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CoDAS, Volume: 33, Número: 6, Publicado: 2021
  • Efeitos da fotobiomodulação associada à terapia miofuncional orofacial na disfunção temporomandibular muscular Artigo Original

    Alves, Giorvan Ânderson dos Santos; Gondim, Yanne Rabelo da Rocha; Lima, Jully Anne Soares de; Silva, Mayze Azevedo Pereira da; Florêncio, David Sildes Fidelis; Almeida, Larissa Nadjara Alves de; Silva, Hilton Justino da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar a influência da fotobiomodulação associada à terapia miofuncional orofacial (TMO) em pacientes com disfunção temporomandibular muscular (DTM). Método Trata-se de uma pesquisa do tipo ensaio-clínico randomizado e cego, com uma amostra de 11 mulheres com DTM muscular, dividida em dois grupos. O Grupo Experimental (GE) composto por 05 voluntárias submetidas à TMO associada à fotobiomodulação, e o Grupo Controle Positivo (GC) composto por 06 mulheres submetidas à TMO associada à fotobimodulação inativa (placebo). A intervenção foi realizada em 12 sessões: uma avaliação, 10 sessões de fonoterapia associada à fotobiomodulação, e uma reavaliação. Para os desfechos foram consideradas a investigação da percepção de dor, com a Escala Visual Analógica (EVA), a investigação da sensibilidade à palpação com o protocolo Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders (RDC/TMD), e a verificação da qualidade de vida (QV) por meio do protocolo Oral Health Impact Profle – short form (OHIP-14). Resultados o GE teve aumento nas medidas dos movimentos de abertura e de protrusão mandibular, e evidenciou melhora na avaliação da QV. Conclusão A TMO quando associada à fotobiomodulação contribuiu no aumento da amplitude dos movimentos mandibulares e com ganhos importantes na percepção da qualidade de vida, e com melhora significativa nos quadros dolorosos das voluntárias com DTM.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate the influence of photobiomodulation associated with orofacial myofunctional therapy (OMT) in patients with temporomandibular muscle disorders (TMD). Methods Randomized, blinded trial clinical study with a sample of eleven women with muscle TMD divided into two groups. The experimental group (EG) consisted of five women submitted to orofacial myofunctional therapy associated with photobiomodulation, and the control group (CG) consisted of six women submitted to orofacial myofunctional therapy associated with inactive photobiomodulation (placebo). The intervention was performed in the following twelve sessions: one evaluation, ten speech therapy sessions associated with photobiomodulation, and one reevaluation. For outcomes, investigation on pain perception using the visual analogue scale (VAS), investigation of palpation sensitivity with the research diagnostic criteria for temporomandibular disorders (RDC/TMD), and quality of life (QOL) verification through oral health impact profile – short form (OHIP-14) were considered. Results The EG increased measurements of mandibular movements of opening and protrusion and improved in the evaluation of QOL. Conclusion Orofacial myofunctional therapy, when associated with photobiomodulation, contributed to increase the range of mandibular movements, with important improvements in the perception of quality of life and with significant improvement in the painful conditions of volunteers with TMD.
  • Posição de lábios e língua no repouso em recém-nascidos com e sem anquiloglossia Original Article

    Campanha, Silvia Márcia Andrade; Martinelli, Roberta Lopes de Castro; Palhares, Durval Batista

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a posição de lábios e língua no repouso em recém-nascidos com e sem anquiloglossia. Método Estudo transversal, realizado com 130 recém-nascidos em um Hospital Universitário. A coleta de dados foi realizada pela pesquisadora e por fonoaudiólogas do Hospital. Foi coletado informações sobre idade gestacional, sexo, peso, altura, dias de vida dos recém-nascidos. Foi avaliada a posição dos lábios e língua no repouso, com os recém-nascidos adormecidos, por inspeção visual. Após os recém-nascidos serem despertos, foi realizada Triagem Neonatal do Protocolo validado de avaliação do frênulo da língua em bebês, para detecção da alteração do frênulo lingual. Os dados obtidos foram descritos e submetidos à análise estatística através do teste Qui-Quadrado, para verificar a associação entre posição dos lábios com a língua e para comparar posição de lábios e língua com e sem anquiloglossia. O teste de Mann-Whitney foi utilizado para verificar o comportamento das variáveis que diferiam entre recém-nascidos com e sem anquiloglossia. Foi adotado o nível de significância de 5%. Resultados Houve diferença significativa entre: peso e altura com e sem anquiloglossia; entre posição de lábios e língua. Encontrou-se também associação entre posição de língua e de lábios com e sem anquiloglossia. Conclusão Os recém-nascidos sem alteração de frênulo lingual têm a tendência de permanecerem com os lábios fechados e a língua elevada durante o repouso, e recém-nascidos com anquiloglossia, têm a tendência de manterem os lábios entreabertos e a língua baixa durante o repouso.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Verify the position of lips and tongue at rest in newborns with and without ankyloglossia. Methods Cross-sectional study, carried out with 130 newborns in University Hospital. Data collection was performed by the researcher and speech-language pathologists from the Hospital. Information on gestational age, sex, weight, height and days of life was collected. The position of the lips and tongue at rest was evaluated through visual inspection with the newborns asleep. After the newborns were awakened, Neonatal Screening of the validated Protocol for the evaluation of the lingual frenulum for infants was performed to detect the alteration of the lingual frenulum. The data obtained were described and submitted to statistical analysis using the Chi-Square test to verify the association between the position of the lips with the tongue and to compare the position of the lips and tongue with and without ankyloglossia. The Mann-Whitney test was used to verify the behavior of the variables the differed between newborns with and without ankyloglossia. The significance level of 5% was adopted. Results When comparing the data, a significant difference was found between: weight and height with and without ankyloglossia; position of lips and tongue. An association between the position of the tongue and lips with and without ankyloglossia was also found. Conclusion Newborns without alteration of the lingual frenulum have a tendency to remain with their lips closed and their tongue elevated during rest and newborns with ankyloglossia have a tendency to keep their lips parted and their tongue low during rest.
  • Fatores associados ao início da prática do aleitamento em uma maternidade de Lima, Peru Artigo Original

    Rech, Rafaela Soares; Chávez, Bertha Angélica; Fernandez, Pili Berrios; Fridman, Camila Goldstein; Faustino-Silva, Daniel Demétrio; Hilgert, Juliana Balbinot; Hugo, Fernando Neves

