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Audiology - Communication Research, Volume: 19, Número: 1, Publicado: 2014
  • Editorial Editorial

  • Desenvolvimento cognitivo e linguagem em prematuros Artigos Originais

    Viana, Tatiana Plutarco; Andrade, Izabella Santos Nogueira de; Lopes, Ana Nádia Macedo

    Resumo em Português:

    Objetivo : Correlacionar os aspectos do desenvolvimento cognitivo e de linguagem em prematuros de 24 a 42 meses de idade cronológica. Métodos : Estudo quantitativo, de caráter analítico e transversal, realizado no período de fevereiro a dezembro de 2012. A amostra foi constituída por dez crianças prematuras, na faixa etária cronológica de 24 a 42 meses. As crianças foram submetidas à aplicação da Escala de Desenvolvimento Infantil de Bayley – III e avaliadas mediante as subescalas de cognição, linguagem receptiva e expressiva. Resultados : Observou-se significância estatística na correlação das idades cronológica e corrigida com as idades do desenvolvimento cognitivo e de linguagem. Na correlação da idade cronológica com as habilidades cognitiva e de linguagem, houve significância estatística quanto à capacidade de apreensão e manipulação de objetos e na construção e habilidade de permanência dos objetos. Na correlação da idade do desenvolvimento com as habilidades de cognição e linguagem, constatou-se significância estatística em todas as habilidades cognitivas. Não houve correlação significativa entre idade do desenvolvimento de linguagem expressiva e habilidades de linguagem receptiva. Conclusão : Confirmou-se correlação das idades cronológica e corrigida com a idade do desenvolvimento cognitivo e de linguagem. As habilidades de linguagem receptiva e expressiva mostraram-se com desenvolvimento distinto, todavia, dependentes da cognição.

    Resumo em Inglês:

    Purpose : To correlate aspects of cognitive and language development in preterm infants of 24 and 42 months of chronological age. Methods : A quantitative, analytical, and cross-sectional study was conducted between February and December 2012. The sample comprised ten preterm infants with a chronological age ranging between 24 and 42 months. These children were subjected to the Bayley Scales of Infant Development – III and evaluated according to cognitive, receptive, and expressive language subscales. Results : A statistical significance was observed when correlating chronological and corrected age with the age of cognitive and language development. In the correlation of chronological age with cognitive and language abilities, a statistical significance was observed regarding the ability to grasp and handle objects, and in the construction and object permanence capacity. In the correlation of developmental age with cognition and language abilities, a statistical significance was observed in all cognitive abilities. A significant correlation was not observed between ages of expressive language development and receptive language ability. Conclusion : A correlation between chronological and corrected ages with the ages of cognitive and language development was confirmed. Receptive and expressive language abilities showed a distinct development; however, they were dependent on the cognition.
  • Desempenho de crianças com distúrbio de leitura após o treino auditivo Artigos Originais

    Vatanabe, Tatiana Yoshie; Navas, Ana Luiza Gomes Pinto; Mariano, Stefanie Paula Barbosa; Murphy, Cristina Borges; Durante, Alessandra Spada

    Resumo em Português:

    Objetivo : Verificar o desempenho de leitura e da habilidade auditiva de resolução temporal em crianças com dificuldades de leitura, após o treino auditivo. Métodos : Participaram deste estudo 20 crianças na faixa etária de 8 anos, sendo dez escolares com dificuldades de leitura (Grupo Estudo), e dez escolares sem dificuldades escolares (Grupo Controle). Todos os indivíduos foram submetidos à avaliação inicial e reavaliação da resolução temporal auditiva (Padrão de Frequência, Padrão de Duração e Gap in noise (GIN) e de leitura (Protocolo de Leitura Clínica e Teste de Consciência Fonológica - CONFIAS). O Grupo Estudo foi submetido a oito sessões de treinamento auditivo. Resultados : Verificou-se que o Grupo Controle obteve maior desempenho em todos os testes aplicados, quando comparado ao Grupo Estudo, na avaliação inicial e na reavaliação. A diferença do desempenho antes e depois do treinamento auditivo foi significativa para quase todas as tarefas no Grupo Estudo, exceto para a consciência fonológica. Conclusão : O treino auditivo foi efetivo para a melhora de desempenho nas habilidades auditivas temporais e de leitura em crianças que apresentam dificuldades de leitura.

    Resumo em Inglês:

    Purpose : To evaluate reading performance and auditory temporal resolution in children with reading difficulties after auditory training. Methods : Twenty 8 year- old children, 10 with reading difficulties (Study Group) and 10 without reading difficulties (Control Group) were assessed. All subjects participated in an initial assessment and reassessment of auditory temporal resolution (Frequency Pattern, Duration Pattern, and Gap in Noise (GIN) Tests) and reading performance (Clinical Reading Protocol and Phonological Awareness Test - CONFIAS). The Study Group was submitted to eight auditory training sessions. Results : The Control Group showed superior performance on all tests compared to the Study Group at both assessment and reassessment. The difference in performance before and after training was statistically significant for almost all tasks in the Study Group, except for phonological awareness. Conclusion : The auditory training proved effective for improving performance on auditory temporal and reading tasks in children with reading difficulties.
  • Potenciais evocados auditivos de longa latência em escolares com transtornos específicos de aprendizagem Artigos Originais

    Regaçone, Simone Fiuza; Gução, Ana Cláudia Bianco; Giacheti, Célia Maria; Romero, Ana Carla Leite; Frizzo, Ana Cláudia Figueiredo

