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Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, Volume: 27, Número: 3, Publicado: 2019
  • Proposing possibilities for an international debate in occupational therapy Editorial

    Carey, Helen; Cruz, Daniel Marinho Cezar da; Layne, Kelly
  • “Não foi isso que planejei para minha vida”. Ocupações de empregadas domésticas que moram no local de trabalho Original Article

    Santos, Vagner Dos; Rodrigues, Izabella Oliveira; Galvaan, Roshan

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução No Brasil, aproximadamente 20% das mulheres são trabalhadores domésticas. O trabalho doméstico tem uma natureza restritiva, que pode resultar em privação ocupacional e marginalização ocupacional. Esse é possivelmente o caso das trabalhadoras domésticas brasileiras que moram no local de trabalho. Objetivo Identificar quais são as experiências cotidianas de participação em ocupações destas mulheres. Método Um estudo qualitativo, de abordagem fenomenológica foi desenvolvido, 5 participantes foram selecionadas no Plano Piloto, em Brasília, DF, Brasil. A coleta de dados foi realizada por entrevistas e analisadas usando Systematic Text Condensation. Resultados A análise dos dados levou a um tema e duas categorias. O tema ‘agarrada em ser empregada doméstica’ descreve as constantes confrontações e tensões vividas em suas vidas cotidianas. Essas experiências de lutas em ser empregada doméstica constituem as duas categorias: (i) ‘pertencendo ao papel de trabalhadora’ e (ii) ‘exceções, uma tática de negociação de empregadores’. Conclusão Nosso trabalho contribui para uma perspectiva crítica da ocupação. Nosso foco em como fatores históricos, sociais e políticos contribuem para criação de ambientes opressivos que resultam em um processo de marginalização da condição de empregada doméstica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction In Brazil, nearly 20% of women in the country are domestic workers. Domestic work has a restrictive nature that can lead to occupational deprivation and occupational marginalization. This may be the case of live-in domestic workers in Brazil. Objective Our research question was: What are Brazilian domestic workers' experiences in participating in their occupations in everyday life? Method A qualitative phenomenological was carried out and thought purposive sampling 5 participants were selected in the Plano Piloto region, Brasilia, DF, Brazil. Data was collected through face-face interviews and analyzed using Systematic Text Condensation. Results The data analysis yielded one theme and two categories. The theme, Grappling with being a domestic worker, described the domestic workers ongoing confrontations and tensions experienced in their daily lives. This experience of wresting with the influence of being a domestic worker was constituted through two categories, namely a sense of 'Belonging to the labor role' and 'Exceptionalism: a employers' negotiation tactic'. Conclusion Our work contributes to a critical perspective of occupation. We focus on how historical, social and political factors contribute to creating oppressive environments that influences domestic workers as people who are part of a marginalized group. This occurs in the way that their occupations are constructed in their doing in every-day life.
  • População em situação de rua, mundo do trabalho e os centros de referência especializados para população em situação de rua (centro pop): perspectivas acerca das ações para inclusão produtiva Artigo Original