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar os fatores anatomofisiológicos, psicológicos, socioculturais do binômio mãe neonato e sua associação com o início da prática do aleitamento materno. Método Estudo transversal realizado em uma Maternidade de Lima Peru. A amostra foi de 304 neonatos sadios e suas respectivas mães. O desempenho na amamentação foi estimado por avaliação clínica utilizando-se a escala de Avaliação Clínica da Eficácia da Amamentação e a autopercepção materna pela Escala de Autoeficácia da Amamentação. Razões de Prevalência (RP) multivariadas foram estimadas pela Regressão de Poisson com Variância Robusta e intervalos de confiança (IC) de 95%. Resultados A prevalência de baixo desempenho clínico na amamentação foi de 27,6%. Primíparas associarem-se a maior prevalência de baixo desempenho quando não confiavam em ter sucesso [RP:2,02(IC95%:1,18-3,44)] e menor prevalência em ter boa pega [RP:0,52(IC95%:0,29-0,95)], assim como em enfrentar com êxito [RP:0,59(IC95%:0,37-0,91)]. As multíparas, apresentaram maior prevalência quando não confiavam em manter-se motivadas [RP:3,47(IC95%:1,67-7,22)] e em acalmar o neonato [RP:4,07(IC95%:1,83-9,95)]. Houve menor prevalência em manter o neonato acordado [RP:0,32(IC95%:0,14-0,75)] e quando não se sentiam confiantes na presença de seus familiares [RP:0,29(IC95%:0,13-0,64)]. Conclusão É importante que profissionais da saúde estejam atentos às questões emocionais, sociais e culturais para a promoção de um aleitamento materno com qualidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the anatomophysiological, psychological, and sociocultural factors of the mother-newborn binomial, as well as their association with the initiation of breastfeeding. Methods Cross-sectional study conducted in a maternity hospital in Lima, Peru. The sample consisted of 304 healthy neonates and their mothers. Breastfeeding performance was estimated by clinical assessment using the Clinical Evaluation of Breastfeeding Efficacy scale and maternal self-perception by the Breastfeeding Self-Efficacy Scale. Multivariate Prevalence Ratios (PR) were estimated by Poisson Regression with Robust Variance and 95% confidence intervals (CI). Results The prevalence of clinical low breastfeeding performance was 27.6%. Primiparous women were associated with higher prevalence of low performance when they did not trust to succeed [PR:2.02(95%CI:1.18-3.44)] and lower prevalence in having a good latch [PR:0.52(95%CI:0.29-0.95)], as well as in coping successfully [PR:0.59(95%CI:0.37-0.91)]. Multiparous women showed higher prevalence when they were not confident in staying motivated [PR:3.47(95%CI:1.67-7.22)] and in calming the neonate [PR:4.07(95%CI:1.83-9.95)]. There was lower prevalence in keeping the neonate awake [PR:0.32(95%CI:0.14-0.75)] and when they did not feel confident in the presence of their family [PR:0.29(95%CI:0.13-0.64)]. Conclusion It is important that health professionals be aware of emotional, social, and cultural issues to promote quality breastfeeding.
  • Ocorrência dos processos cognitivos de leitura e escrita e habilidades perceptovisuais em escolares com Dislexia Visual Artigo Orginal

    Mantovani, Silvana; Magro, Rafael Ribeiro; Ribeiro, Rita de Cassia Helu Mendonca; Marini, Adriana Maira; Martins, Marielza Regina Ismael

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar e classificar escolares disléxicos visuais, considerando que, subtipos de dislexia do desenvolvimento não são diferenciados na maioria dos diagnósticos e que os mesmos incidem em uma abordagem generalizada. Método Estudo transversal, observacional, analítico composto de 80 escolares, divididos em dois grupos, GA (disléxicos) e GB (sem queixa de dificuldade de aprendizagem) aplicando o PROLEC (prova de avaliação dos processos de leitura), o TVPS–3 (Teste Visual de Habilidades Perceptuais) e TPMBO (Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretsky) – subtestes 7 e 8. Resultados Comparando os grupos, os escolares do GA apresentaram desempenho inferior em todas as provas do PROLEC e no teste do TVPS−3. A execução nos testes de coordenação visuomotora e destreza manual do TPMBO foram inferiores. Em uma segunda etapa, triando os disléxicos visuais foram encontrados 12 (30%) escolares, que apresentaram melhor desempenho na leitura de palavras frequentes, quando comparados ao desempenho na leitura de palavras não frequentes e pseudopalavras. Nas habilidades perceptuais visuais (TVPS-3), obtiveram valores abaixo de 50%, exceto na subescala constância de forma. As ocorrências de trocas na leitura em voz alta, foram em confusão de letras, silabas ou palavras com pouca diferença na forma de escrever, mas diferentes na direção, os mesmos escolares não apresentaram trocas ou confusões entre letras, que possuem mesmo ponto e modo articulatório, e cujos sons são acusticamente próximos. Conclusão Assim caracterizar o subtipo da dislexia é fundamental, porque a aplicação das técnicas terapêuticas, dependerá do correto enfoque das alterações observadas. Portanto, é necessário um diagnóstico exato e multidisciplinar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to evaluate and classify visual dyslexic students, considering that developmental dyslexia subtypes are not differentiated in most diagnoses and that they affect a generalized approach. Methods Cross-sectional, observational, analytical study composed of 80 students, divided into two groups, GA (dyslexics) and GB (without complaints of learning difficulties) using PROLEC (proof of assessment of reading processes), TVPS – 3 (Visual Test of Perceptual Skills) and TPMBO (Bruininks-Oseretsky Motor Proficiency Test) - subtests 7 and 8. Results Comparing the groups, the students of GA presented inferior performance in all the PROLEC tests and in the TVPS3 tests. The TPMBO tests of visuomotor coordination and manual dexterity tests were inferior. In a second stage, screening the visual dyslexics, 12 (30%) schoolchildren were found, who presented better performance in reading frequent words, when compared to the performance in reading infrequent words and pseudowords. In the visual perceptual skills (TVPS-3), they obtained values below 50%, except for the subscale constancy of form. The occurrences of exchanges in reading aloud were in confusion of letters, syllables or words with little difference in the way of writing, but different in the direction, the same students did not present exchanges or confusions between letters, which have the same point and manner of articulation, and whose sounds are acoustically close. Conclusion Thus, characterizing the dyslexia subtype is fundamental, because the application of therapeutic techniques will depend on the correct focus of the observed changes. Therefore, an accurate and multidisciplinary diagnosis is required.
  • Fatores de risco para o desenvolvimento da motricidade fina e grossa em bebês nascidos pré-termo e a termo Original Article

    Bortagarai, Francine Manara; Moraes, Anaelena Bragança de; Pichini, Fernanda dos Santos; Souza, Ana Paula Ramos de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar a associação de fatores sociodemográficos, obstétricos e psíquicos com atraso no desenvolvimento motor fino e grosso, em crianças nascidas a termo e prematuras. Método Os bebês nascidos a termo e pré-termo foram avaliados pelo teste Denver II para motricidade fina e grossa em três fases: 165 crianças na fase 1 (3 meses e 1 dia a 4 meses e 29 dias), 130 crianças na fase 2 (8 meses e 1 dias a 9 meses e 29 dias) e 102 crianças na fase 3 (11 meses e 1 dia a 12 meses e 29 dias). Os dados sociodemográficos, obstétricos e psicossociais foram obtidos em entrevista inicial e o risco psíquico foi avaliado pelos indicadores clínicos de risco ao desenvolvimento infantil e pelos sinais PREAUT. A análise estatística foi realizada por meio de regressão logística. Resultados Os fatores significativos na associação com atraso motor fino e grosseiro foram: histórico gestacional e obstétrico materno (gravidez planejada, tipo de parto, número de consultas pré-natais, uso de medicamentos e intercorrência gestacional), características e riscos biológicos do bebê (sexo, ventilação mecânica, dificuldade de alimentação), fatores sociodemográficos (carreira e nível de escolaridade materna, número de filhos e pessoas na casa) e questões psicossociais relacionadas à participação rotineira da família e presença de risco psíquico. Conclusão Houve associação significativa entre atraso no desenvolvimento motor dos lactentes, variáveis ambientais e biológicas, com ênfase no risco psíquico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To investigate the association of sociodemographic, obstetrical and psychosocial factors with fine and gross motor developmental delay in preterm and term infants, in the age group of three months and one day to twelve months and twenty-nine days. Methods The term and preterm infants were evaluated by the Denver II Test for fine and gross motor skills, investigated in three phases: 165 infants in phase 1 (3 months and 1 day to 4 months and 29 days), 130 infants in stage 2 (8 months and 1 day to 9 months and 29 days) and 102 infants in phase 3 (11 months and 1 day to 12 months and 29 days). Sociodemographic, obstetrical and psychosocial data were obtained through an initial interview with family members and the psychic risk assessment through the Child Development Risk Indicators and PREAUT protocols. Statistical analysis was performed using the logistic regression model. Results Significant factors in the association with fine and gross motor delay were: maternal gestational and obstetric history (planned pregnancy, type of delivery, number of prenatal consultations, use of medication and gestational intercurrence), features and biological risks of the baby (gender, mechanical ventilation, feeding difficulty), sociodemographic factors (career and level of maternal schooling, number of children and people in the house) and psychosocial issues concerning to the family routine participation and presence of psychic risk. Conclusion There was a significant association between motor development delay of the infants, environmental and biological variables, with emphasis on psychic risk.
  • O vocabulário e as habilidades narrativas se correlacionam em pré-escolares com desenvolvimento típico de linguagem? Artigo Original