    Resumo em Português:

    Objetivo : Estudar os componentes dos potenciais evocados auditivos de longa latência e comparar os dados dos achados dessas medidas em escolares com e sem transtornos específicos de aprendizagem. Métodos : Trinta escolares, 15 com transtorno de aprendizagem (grupo pesquisa) e 15 típicos, sem problemas de aprendizagem (grupo controle), de ambos os gêneros, com idades variando de 7 a 14 anos e média de idade de 10 anos, foram submetidos à avaliação fonoaudiológica. Foi realizada avaliação audiológica para determinar a normalidade do sistema auditivo periférico, além de avaliação eletrofisiológica, por meio do exame de potencial evocado auditivo de longa latência. Resultados : Houve diferenças funcionais entre a população estudada. Foi observado aumento da latência dos componentes dos potenciais evocados auditivos de longa latência, no grupo pesquisa, quando comparado ao grupo controle. Os maiores valores de latência desses componentes foram verificados na orelha esquerda, quando estimulada, no grupo pesquisa. Conclusão : O estudo contribui para melhor compreensão do funcionamento da via auditiva em crianças com transtorno de aprendizagem e pode ser referência para outros estudos clínicos e experimentais, além de ampliar a definição de critérios diagnósticos nessa população.

    Resumo em Inglês:

    Purpose : To study the components of long latency auditory evoked potentials and to compare data from these measures in students with and without learning disabilities. Methods : Thirty students, 15 with learning disorder (study group) and 15 typical without learning problems (control group), of both genders, aged 7-14 years, mean age 10 years. They underwent clinical assessment in a clinic belonging to a public university in the state of São Paulo. Following, audiological assessment was performed to determine normal peripheral auditory system and electrophysiological assessment by examining the long latency auditory evoked response. Results : The results showed that there are functional differences between the groups. Increased latency components of long latency auditory evoked potential was observed in the study group compared to the control group. Longer latency values of these components were observed in the left ear when stimulated in the study group. Conclusion : This study contributed to better understanding of the auditory pathway functioning in children with learning disorders and can be a reference for other clinical and experimental studies and thus improve the definition of diagnostic criteria in this population.
  • Triagem auditiva neonatal com potencial evocado auditivo de tronco encefálico automático: a utilização de diferentes tecnologias Artigos Originais

    Sena-Yoshinaga, Taise Argolo; Almeida, Mabel Gonçalves; Côrtes-Andrade, Isabela Freixo; Lewis, Doris Ruthi

    Resumo em Português:

    Objetivo : Analisar os resultados da Triagem Auditiva Neonatal com Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico Automático, com diferentes tecnologias, estudando a sensibilidade, a especificidade e o tempo de exame. Métodos : Foram avaliados 200 neonatos, por meio do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico Automático utilizando método de detecção no domínio da frequência e taxa de repetição do estímulo a 93 Hz. Todos os neonatos foram submetidos ao Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico como padrão ouro, para garantir os resultados encontrados. Durante a realização da triagem, os neonatos foram classificados de acordo com a Escala Neonatal de Avaliação Comportamental, conhecida como Escala de Brazelton, como variável para análise do tempo de exame. Resultados : Dois dos 200 neonatos triados falharam no Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico Automático e no Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico Diagnóstico e 198 passaram nos dois exames realizados. A sensibilidade encontrada foi de 100% e a especificidade, de 100%. O tempo médio de exame foi de 32,9 segundos. Os neonatos foram dividido em três grupos, de acordo com o estado de consciência, segundo a Escala de Brazelton. O Grupo 1 apresentou média de exame de 18,94 segundos, o Grupo 2, de 33,43 segundos e o Grupo 3, de 49,24 segundos. Conclusão : O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico Automático com diferentes tecnologias apresenta alta sensibilidade e especificidade, com tempo consideravelmente curto para a determinação da presença ou ausência de resposta e o estado de consciência do neonato influencia no tempo de detecção da resposta auditiva.

    Resumo em Inglês:

    Purpose : To analyze the results of Neonatal Hearing Screening with Automated Auditory Brainstem Response conducted using different technologies, by studying the sensitivity, specificity, and time taken in the assessment. Methods : Two hundred newborns were assessed with the Automated Auditory Brainstem Response using detection method in the frequency domain and stimulus repetition rate at 93 Hz. All subjects were submitted to the diagnostic Auditory Brainstem Response, which was considered the gold standard for the results found. During screening, newborns were classified according to the Neonatal Behavioral Assessment Scale (Brazelton Scale), in order to analyze the time taken in the assessment. Results : Two of the 200 newborns screened failed both the Automated Auditory Brainstem Response and the diagnostic Auditory Brainstem Response, and 198 passed both tests. Sensitivity and specificity were of 100%. The mean assessment time was 32.9 seconds. The newborns were divided into three groups according to the Brazelton Scale. The assessment took a mean of 18.94 seconds for Group 1, 33.43 seconds for Group 2, and 49.24 seconds for Group 3. Conclusion : The Automated Auditory Brainstem Response with different technologies presents high sensitivity and specificity with a considerably short time to determine the presence or absence of response, and the newborn’s state of consciousness influences the time taken in the assessment.
  • Maturação auditiva periférica: análise das amplitudes das emissões otoacústicas produto de distorção em neonatos pré-termo e a termo Artigos Originais