    Pinho, Roberta Justel do; Pereira, Ana Paula Fernandes Barão; Lussi, Isabela Aparecida de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução O desemprego figura entre os fatores que contribuem para a situação de rua e as ações para inclusão produtiva são preconizadas como estratégicas para ampliação da autonomia, participação social e superação dessa situação. Objetivo Identificar ações de inclusão produtiva realizadas por Centros Pop (Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua) do estado de São Paulo e a visão dos coordenadores desses equipamentos acerca dessa dimensão do trabalho com a população em situação de rua. Método Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada por meio de aplicação de protocolo de identificação pessoal e profissional, identificação dos equipamentos e de um questionário semiestruturado com coordenadores de 13 Centros Pop do estado de São Paulo. Os dados foram analisados descritivamente e para as questões abertas utilizamos Análise Temática. Resultados A inclusão produtiva foi associada à superação da situação de rua ao acesso ao mercado de trabalho, à renda e ao pertencimento social. Destacou-se a função dos Centros Pop na oferta de informações, encaminhamentos e na articulação intersetorial que ocorre, especialmente, para capacitação/qualificação profissional, além de desafios, como preconceito, baixa qualificação e escolaridade e o uso de substâncias psicoativas. Conclusão São necessárias ações coletivas e intersetoriais que reconheçam o acesso ao trabalho como direito, alinhado aos desejos, necessidades e singularidades das pessoas em situação de rua, na qual a inclusão produtiva, por meio da articulação entre diferentes políticas e serviços, possa contribuir para a diminuição da vulnerabilidade e criação de autonomia. Nesse cenário, os Centros Pop podem assumir importante papel.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction Unemployment is one of the factors that contribute to homelessness and the actions for productive inclusion is recommended as strategic to increase autonomy, social participation and overcoming this situation. Objective To identify productive inclusion actions carried out by Centros Pop (Centers of Specialized Reference for Population in Street Situation) of the state of São Paulo and the view of the coordinators of this equipment about this dimension of the work with the homeless people. Method This is qualitative research, carried out through the application of a protocol of personal and professional identification and identification of equipment and a semi-structured questionnaire with coordinators of 13 Centros Pop in the state of São Paulo. The data were analyzed descriptively and for the open questions, the thematic analysis was used. Results The productive inclusion was associated with the overcoming of the street situation to access to the labor market and income and to social belonging. The role of the Centro Pop in the provision of information, referrals, and intersectoral articulation, especially for professional qualification and training, as well as challenges such as prejudice, low qualification and schooling, and the use of psychoactive substances were highlighted. Conclusion Collective and intersectoral actions are needed that recognize access to work as a right, in line with the desires, needs, and singularities of street people, where productive inclusion, through the articulation between different policies and services, can contribute to the vulnerability reduction and creation of autonomy. In this scenario, Centros Pop can play an important role
  • Centro da juventude em foco: discursos e ações Artigo Original

    Marinho, Marina Martins; Lopes, Roseli Esquerdo

    Resumo em Português:

    Resumo O Centro da Juventude “Elaine Viviani” (CJ) é um equipamento social voltado para a população juvenil da região sul da cidade de São Carlos (SP), avaliada como um dos seus maiores bolsões de pobreza e com importantes demandas quanto ao acesso da população a serviços públicos e bens sociais. Este texto decorre de uma pesquisa cujo objetivo geral foi conhecer e analisar o perfil do público atendido pelo CJ, desde sua inauguração, no final de 2008, como também, levantar as atividades propostas e sua dinâmica institucional. Inicialmente, os dados buscados foram idade, gênero, escolaridade e bairro de origem, seguido da observação participante, durante o segundo semestre de 2012, das atividades oferecidas a seus frequentadores, além de conversas informais com os gestores e jovens, a fim de se conhecer a dinâmica institucional. Tais dados foram relacionados com as diretrizes estabelecidas pelo projeto político pedagógico do CJ e ao que prevê a política nacional para a juventude. Identificou-se a participação nas atividades de outras faixas etárias, além dos jovens e adolescentes; verificou-se que as garotas têm uma frequência significativamente menor e, quanto à procedência, a maioria dos frequentadores reside em bairros próximos ao equipamento. Dentre as atividades oferecidas, foram predominantes os cursos técnicos e profissionalizantes e aquelas relacionadas ao esporte. Pontua-se que, apesar do CJ “Elaine Viviani” resultar de um processo que define seus objetivos e parametriza suas propostas para a focalização da população juvenil, a realidade observada e os dados encontrados apontaram que esta população não estava sendo, de fato, priorizada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The “Elaine Viviani” Youth Center is a social institution aimed at young people in the South region of São Carlos (SP). This Center is located in the poorest area of the city where is found a high social vulnerability. This text derives from a piece of research whose general objective was to know and analyze the profile of the public served by the CJ, since its inauguration at the end of 2008, as well as to raise the proposed activities and its institutional dynamics. Initially, the data sought were age, gender, schooling, and neighborhood of origin, followed by participant observation, during the second half of 2012, of the activities, offered to their customers, as well as informal conversations with managers and youths in order to get to know the institutional dynamics. All the information provided was related to the procedures established by its “Pedagogical Politician Project” and the National Youth Policy. It was proved that different ages attend activities in the Institution besides teenagers and young adults. Moreover, girls’ attendance was smaller than boys’ attendance and the majority of users live in the surrounding areas. Among the activities, it was offered mainly technical and professional courses and sports-related activities. It is noted that although the “Pedagogical Politician Project” prioritizes its objective and proposals on young people, the reality observed and the data found pointed out that this population was not, in fact, prioritized.
  • A atenção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar: a construção de tecnologias de cuidado da terapia ocupacional na atenção básica em saúde Artigo Original