    Souza, Marcelle Stella de Lima; Cáceres-Assenço, Ana Manhani

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Caracterizar o desempenho de pré-escolares com desenvolvimento típico de linguagem em tarefas de vocabulário expressivo e de narrativa oral e verificar possíveis correlações. Método Participaram dessa pesquisa 39 crianças com idade entre 4 a 6 anos, de ambos os gêneros, sem queixas sobre o desenvolvimento de linguagem. As mães responderam um questionário de classificação socioeconômica, enquanto para avaliação do vocabulário foi utilizada a prova de Vocabulário Expressivo do ABFW e para eliciar a narrativa oral da criança foi utilizado o livro “Frog, where are you?”. Os dados coletados foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial. Resultados Com relação ao vocabulário expressivo, a maioria dos pré-escolares (92,3%) apresentou designação verbal usual (DVU) total adequada para a faixa etária e os campos semânticos com maior DVU foram “animais”, “formas e cores”, “brinquedos e instrumentos musicais”, “meios de transporte” e os com menor foram “profissões” e “locais”. O tipo de narrativa predominante foi causal, seguido pela intencional. Não houve correlação entre DVU e o uso de palavras nas narrativas, mas houve correlação positiva entre o total de palavras e o número de palavras diferentes utilizadas na narrativa. Conclusão Não houve correlação entre o vocabulário expressivo (DVU) e o uso de palavras na narrativa, mas os pré-escolares que usaram mais palavras em suas narrativas também apresentaram maior variedade lexical nesta amostra.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To characterize the performance of preschoolers with typical language development in tasks of expressive vocabulary and oral narrative and to verify possible correlations. Methods The study included 39 children aged 4 to 6 years old, of both genders, with no complaints about language development. Mothers answered a questionnaire of socioeconomic classification, while the ABFW Vocabulary Test was used to evaluate the vocabulary and the book “Frog, where are you?” was used to elicit the child's oral narrative. The data collected were submitted to descriptive and inferential statistical analysis. Results Regarding expressive vocabulary, the majority of preschoolers (92.3%) had the usual verbal designation (UVD) suitable for the age group, and the semantic fields with the highest UVD were “animals”, “shapes and colors”, “toys and musical instruments”, “transportation” and those with children were “professions” and “local”. The predominant type of narrative was causal, followed by intentional. There was no correlation between UVD and the use of words in the narratives, but there was a positive correlation between the total and the number of different words used in the narrative. Conclusion There was no correlation between the expressive vocabulary (UVD) and the use of words in the narrative, but the preschoolers who used more words in their narratives also showed greater lexical variety in this sample.
  • Índice de inteligibilidade de fala e teste Ling-6 (HL): correlações em escolares usuários de próteses auditivas Artigo Original

    Souza, Marilia Rodrigues Freitas de; Iorio, Maria Cecília Martinelli

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Avaliar a audibilidade de fala em crianças usuárias de próteses auditivas e correlacionar o Índice de Inteligibilidade de Fala à detecção de fonemas. Método 22 crianças e adolescentes usuários de próteses auditivas passaram por avaliação audiológica básica, verificação in situ (e consequente obtenção do Índice de Inteligibilidade de Fala - SII - para condições com e sem próteses auditivas) e pesquisa dos limiares de detecção para fonemas por meio do teste Ling-6(HL). Resultados O SII médio foi 25,1 sem próteses auditivas e 68,9 com amplificação (p <0,001*). Os limiares de detecção de fonemas em campo livre, em dBNA, foram, sem amplificação /m/=29,9, /u/=29,5, /a/=35,5, /i/=30,8, /∫/=44,2 e /s/=44,9, e com amplificação /m/=13,0, /u/=11,5 /a/=14,3, /i/=15,4, /∫/=20,4 e /s/=23,1 (p <0,001*). Houve correlação negativa entre SII e os limiares de todos os fonemas na condição sem próteses (p≤0,001*) e entre SII e o limiar do /s/ com próteses (p = 0,036*). Conclusão Os limiares de detecção de todos os fonemas são menores do que na condição sem próteses. Há correlação negativa entre SII e os limiares de todos os fonemas na situação sem próteses e entre SII e o limiar de detecção do fonema /s/ na situação com próteses auditivas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To evaluate speech audibility in schoolchildren hearing aids users and correlate the Speech Intelligibility Index to phonemes detecion. Methods 22 children and adolescents hearing aids users, underwent audiological evaluation, in situ verification (and consequent obtaining the Speech Intelligibility Index - SII - for conditions with and without hearing aids) and detection thresholds for phonemes by Ling-6 (HL) test. Results The average value for the SII was 25.1 without hearing aids and 68.9 with amplification (p <0.001 *). The phoneme detection thresholds in free field, in dBHL, were, without amplification /m/ = 29.9, /u/ = 29.5, /a/ = 35.5, /i/ = 30.8, /∫/ = 44.2 e /s/ = 44.9, and with amplification /m/ = 13.0, /u/ = 11.5 /a/ = 14.3, /i/ = 15.4, /∫/ = 20.4 e /s/ = 23.1 (p<0.001*). There was a negative correlation between SII and the thresholds of all phonemes in the condition without hearing aids (p≤0.001*) and between SII and the /s/ threshold with hearing aids (p = 0.036*). Conclusion The detection thresholds for all phonemes are lower than without hearing aids. There is a negative correlation between SII and the thresholds of all phonemes in the situation without hearing aids and between SII and the detection threshold of the phoneme / s / in the situation with hearing aids.
  • Phrases in Noise Test (PINT) Brasil: influência do intervalo interestímulos no desempenho de crianças com deficiência auditiva Artigo Original

    Rosa, Bruna Camilo; Souza, Camila Oliveira e; Paccola, Elaine Cristina Moreto; Bucuvic, Érika Cristina; Jacob, Regina Tangerino de Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Investigar a influência do intervalo interestímulos no desempenho de crianças com deficiência auditiva de grau moderado e severo, adaptadas com aparelhos de amplificação sonora individuais (AASI), no teste PINT Brasil. Método Participaram do estudo 10 crianças com audição normal (GC) e 20 crianças com deficiência auditiva (GE). O teste PINT Brasil foi aplicado nas situações SEM pausa e COM pausa para os dois grupos. Resultados Na comparação entre as situações SEM pausa e COM pausa, houve diferença significativa apenas para o GE, indicando a SEM pausa com melhor desempenho. Nesta última condição, as oscilações ruidosas foram menores e não houve o acionamento repetido do redutor de ruído, o que possibilita a perda de informações da mensagem. Conclusão Conclui-se que o intervalo interestímulos no teste de percepção da fala PINT Brasil influenciou o desempenho das crianças com deficiência auditiva de grau moderado e severo, adaptadas com AASI. O melhor resultado foi encontrado na situação SEM PAUSA.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This study aimed to investigate, using the PINT Brasil, the influence of the interstimulus interval on the performance of children with moderate and severe hearing loss fitted with hearing aids. Methods Ten children with normal hearing (CG) and 20 children with hearing loss (SG) participated in the study. Both groups were assessed using the speech perception test called PINT Brasil in PAUSE and NO PAUSE situations. Results When comparing the PAUSE and NO PAUSE situations, only the SG presented a statistically significant difference, indicating that the NO PAUSE situation had the best performance. In this situation, the noise oscillations were smaller, and the noise reduction algorithm, which may cause the loss of message information, was not repeatedly activated. Conclusion The interstimulus interval in the PINT Brasil influenced the performance of children with moderate and severe hearing loss fitted with hearing aids. The NO PAUSE situation presented the best results.
  • O uso do teste dicótico de dígitos como método de triagem Artigo Original