    Ferreira, Daniele Barreto da Cunha; Araújo, Nádja Ísis Campos e; Marques, Suzana Raquel Lopes; Miranda, Isabela Assunção; Resende, Fernanda Alves Botelho de; Resende, Luciana Macedo de; Carvalho, Sirley Alves da Silva

    Resumo em Português:

    Objetivo : Comparar neonatos prematuros e a termo quanto à presença e amplitude das Emissões Otoacústicas Produto de Distorção (EOAPD), bem como caracterizá-los em relação aos indicadores de risco para perda auditiva. Métodos : Estudo realizado por análise das EOAPD (frequências de 2000, 3000, 4000, 6000 e 8000 Hz) e dos indicadores de risco para perda auditiva. Os neonatos foram agrupados segundo a idade gestacional. Os resultados foram analisados empregando-se testes ANOVA, Kruskal-Wallis e Qui-quadrado (5%). Resultados : A amostra constituiu-se de 109 neonatos (218 orelhas), com distribuição homogênea quanto ao gênero e a classificação a termo/pré-termo. Foi observado alto risco para perda auditiva em 40,4% dos lactentes. Dos indicadores de risco para deficiência auditiva, os mais frequentes foram a permanência em incubadora e internação em UTI superiores a cinco dias. As EOAPD mostraram-se presentes em 209 orelhas (95,9%). A ausência de respostas às EOAPD foi significativamente mais recorrente nos grupos com menor idade gestacional. Verificou-se aumento das amplitudes das EOAPD de acordo com o aumento da idade gestacional, exceto para a frequência de 8000 Hz na orelha esquerda. Não foi observada diferença entre orelhas e gêneros quanto à presença e amplitude das EOAPD. Conclusão : Há diferença entre os grupos pré-termo e a termo, quanto à presença e amplitude das EOAPD: maior probabilidade de falha nos grupos com menor idade gestacional e aumento (não linear) das amplitudes, conforme a idade gestacional torna-se maior. Os achados sugerem o fenômeno de maturação do sistema auditivo periférico.

    Resumo em Inglês:

    Purpose : To compare preterm and term neonates in relation to the presence and amplitude of Distortion Product Otoacoustic Emissions (DPOAEs), as well as to characterize them regarding risk indicators for hearing loss. Methods : Study realized by the analysis of the DPOAEs (frequencies of 2000, 3000, 4000, 6000 and 8000 Hz) and risk indicators for hearing loss. The neonates were grouped according to the gestational age. The results were analyzed by ANOVA, Kruskal-Wallis and Chi-square tests (5%). Results : The sample consisted of 109 neonates (218 ears) in homogenous distribution related to gender and preterm/term classification. A high risk for hearing loss was observed in 40.4% of the infants. From the risk indicators for hearing loss, the most common were the duration of the stay in incubators and intensive care units (ICU) longer than five days. The DPOAEs were present in 209 ears (95.9%). The absence of responses to DPOEAs was significantly more frequent in groups with lower gestational age. It was observed an increase of the amplitudes of the DPOEAs with the increase of the gestational age, except for the frequency of 8000 Hz in the left ear. There were no differences between ears and genders regarding the presence and amplitude of the DPOAEs. Conclusion : There are differences between preterm and term groups in relation to the presence and amplitude of the DPOAEs: higher probability of failure in the groups with lower gestational age and (nonlinear) increase of the amplitudes with the increase of the gestational age. The findings suggest the phenomenon of maturation of the peripheral auditory system.
  • Avaliação comportamental do processamento auditivo pré e pós treinamento auditivo formal em indivíduos após traumatismo cranioencefálico Artigos Originais

    Marangoni, Andréa Tortosa; Gil, Daniela

    Resumo em Português:

    Objetivo : Verificar os efeitos do treinamento auditivo formal em indivíduos após traumatismo cranioencefálico, utilizando testes comportamentais. Métodos : Nove indivíduos audiologicamente normais, que haviam sofrido traumatismo cranioencefálico grave, com lesão axional difusa, com ou sem lesão focal associada, foram submetidos à avaliação comportamental do processamento auditivo pré e pós treinamento auditivo formal em cabina acústica, organizado em oito sessões, visando o treinamento das habilidades auditivas de ordenação temporal, fechamento auditivo e figura-fundo. Resultados : Observou-se melhora no desempenho em todos os testes, após o treinamento, refletindo em uma melhora das habilidades auditivas de ordenação temporal e figura-fundo, para sons verbais. Quanto aos processos gnósicos alterados, observou-se melhora significativa para codificação (perda gradual de memória e integração sensorial) e organização. Conclusão : Indivíduos com lesão axional difusa, após sofrerem traumatismo cranioencefálico grave, apresentaram adequação das habilidades auditivas de figura-fundo, ordenação e resolução temporal, evidenciadas na avaliação comportamental do processamento auditivo, pós treinamento auditivo formal.