    Oliveira, Maribia Taliane de; Ferigato, Sabrina Helena

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução Este trabalho tem como objeto a construção das tecnologias de cuidado em terapia ocupacional na atenção às mulheres vítimas de violência na atenção básica em saúde. Objetivo Identificar e analisar práticas e tecnologias de intervenção terapêuticas ocupacionais na atenção à essas mulheres. Método O estudo, de caráter qualitativo, adotou a perspectiva definidas pela pesquisa-intervenção, tendo a observação participante e as entrevistas semiestruturadas como principais técnicas para a produção de dados. Para análise dos dados foi utilizado o procedimento de triangulação de Métodos. Resultados Os resultados da pesquisa foram sistematizados em três eixos: (a) caracterização das participantes; (b) dados do território e da ação em equipe (c) práticas de cuidado em terapia ocupacional. Conclusão Conclui-se que a terapia ocupacional pode contribuir no cuidado às mulheres vítimas de violência com metodologias múltiplas e um amplo hall de tecnologias relacionais de cuidado a partir da identificação, elaboração e enfrentamento das situações de violência por meio de intervenções na esfera da cotidianidade das mulheres e seus contextos bem como no potencial de sua transformação, com ênfase na interrupção do ciclo de violência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction The objective of this work is the construction of care technologies of occupational therapy care in attention to women victims of violence in primary health care. Objective To identify and analyze occupational therapeutic practices and intervention technologies in attention to these women. Method The qualitative study adopted the perspective defined by intervention research, with participant observation and semi-structured interviews as the main techniques for data production. For data analysis, the triangulation procedure of Methods was used. Results The results of the research were systematized in three axes: (a) characterization of the participants; (b) territory data and team action (c) occupational therapy’s care practices. Conclusion It is concluded that Occupational Therapy contributes with its actions of the field of Primary Health Care in the attention to women victims of violence with multiple methodologies and a wide hall of relational technologies of care from the identification, elaboration and confrontation of the situations of violence through interventions in the sphere of women's everyday life and their contexts as well as in the potential for their transformation, with an emphasis on interrupting the cycle of violence.
  • Percepção de gestores acerca da atuação e inserção de terapeutas ocupacionais na atenção básica à saúde Artigo Original