    Bresola, Júlia de Oliveira; Padilha, Fernanda Yasmin Odila Maestri Miguel; Braga Junior, Joel de; Pinheiro, Maria Madalena Canina

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar o uso do teste dicótico de dígitos (TDD) como método de triagem e comparar seu desempenho com questionário de autopercepção e demais testes comportamentais do processamento auditivo central (PAC). Método Estudo do tipo transversal, retrospectivo e com análise de prontuários. Foram analisados 66 prontuários de crianças com idade de 8 a 11 anos, sendo as mesmas divididas em grupo controle (G1), constituído por 34 crianças que não apresentaram alteração no TDD e o grupo estudo (G2), por 32 crianças que apresentaram alteração no TDD. Foi utilizado o questionário Scale of Auditory Behaviors (SAB). Além de testes comportamentais que avaliaram as habilidades auditivas de localização, fechamento, figura-fundo, ordenação e resolução temporal. Resultados Os indivíduos do G2 apresentaram maiores percentuais de alteração em todos os instrumentos, com exceção do teste fala com ruído. Houve associação estatisticamente significante entre as categorias de desempenho do TDD com as categorias do questionário SAB (p-valor 0,022) e da Avaliação simplificada do PAC (p-valor<0,001).O TDD apresentou correlação significante com o questionário SAB e com todos os testes do PAC utilizados, em pelo menos uma das orelhas analisadas. Conclusão Conclui-se o TDD pode ser utilizado como método triagem do transtorno do processamento auditivo central na avaliação audiológica básica, uma vez que houve associação no seu desempenho com o questionário de autopercepção SAB.Além de correlação, especialmente na orelha esquerda, com os testes comportamentais aplicados para realizar o diagnóstico do transtorno do PAC.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the use of the Dichotic Digit Test (DDT) as a screening method and to compare its performance with a self-perception questionnaire and other Central Auditory Processing (CAP)behavioral tests. Methods Cross-sectional, retrospective study with analysis of medical records. The study analyzed 66 medical records of children aged 8 to 11 years, and divided them into control group (G1), consisting of 34 children who did not show changes in the DDT, and the study group (G2) with 32 children who showed changes in the DDT. The Scale of Auditory Behaviors (SAB) questionnaire was used in addition to behavioral tests that assessed the auditory abilities of localization, closure, figure-ground, temporal ordering and resolution. Results Individuals in G2 showed higher percentages of changes in all instruments, except for the speech-in-noise test. There was a statistically significant association between the DDT performance categories with the categories of the SAB questionnaire (p-value 0.022) and the simplified CAP assessment (p-value<0.001). The DDT showed a significant correlation with the SAB questionnaire and with all CAP tests used in at least one of the analyzed ears. Conclusion In conclusion, the DDT can be used as a screening method for central auditory processing disorder in basic audiological assessment as there was an association in its performance with the self-perception in the SAB questionnaire, in addition to correlation, especially in the left ear, with behavioral tests applied to diagnose CAPD.
  • Qualidade de vida de sujeitos com afasia participantes de um grupo interdisciplinar de convivência Artigo Original

    Möller, Camila Dias; Bruckmann, Mirtes; Barros, Gabriel Rovadoschi; Santos Filha, Valdete Alves Valentins dos; Fedosse, Elenir

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Analisar a Qualidade de Vida de sujeitos com afasia participantes de um Grupo Interdisciplinar de Convivência. Método estudo transversal e quantitativo. Os participantes foram submetidos a dois questionários: um semiestruturado, desenvolvido para a caracterização dos sujeitos e o outro o World Health Organization Quality of Life Scale – Bref (WHOQOL-Bref) para identificação da Qualidade de Vida (QV) dos mesmos. A análise dos dados foi realizada de modo descritivo. Resultados Foram entrevistados oito sujeitos com idade entre 35 e 78 anos e escolaridade variando entre Ensino Fundamental Incompleto e Superior Incompleto. A ocupação predominante na amostra foi a de balconista e a renda variou entre um e quatro salários mínimos. O tempo de lesão cerebral variou de três a 10 anos, causada predominantemente por Acidentes Vasculares Cerebrais decorrentes de Hipertensão Arterial Sistêmica. Quanto ao WHOQOL houve importante variação entre os sujeitos nos quatro domínios (físico, psicológico, social e ambiental). No entanto, a maioria pontuou acima de 70 pontos. Para todos os sujeitos, o Grupo de Convivência foi identificado como espaço de produção de vida e saúde sendo motivador para a busca de outros atendimentos. Conclusão Os sujeitos eram adultos e idosos pertencentes à classe econômica média baixa; apresentavam condições crônicas de saúde, comprometimento da expressão verbal e longo período de acompanhamento das necessidades de saúde. O WHOQOL-Bref revelou que cinco sujeitos perceberam suas condições de vida/saúde favoráveis, no entanto, destacaram convívio social reduzido. O Grupo de Convivência configurou-se como importante espaço para melhoria de QV.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To analyze the Quality of Life of subjects with aphasia participating in an Interdisciplinary Living Group. Methods cross-sectional and quantitative study. Convenience sample submitted to two questionnaires: a semi-structured one, developed exclusively for the characterization of the subjects and the World Health Organization Quality of Life Scale - Bref (WHOQOL-Bref) to identify their Quality of Life (QOL). Data analysis was descriptive. Results Eight subjects were interviewed, aged between 35 and 78 years and schooling between Incomplete Elementary School and Incomplete Higher Education. The predominant occupation was that of a clerk and the income varied between one and four minimum wages. The time of brain injury was from three to 10 years, caused predominantly by Stroke caused by Systemic Arterial Hypertension. As for WHOQOL, there was an important variation between the subjects in the four domains (physical, psychological, social and environmental). However, most scored above 70 points. For all subjects, the Living Group was identified as a space for the production of life and health, motivating them to seek other services. Conclusion The subjects were adults and elderly people belonging to the lower-middle class; presented chronic health conditions, impaired verbal expression and long monitoring time to their health needs. The WHOQOL-Bref revealed that five subjects perceived their favorable living/health conditions, however, they highlighted reduced social contact. The Living Group became an important space for improving QOL.
  • Restrição à participação de adultos e idosos: associação com fatores auditivos e socioambientais Artigo Original

