Acessibilidade / Reportar erro
Audiology - Communication Research, Volume: 20, Número: 2, Publicado: 2015
  • Editorial Editorial

    Schochat, Eliane; Almeida, Kátia de
  • Potenciais relacionados a eventos em pesquisa clínica: diretrizes para eliciar, gravar, e quantificar o MMN, P300 e N400 Editorial Convidado

    Romero, Ana Carla Leite; Regacone, Simone Fiuza; Lima, Daiane Damaris Baptista de; Menezes, Pedro de Lemos; Frizzo, Ana Cláudia Figueiredo
  • Posturografia dinâmica computadorizada na avaliação do equilíbrio corporal de indivíduos com disfunção vestibular Artigos Originais

    Oda, Danielle Tyemi Massukawa; Ganança, Cristina Freitas

    Resumo em Português:

    Objetivo Avaliar o equilíbrio corporal de pacientes portadores de disfunção vestibular, por meio da posturografia dinâmica computadorizada. Métodos Estudo com 116 indivíduos com disfunção vestibular periférica, com idades entre 22 anos e 6 meses e 94 anos e 1 mês. Foram submetidos à avaliação otoneurológica completa, avaliação otorrinolaringológica, além da posturografia dinâmica computadorizada com os testes de organização sensorial, controle motor e de adaptação. Resultados O teste de organização sensorial foi o mais sensível para detectar alterações do equilíbrio e a condição 4, em que os pacientes permanecem na posição ortostática, com os pés afastados e sobre os sensores da superfície de referência, com os olhos abertos; condição 5, na qual os pacientes continuam na posição com os olhos fechados e a condição 6, em que os pacientes mantém os olhos abertos e o campo visual sofre deslocamentos anteroposteriores. Nas três condições, a superfície de referência oscila com movimentos similares à gangorra e foram as que os participantes apresentaram maiores dificuldades. Houve maior ocorrência de quedas se compararmos ao risco de quedas, avaliado quando o paciente tem pontuação entre 60 e 69 no índice de equilíbrio, principalmente a partir da condição 4 do teste de organização sensorial e entre os idosos. As mulheres tiveram maior número de quedas durante os testes. Conclusão A posturografia dinâmica computadorizada detectou as alterações relacionadas ao equilíbrio corporal, auxiliando no diagnóstico das disfunções e complementando a avaliação vestibular.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To evaluate the body balance of patients with vestibular dysfunction with computerized dynamic posturography. Methods Study of 116 individuals with peripheral vestibular dysfunction, aged 22 years and 6 months old to 94 years and 1 month old were subjected to a complete otoneurological assessment; computerized dynamic posturography with a sensory organization test, motor control test, and adaptation test; and an otolaryngological evaluation. Results The sensory organization test detected balance changes with the most sensitivity. Condition 4, during which the patients stood with their feet apart with them placed on the sensors of the reference surface and with their eyes open; condition 5, during which the patients remained in position with their eyes closed; condition 6, during which the patients kept their eyes open and their visual field underwent anterior-posterior displacement; and all three conditions when the reference surface moved in a see-saw manner were the conditions during which the participants had the greatest difficulties. The results showed patients with composite scores between 60 and 69, which indicated a higher occurrence of falls compared to the risk of falls, during condition 4 of the sensory organization test and among the elderly. Women had a higher number of falls during testing. Conclusion Computerized dynamic posturography, which concisely detected body balance changes, can be used in the diagnosis of vestibular disorders to complement vestibular assessments.
  • Perfil e satisfação com o trabalho de profissionais da rede de atenção à saúde auditiva Artigos Originais

    Escarce, Andrezza Gonzalez; Lemos, Stela Maris Aguiar; Carvalho, Sirley Alves da Silva

    Resumo em Português:

    Objetivo Verificar o perfil e a satisfação com a estrutura do serviço, política de recursos humanos e rotina de trabalho de profissionais que integram equipes de uma Rede de Atenção à Saúde Auditiva. Métodos Trata-se de um estudo realizado com 34 profissionais pertencentes à Rede de Atenção à Saúde Auditiva de duas microrregiões de Minas Gerais. A pesquisa se deu por meio da aplicação de um questionário estruturado, composto por seis eixos (caracterização do profissional, dados do atendimento/perfil do serviço, conhecimento do profissional quanto ao perfil da população atendida, caracterização do trabalho em equipe, satisfação do profissional e comunicação e trabalho. Foi realizada análise descritiva da distribuição de frequência de todas as variáveis categóricas e análise das medidas de tendência central e de dispersão das variáveis contínuas. Resultados A maioria dos profissionais pertencia à categoria fonoaudiólogo, eram contratados e recebiam entre R$ 1.091,00 e R$ 2.180,00. Metade deles relatou haver discussão dos casos clínicos e planejamento de ações, pelas equipes. A maioria referiu não haver demanda administrativa e discussão dos resultados alcançados. Todas as equipes possuíam fonoaudiólogos que se manifestaram satisfeitos com a maior parte dos aspectos do serviço no qual estavam inseridos. Como itens de insatisfação foram citados: “política de recursos humanos”, “equipamentos para diagnóstico” e “política salarial”. Conclusão O instrumento utilizado permitiu realizar o delineamento do perfil dos profissionais pertencentes à Rede de Atenção à Saúde Auditiva e verificar que estes estão satisfeitos com a maioria dos aspectos analisados.

    Resumo em Inglês:

    Purpose Verify the profile and satisfaction regarding the service structure, human resources policy and professional routine work of the hearing health’s professionals of the Hearing Health Care Network. Methods Study conducted with 34 professionals related to the Hearing Health Care Network in two micro regions of Minas Gerais. The research was done through the application of a structured questionnaire consisting in six axes (Professional characterization, Data of the service, Professional knowledge about the profile of the served population, characterization of the Teamwork, Professional satisfaction and Communication and work). It was performed the descriptive analysis of the frequency distribution of all categorical variables and analysis of measures of central tendency and dispersion for continuous variables. Results The majority belongs to the speech language pathologists category, are employed and wages are between R$ 1,091.00 and R$ 2,180.00. Half of employees reported having discussion of clinical cases by teams and action planning. Most reported no occurrence of administrative demand and discussion about the achieved results. All teams had speech language pathologists and were, in most aspects, satisfied with the service in which it was inserted. The items about Dissatisfaction cited were the following ones: “Human Resources Policy”, “Diagnosis equipment” and “wage policy.” Conclusion This utilized instrument helped to achieve a professional profile delimitation among all the Health Hearing Care Network professionals, as well as verifying its satisfaction with most of the analyzed aspects.
  • Caracterização audiológica de crianças em tratamento oncológico Artigos Originais

    Caldas, Érica Alessandra; Brito, Luciane Maria Oliveira; Caldas, Patrícia Andréia; Rocha, Savya Cybelle Milhomem; Ferreira Filho, Edson Diniz; Chein, Maria Bethânia da Costa

    Resumo em Português:

    Objetivo Investigar os efeitos do tratamento oncológico no sistema auditivo de crianças. Métodos A amostra foi constituída por 12 crianças de 2 a 12 anos de idade, com diagnóstico de câncer e indicação para radioterapia associada ou não à quimioterapia. Foram realizadas pesquisas das emissões otoacústicas produto de distorção (EOA-PD) e emissões otoacústicas transientes (EOA-TE), antes e após seis meses de tratamento. Resultados Das 24 orelhas, apenas duas (8,3%) falharam para as EOA-TE e EOA-PD e não foi observada alteração significativa após o tratamento oncológico. Conclusão O tratamento oncológico, durante um período de seis meses, não ocasionou alterações auditivas nesta amostra.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To investigate the effects of cancer treatment on the auditory system of children. Methods The study population comprised 12 children, aged 2 to 12 years, who had been diagnosed with cancer and recommended radiotherapy with/without chemotherapy. Distortion product otoacoustic emissions (DP-OAE) and transient evoked otoacoustic emissions OAE (TE-OAE) were measured before treatment and after six months of treatment. Results Out of the 24 ears, only two ears (8.3%) failed the TE-OAE and DP-OAE tests, and no significant change was observed after cancer treatment. Conclusion Cancer treatment over a period of six months did not cause hearing impairment in this group of patients.
  • Teste prático das habilidades de manuseio do aparelho de amplificação sonora individual (PHAST): resultados na adaptação e comparação da confiabilidade entre avaliadores Artigos Originais

    Ferrari, Deborah Viviane; Jokura, Pricila Reis; Silvestre, Nayara Alessandra; Campos, Patricia Danieli; Paiva, Paula Maria Pereira

    Resumo em Português:

    Objetivo Avaliar os resultados do “Teste Prático de Habilidade de manuseio do aparelho de amplificação sonora individual AASI (PHAST)” em novos usuários deste dispositivo. Verificar a confiabilidade interavaliadores para o teste PHAST. Análise descritiva, longitudinal de dados de um estudo clínico randomizado controlado. O PHAST foi aplicado em 60 novos usuários de AASI retroauriculares e intra-aurais, imediatamente e cerca de dez dias após a concessão do dispositivo. As avaliações foram filmadas e, posteriormente, analisadas e pontuadas por um ou dois juízes independentes. Aproximadamente 55% dos participantes obtiveram desempenho variando de razoável a ruim. A troca da pilha e inserção do AASI foram as tarefas de maior dificuldade. A pontuação total e das tarefas de “abertura do compartimento de pilha” e “inserção do AASI” aumentaram significativamente entre as aplicações do PHAST, indicando melhora do manuseio ao longo do tempo. O desempenho no PHAST foi correlacionado com a idade dos participantes. A confiabilidade entre avaliadores foi alta e significativa para a pontuação total e para seis tarefas individuais do PHAST. Conclusão Novos usuários exibem diferentes dificuldades no manuseio do AASI, que são maiores nos períodos iniciais de uso. O PHAST pode ser utilizado na clínica audiológica a fim de propiciar um registro mais sistemático de tais habilidades.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To evaluate the results of the “Practical Hearing Aid Skills Test (PHAST)” in new HA users. To assess the inter-rater reliability of the PHAST. Methods Descriptive, longitudinal analysis of data from a randomized controlled trial. The PHAST was administered to 60 new users of behind-the-ear and in-the-ear instruments, immediately and 10 days after the hearing aid fitting. The assessments were recorded and later analyzed and scored by one or two independent evaluators. Results About 55% of the participants showed fair and poor performance on the PHAST. Battery replacement and hearing aid insertion tasks were the most difficult to complete. Total scores as well as “opening battery compartment” and “hearing aid insertion” tasks scores, improved significantly between the first and second administration of the PHAST. The PHAST performance was correlated with the participant’s age. Inter-rater reliability was high and significant concerning the total score and for six PHAST individual tasks. Conclusion New hearing aid users have different hearing aid handling skills that increase in the initial periods of HA use. The PHAST can be used in the audiology clinic, allowing for a more systematic record of such skills.
  • O efeito do feedback auditivo atrasado na gagueira Artigos Originais

    Carrasco, Eliane Regina; Schiefer, Ana Maria; Azevedo, Marisa Frasson de

    Resumo em Português:

    Objetivo Verificar o efeito do feedback auditivo atrasado (delay auditory feedback) e da retroalimentação com a frequência alterada (frequency altered feedback) em indivíduos que manifestam gagueira. Métodos Foram selecionados 16 indivíduos adultos com diagnóstico de gagueira, de ambos os gêneros, faixa etária entre 17 e 49 anos e com, no mínimo, 8 anos de escolaridade. Os indivíduos foram distribuídos em dois grupos, sendo um grupo (G1) formado por oito indivíduos gagos submetidos à terapia de fala com o uso do aparelho SpeechEasy® e o outro (G2), formado por oito indivíduos gagos submetidos à terapia sem o uso do aparelho. Todos os indivíduos passaram por avaliação fonoaudiológica convencional, avaliação específica da fluência da fala, avaliação audiológica básica e treinamento de fala com ou sem o uso do aparelho. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística pertinente. Resultados Nos grupos G1 e G2 houve diminuição significativa do grau de gagueira e das disfluências atípicas na avaliação final, quando comparada à inicial. Conclusão Houve melhora do grau da gagueira com o treinamento de fala em ambos os grupos, com tendência do G1, que utilizou o dispositivoSpeechEasy®,para apresentar maior redução no índice de disfluências e maior ganho nas taxas de velocidade articulatória e de produção de informação.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To verify the effect of delayed auditory feedback and altered frequency in the stuttering severity, by means of the SpeechEasy®device. Methods Sixteen 17 to 49 year-old men and women who stuttered were selected. Schooling ranged from High School to Undergraduate degree. Subjects were distributed in 2 groups: G1 with 8 people who stuttered and had speech therapy using the SpeechEasy®device and G2 with 8 people who stuttered and had therapy without the device. All the subjects underwent conventional speech-language-hearing evaluation, specific stuttering evaluation, basic hearing evaluation and speech training with or without the device. Obtained data was submitted to appropriate statistical analysis. Results There was a significant decrease in the stuttering severity level and in atypical disfluencies rate, in groups G1 and G2, in the final assessment when compared to the initial one. Conclusion There was an improvement of stuttering level with speech training in both groups, with a tendency of G1, which made use ofSpeechEasy® device to present higher reduction in the disfluencies rate and bigger gain in articulatory rate and information production rate.
  • Análise vocal acústica: efeito do treinamento auditivo-visual para graduandos de Fonoaudiologia Artigos Originais