    Resumo em Inglês:

    Purpose : To investigate the effects of formal auditory training on individuals with traumatic brain injury using behavioral tests. Methods : Nine normal hearing individuals who had severe traumatic brain injury underwent behavioral evaluation of auditory processing pre and post formal auditory training. Eight sessions took place in an attempt to train the auditory skills of temporal ordering, auditory closure and figure-ground. Results : All individuals improved in all tests after the training, improving the auditory skills of temporal ordering and figure-ground of verbal sounds. In terms of the altered gnosis processes, a significant improvement was found for encoding (gradual loss of memory and sensory integration) and organization. Conclusion : After formal auditory training, individuals with severe traumatic brain injury exhibited adequacy in the auditory skills of figure-ground, temporal ordering and resolution.
  • Zumbido em uma população ribeirinha exposta ao metilmercúrio Artigos Originais

    Cardoso, Nathalia Alves; Hoshino, Ana Cristina Hiromi; Perez, Maurício Andrade; Bastos, Wanderley Rodrigues; Carvalho, Denise Pires de; Câmara, Volney de Magalhães

    Resumo em Português:

    Objetivo : Estudar a prevalência de zumbido, verificando se há associação entre a queixa desse sintoma e o teor de mercúrio e mensurar seu impacto na qualidade de vida. Métodos : Estudo seccional em toda a população do Lago do Puruzinho, localizada na margem esquerda do Rio Madeira, cidade de Humaitá, Estado do Amazonas, Brasil. Todos os residentes maiores de 18 anos, de ambos os gêneros, foram submetidos à anamnese, avaliação otorrinolaringológica e exame audiológico. Os indivíduos que apresentaram queixa de zumbido responderam à versão traduzida do questionário Tinnitus Handicap Inventory (THI). Também foram pesquisados os teores de mercúrio total no cabelo desses indivíduos. Resultados: Para análise dos resultados sobre a queixa de zumbido, os sujeitos foram divididos em dois grupos quanto à presença ou não de zumbido. O Grupo 1 foi composto por indivíduos que apresentaram queixa de zumbido e o Grupo 2, por indivíduos sem zumbido. Foi observado que 40% dos indivíduos apresentaram escores do THI compatíveis com handicap leve. A análise da associação da presença de zumbido com os teores de mercúrio total no cabelo mostrou que ambos os grupos apresentaram níveis elevados de mercúrio, porém não ocorreram diferenças entre os grupos. Conclusão : Um quarto dos ribeirinhos apresentou queixa de zumbido e exposição significativa ao mercúrio, mas não houve associação entre o zumbido e os níveis elevados de mercúrio.

    Resumo em Inglês:

    Purpose : To study the association between the prevalence of tinnitus and mercury exposure and measure the influence of tinnitus on the quality of life. Methods : We conducted a cross-sectional study of men and women aged above 18 years residing in the Lake Puruzinho region, which is located on the left bank of the Rio Madeira, Humaita city, Amazonas state, Brazil. All subjects underwent anamnesis, otorhinolaryngologic evaluation, and an audiology test. Individuals who experienced tinnitus completed the translated Tinnitus Handicap Inventory (THI). We also examined the levels of total mercury in the hair of these individuals. Results : To analyze the results regarding the prevalence of tinnitus, the subjects were divided into two groups according to the presence or absence of tinnitus. Group 1 was composed of subjects with tinnitus and Group 2 was composed of subjects without tinnitus. Consequently, 40% of individuals had scores consistent with mild handicap according to the THI. The analysis of the association between tinnitus and levels of total mercury in hair samples showed that both groups had high levels of mercury. However, this finding was not significantly different between groups. Conclusion : Herein, 25% of the subjects complained of tinnitus and significant exposure to mercury; however, there was no association between the prevalence of tinnitus and high levels of mercury.
  • Perfil populacional de idosos encaminhados à seleção de próteses auditivas em hospital público Artigos Originais

    Araujo, Tiago de Melo; Iório, Maria Cecília Martinelli

    Resumo em Português:

    Objetivo : Identificar o perfil populacional de idosos encaminhados à seleção de próteses auditivas em um hospital público, no que diz respeito às características sociodemográficas, de saúde geral e auditiva. Métodos : Estudo com 191 idosos e coleta de dados realizada por meio de prontuários. Análise realizada por meio de estatística descritiva, distribuição de frequências e análise de variância. Resultados : Predominância de participantes do gênero feminino, nascidos no Estado de São Paulo, raça branca, residentes em domicílio próprio, escolaridade entre zero e quatro anos, não ocupados, renda salarial entre zero e três salários mínimos, situação econômica regular e ausência de plano privado de saúde. A maior parte dos encaminhamentos partiu do próprio Hospital São Paulo. Em média, os pacientes gastam mais de 60 minutos para realizar o trajeto desde sua residência até o ambulatório. Foi observada relação entre percepção de saúde regular ou ruim e presença de doenças crônicas, tontura, zumbido, progressão da perda auditiva, ocorrência de dificuldades visuais e de locomoção e tempo de privação auditiva. Tipo, grau e configuração audiométrica com predominância neurossensorial, moderado e descendente respectivamente. Quanto à seleção de próteses auditivas, houve predomínio de aparelhos retroauriculares e moldes auriculares dos tipos invisível duplo e canal. Conclusão : O perfil dos idosos foi obtido e nos levou a reflexões importantes sobre acessibilidade aos serviços de saúde e da educação em saúde.