    Souza, Valquíria Conceição; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a associação entre a restrição à participação auditiva com a qualidade de vida, a autopercepção de saúde, os fatores auditivos e os aspectos sociodemográficos de adultos e idosos atendidos em um serviço de audiologia. Método Participaram do estudo 152 indivíduos e a restrição à participação auditiva foi avaliada por meio dos instrumentos Hearing Handicap Inventory for Adults – HHIA e o Hearing Handicap Inventory for Elderly – HHIE. Para a avaliação da qualidade de vida os participantes responderam o World Health Organization Quality of Life- versão abreviada (WHOQOL-bref). As características sociodemográficos foram avaliadas por meio de um questionário de caracterização dos participantes e pelo Critério Brasil ABEP, também foram coletados os resultados da avaliação auditiva. Foram realizadas análises estatísticas descritiva, bivariada (p ≤ 0,20) e regressão logística múltipla (p ≤ 0,05) Resultados Em relação à classe social, indivíduos pertencentes às classes B1 e C2 possuíam respectivamente, 4,75 e 7,73 vezes chances maiores de apresentar restrição à participação auditiva quando comparados aos indivíduos da classe D. Em relação aos fatores auditivos, ter perda auditiva incapacitante aumentou em 3,4 vezes a chance de apresentar percepção de restrição à participação auditiva. No domínio ambiental do instrumento Whoqol-Bref, a cada unidade aumentada no escore, houve diminuição de 0,96 vezes a chance de percepção de restrição na participação auditiva. Conclusão Verificou-se que apenas o uso do aparelho de amplificação sonora individual, apesar dos benefícios, não foi capaz de eliminar a presença da restrição à participação auditiva da maioria dos participantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the association between restrictions to auditory participation and quality of life, self-perceived health, auditory factors and sociodemographic aspects of adults and elderlies assisted in an audiology service. Methods The study included 152 participants; restrictions to auditory participation were assessed using the instruments Hearing Handicap Inventory for Adults - HHIA and the Hearing Handicap Inventory for Elderly - HHIE. In order to assess the quality of life, participants answered the World Health Organization Quality of Life - abbreviated version (WHOQOL-bref). Sociodemographic characteristics were assessed using a questionnaire to characterize the participants; and by the Brazilian Criteria ABEP. The results of the hearing assessment were also collected. Descriptive, bivariate statistical analyzes (p ≤ 0.20) and multiple logistic regression (p ≤ 0.05) were performed. Results Regarding social class, individuals belonging to classes B1 and C2 had, respectively, 4.75 and 7.73 times greater chances of presenting restrictions to auditory participation compared to individuals of class D. Regarding hearing factors, disabling hearing loss increased by 3.4 times the chance of presenting perception of restriction to auditory participation. In the environmental domain of the WHOQOL-bref instrument, each unit increased in the score was associated with a decrease of 0.96 times in the chance of perceived restriction in auditory participation. Conclusion We found that the use of the amplifying hearing aid by itself, despite its benefits, did not eliminate the restrictions on auditory participation of most participants.
  • Tradução para o português brasileiro e adaptação cultural da Definição de Pontuações de Componentes (Component Scores Definition) pertencentes ao Modified Barium Swallow Impairment Profile – MBSImP(™) Artigo Original

    Baraçal-Prado, Ana Cristina Colavite; Lima, Daniella Priscila de; Mourão, Lúcia Figueiredo; Crespo, Agrício Nubiato; Martin-Harris, Bonnie; Davidson, Kate; Chone, Carlos Takahiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Traduzir para o português brasileiro e adaptar culturalmente a definição dos componentes e pontuação (Component Scores Definition) pertencentes ao protocolo para videofluoroscopia Modified Barium Swallow Impairment – MBSImPTM. Método Esse estudo foi desenvolvido com base nas recomendações internacionais para elaboração, tradução e adaptação transcultural em consonância com publicações nacionais para validação de testes internacionais em Fonoaudiologia. Foi formado um comitê de especialistas, composto por dois médicos otorrinolaringologistas e três fonoaudiólogas conhecedoras do exame de videofluoroscopia. A tradução para o português brasileiro foi realizada por dois otorrinolaringologistas com retrotradução de forma independente por dois nativos norte-americanos. A versão final em português brasileiro foi elaborada pelas fonoaudiólogas certificadas após a revisão das traduções e das retrotraduções com resolução de discrepâncias semânticas, idiomáticas, conceituais, linguísticas e contextuais. Essa versão foi testada pelas fonoaudiólogas membros do Comitê, que avaliaram indivíduos saudáveis, com Câncer de Cabeça e Pescoço e Comprometimento Cognitivo Leve. Resultados A tradução da definição dos componentes e pontuação do MBSImP foi realizada de forma independente e os tradutores chegaram a um consenso para a versão final. O protocolo original Modified Barium Swallow Impairment, foi traduzido para “Escala Martin-Harris para videofluoroscopia da deglutição”. Na versão final em português brasileiro alguns termos foram adaptados. A aplicação do protocolo traduzido não apresentou discrepâncias em relação ao protocolo original. Conclusão A tradução do excerto do protocolo MBSImP para o português brasileiro foi compatível com a versão original. A certificação de membros do comitê favoreceu a adaptação do material, permitindo a adaptação conceitual.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Translate into Brazilian Portuguese and culturally adapt the component scores definition from the Modified Barium Swallow Impairment Profile – MBSImP videofluoroscopy protocol. Methods This study was conducted based on international guidelines for creation, translation and transcultural adaptation according to domestic publications for the validation of international speech-language pathology tests. A specialist committee was convened with two otorhinolaryngologists and three speech-language pathologists familiar with videofluoroscopy examinations. Translation into Brazilian Portuguese was carried out by two otorhinolaryngologists with subsequent back translation performed independently by two U.S.-born translators. The final Brazilian Portuguese version was written by speech-language pathologists after revision of translations and back translations resolved semantic, idiomatic, conceptual, linguistic and contextual inconsistencies. This version was tested by committee members, who assessed subjects with no disease, with head and neck cancer and with mild cognitive impairment. Results Translation of the component scores definition from MBSImP was performed independently and translators agreed on a final version. The MBSImP protocol was renamed “Martin-Harris scale for swallowing videofluoroscopy”. Some terms were adapted for the final Brazilian Portuguese version. Use of the translated protocol did not reveal any deviations from the original. Conclusion Translation of the MBSImP fragment into Brazilian Portuguese was consistent with the original version. Approval from specialist committee members refined the protocol adaptation, allowing precise concepts to be accurately translated.
  • Relação do tempo de trânsito faríngeo e presença de resíduo com dispneia e função pulmonar na doença pulmonar obstrutiva crônica Artigo Original

    Prestes, Daniele; Rosa, Fernanda Borowsky da; Bilheri, Diego Fernando Dorneles; Santos, Tamires Daros dos; Albuquerque, Isabella Martins de; Mancopes, Renata; Pasqualoto, Adriane Schmidt

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Relacionar o tempo de trânsito faríngeo e a presença de resíduos com a dispneia e a função pulmonar em indivíduos com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica DPOC. Método Estudo realizado com 19 adultos (11 homens e 8 mulheres) com diagnóstico clínico e espirométrico de DPOC e idade média de 63,8 (±9,3) anos. A coleta de dados foi realizada utilizando o questionário COPD Assessment Test (CAT, Teste de Avaliação da DPOC) a escala de dispneia do Medical Research Council modificada (mMRC) e um manovacuômetro digital, para caracterizar o impacto da doença no indivíduo, a dispneia e a função pulmonar. Os dados referentes ao tempo de trânsito faríngeo e resíduo faríngeo foram coletados por meio de análise das imagens videofluoroscópicas realizada por três juízes cegados. Resultados Não foram encontradas relações significativas entre tempo de trânsito faríngeo (TTF) com função pulmonar (r = -0,71), e entre presença de resíduo faríngeo com a dispneia (r= -0,06). O TTF, quando comparado com a normalidade, apresentou-se aumentado. Conclusão Os indivíduos com DPOC, independente da gravidade da doença, não manifestaram associação entre alterações no TTF e resíduo faríngeo e dispneia e função pulmonar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To relate pharyngeal transit time and the presence of residues with dyspnea and lung function in individuals with Chronic Obstructive Pulmonary Disease COPD. Methods Study conducted with 19 adults (11 men, 8 women) with a clinical and spirometric diagnosis of COPD and a mean age of 63.8 years (SD = 9.3). Data collection was performed using the COPD Assessment Test (CAT) questionnaire, the modified Medical Research Council scale (mMRC) and a digital manovacuometer, to characterize the impact of the disease on the individual, dyspnea and lung function. The data related to pharyngeal transit time and pharyngeal residue were collected through the analysis of videofluoroscopic images performed by three blinded judges. Results No significant relationship was found between pharyngeal transit time (PTT) with lung function (r = -0.71), pharyngeal residue and dyspnea (r = -0.06). PTT, when compared to normality, was increased. Conclusion Individuals with COPD, regardless of the severity of the disease, showed no association between PTT and pharyngeal residue and dyspnea and lung function.
  • O empoderamento na reabilitação auditiva: tradução dos questionários de autoadvocacia Artigo Original