    Miranda, Erickson Franklin dos Santos; Amado, Cláudia Fell; Ferreira, Thayane Pereira da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução A terapia ocupacional é uma profissão da área de saúde que tem interfaces na educação e no campo social, cujas ações objetivam a participação dos indivíduos em ocupações cotidianas que promovem a construção de sua identidade, saúde e bem-estar. Sendo assim, o terapeuta ocupacional está apto para atuar em diversos pontos de atenção à saúde, dentre eles a Atenção Básica à Saúde. Nesse sentido, é importante que os gestores conheçam os profissionais, suas particularidades e a função que desempenham em cada equipe e serviço de saúde. O reconhecimento e valorização dos papéis desenvolvidos no âmbito da Atenção Básica por esses atores facilita o desenvolvimento de ações adequadas para cada coletivo em suas especificidades culturais. Objetivo Descrever a percepção dos gestores de saúde da Atenção Básica à Saúde acerca da atuação e inserção da terapia ocupacional. Método Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa, que foi realizada na Secretaria Municipal de Saúde e nos cinco Distritos Sanitários distribuídos no território de João Pessoa-PB, com gestores ligados à Atenção Básica no período de junho a agosto de 2018. Foi utilizada uma entrevista semiestruturada pelos pesquisadores e os dados foram analisados por meio da técnica de Análise do Conteúdo. Resultados Participaram da pesquisa 18 gestores, de ambos os sexos. Percebe-se que os gestores compreendem que a terapia ocupacional está voltada para as atividades cotidianas dos sujeitos, para a adaptação de utensílios, mas a confundem com a fisioterapia. Quanto à contratação, referem que a mesma se dá por meio de seleção de currículo e entrevista, havendo influência de indicações políticas. Conclusão Assim, devem ser ampliadas as discussões sobre a terapia ocupacional chegando até os espaços de gestão, no sentido de ampliar o reconhecimento e a inserção da profissão na Atenção Básica à saúde, visando um atendimento mais universal, equânime e integral que responda às necessidades dos usuários.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction Occupational therapy is a health profession that has interfaces in education and in the social field, whose actions aim at the participation of individuals in everyday occupations that promote the construction of their identity, health and well-being. Accordingly, the occupational therapist is able to act in several health care spots, among them the Primary Health Care. In this sense, it is important that managers know the professionals, their particularities and the role they play in each health staff and facility. The recognition and appreciation of the roles developed in the scope of Primary Health Care by these actors facilitates the development of appropriate actions for each collective in its cultural specificities. Objective To describe the perception of the health managers of the Primary Health Care about the practice and insertion of the occupational therapy. Method This is a qualitative exploratory descriptive research that was carried out in the Municipal Health Department and in the five Health Districts distributed in the territory of João Pessoa-PB, with managers linked to Primary Health Care from June to August 2018. A semistructured interview was used by the researchers and the data were analyzed using the Content Analysis technique. Results 18 managers, of both sexes, participated in the study. It is noticed that the managers understand that the occupational therapy is directed to the daily activities of the subjects, for the adaptation of utensils, but they confuse it with physiotherapy. Regarding hiring, they mention that it is done through selection of curriculum and interview, there being influence of political indications. Conclusion Thus, discussions on occupational therapy should be broadened to reach management spaces in order to broaden the recognition and insertion of the profession in Primary Health Care level, aiming at a more universal, equitable and integral service that responds to the users' needs.
  • Nível cognitivo e transtorno do desenvolvimento da coordenação: estudo com escolares de 7 a 10 anos de idade Artigo Original

    Barbacena, Marcella Manfrin; Van Petten, Adriana Maria Valladão Novais; Ferreira, Déborah Lima; Magalhães, Lívia de Castro

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) apresentam dificuldades para aprender tarefas motoras, o que sugere alteração cognitiva, mas evidências sobre a relação entre desempenho motor e nível cognitivo ainda são inconclusivas. Objetivo Investigar a relação entre nível cognitivo e desempenho motor em crianças de 7 a 10 anos de idade com e sem TDC. Método Foram avaliadas 402 crianças de escolas públicas com o teste de coordenação motora Movement Assessment Battery for Children 2ª ed. (MABC-2) e o teste cognitivo Matrizes Progressivas de Raven (Raven). Os pais preencheram o Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ-Brasil), o Critério Brasil de classificação econômica e um histórico de saúde da criança. Os dados foram analisados com uso de estatística descritiva e testes de associação, comparação e correlação. Resultados Das 402 crianças avaliadas, 35 (8,7%) foram identificadas com TDC. Não foi encontrada diferença nos percentis cognitivos entre crianças com e sem TDC (p = 0,223), mas houve associação significativa entre desempenho motor e nível cognitivo no grupo TDC (p=0,023), com tendência para percentis cognitivos mais altos no grupo não-TDC. Houve associação significativa (p=0,009) entre o percentil global no MABC-2 e o Raven na amostra total. Nos grupos com TDC, houve correlação negativa significante apenas entre o MABC-2 e a idade. Conclusão Houve maior associação entre as pontuações nos testes motor e cognitivo do que entre TDC e nível cognitivo. Os resultados reforçam o perfil heterogêneo das crianças com TDC tanto no domínio motor como cognitivo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction Children with Developmental Coordination Disorder (DCD) have difficulties learning motor tasks, which suggests cognitive alteration, but evidence about the relationship between motor performance and cognitive level are still inconclusive. Objective To investigate the relationship between the cognitive level and motor performance of children 7 to 10 years old with and without DCD. Method We evaluated 402 children from public schools with the motor coordination test, Movement Assessment Battery for Children 2nd ed. (MABC-2) and the cognitive test, Raven's Progressive Matrices (Raven). Parents completed the Developmental Coordination Disorder Questionnaire (DCDQ-Brazil), the Brazil Criterion for Economic Classification and a child's health history. Data were analyzed using descriptive statistics and association, comparison and correlation tests. Results Of the 402 children evaluated, 35 (8,7%) were identified with DCD. No difference was found in cognitive percentiles among children with and without DCD (p = 0,223), but there was a significant association between motor performance and cognitive level in the DCD group (p = 0,023), with a trend towards higher cognitive percentiles in the non-DCD group. There was a significant association (p = 0,009) between the global percentile in MABC-2 and Raven in the total sample. In groups with DCD, there was a significant negative correlation only between MABC-2 and age. Conclusion There was a greater association between motor and cognitive tests’ scores than between DCD and cognitive level. The results reinforce the heterogeneous profile of children with DCD in both motor and cognitive domain.
  • Análise da consistência interna da versão em português da Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para Crianças (DOTCA-Ch) em estudantes de 06 a 12 anos Artigo Original