    Resumo em Inglês:

    Purpose : To identify the profile of the elderly population referred for hearing aids fitting in a public hospital, regarding sociodemographic characteristics, general and hearing health. Methods : The data of 191 elderly were collected from medical records. The analysis was performed using descriptive statistics, frequency distribution and analysis of variance. Results : There was a predominance of female participants, who were born in São Paulo, Caucasians, with proper residence, years of education between zero and four years, no occupation labor, income between zero and three salaries, regular economic situation and lack of private healthcare insurance. Most referrals came from São Paulo Hospital. Patients spend more than 60 minutes on average to make the journey from his residence to the clinic. Relationship between perception of regular or poor health and chronic diseases, dizziness, tinnitus, hearing loss progression, occurrence of visual difficulties, transportation and time of auditory deprivation observed in this study. Type, level and audiometric configuration with sensorineural, moderate and downward sloping predominance. Regarding the selection of hearing aids, predominated BTEs hearing aids, skeleton and canal ear molds. Conclusion : The profile of the elderly obtained in this study leads to important insights about accessibility to health services and health education.
  • Avaliação das ações da Fonoaudiologia no NASF da cidade do Recife Artigos Originais

    Andrade, Aline Fernanda de; Lima, Mirella Muzzi de; Monteiro, Natália Pereira; Silva, Vanessa de Lima

    Resumo em Português:

    Objetivo : Avaliar as ações da Fonoaudiologia nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família da cidade do Recife (PE). Métodos : Foi realizado um estudo de avaliação com abordagem normativa, considerando os aspectos relacionados à estrutura e processo. Para a avaliação, foi elaborado o modelo lógico da atuação fonoaudiológica no Núcleo de Apoio, a partir da análise dos documentos oficiais que regulamentam a atuação nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família. Em seguida, foi construída uma matriz de avaliação e elaborado o instrumento para a coleta de dados. Foram entrevistadas dez fonoaudiólogas integrantes das equipes NASF do município pesquisado. Para definição do grau de adequação das ações fonoaudiológicas no NASF, foi utilizado um sistema de escores que permitiu classificá-las em adequadas (75-100%), parcialmente adequadas (50-74,99%), incipientes (25-49,99%) e críticas (<24,99%). Resultados : O modelo lógico resultante deste estudo apontou para uma atuação fonoaudiológica fundamentada no Apoio Matricial e com atividades de apoio à Atenção e à Gestão. Em relação à avaliação das ações, as dimensões “estrutura” e “processo” foram classificadas, respectivamente, como incipiente e adequada. Considerando as duas dimensões avaliadas, as ações da Fonoaudiologia no NASF puderam ser consideradas adequadas. Conclusão : A Fonoaudiologia tem desempenhado de forma coerente seu papel nos NASF da cidade do Recife. Embora sua atuação seja fundamentada no processo de trabalho, aponta-se a necessidade de intervir em questões relacionadas à estrutura, a fim de aprimorar o desenvolvimento das ações realizadas nesse contexto.

    Resumo em Inglês:

    Purpose : This study aimed to evaluate the actions of Speech in Support Centers for Family Health in Recife (PE). Methods : We carried out an evaluation study with a normative approach, considering aspects related to structure and process. For the evaluation model, we compiled logical speech therapy at the Center for Support from the analysis of the official documents that govern the operation in Support Centers for Family Health. We then constructed a matrix evaluation and prepared the instrument for data collection. Speech therapists were interviewed by ten members of the county teams studied by the Support Center for Family Health (NASF). To determine the degree of appropriateness of actions in audiology, the NASF used a scoring system that allowed them to classify actions into adequate (75-100%), partially adequate (50-74.99%), nephropathy (25-49.99%), and critical (<24.99%). Results : The logical model resulting from this study pointed to a speech therapy based on the Support Matrix and activities to support Care and Management. Regarding the valuation of the shares, the structure and process dimensions were classified as incipient and appropriate, respectively. Considering the two dimensions evaluated, shares of Speech in the NASF could be considered adequate. Conclusion : Speech has played a consistent role in the city of Recife, although its performance is grounded in the work process, highlighting the need to intervene in matters related to the structure in order to enhance the development of actions carried out in this context.
  • Caracterização das inovações do telejornalismo e a expressividade dos apresentadores Artigos Originais

    Silva, Eliane Caires da; Penteado, Regina Zanella

    Resumo em Português:

    Objetivo : Caracterizar as inovações nos telejornais brasileiros e analisar os impactos na expressividade dos apresentadores, com ênfase nos recursos não verbais. Métodos : O corpus da pesquisa foi constituído por cinco telejornais nacionais brasileiros: Primeiro Jornal (Rede Bandeirantes), Bom Dia Brasil (Rede Globo), Jornal da EPTV (Rede Globo), GloboNews, Edição das 18h (Globo News), Leitura Dinâmica (Rede TV). Os telejornais foram gravados durante cinco semanas, entre os meses de outubro e novembro de 2011. Foi realizada decupagem e edição do material e as cenas selecionadas foram congeladas e transformadas em imagens (formato .jpg ). A análise foi feita pela pesquisadora e por uma fonoaudióloga com experiência e especialização em voz e buscou identificar aspectos das condições de trabalho (cenários, mobiliário, materiais, recursos e/ou equipamentos) e da expressividade dos apresentadores (postura, deslocamentos e comportamento não verbal: expressões corporais, faciais e gestos). Resultados : Foram observados, no contexto das condições de trabalho: cenários com ambientes integrados; ausência da bancada e mobiliário diversificado; novos recursos, tecnologias e equipamentos, como monitores, telas e telões interativos, cenários virtuais, controle remoto de teleprompter pelo apresentador , notebooks, tablets e serviço de acesso à internet. Observou-se uma nova dinâmica de apresentação do telejornal, envolvendo processos interativos diretos, mediados e/ou virtuais. Tais situações, não previstas no modelo tradicional de telejornal, nem na literatura fonoaudiológica em jornalismo, levam o apresentador a realizar diferentes formas de acomodação, posturas, posições, movimentos e deslocamentos, simultaneamente ao emprego dos recursos verbais, vocais e não verbais. Nessa nova dinâmica, o corpo inteiro do jornalista/apresentador mantém-se sob demanda expressiva. Conclusão : Os elementos inovadores no âmbito do telejornalismo interferem na expressividade e precisam ser considerados pela Fonoaudiologia.