    Medina, Vanessa; Simões-Zenari, Marcia; Nemr, Nair Kátia

    Resumo em Português:

    Objetivo Verificar a efetividade de treino para avaliação acústica da voz com graduandos de Fonoaudiologia. Métodos Estudo realizado com 14 estudantes de curso de graduação em Fonoaudiologia, que participaram de seis encontros semanais teóricos e práticos, com duração total de quatro horas e meia. Foram abordados os conceitos básicos para avaliação vocal acústica perceptivo-auditiva e foi praticada a análise espectrográfica de cada parâmetro, visualmente e auditivamente. Para verificar a efetividade da proposta, os graduandos realizaram, antes e ao final do treino, a avaliação das medidas de extração automáticas e de aspectos da espectrografia de banda estreita de uma amostra de 15 vozes, normais e alteradas em variados graus. O desempenho dos alunos foi considerado nos dois momentos, comparando-se os erros e acertos em relação à análise prévia realizada por especialista, com índice Kappa >0,70. Para comparação entre os resultados obtidos pelos graduandos, nos dois momentos, utilizou-se o teste de McNemar. Resultados Para todos os parâmetros analisados, as médias de acerto foram maiores no momento pós-treino, com maioria dos índices acima de 90%; o mesmo observou-se em relação à média geral (24,2% no momento pré-treino e 93,0% no momento pós-treino). Conclusão O treino mostrou-se efetivo para a aprendizagem dos graduandos, podendo ser incorporado às disciplinas que envolvem os conceitos de avaliação da voz e transformado em material didático disponível para outros grupos

    Resumo em Inglês:

    Purpose To verify the effectiveness of a training for acoustic voice assessment with undergraduate students of Speech-Language Pathology. Methods Study conducted with 14 undergraduate students of Speech-Language Pathology who participated in six theoretical/practical weekly encounters, whose total duration was four hours and a half. Basic concepts of acoustic voice assessment was performed; we used spectrographic analysis to each parameter, visually and auditory. In order to verify the proposal’s effectiveness, the undergraduate students assessed before and after de training, the measures of automatic extraction of the evaluation measures and also aspects of narrowband spectrograph of 15 voices, normal and disordered in varying degrees. We considered the performance of students, before and after the training comparing their mistakes and correct scores to a previous analysis performed by a specialist with Kappa index >0.70. To compare the results obtained by the undergraduate students in the two instances McNemar test was performed. Results For all parameters analyzed the average of correct scores was higher after the training, as well as the overall average (24.2% before and 93.0% after). Conclusion The developed training was effective for the learning of undergraduate students, and may be included into subjects which involve concepts of voice assessment and also might be transformed into teaching material available to other groups.
  • Qualidade de vida em voz, avaliação perceptivoauditiva e análise acústica da voz de professoras com queixas vocais Artigos Originais

    Cielo, Carla Aparecida; Ribeiro, Vanessa Veis; Bastilha, Gabriele Rodrigues; Schilling, Nilvana de Oliveira

    Resumo em Português:

    Objetivo Correlacionar a qualidade de vida em voz (QVV), avaliação vocal perceptivoauditiva e acústica de professoras com queixas vocais. Métodos Participaram do estudo 74 professoras com idades entre 20 e 62 anos (média 38,75 anos). Foram realizadas autoavaliação da QVV, avaliação vocal perceptivoauditiva, análise vocal acústica de fonte glótica e espectrográfica, em banda estreita (EBE) e banda larga (EBL) e análise estatística pertinente. Resultados Houve correlação negativa entre QVV e frequência fundamental (f0), f0 máxima e desvio padrão da f0; rugosidade e variação da amplitude. Ocorreu correlação positiva entre QVV e escurecimento do traçado em todo o espectrograma vocal, definição e número de harmônicos em EBE; grau geral de alteração vocal e índice de fonação suave, presença de ruído nas altas frequências na EBL; grau geral de alteração vocal, escurecimento do 1º formante e maior definição do 2º formante na EBL; soprosidade ejitter percentual, jitter absoluto, média relativa da perturbação, quociente de perturbação do pitchsuavizado, quociente de perturbação do pitch,índice de fonação suave, presença de ruído nas altas frequências em EBL, substituição de harmônicos por ruído nas altas frequências e em todo espectrograma em EBE. Conclusão Quanto menor a f0, maior o escurecimento do traçado espectrográfico, definição e número de harmônicos, maior a QVV relacionada à voz. As análises perceptivoauditiva e acústicas mostraram correlações importantes quanto à presença de energia aperiódica e instabilidade do sinal vocal. As avaliações acústica, perceptivoauditiva e de QVV relacionada à voz foram complementares na caracterização vocal das docentes.