    Carneiro, Larissa de Almeida; Nery, Daniele Batista; Silva, Rebeca Liaschi Floro; Salimon, Amanda; Angelo, Thais Corina Said de; Tamura, Camila Oliveira Souza; Duarte, Luciana Alves; Silva, Eduardo Jannone da; Lopes, Natália Barreto Frederigue; Moret, Adriane Lima Mortari; Jacob, Regina Tangerino de Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Traduzir e adaptar culturalmente para o português brasileiro os questionários Self-Advocacy Checklist “I can”, Audiology Self-Advocacy Checklist - ELEMENTARY SCHOOL (ASAC-ES), Audiology Self-Advocacy Checklist - MIDDLE SCHOOL (ASAC-MS) e Audiology Self-Advocacy Checklist - HIGH SCHOOL (ASAC-HS), para avaliar os habilidades de autoadvocacia de usuários de dispositivos eletrônicos auditivos. Método A tradução foi realizada por meio de uma adaptação das diretrizes de Beaton et al. (2000). A versão pré-teste foi aplicada em dois grupos. O Grupo 1 (G1) foi composto por 14 professores de adolescentes com deficiência auditiva. O Grupo 2 (G2) foi composto por 15 pacientes adolescentes com deficiência auditiva, usuários de dispositivos eletrônicos auditivos, que fazem uso da linguagem oral como forma primária de comunicação. Resultados Os instrumentos foram traduzidos como Checklist de autoadvocacia “Eu consigo” e Checklists de Autoadvocacia em Audiologia - Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Para o G1, não houve relato de dificuldade em relação aos termos utilizados nos protocolos, porém, relataram dificuldades em relação ao preenchimento do progresso do estudante. Para o G2, as fonoaudiólogas que aplicaram os instrumentos em forma de entrevista não relataram dificuldade quanto ao uso do instrumento e sua aplicação. Após a aplicação da versão pré-teste, não houve necessidade de fazer alterações nos instrumentos, os quais foram apresentados como versão final. Conclusão As Checklist de autoadvocacia foram traduzidas e adaptadas culturalmente para o português brasileiro e são instrumentos válidos para a mensuração das habilidades de autoadvocacia de estudantes com deficiência auditiva em contexto clínico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To translate and cross-culturally adapt to Brazilian Portuguese four instruments for assessing self-advocacy skills of users of electronic hearing devices: the “I can” Self-Advocacy Checklist and three versions of the Audiology Self-Advocacy Checklist (ELEMENTARY SCHOOL, MIDDLE SCHOOL and HIGH SCHOOL). Methods The translation process was adapted from the guidelines of Beaton et al. (2000). The prefinal version was pre-tested in two groups. Group 1 (G1) was composed of 14 teachers of adolescents with hearing loss. Group 2 (G2) was composed of 15 adolescent patients with hearing loss, electronic assistive device users, who use oral language as their primary form of communication. Results The instruments were translated as Checklist de autoadvocacia “Eu consigo” e Checklists de Autoadvocacia em Audiologia - Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II and Ensino Médio. G1 did not report difficulties regarding the terms used in the checklists; however, they reported difficulties completing the student’s progress. The audiologists who used the checklists to interview G2 did not report difficulties regarding the use of the instrument. Therefore, after pre-testing the prefinal version, there was no need to make changes to the instruments, which were then presented as the final version. Conclusion All Self-Advocacy Checklists were translated and cross-culturally adapted into Brazilian Portuguese and are valid instruments to measure the self-advocacy skills of students with hearing loss in a clinical context.
  • Intervenção fonoaudiológica na prevenção de quedas no envelhecimento Artigo Original

    Taguchi, Carlos Kazuo; Araújo, Brenda Carla Lima; Santana, Leonardo Santos de; Santos, Raissa Valença de Souza; Teixeira, Jacqueline Pitanga; Silva, Allan Robert da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar a eficácia de uma intervenção fonoaudiológica para diminuição do risco de quedas. Método Estudo exploratório e de intervenção em que 148 voluntários socialmente ativos, de ambos os sexos, com média de 68,6(±6,5) anos foram avaliados pelo Dynamic Gait Index (DGI)–Brazilian brief e o Timed Up and Go (TUG). Todos os voluntários, com e sem risco para quedas, foram convidados para o programa de intervenção realizado em cinco semanas consecutivas, com duração de 50 minutos baseados nos exercícios de Cawthorne e Cooksey. Destes, 72 com 68,1(±6,5) anos, com e sem riscos para quedas, que participaram de, pelos menos, três encontros foram reavaliados. Foram utilizados o teste de Wilcoxon, Qui-quadrado, Spearman e Matriz de Correlação, com p≤5,0%. Resultados Inicialmente, 37(25,0%) e 106(71,6%) dos voluntários apresentaram, respectivamente, riscos para quedas no DGI–Brazilian brief e no TUG. Verificou-se correlação negativa do DGI-Brazilian brief (p=0,034) e positiva com o TUG (p=0,0071) com a idade e entre os dois instrumentos (p=0,00000016). Na comparação dos dados iniciais e finais de 72 voluntários averiguou-se correlação positiva no DGI-Brazilian brief e TUG no teste do Qui-quadrado e de Wilkoxon. Foi observado melhor desempenho nestes testes após a intervenção. Conclusão A intervenção foi eficaz, uma vez que diminuiu o risco para quedas e melhorou o desempenho da marcha e equilíbrio funcional e dinâmico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose to verify the effectiveness of a Speech Therapy intervention program to decrease the risk of falls in elderly people. Methods Exploratory and intervention study where upon 148 volunteers from community, both genders, with an average of 68.6(± 6.5) years were submitted to the Dynamic Gait Index (DGI)- Brazilian brief and the Timed Up and Go (TUG). Volunteers with or without potential risk for falling were invited to participate in a 50-minutes long intervention program carried out for five consecutive weeks, based on Cawthorne and Cooksey exercises. Seventy-two volunteers 68.1(±6.5) years presented in at least three meeting, were reassessed. The results were analyzed by Wilcoxon, Chi-square, Spearman and Correlation Matrix tests, with p≤5.0%. Results Thirty-seven (25.0%) and 106 (71.6%) participants presented, respectively, risks for falls in the DGI–Brazilian brief and TUG. There was negative correlation between the DGI-Brazilian brief (p=0.034) and positive with the TUG (p=0.0071) with age and both instruments (p=0.00000016). Through the comparison the initial and final data a positive correlation was found for the DGI-Brazilian brief and for TUG in the Chi-square test and by Wilcoxon’s. Better performance was observed in both tests after the intervention. Conclusion The intervention was effective in decreasing the risk for falls and improving gait performance, and functional and dynamic balance.
  • Perfil e prevalência de pessoas com zumbido: inquérito em serviço de saúde Artigo Original

    Chamouton, Carla Salles; Nakamura, Helenice Yemi

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Estimar a prevalência e caracterizar o perfil de saúde, e a queixa de zumbido, da população adulta de um distrito de saúde do município de Campinas, no estado de São Paulo. Método Foi realizado um inquérito em serviço em todos os centros de saúde do distrito com abordagem aleatória da população adulta que entrasse na unidade. A amostra contou com 1.720 pessoas, sendo que 1.569 concordaram em participar da pesquisa e responderam a um questionário contendo perguntas de saúde em geral e sobre zumbido. Para a análise estatística, foram realizados dois modelos de regressão de acordo com as variáveis e o nível de significância considerado foi igual a 5%. Resultados 496 pessoas referiram queixa de zumbido, configurando uma prevalência de 31,6%. A maioria da amostra pertence ao gênero feminino, tem pelo menos uma doença crônica e faz uso contínuo de alguma medicação. Os entrevistados relataram queixa auditiva e o zumbido mais referido foi unilateral, intermitente e agudo. Nos modelos de regressão realizados, observou-se maior chance de zumbido com o avançar da idade e com a ocorrência de diabetes e alteração de tireoide. Conclusão O zumbido apresenta relação com a ocorrência de doenças crônicas e o avançar da idade, tem potencial de gerar incômodo para o indivíduo e é motivo para a busca por tratamento nos serviços de saúde. São necessários mais estudos populacionais em diferentes contextos no cenário brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Purpose To estimate the prevalence and characterize the health profile, and tinnitus complaint, of the adult population of a health district in Campinas, in the State of São Paulo. Methods A in-service survey was conducted in all health centers in the district with a random approach to the adult population seeking care at the unit. The sample consisted of 1,720 people, including 1,569 subjects who agreed to participate in the survey and answered a questionnaire including questions on general health and tinnitus. Two regression models were performed according to the variables and a 5% significance level was was adopted for the statistical analysis. Results 496 people reported tinnitus, representing a prevalence of 31.6%. Most of the sample was female, had at least one chronic disease and made continuous use of some medication. Respondents reported hearing complaints and the most common type of tinnitus was reported as unilateral, intermittent and acute. The regression models performed showed a higher chance of tinnitus with advancing age and with the occurrence of diabetes and thyroid disorder. Conclusion Tinnitus is related to the occurrence of chronic diseases and advancing age, may cause discomfort and is a reason for seeking treatment. Further population studies are required in different contexts in the Brazilian scenario.
  • Adaptação de próteses auditivas em idosos: prescrição de ganho acústico por meio dos limiares de audibilidade obtidos com tom puro e narrow band Artigo Original