    Resumo em Inglês:

    Purpose : To present innovation features in Brazilian newscast and to analyze their impact on the expressiveness of the anchors, emphasizing non-verbal resources. Methods : The corpus of the research is five Brazilian TV news shows: Primeiro Jornal (Bandeirantes Television ), Bom Dia Brasil (Globo Television ), Jornal da EPTV (Globo Television ), GloboNews 6PM-edition (Globo News), Leitura Dinâmica (Rede TV). The news shows were recorded for five weeks during October and November, 2011. The shooting script and edition of the material was conducted and the selected scenes were frozen and converted into images (.jpg format). The analysis was carried out by the researcher and by a language and speech specialist with experience in voice studies, and aimed at identifying aspects of the work conditions (scenery, furniture, materials, resources and and/or equipment) and its relation to the anchors’ expressiveness (posture, dislocation, and non-verbal behavior: body and face expressions and gestures). Results : The following technologies were observed: monitors, screens, interactive screens, virtual sceneries, remote control of the teleprompter by the anchor, notebooks, tablets, and internet access. The inclusion of new technologies, equipment and resources in news broadcasting makes the anchor, during the interaction with these devices, perform other and different forms of accommodation, posture, positions and movements, different from those employed in traditional news broadcasting. Results : As to work conditions, integrated-environment settings, lack of counter or other types of furniture, new resources, technologies and equipment, such as monitors, screens and interactive screens, virtual settings, teleprompter remote control used by the presenter, notebooks, tablets and internet access were observed. A new dynamics is created in news casting, involving direct, mediated and/or virtual interactive processes. Such situations, not foreseen in traditional newscast models or in journalism and speech and language therapy literatures, lead the news presenter to adopt other and different forms of accommodation, postures, positions, movements, and displacement as verbal, vocal and non-verbal resources are used. The entire body of the journalist/presenter is under expressive demand. Conclusion : Innovation features in TV newscast have an impact on expressiveness and need to be considered by Speech and Language Studies.
  • Influência da escuta contextualizada na percepção da intensidade do desvio vocal Artigos Originais

    Costa, Flávia Pereira da; Yamasaki, Rosiane; Behlau, Mara

    Resumo em Português:

    Objetivo : Verificar se a escuta clínica contextualizada influencia a avaliação perceptivo-auditiva da intensidade do desvio vocal. Métodos : Foram selecionados 22 registros vocais de 12 mulheres e dez homens, faixa etária de 25 a 75 anos, pré e pós fonoterapia. A amostra vocal foi analisada por duas fonoaudiólogas especialistas em voz. A avaliadora 1 era a terapeuta dos pacientes e realizou a escuta clínica contextualizada e a avaliadora 2 não conhecia nenhum dos pacientes e realizou a escuta do sinal sonoro. O material de fala foi a emissão da vogal sustentada “é” e a contagem de números de um a dez. A estratégia utilizada foi a de marcar o grau geral de desvio vocal em uma escala analógica visual de 100 mm. Resultados: Na vogal sustentada, no momento pré-fonoterapia, a avaliadora 1 produziu a média de 53,8 pontos (faixa de 17 a 100), enquanto a avaliadora 2 produziu a média de 62,8 (faixa de 32 a 100). No momento pós fonoterapia, a média da avaliadora 1 foi de 22,8 pontos (faixa de 7 a 47) e a da avaliadora 2 foi de 51,9 pontos (faixa de 28 a 92), para vogal sustentada. Para a fala encadeada, o momento pós fonoterapia foi o único que se encontrou diferença, sendo que a avaliadora 1 teve média de 18,41 pontos (faixa de 5 a 55) e a avaliadora 2, média de 43,55 pontos (faixa de 18 a 80). Conclusão : A vogal sustentada sofreu mais influência do conhecimento de dados demográficos e de diagnóstico vocal do que a fala encadeada.

    Resumo em Inglês:

    Purpose : We verify if the clinical context interferes in the assessment of vocal deviation, considering the overall degree of severity. Methods : We selected 22 voice recordings of 12 women and 10 men diagnosed with organic or functional dysphonia, aged between 25 and 75 years old, pre-and post-therapy. The vocal sample was analyzed by two SLP voice specialists, one of which (SLP-1) was the patients’ therapist and conducted a contextualized clinical assessment. On the other hand, the second voice specialist (SLP-2), did not know any of the patients and conducted the assessment only by listening to the recordings. The speech material used was the sustained vowel /e/ and continuous speech (number counting 1 to 10). The overall degree of vocal deviation should be marked on a visual analog scale of 100 mm. Results : In the sustained vowel the SLP-1 produced an average of 53.8 on pre-therapy evaluation (range 17 to 100), while the SLP-2 produced an average of 62.8 (range 32 to 100). In the post-therapy assessments, the average was 22.8 for SLP-1 (range 7 to 47), and 51.9 for SLP-2 (range 28 to 92). To the continuous speech the post-therapy assessments was the only with significant difference, the SLP-1 produced an average of 18.41 (range 5 to 55) while the SLP-2 produced an average of 43.55 (range 18 to 80). Conclusion : The sustained vowel suffers more influences of demographic data and diagnostic vocal than continuous speech.
  • Associação entre distúrbio de voz e sintomas de disfunção temporomandibular autorreferidos por professores Artigos Originais