    Resumo em Inglês:

    Purpose Correlating the Voice-Related Quality of Life (VRQOL), perceptual-auditory and acoustic assessment of teachers with vocal complaints. Methods The study included 74 teachers aged between 20 and 62 years (mean 38.75 years). Self-assessment of VRQOL, voice perceptual-auditory assessment, acoustic voice analysis of glottal and spectrographic source, in narrowband (NB) and wideband (WB) and relevant statistical analysis were carried out. Results There was a negative correlation between VRQOL and fundamental frequency (f0), maximum f0 and standard deviation of f0; roughness and amplitude variation. There was a positive correlation between VRQOL and darkening of the tracing around the vocal spectrogram, definition and number of harmonics in NB; overall degree of vocal and soft phonation index, presence of noise at high frequencies in the WB; overall degree of vocal disorders, darkening the 1st formant and higher definition of the 2nd formant in WB; breathiness and percentage jitter, absolute jitter, relative average of perturbation, smoothed pitch perturbation quotient, pitch perturbation quotient, soft phonation index, presence of noise at high frequencies in WB, replacement of harmonics by noise at high frequencies and all spectrogram in NB. Conclusion The lower the f0, the greater the darkening tracing spectrographic, definition and number of harmonics, the higher the VRQOL related to voice. The perceptual-auditory and acoustic analysis showed significant correlations for the presence of aperiodic energy and instability of vocal signal. The perceptual-auditory, acoustic and VRQOL assessments were complementary in vocal characterization of teachers.
  • Aspectos socioeconômicos e conhecimento de puérperas sobre o aleitamento materno Artigos Originais

    Boff, Alexandra Dalle Grave; Paniagua, Lauren Medeiros; Scherer, Sabrina; Goulart, Bárbara Niegia Garcia de

    Resumo em Português:

    Objetivo Averiguar a associação entre os fatores maternos e socioeconômicos com o conhecimento das mães a respeito do aleitamento materno. Métodos Estudo realizado com 71 puérperas em leito hospitalar. Os dados foram coletados por meio de questionários, um socioeconômico e outro sobre conhecimento referente ao aleitamento materno. Resultados Das entrevistadas, uma não frequentou as consultas pré-natais e 48 receberam alguma informação sobre aleitamento materno. Todas as mães sabiam que as crianças amamentadas no peito adquirem menos doenças; 44 sabiam que até o sexto mês de vida a criança não necessita de água ou outro complemento. Sobre as questões socioeconômicas e de conhecimentos, houve associação positiva significativa entre ambas, ou seja, puérperas com maior renda familiar tiveram maior percentual de acertos. Conclusão A maioria das mães demonstrou conhecimento sobre os aspectos investigados. A renda percapita interferiu no conhecimento das puérperas sobre o aleitamento materno.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To investigate the association between maternal and social/economic aspects and mother’s knowledge about breastfeeding. Methods A hospital-based study conducted with 71 postpartum women in hospital bed. Data was collected through questionnaires, one on social/economic factors and another one on knowledge about breastfeeding. Results Among the interviewed mothers, one did not attend the prenatal visits and 48 received some information about breastfeeding. All mothers knew that children who are breastfed are less exposed to diseases; 44 knew that until the sixth month of life, the child does not need water or any other supplement. About social/economic and knowledge aspects, there was a significant positive association between the two – i.e., postpartum mothers with higher family income tended to have a higher percentage of correct answers. Conclusion Evidence from this study demonstrated that mothers are well informed about breastfeeding. Some socioeconomic factors can interfere with appropriate breastfeeding, such as income per capita; the higher the family income, the better the knowledge about breastfeeding.
  • Análise quantitativa do tempo de trânsito oral e faríngeo em síndromes genéticas Artigos Originais

    Sales, André Vinicius Marcondes Natel; Cola, Paula Cristina; Santos, Rarissa Rubia Dalaqua dos; Jorge, Adriana Gomes; Berti, Larissa Cristina; Giacheti, Célia Maria; Silva, Roberta Gonçalves da

    Resumo em Português:

    Objetivo Analisar, de forma quantitativa, o tempo de trânsito oral e faríngeo da deglutição em indivíduos com síndrome genética. Métodos Participaram 14 indivíduos com diagnósticos genéticos distintos, confirmados por exame clínico ou laboratorial, idade variando de 4 meses a 7 anos. Foi realizada análise de imagens videofluoroscópicas, por meio desoftware específico, dos tempos de trânsito oral e faríngeo. Após, realizou-se análise estatística descritiva e inferencial. Resultados Na análise do tempo de trânsito oral (TTO) com líquido constatou-se que dos 11 indivíduos avaliados, 7 apresentaram TTO normal, com média de tempo de 0,75 s e 4 apresentaram TTO alterado, com média de tempo de 5,42 s. Com a consistência pastosa, constatou-se 4 normais, com média de 1,12 s e 8 alterados, com média de 9,54 s. Quanto à análise do tempo de trânsito faríngeo (TTF) com líquido, 7 apresentaram seus valores normais, com média de 0,68 s, e 4 alterados, média de 3,74 s. Com a consistência pastosa, constatou-se 4 normais, média de 0,75 s e 8 apresentaram valores alterados, com média de 3,98 s. Conclusão Os tempos de trânsito oral e faríngeo nas síndromes genéticas estudadas podem ser normais ou alterados, sendo que, neste estudo, encontrou-se significância estatística nos tempos de trânsito apenas na consistência líquida.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To measure the oral and pharyngeal transit time (OTT and PTT) in genetic syndromes. Methods Fourteen subjects, ranging in age from 4 months to 7 years, with different genetic diagnoses confirmed by clinical or laboratory examinations participated in this study. Real-time videofluoroscopic swallow study, and oral and pharyngeal transit times were analyzed using a specialized software. Descriptive and inferential statistical analyses were used. Results In the OTT analysis performed with liquid, of the 11 individuals evaluated, seven had normal OTT with an average of 0.75 s and four had altered OTT averaging 5.42 s. When swallowing a puree, four subjects showed normal OTT averaging 1.12 s and eight had altered OTT averaging 9.54 s. From the analysis of the PTT with liquid, seven had normal values averaging 0.68 s and four had altered PTT averaging 3.74 s. When swallowing a puree, four subjects had normal PTT averaging 0.75 s and eight had abnormal values averaging 3.98 s. Conclusion The oral and pharyngeal transit times may be normal or altered in the studied genetic syndromes. In this study, we found significant differences in transit times only in liquid consistency.
  • Caracterização miofuncional orofacial na síndrome de Parry-Romberg Artigos Originais

    Sassi, Fernanda Chiarion; Mangilli, Laura Davison; Rocha, Bruna Rainho; Andrade, Claudia Regina Furquim de

    Resumo em Português:

    Objetivo Caracterizar os aspectos miofuncionais orofaciais de pacientes acometidos pela síndrome de Parry-Romberg, por meio de protocolos clínicos padronizados e da Eletromiografia de Superfície (EMGs) dos músculos mastigatórios. Métodos A amostra foi composta por quatro pacientes com síndrome de Parry-Romberg e quatro indivíduos normais, separados em Grupo Pesquisa (GP) e Grupo Controle (GC), respectivamente, pareados por gênero e idade. Os grupos foram comparados em relação ao desempenho na avaliação clínica fonoaudiológica - Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores Expandido (AMIOFE-E), registro das medidas de antropometria facial e de movimentos mandibulares e na avaliação instrumental - Eletromiografia de Superfície (EMGs) dos músculos mastigatórios. Para todas as comparações, foi utilizado o nível de significância de 5%. Resultados Observou-se diferença significativa entre os grupos nas variáveis postura/posição e escore total do AMIOFE-E. Além disso, a análise das variáveis categóricas do AMIOFE-E indicou diferença significativa entre os grupos para palato - altura e largura - e comportamento da língua na deglutição e função mastigatória. A análise das medidas antropométricas indicou diferença significativa entre os grupos somente para e lateralidade mandibular à direita. Não foram observadas diferenças para os dados eletromiográficos. Conclusão O presente estudo é o primeiro a avaliar o Sistema Miofuncional Orofacial de indivíduos acometidos pela síndrome de Parry-Romberg, por meio de protocolos padronizados. Os resultados indicam que esses indivíduos apresentam alterações, principalmente quanto à mobilidade mandibular e mobilidade de língua, na deglutição e na função de mastigação.

