equivalências semântica, sintática/gramatical, experiencial, idiomática e de conteúdo, principalmente após análise dos especialistas. O Índice de Validade de Conteúdo por item e do questionário foram aceitáveis em todos os aspectos avaliados. A retradução foi equivalente à versão original. A comparação entre as versões original, traduzida e retraduzida viabilizou a versão final do instrumento. Conclusão foi desenvolvida a adaptação do SOAL para a cultura brasileira. O processo de validação continuará a partir da versão apresentada neste estudo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To adapt the Swallow Outcomes After Laryngectomy (SOAL) Questionnaire for the Brazilian culture. Method Validation study restricted to translation and cross-cultural adaptation. The following steps were taken: discussion of the need for the instrument in the Brazilian context, two independent translations, summary of the translations, analysis by a committee of 12 expert judges in dysphagia and oncology, analysis of the judges' comments and of the content validity indexes of each item and of the questionnaire as a whole, application of the questionnaire in a sample of 10 total laryngectomy patients, back translation and final summary. Results It was necessary to perform semantic, syntactic/grammatical, experiential, idiomatic and content equivalences, mainly after the analysis by experts. The content validity indexes of each item and of the questionnaire were acceptable for all evaluated aspects. The back translation was equivalent to the original version. The comparison of the original, translated and back-translated versions indicated that the final version of the instrument was viable. Conclusion The SOAL was adapted to the Brazilian culture was developed. The validation process will continue using the version presented in this study.
  • Quais são as barreiras para a participação em estudo piloto de neuromodulação para afasia após acidente vascular cerebral? Brief Communication

    Andreoli, Mariana Lopes; Souza, Juli Thomaz de; Ribeiro, Priscila Watson; Costa, Rafael Dalle Molle da; Silva, Taís Regina da; Winckler, Fernanda Cristina; Modolo, Gabriel Pinheiro; Alves, Karen Fernanda; Hamamoto Filho, Pedro Tadao; Garcia, Rafael Delascio; Betting, Luiz Eduardo Gomes Garcia; Bazan, Silmeia Garcia Zanati; Bazan, Rodrigo; Luvizutto, Gustavo José

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo A afasia é uma manifestação comum e debilitante do acidente vascular cerebral (AVC). A estimulação elétrica transcraniana por corrente contínua oferece uma corrente elétrica de baixa intensidade que induz alterações na atividade neuronal e evidências recentes sugerem que técnicas não invasivas podem servir como uma ferramenta benéfica para a reabilitação de pacientes afásicos. No entanto, é muito difícil recrutar esses pacientes para estudos clínicos e as razões não são claras. O objetivo do estudo foi identificar as principais dificuldades envolvidas no recrutamento e inclusão de pacientes em ensaio clínico piloto randomizado sobre neuromodulação em pacientes com afasia. Método Foram avaliadas as razões para a exclusão e não inclusão de pacientes em um ensaio clínico piloto, randomizado, duplo-cego no qual foram incluídos pacientes diagnosticados com afasia motora após AVC no período de março a novembro de 2018. Análise estatística descritiva foi realizada. Resultados Apenas 12,9% (4) dos pacientes com AVC isquêmico foram incluídos no estudo. Um total de 87,1% (27) dos 31 pacientes recrutados foram excluídos por apresentarem afasia sensorial (32,2%), disartria (25,8%), recuperação clínica espontânea (16,1%), AVC prévio (6,4%) e óbito ou mutismo (3,2%). Conclusão A presença de outros tipos de afasia, disartria, recuperação espontânea, óbitos e mutismo foram as principais barreiras ao recrutamento de pacientes evidenciadas nesse estudo de neuromodulação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Aphasia is a common and debilitating manifestation of stroke. Transcranial electrical stimulation uses low-intensity electric currents to induce changes in neuronal activity. Recent evidence suggests that noninvasive techniques can be a valuable rehabilitation tool for patients with aphasia. However, it is difficult to recruit patients with aphasia for trials, and the reasons for this are not well understood. This study aimed to elucidate the main difficulties involved in patient’s recruitment and inclusion in a randomized clinical study of neuromodulation in aphasia. Methods We evaluated the reasons for the exclusion of patients in a pilot, randomized, double-blinded clinical trial in which patients diagnosed with motor aphasia after stroke were recruited from March to November 2018. A descriptive statistical analysis was performed. Results Only 12.9% (4) of patients with ischemic stroke were included in the clinical trial. A total of 87.1% (27) of the 31 recruited patients were excluded for various reasons including: sensory aphasia (32.2%), dysarthria (25.8%), spontaneous clinical recovery (16.1%), previous stroke (6.4%), and death or mutism (3.2%). Conclusion The presence of other types of aphasia, dysarthria, spontaneous recovery, deaths, and mutism were barriers to recruiting patients evidenced in this neuromodulation study.
  • Traducción y equivalencia cultural de la Versión Chilena del Voice Activity and Participation Profile – VAPP Comunicaciones Cortas