    Machado, Ilza Maria; Bianchini, Esther Mandelbaum Gonçalves; Boas, Denise Cintra Villas; Giannini, Susana Pimentel Pinto; Ferreira, Léslie Piccolotto

    Resumo em Português:

    Objetivo : Verificar a relação entre distúrbio de voz e sintomas de disfunção temporomandibular em professores do ensino fundamental. Métodos : Participaram deste estudo 138 professores, 96 do gênero feminino e 42 do gênero masculino, com média de idade de 38 anos. Os professores responderam questionário, com cinco questões de autorreferência à presença de alteração de voz no presente e sintomas de disfunção temporomandibular. Os dados foram analisados por meio de teste de associação (Qui-quadrado) para verificar associação entre distúrbio de voz e sintomas de disfunção temporomandibular, além da relação de cada um deles quanto a gênero e idade. Resultados : Os sintomas de disfunção temporomandibular relatados pelos professores foram: dor de cabeça ou na face, dor ao final do dia e dor ao falar muito. Os resultados mostraram diferença significativa para os sintomas de dor ao falar muito, dor ao final do dia e estalido na articulação temporomandibular, em professores sem distúrbio de voz. Houve diferença significativa para o gênero feminino, quanto a distúrbio de voz. Constatou-se maior número de autorreferência à disfunção temporomandibular, quando comparado ao distúrbio de voz, com diferença significativa para o gênero feminino. Conclusão : Os achados apontam associação estatística entre distúrbio de voz e sintomas de disfunção temporomandibular, em professores. Destaca-se a importância de outras pesquisas com avaliação clínica integrada, para aprofundar dados referentes a sintomas vocais e DTM, em relação à idade.

    Resumo em Inglês:

    Purpose : To verify the relationship between voice disorder and temporomandibular dysfunction (TMD) in elementary and middle school teachers. Methods : The participants of this study were 138 teachers - 96 women and 42 men, with a mean age of 38 years. The teachers responded to a questionnaire with five questions on voice disorder and temporomandibular dysfunction symptoms. The data were analyzed using an association test (Chi-square) to verify the association between voice disorder and temporomandibular dysfunction symptoms, as well as the relationship of the symptoms with sex and age. Results : The temporomandibular dysfunction symptoms reported by the teachers, from the most to least frequently mentioned, were as follows: headache or facial pain, pain at the end of the day, and pain when speaking excessively. The results showed a statistically significant difference for the symptom pain when speaking excessively, pain at the end of the day, and temporomandibular joint snap in teachers without voice disorder. A statistically significant difference was observed for the female sex, regarding temporomandibular dysfunction. Temporomandibular dysfunction was more frequently reported than voice disorder, with higher incidence in female than in male teachers. Conclusion : The findings showed a statistical association between voice disorder and temporomandibular dysfunction in teachers. Further studies with integrated clinical assessment on the relationship between voice symptoms and TMD in different age groups are warranted.
  • Verificação da eficácia do uso de tubos de ressônancia na terapia vocal com indivíduos idosos Artigos Originais

    Santos, Sabrina Braga dos; Rodrigues, Stéfani Ribeiro; Gadenz, Camila Dalbosco; Anhaia, Tanise Cristaldo; Spagnol, Priscila Esteves; Cassol, Mauriceia

    Resumo em Português:

    Objetivo : Verificar a eficácia do uso da técnica “Tubos de Ressonância – Método Finlandês” em um grupo de indivíduos idosos com queixas de alterações vocais e respiratórias. Métodos : A amostra foi composta por residentes de uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI), divididos igualmente entre Grupo de Pesquisa (G1) e Grupo de Controle (G2). Foram incluídos na pesquisa 42 idosos, dos quais 30 do gênero feminino, na faixa etária de 62 anos a 93 anos de idade. Foi aplicado um inventário sociodemográfico seguido da espirometria e da gravação das vozes, antes e depois da intervenção. O G1 participou de seis sessões com a técnica “tubos de ressonância” e o G2 participou de seis oficinas de saúde vocal. As vozes gravadas foram analisadas segundo critérios da escala GRBASI. Resultados : O grupo G1 obteve melhora significativa, enquanto o grupo G2 não obteve mudança vocal significativa. A espirometria obteve melhora no G1 e piora no G2. Conclusão : A técnica finlandesa de tubos de ressonância apresentou eficácia na terapia com indivíduos idosos com sintomas de presbifonia, auxiliando na melhora da qualidade vocal e da capacidade vital.

    Resumo em Inglês:

    Purpose : Verifying the effectiveness of the Finnish resonance tube method in a group of elderly subjects with complaints of vocal and respiratory changes. Methods : The sample was made up of dwellers from a long-term care institution (LTCI) who were equally distributed into Research Group (G1) and Control Group (G2). 42 elderly, 30 of whom female, between 62 and 93 years old took part in the research. A sociodemographic survey was applied followed by spirometry and voice recording both prior to and after the intervention. G1 attended six resonance tube sessions, while G2 attended six vocal health workshops. The voices recorded were analyzed following the GRBASI scale. Results : G1 significantly improved while G2 did not have any significant voice change. Spiromety improved in G1 and worsened in G2. Conclusion : The Finnish resonance tube technique was effective in treating the elderly with presbyphonia symptoms and aided in improving their vocal quality and vital capacity.
  • Verificação dos efeitos da Levodopa na deglutição de pacientes com doença de Parkinson Artigos Originais