    Resumo em Inglês:

    Purpose To characterize the orofacial miofunctional aspects of patients with Parry-Romberg syndrome, using standardized clinical protocols and Surface Electromyography (sEMG) of the masticatory muscles. Methods Participants were four patients with Parry-Romberg syndrome and four healthy individuals, paired by age and gender, divided in two groups: Study Group (SG) and Control Group (CG), respectively. The groups were compared regarding performance during clinical examination - Orofacial Myofunctional Evaluation with Expanded Scores (OMES-E) and record of facial anthropometric measures and of jaw movements, and during an instrumental evaluation - Surface Electromyography (sEMG) of the masticatory muscles. Results Statistically significant differences between the groups were observed for the following variables: 1) numerical: mandibular lateral movement to the right, OMES-E posture/position and total score, 2) categorical: palate, behavior of the tongue during swallowing and chewing function. At sEMG no statistically significant differences were observed. Conclusion The present study is the first to evaluate the orofacial myofunctional system of individuals with Parry-Romberg syndrome using standardized protocols. Results indicate that these individuals present alterations specially when considering mandibular movements, tongue mobility during swallowing and chewing function.
  • A influência da função mastigatória na deglutição orofaríngea em idosos saudáveis Artigos Originais

    Yoshida, Fabio Shigueru; Mituuti, Cláudia Tiemi; Totta, Tatiane; Berretin-Felix, Giédre

    Resumo em Português:

    Objetivo Verificar se as características da mastigação influenciam os achados da deglutição orofaríngea em idosos. Métodos Foram analisados os dados de 47 idosos saudáveis - 29 mulheres e 18 homens - avaliados por meio da aplicação do protocolo clínico da mastigação e exame clínico funcional da deglutição orofaríngea. A avaliação da mastigação foi registrada em vídeo, tendo sido analisado o tipo mastigatório, a formação do bolo alimentar e o tempo mastigatório. Durante a avaliação clínica da deglutição foi verificado o desempenho dos pacientes quando testados alimentos de diferentes consistências, sendo que, após a realização da avaliação clínica, os indivíduos foram classificados quanto ao grau de disfunção da deglutição orofaríngea. Os dados foram analisados de modo descritivo e utilizando-se testes estatísticos de comparação e correlação. Resultados A média do tempo mastigatório foi de 32,45 segundos. A maioria dos indivíduos apresentou tipo mastigatório bilateral (62%), formação do bolo alimentar adequada (75%) e cerca de metade (47%), quadro de disfagia orofaríngea de grau moderado. De acordo com a análise estatística, não houve correlação entre o grau da disfunção da deglutição e o tipo mastigatório e a formação do bolo alimentar, porém, houve correlação positiva moderada entre o grau da disfunção da deglutição e o tempo de mastigação. Conclusão Para os idosos deste estudo, o tempo mastigatório influenciou o grau de disfunção da deglutição, não tendo sido encontrada relação para o tipo mastigatório e formação do bolo alimentar quanto aos achados da deglutição orofaríngea.

    Resumo em Inglês:

    Purpose Verify if the masticatory characteristics influence the findings of the oropharyngeal swallowing in the elderly. Methods Data from 47 healthy elderly subjects (29 female and 18 male) were analyzed and evaluated by the application of the mastication clinical protocol and the functional clinical examination of the oropharyngeal swallowing. The mastication evaluation was recorded in video; the mastication type, the bolus formation, and the mastication time were analyzed. During the clinical evaluation of the swallowing, patients` performance was verified when food with different consistencies was tested. After this evaluation, subjects were classified according to the dysphagia level. Data was analyzed in a descriptive way using comparison and correlation statistical tests. Results The average mastication time was 32.45 seconds. Most subjects presented bilateral mastication (62%), adequate bolus formation (75%) and about half (47%) had moderate oropharyngeal dysphagia. According to the statistic analysis, there was no correlation among the level of swallowing dysfunction, the mastication type and the bolus formation. However, there was a statistically significant moderate positive correlation between the level of swallowing dysfunction and the mastication time. Conclusion It was verified that a relationship between the mastication time and the dysphagia level exists. However, no influence of mastication type and bolus formation on the swallowing of the elderly was found in this study.
  • Ressonância magnética funcional e deglutição: revisão sistemática Revisão De Literatura

    Ardenghi, Luciana Grolli; Signorini, Alana Verza; Battezini, Ana Carolina; Dornelles, Silvia; Rieder, Carlos Roberto de Mello

    Resumo em Português:

    Objetivo Avaliar a viabilidade e segurança da ressonância magnética funcional para a avaliação de áreas corticais envolvidas na deglutição. Estratégia de pesquisa Conduziu-se uma busca entre abril de 2003 e abril de 2013, usando as palavras chave “functional magnetic resonance imaging” or“fMRI” and “dysphagia” e“functional magnetic resonance imaging” or“fMRI” and “swallowing” na base de dados PubMed. Critérios de seleção Os estudos foram revisados por análise de seus títulos eabstracts e os critérios de inclusão utilizados foram: pesquisas envolvendo seres humanos, utilização de exames neurofuncionais, referência à função de deglutição, análise de população adulta e/ou idosa, relação com patologias neurológicas. Resultados A estratégia de busca resultou em 1167 citações, das quais apenas 35 preencheram os critérios de elegibilidade. Conclusão A ressonância magnética funcional foi considerada segura e viável para a avaliação de áreas corticais envolvidas na deglutição. Entretanto, os relatos de utilização de ressonâcia magnética funcional diferiram entre os estudos revisados e houve variabilidade na metodologia utilizada, dificultando as comparações.

    Resumo em Inglês:

    Purpose Evaluate the feasibility and safety of functional magnetic resonance imaging (fMRI) for the evaluation of cortical areas involved in swallowing. Research strategy The search was conducted from April 2003 to April 2013, using the keywords “functional magnetic resonance imaging” or“fMRI” and “dysphagia” and“functional magnetic resonance imaging” or“fMRI” and “swallowing” in “PubMed” database. Selection criteria Studies were reviewed by analyzing their titles and abstracts with the following inclusion criteria: research involving human subjects, use of neurofunctional tests, reference to swallowing function, adult and/or elderly population analysis and association with neurological disorders. Results the search strategy resulted in 1167 citations, from which only 35 met the eligibility criteria. Conclusion the functional magnetic resonance imaging was considered safe and feasible for evaluating cortical areas involved in swallowing. However, the reports of functional magnetic resonance usage differed between the reviewed studies and the variability in the methodology used, made meaningful comparisons difficult.
  • O impacto de atividades linguístico-discursivas na promoção da saúde de idosos de uma instituição de longa permanência Relato De Caso

    Souza, Isis Aline Lourenço de; Massi, Giselle; Berberian, Ana Paula; Guarinello, Ana Cristina; Carnevale, Luciana

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo analisar o impacto de atividades linguístico-discursivas na promoção da saúde, em um grupo de idosos residentes numa Instituição de Longa Permanência (ILPI), situada no Paraná. Trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, realizado com dez sujeitos de idade igual ou superior a 60 anos, residentes em uma ILPI. Foram excluídos da pesquisa sujeitos com limitações linguísticas ou neurológicas. Os dados foram analisados segundo a perspectiva bakhtiniana de linguagem, sendo coletados a partir de entrevista semiestruturada, realizada oralmente e individualmente com os idosos, após a participação deles em 16 encontros de grupo focal. Os resultados permitiram verificar a importância de interação grupal e das atividades dialógicas entre os idosos participantes, uma vez que promoveram experiências de aprendizado, de autoconhecimento e sentimentos de acolhimento e pertencimento. Tais atividades resultaram, também, na participação ativa dos sujeitos em torno da construção de laços sociais, na constituição de sentidos e (re) significações acerca de si e da coletividade. Conclui-se ser urgente o incremento de ações fonoaudiológicas capazes de formular e implantar estratégias de promoção da saúde junto a idosos que se encontram institucionalizados em ILPs. Neste sentido, é necessário que a Fonoaudiologia invista no desenvolvimento de pesquisas em torno de iniciativas que valorizem e promovam práticas dialógicas capazes de empoderar e de garantir autonomia à população de idosos.

    Resumo em Inglês:

    The present study aims to analyze the impact of linguistic-discursive activities in health promotion for a group of elderly residents in a long-term care institution for the elderly (ILPI, for its acronym in Portuguese) in Paraná. This is a qualitative case study that was carried out with 10 subjects of 60 years of age, living in an ILPI. Subjects with linguistic or neurological limitations were excluded from the study. The data was analyzed according to the Bakhtinian view of language. It was collected through semi-structured interviews, performed orally and individually with seniors after their participation in 16 focus group meetings. The results showed the importance of group interaction and dialogical activities among the elderly participants, since it promoted experiences of learning, self-knowledge, acceptance and belonging. Such activities also resulted in the active participation of the subjects in the construction of social bonds, in the formation of feelings and resignificance about themselves and the collective. It was concluded that the development of speech therapy actions capable of formulating and establishing strategies to promote the health of the elderly who are institutionalized in ILPS is urgent. Thus, speech therapy ought to invest in developing research projects around initiatives that value and promote dialogical practices that are able to empower and ensure autonomy for the elderly population.
Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br