    Dias, Gabriela Fireman Martines; Souza, Marilia Rodrigues Freitas de; Iorio, Maria Cecília Martinelli

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar o benefício obtido pela prescrição de ganho acústico baseada nos limiares audiométricos obtidos com tons puros (Warble) e com ruído de faixa estreita (NB). Método Amostra de 30 idosos, com idade igual ou superior a 60 anos, perda auditiva neurossensorial de grau moderado a severo simétrica bilateral de configuração descendente com limiares em 4kHz iguais ou inferiores a 70dBNA. Foram dois grupos. GTP (grupo tom puro): 15 idosos tiveram as próteses auditivas adaptadas com emprego dos limiares obtidos com tom puro e grupo GNB (grupo Narrowband): 15 idosos tiveram as próteses auditivas adaptadas por meio dos limiares obtidos com NB. Os procedimentos realizados antes da adaptação de próteses auditivas e após três meses de uso de amplificação foram: Escala COSI, IPRF (Índice Percentual de Reconhecimento de fala), Relação Sinal/Ruído e análise do tempo de uso do AASI. O Questionário Internacional de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (QI-AASI) foi aplicado após três meses. Resultados Os idosos do grupo em que as próteses auditivas foram adaptadas com ganho prescrito com base nos limiares auditivos obtidos com o estímulo Narrow Band apresentaram melhor desempenho nos seguintes testes: IPRF à orelha direita, pontuação total do questionário QI-AASI, escala COSI e maior tempo de uso do AASI em comparação ao grupo GTP. Conclusão Observou-se maior benefício com o uso de próteses auditivas, pela pontuação total do questionário QI-AASI, escala COSI e maior tempo de uso do AASI, no grupo cuja prescrição do ganho acústico baseou-se nos limiares audiométricos obtidos com o Narrowband.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify the benefit obtained by the prescription of acoustic gain based on the auditory thresholds obtained with pure tones modulated in frequency and with Narrow Band Noise. Methods The sample consisted of 30 elderly people, aged 60 years or over with moderate to severe descending sensorineural symmetrical hearing loss with thresholds at 4kHz equal to or less than 70dBHL. There were two groups. GTP (pure tone group): 15 elderly people had their hearing aids fitted through the auditory thresholds obtained with pure tone and the GNB group (narrow band group): 15 elderly people had their hearing aids fitted through the auditory thresholds obtained with NB. The procedures performed before the fitting of hearing aids and after three months of amplification use were: COSI, WRS (Word Recognition Score), Signal/Noise ratio. The International Outcome Inventory for Hearing Aids (IOI-HA) was applied only after three months of hearing aid fitting. Results The elderly people in the group in which the hearing aids were fitted with a prescribed gain based on the hearing thresholds obtained with the Narrow Band stimulus showed better performance in the following tests: WRS on the right ear, total score of the IOI-HA inventory, COSI and longer use of hearing aids compared to the GTP group. Conclusion There was a greater benefit with the use of hearing aids, due to the total score of the IOI-HA inventory, COSI scale and longer daily use time of hearing aids, in the group whose prescription of acoustic gain was based on the auditory thresholds obtained with narrow band.
  • Estratégias de prevenção da COVID-19 no retorno das atividades em Clínica Escola de Fonoaudiologia Artigo Original

    Vasconcelos, Karla; Almeida, Beatriz Paiva Bueno de; Barreto, Simone dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Descrever as estratégias utilizadas durante o período da pandemia de COVID-19 para o retorno das atividades acadêmicas e assistenciais em saúde da Clínica Escola de Fonoaudiologia de uma universidade pública brasileira. Método Estudo descritivo, baseado em pesquisa documental. Para embasar as estratégias, foram utilizadas recomendações oficiais de instituições ou organizações nacionais ou internacionais no combate da COVID-19 publicadas entre os meses de março e junho de 2020. O plano estratégico proposto partiu da análise do serviço considerando as dimensões: infraestrutura, recursos materiais, recursos humanos e perfil dos usuários. Os resultados foram apresentados de forma descritiva. Resultados Foram planejadas ações referentes a adaptações na infraestrutura, cuidados com o ambiente, planejamento e implementação da nova rotina de atendimento e protocolo de biossegurança, fundamentadas nas recomendações sanitárias para enfrentamento da situação sanitária publicadas até o momento. O apoio técnico-científico de profissionais do campo da biossegurança foi fundamental na avaliação dos riscos locais e no estabelecimento de medidas de prevenção. Conclusão A descrição detalhada serve como instrumento norteador para o retorno das atividades com o máximo de segurança possível. Para que sejam eficazes, as estratégias de combate a infecções de qualquer natureza devem levar em consideração, no momento de sua formulação, as particularidades que cada ambiente de assistência à saúde possui. As novas rotinas devem contemplar a realidade socioeconômica local e permitir o cumprimento dos objetivos acadêmicos e sociais da Clínica Escola, mas devem ser revistas em períodos preestabelecidos pelos gestores ou de acordo com a evolução da situação sanitária local.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose Describe the preventive strategies used during the COVID-19 pandemic in the return of academic and health care activities in a Speech Therapy Teaching Clinic at a Brazilian public university. Methods This is a descriptive study based on documentary research. The strategies were based on official recommendations from national and international institutions and/or organizations to combat COVID-19 published between March and June 2020. The strategic plan included an analysis of the clinic’s infrastructure, material and human resources, and user profile. The results are presented descriptively. Results Actions based on the health recommendations to face the COVID-19 pandemic published until then considered adaptations to the infrastructure, care for the environment, and planning and implementation of a new health care routine and a biosafety protocol. The technical-scientific support provided by professionals in the field of biosafety was essential to assess local risks and establish preventive measures. Conclusion A detailed description of strategies is a guiding instrument for the return to activities in the safest manner. To be effective, strategies to combat infections of any nature should be formulated considering the particularities of each health care environment. The new routines should contemplate the local socioeconomic reality and fulfill the academic and social objectives of the Speech Therapy Teaching Clinic, but they should be revised by the management team periodically or as the local health situation evolves.
  • Voz do idoso: o avanço da idade gera diferentes impactos? Comunicações Breves