    Monteiro, Douglas; Coriolano, Maria das Graças Wanderley de Sales; Belo, Luciana Rodrigues; Cabral, Etenildo Dantas; Asano, Amdore Guescel; Lins, Otávio Gomes

    Resumo em Português:

    Objetivo : Avaliar os efeitos da Levodopa na deglutição de pacientes com Doença de Parkinson (DP). Métodos : O estudo foi realizado no Programa Pró-Parkinson do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. Foram estudados 20 pacientes com DP idiopática e 12 sujeitos normais (grupo controle). A eletromiografia de superfície (EMGs) foi registrada sobre a musculatura supra-hióidea, durante a deglutição de 3 ml e 10 ml de água e iogurte. Cada volume foi repetido cinco vezes. Esse protocolo foi realizado no grupo com DP antes e após a medicação, período off e on, e no grupo controle, uma única vez. Resultados : A amplitude das EMGs foi significativamente maior nos sujeitos do grupo controle do que nos pacientes com DP (off), na deglutição de cada volume de água. A duração das EMGs foi significativamente maior na deglutição de 3 ml de água e iogurte em pacientes com DP (off). Durante a fase on, diferenças significativas não foram notadas. Conclusão : A administração de Levodopa em pacientes com DP parece influenciar a amplitude e duração da EMGs dos músculos supra-hióideos, aproximando as variáveis aos valores de normalidade.

    Resumo em Inglês:

    Purpose : To evaluate the effects of Levodopa on the swallowing of patients with Parkinson’s Disease (PD). Methods : The study was carried out in the Pro-Parkinson Program of the Hospital das Clinicas of the Federal University of Pernambuco. Twenty patients with idiopathic PD and 12 normal subjects (control group) were studied. The surface Electromyography (sEMG) was recorded over the suprahyoid musculature during swallowing of 3 ml and 10 ml of water and yogurt. Each volume was repeated five times. This protocol was carried out on the group with PD before and after the medication, off and on periods, and on the control group, a single time. Results : The amplitude of the sEMG was significantly greater for subjects of the control group than for the patients with PD (off), regarding swallowing of each volume of water. The duration of the sEMG was significantly greater for the swallowing of 3 ml of water and yogurt in patients with PD (off). During the on phase, no significant differences were noted. Conclusion : The administration of Levodopa on patients with PD seems to influence the amplitude and duration of the sEMG of suprahyoid muscles, approximating the variables to the values of normalcy.
  • Intervenção fonoaudiológica na transição alimentar de sonda para peito em recém-nascidos do Método Canguru Artigos Originais

    Medeiros, Andréa Monteiro Correia; Sá, Thalyta Prata Leite de; Alvelos, Conceição Lima; Novais, Deborah Sabina Farias

    Resumo em Português:

    Objetivo : Verificar a relação entre idade gestacional e tempo de intervenção fonoaudiológica para início da alimentação via oral, quando utilizada a técnica de transição alimentar da sonda direta para o peito. Métodos : Trata-se de um estudo do prontuário médico/fonoaudiológico de 38 recém-nascidos de risco em Unidade Canguru. Foram coletados os seguintes dados: idade gestacional ao nascimento e corrigida, dias de vida, peso ao nascimento e atual, tipo e duração da intervenção fonoaudiológica, volume de dieta por sonda. Utilizou-se o tempo de uso de antibióticos e o suporte ventilatório como critérios de divisão dos recém-nascidos em dois grupos (G1 e G2). Na análise estatística, aplicou-se o teste não paramétrico de Mann-Whitney e o coeficiente de correlação de Pearson. Resultados : O tempo de intervenção para os recém-nascidos que receberem alta fonoaudiológica não apresentou resultados significativos entre os grupos (G1= 9,35 dias e G2= 10,12 dias), embora a hipótese inicial deste estudo fosse a de que os recém-nascidos do G1 necessitariam de menor período de atendimento fonoaudiológico que os do G2. Houve diferença estatisticamente significativa para o peso ao nascimento, entre G1 (1563,53 g) e G2 (1409,62 g). Conclusão : Quando utilizada a técnica de transição alimentar da sonda direta para o peito, em recém-nascidos de risco com média de idade gestacional semelhante e mesmo tempo de intervenção fonoaudiológica, os bebês demonstraram aptidão para coordenar os movimentos de sucção/respiração/deglutição, e consequentemente, a amamentação efetiva em seio materno exclusivo.

    Resumo em Inglês:

    Purpose : Verify the relationship between gestational age and duration of speech therapy to start oral feeding, when used the technique of feeding transition of the probe directly to the chest. Methods : This is a study of newborn medical/speech records of 38 risk in Kangaroo unit. Were collected : gestational age at birth and corrected days of life, birth weight and current, type and duration of speech therapy, enteral feeding volume. We used time use of antibiotics and ventilatory support as criteria for division of newborns into two groups (G1 and G2). At the statistical analysis was applied the nonparametric test of Mann-Whitney and the Pearson’s correlation coefficient. Results : Intervention time for newborns were discharged speech showed no significant results between groups (G1 = 9.35 days and G2 = 10.12 days), although the initial hypothesis of this study was that the newborn G1 would require fewer days of speech therapy than the G2. There was statistically significant difference in birth weight between G1 (1563.53 g) and G2 (1409.62 g). Conclusion : It was observed that both groups started speech therapy and oral feeding practically medium of similar gestational ages and both speech intervention, demonstrating ability to coordinate sucking movements/breathing/swallowing, and consequently the effective and exclusive breastfeeding.
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