    Demarchi, Gabriela Souza dos Santos; Andrade, Mariana Dias; Novelli, Marcia Maria Pires Camargo; Katz, Noomi; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução A Avaliação Cognitiva Dinâmica de Terapia Ocupacional para Crianças (DOTCA-Ch) foi construída em 2004 em Israel no hospital de Loewenstein com a proposta de avaliar o desempenho cognitivo de crianças com idade de 6 a 12 anos em 22 subtestes distribuídos em cinco áreas cognitivas: Orientação, Percepção Espacial, Práxis, Construção Visuomotora e Operações de Pensamento. Para cada subteste existe uma opção estruturada de até cinco níveis de mediação. Objetivo Analisar a consistência interna da versão em português da bateria DOTCA-Ch em estudantes da rede municipal de ensino de Santos, São Paulo, Brasil. Método O estudo foi realizado em parceria com a Secretaria de Educação, da Prefeitura Municipal de Santos, em uma escola da rede municipal de ensino, com 90 estudantes, de ambos os gêneros, distribuídos entre 1º e 7º anos, as avaliações foram realizadas no período de agosto de 2015 a novembro de 2016. Os dados foram analisados por domínios, avaliando a consistência interna do instrumento. Resultados O valor do alpha de Cronbach aponta para uma confiabilidade muito alta (α = 0,92) da bateria na avaliação de estudantes do ensino regular. Podemos identificar que eles se beneficiam das mediações, especialmente em áreas cognitivas mais complexas como Práxis e Operações de Pensamento. Conclusão A versão em português da bateria DOTCA-Ch apresentou ótima consistência interna para ser utilizado com estudantes de 6 a 12 anos. Desta forma, estando disponível aos profissionais da área de terapia ocupacional um instrumento dinâmico de avaliação cognitiva confiável para ser utilizado em avaliações e intervenções que considerem a integralidade da criança, seu modo singular de pensar e fazer.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction The Dynamic Occupational Therapy Cognitive Assessment for Children (DOTCA-Ch) was constructed in 2004 in Israel at Loewenstein Hospital with the proposal to evaluate the cognitive performance of children aged 6 to 12 years old in 22 subtests distributed in five cognitive areas: Orientation, Space Perception, Praxis, Visual-motor Construction, and Thought Operations. For each subtest, there is a structured choice of up to five levels of mediation. Objective To analyze the internal consistency of the Portuguese version of the DOTCA-Ch battery in students of the municipal teaching system of Santos, São Paulo, Brazil. Method The study was carried out in partnership with the Secretary of Education of the municipal of Santos, in a school municipal, with 90 students of both genders, distributed between the 1st and 7th grades, evaluations were carried out in the period from August 2015 to November 2016. Data were analyzed by domains, evaluating the internal consistency of the instrument. Results The Cronbach's alpha value points to very high reliability (α = 0.92) of the battery in the evaluation of students in regular education. We can identify that they benefit from mediations, especially in more complex cognitive areas such as Praxis and Thinking Operations. Conclusion The Portuguese version of the DOTCA-Ch battery presented excellent internal consistency for the use of students aged 6 to 12 years old. In this way, a dynamic instrument of reliable cognitive evaluation is available to professionals in the field of Occupational Therapy to be used in evaluations and interventions that consider an integrality of the child, his unique way of thinking and doing.
  • Perfil de independência no autocuidado da criança com Síndrome de Down e com cardiopatia congênita Artigo Original