    Gomes, Anna Beatriz de Paiva; Simões-Zenari, Marcia; Nemr, Kátia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Verificar se existem diferenças em aspectos vocais entre idosos com presbifonia, divididos em três faixas etárias. Método Participaram 60 idosos de ambos os sexos com idades entre 60 e 90 anos (média=72,3), com diagnóstico de presbifonia estabelecido em avaliação otorrinolaringológica. A partir da gravação das vozes foi realizada análise perceptivo-auditiva e acústica e os dados foram comparados por meio dos testes estatísticos com os participantes divididos nos grupos etários 60-70 anos, 71-80 anos e 81-90 anos. Resultados Ainda que os idosos dos três grupos tenham apresentado alterações em aspectos vocais variados, como instabilidade e ruído em frequências graves, aqueles com mais de 80 anos apresentaram maior grau de disfonia, rugosidade, soprosidade e pitch. Também foram observados neste grupo maiores desvios em jitter, shimmer e irregularidade e a medida GNE no limite da normalidade. Todas as diferenças foram estatisticamente significativas. A maioria dos idosos dessa faixa etária apresentou ainda alteração no diagrama de desvio fonatório e quebra de frequência. Conclusão Diversos aspectos perceptivo-auditivos e acústicos se apresentaram mais desviados nos idosos mais velhos, o que reforça a necessidade de serem consideradas essas especificidades tanto na avaliação dos efeitos do envelhecimento na voz quanto no desenvolvimento de ações para minimizar o declínio vocal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To verify if there are differences in the vocal aspects of older people from three different age groups with presbyphonia diagnosis. Methods Sixty older adults joined this study. They were both female and male, with an age range from 60 to 90 years old (average: 72.3) and with presbyphonia diagnosis established after otolaryngology evaluation. From their voice recordings, it was possible to make the acoustic and auditory-perceptual analysis. The data collected was compared through statistical tests considering the division of the participants into the following groups: 60-70 years old, 71-80 years old, and 81-90 years old. Results Even though the older people from all of the three groups have presented deviation in multiple vocal aspects such as instability and vocal noise in low frequencies, those with more than 80 years old have presented a higher deviation of the general grade of dysphonia, roughness, breathiness, and pitch. In this group, it was also observed higher deviations in jitter, shimmer, vocal breaks, and the GNE measure on the edge of normality. All the differences were statistically significant. The majority of the older participants from that group presented even a deviation in the phonatory deviation diagram and frequency break. Conclusion Various acoustic and auditory-perceptual aspects had a higher deviation in the older adults over 80 years old, which reinforces the need to consider those specificities in the evaluation of the vocal aging impacts and also in the development of actions to minimize vocal declination.
  • Audiômetro virtual: tecnologia integrada ao ensino Comunicações Breves

    Araújo, Deuzimar Pires de; Araújo, Maria Eduarda Braga de; Alves, Emille Rayanne Arruda; Jales, Juliana Maria Rodrigues; Araújo, Eliene Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Elaborar uma ferramenta virtual, com fins didáticos, que possibilite a integração da tecnologia ao ensino da Audiometria Tonal Limiar (ATL) e logoaudiometria. Método O audiômetro da marca Interacoustics AD229b foi utilizado como modelo físico para a consecução da ferramenta virtual. Utilizou-se a linguagem de programação Visual Basic 6, de modo que as cores, os caracteres e as funções fossem similares ao audiômetro real. Além disso, acrescentou-se a possibilidade de simular a resposta do paciente, como também de registrar os limiares auditivos em um audiograma virtualizado. Para a logoaudiometria, implementou-se a possibilidade de ajuste do “VU meter” e o registro da quantidade de acertos e erros no exame. Resultados A ferramenta desenvolvida mostrou-se capaz de reproduzir as frequências de 125 a 8000 Hz, em intensidades que variam de -10 a 110 dB, sendo possível empregar diferentes formas de apresentação do estímulo, assim como o mascaramento clínico por condução aérea e óssea. A ativação da função “microfone” pode ser aplicada para facilitar o ensino da logoaudiometria. Conclusão A versão virtualizada do audiômetro mostrou-se semelhante ao equipamento modelo, tornando factível a integração da tecnologia ao ensino, com exemplificação da ATL e da logoaudiometria.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To elaborate a virtual tool, with didactic purposes, that allows the integration of technology to the teaching of Pure Tone Audiometry (PTA) and speech audiometry. Methods The Interacoustics AD229b audiometer was used as a physical model to achieve the virtual tool. The Visual Basic 6 programming language was used, so that the colors, characters, and functions were similar to the real audiometer. In addition, the possibility of simulating the patient's response was added, as well as of recording the hearing thresholds in a virtual audiogram. For speech audiometry, the possibility of adjusting the VU meter and recording the number of correct and incorrect answers were implemented. Results The developed tool was able to reproduce frequencies from 125 Hz to 8000 Hz, in intensities ranging from -10 to 110 dB, being possible to use different stimulus, as well as clinical masking by air and bone conduction. The microphone button can be used to facilitate the teaching of speech audiometry. Conclusion The virtual version of the audiometer is similar to the model equipment, making the integration of technology into teaching feasible, with exemplify the PTA and speech audiometry.
  • Biomecânica da língua durante a deglutição após laringectomia total: revisão integrativa Revisão Sistemática

    Anjos, Larissa Mendonça dos; Ferreira, Thiago Emerson dos Santos; Pernambuco, Leandro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo Sintetizar o estado do conhecimento científico sobre biomecânica da língua durante a deglutição após laringectomia total. Estratégia de pesquisa Formulou-se a questão PICO e combinações de descritores e termos livres para busca nas bases de dados PubMed/Medline, EMBASE, LILACS e SciELO. Critérios de seleção incluíram-se artigos nos idiomas português, inglês ou espanhol; sem limite de tempo; com resultados sobre a biomecânica da língua durante a deglutição em laringectomizados totais; e estudos do tipo ensaio clínico randomizado ou não randomizado, coorte, caso controle, transversal, série de casos e estudos de caso. Análise dos dados analisou-se ano, país, população, objetivo, delineamento do estudo, instrumentos de avaliação, principais desfechos e qualidade metodológica. Resultados Foram incluídos quatro estudos realizados nos Estados Unidos, um na Austrália e um no Brasil, publicados entre 1986 e 2014. Em todos os estudos incluídos a biomecânica da língua foi um desfecho secundário. A maioria dos artigos teve baixa qualidade metodológica, com amostras pequenas, predomínio do sexo masculino e desenho transversal prevalente. Os instrumentos de avaliação foram videofluoroscopia, manometria, acelerômetro ou dispositivo para captar pressão de língua. Resultados principais indicaram mais força de propulsão da base de língua para superar a alta resistência da neofaringe ao fluxo do bolo alimentar; redução do contato e pressão entre base de língua e parede posterior da faringe; resíduo em base de língua após deglutição; pressão aumentada e resistência reduzida da língua oral. Conclusão Existem indícios de movimentos compensatórios de língua durante a deglutição após laringectomia total, porém, as evidências científicas são insuficientes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose To synthesize the state of scientific knowledge about biomechanics of the tongue during swallowing after total laryngectomy. Research strategy The PICO question and combinations of descriptors and single terms were formulated in the PubMed/Medline, EMBASE, LILACS, and SciELO databases. Selection criteria Articles in Portuguese, English, or Spanish were included, without time limit, with results on the biomechanics of the tongue during swallowing and total laryngectomy, and studies on randomized or non-randomized clinical trials, cohort, case control, cross-sectional, case series, and case studies. Data analysis year, country, population, objective, study design, assessment methods, main outcomes, and methodological quality were analyzed. Results There were four studies in the United States, one in Australia, and one in Brazil, all published between 1986 and 2014. In all studies, the biomechanics of the tongue was the secondary outcome. Most articles had low methodological quality, small samples, predominance of the male gender, and a prevalent cross-sectional design. The assessment instruments were fluoroscopy, manometry, accelerometer or a device to capture tongue pressure. Main results indicated a higher propulsion force of the tongue base to overcome the high resistance of the neopharynx to the bolus flow, reduced contact and pressure between the base of the tongue and the posterior pharyngeal wall, residues in the tongue base after swallowing, increased pressure, and reduced resistance of the oral tongue. Conclusion There are indications of compensatory tongue movements during swallowing after total laryngectomy; however, the scientific evidence is insufficient.
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