    Contreras-Ruston, Francisco; Gonzalez, Nury; Acevedo, Karol; Guzman, Marco

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Obtener la equivalencia cultural de la versión chilena del Protocolo VAPP, por medio de su adaptación cultural y lingüística. Método El proceso se inicia con la traducción del instrumento original del VAPP realizada por dos Fonoaudiólogos bilingües. Seguido de una retro traducción al inglés por una tercera Fonoaudióloga quien no presenta sesgos de etapas previas. Un comité conformado por 5 Fonoaudiólogos con experiencia en el área de la voz comparó la versión original, retro traducida y traducida, buscando divergencias y discrepancias entre las tres versiones. Llegando a un consenso, el protocolo se tituló “Perfil de Participación y Actividad Vocal (PPAV-CL)”, con 28 preguntas, las cuales son consignadas con escala analógica visual (EAV) de 100 milímetros de largo. Durante el proceso de equivalencia cultural, se aplicó el protocolo a 28 sujetos con trastornos de voz. En cada pregunta, se adicionó la opción “No aplicable” como respuesta, con el objetivo de identificar preguntas incomprendidas o inadecuadas del grupo albo. Ninguno de los sujetos evaluados tuvo dificultad en responder las preguntas, por lo cual no fue necesario modificar la traducción de ninguna de ellas. La versión final del protocolo PPAV-CL presenta las características adecuadas en su comprensión. Resultados El instrumento PPAV-CL refleja la versión original en inglés, en número de preguntas e ítems. Conclusion Se logró equivalencia cultural de VAPP para el español chileno (PPAV-CL). La validación del PPAV-CL está actualmente en curso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The present study aimed to obtain the cross-culturally-adapted Chilean version of the voice activity and participation profile - VAPP. Methods The process began a with translation of the original English version of the VAPP instrument into Spanish, carried out by two bilingual speech-language pathologists (SLP), followed by a back-translation from a third SLP who was unbiased by the previous stages. A committee of 5 SLP with experience in the area of voice compared the original version, the back translation, and the translated version, seeking divergences and discrepancies between the three versions. A consensus was reached, and they renamed the protocol "Perfil de Participación y Actividad Vocal (PPAV-CL)”, with 28 questions which were answered using a visual analog scale (VAS) of 100 millimeters in length. In the process of making the cross-cultural equivalence, the protocol was applied to 24 subjects with voice disorders. For each question, the option of “Not applicable” was added to the answer choices for identification of the questions not comprehended or not appropriate for the target population. None of the subjects under assessment had difficulty answering the questions, therefore it was unnecessary to modify the translation of any of them. The final version of the PPAV-CL shows the appropriate characteristics to be understood. Results The PPAV-CL instrument reflects the original English version in the number of questions and items. Conclusion a cultural equivalence of the VAPP to Chilean Spanish was achieved. The validation of the PPAV-CL is currently underway.
  • Revisão sistemática de intervenções para prevenção da perda auditiva induzida por ruído ocupacional – uma atualização Revisão Sistemática

    Samelli, Alessandra Giannella; Matas, Carla Gentile; Gomes, Raquel Fornaziero; Morata, Thais Catalani

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo realizar uma revisão sistemática sobre a efetividade de intervenções para prevenção da perda auditiva induzida por ruído ocupacional, atualizando os achados da mais recente versão da revisão sistemática Cochrane do mesmo tema. Estratégia de pesquisa As buscas ocorreram nas bases PubMed, Web of Science e Scopus. Critérios de seleção Como intervenções, foram considerados: controles de engenharia/administrativos; dispositivos de proteção auditiva (DPA); vigilância auditiva e monitoramento audiológico. Análise dos dados Para a análise de risco de viés, cada estudo foi avaliado de acordo com a adoção de randomização, alocação, cegamento, desfecho, outras fontes de viés. Resultados Foram obtidas 475 referências no total. Destas, 17 estudos cumpriram os critérios de inclusão: um randomizado, um de série temporal interrompida e 15 de antes e depois. A maioria dos estudos foi realizada em indústrias; três em ambiente militar e/ou de treinamento de tiro; um em orquestra e outro em construção civil. A maioria dos estudos mostrou alto risco de viés. Seis estudos verificaram redução da exposição ao ruído a curto prazo por meio de controles de engenharia/administrativos; um verificou impacto positivo decorrente de mudança na legislação; cinco verificaram efeitos positivos dos DPA na diminuição da exposição ao ruído e dos treinamentos educacionais no uso do DPA; e dois encontraram redução dos níveis de ruído e aumento no uso do DPA decorrentes da implementação de programas de conservação auditiva. Conclusão Todos os estudos analisados concluíram que as intervenções utilizadas resultaram em efeitos positivos sobre a audição e/ou sobre a exposição ao ruído. Em relação aos efeitos de longo termo, a grande maioria dos estudos limitou-se a avaliar efeitos imediatos ou de curto termo, reforçando que estudos incluindo follow-up de longo termo devem ser desenvolvidos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose To conduct a systematic review of the effectiveness of interventions to prevent occupational hearing loss, following up on the findings of the most recent version of Cochrane systematic review on the same topic. Research strategy Searches were carried out in PubMed, Web of Science and Scopus databases. Selection criteria The following interventions were considered: engineering/administrative controls; hearing protection devices (HPD); and audiological monitoring. Data analysis For bias risk analysis, each study was assessed according to randomization, allocation, blinding, outcomes, other sources of bias. Results 475 references were obtained. Of these, 17 studies met the inclusion criteria: one randomized, one interrupted time series, and 15 before and after studies. Most studies were conducted in industries; three in military and/or shooting training environments; one in an orchestra, and one in construction. Most studies showed a high risk of bias. Six studies found a reduction in short-term exposure to noise through engineering/administrative controls; one found a positive impact due to changes in legislation; five studies have found positive effects of HPD in reducing exposure to noise and of educational trainings in the use of HPD; lastly, two studies found a reduction in noise levels and an increase in the using of HPD due to the implementation of hearing conservation programs. Conclusão Todos os estudos analisados concluíram que as intervenções utilizadas resultaram em efeitos positivos sobre a audição e/ou sobre a exposição ao ruído. Em relação aos efeitos de longo termo, a grande maioria dos estudos limitou-se a avaliar efeitos imediatos ou de curto termo, reforçando que estudos incluindo follow-up de longo termo devem ser desenvolvidos.
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