    Amaral, Irmara Géssica Santos; Corrêa, Victor Augusto Cavaleiro; Aita, Karla Maria Siqueira Coelho

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução O trabalho a ser realizado junto à criança Síndrome de Down (SD) com Cardiopatia Congênita (CC) deve ser efetivado por profissionais qualificados e deve proporcionar à criança condições para expandir suas capacidades, auxiliando-as a alcançar a independência nas atividades de autocuidado. Objetivo Delinear o perfil de independência nas atividades de autocuidado da criança SD que apresente CC na faixa etária de 3 a 7 anos e 6 meses e que receba acompanhamento ambulatorial em unidade de referência cardiológica na cidade de Belém, Pará, Brasil. Método Trata-se de um estudo quantitativo, do qual participaram 18 crianças, de gênero masculino e feminino, em acompanhamento no ambulatório de referência em cardiologia do estado do Pará. Para coleta de dados foram realizadas, junto aos pais/cuidadores, uma entrevista de informações pessoais e a parte I do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) referente às habilidades da criança para a as atividades de autocuidado. Resultados O estudo mostrou que as crianças com SD e CC apresentaram prejuízo na área de motricidade fina, o que interfere na realização de atividades como manuseio de fechos, abrir e fechar torneira, utilização de utensílios, entre outros. Conclusão Tanto a SD quanto a CC são condições que interferem no desenvolvimento de habilidades necessárias para a independência nas atividades de autocuidado. Dessa forma, o estudo demonstrou que o desempenho funcional nas atividades de autocuidado das crianças estudadas é inferior ao de crianças com desenvolvimento típico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction The work to be performed on the child Down Syndrome (DS) with Congenital Heart Disease (CHD) must be carried out by qualified professionals and provide these conditions to expand their capacities, helping them to achieve independence in the activities of self-care. Objective To delineate the independence profile in the self-care activities of DS children who present CHD in the age group of 3 to 7 years and 6 months old and who receive outpatient follow-up at a cardiology reference unit in the city of Belém, Pará, Brazil. Method This is a quantitative study, in which 18 children, male and female, were followed up at the reference outpatient clinic in cardiology in the state of Pará. To collect data, a personal information interview was conducted with the parents/caregiver and part I of the Pediatric Invalidity Assessment Inventory (PEDI) regarding the child's abilities for self-care activities. Results The study showed that children with DS and CHD presented impairment in the area of ​​fine motor skills, which interferes with activities such as handling of locks, opening, and closing of faucets, use of utensils, among others. Conclusion Both DS and CHD are conditions that interfere in the development of skills necessary for independence in self-care activities. Thus, the study demonstrated that the functional performance in the self-care activities of children studied is lower than in children with typical development.
  • Impactos da hospitalização parcial recorrente sob a perspectiva de crianças e adolescentes com mucopolissacaridoses em um hospital pediátrico Artigo Original

    Freitas, Tainara Brites de; Agostini, Olivia Souza

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo teve como participantes crianças e adolescentes, entre sete e doze anos, que convivem com Mucopolissacaridose(s). O objetivo geral foi compreender os significados da internação semanal ou quinzenal no hospital dia de um Hospital Pediátrico do Rio de Janeiro na perspectiva das crianças e adolescentes com Mucopolissacaridose. Os objetivos específicos foram apreender como a criança entende o processo de doença e discutir possíveis intervenções da terapia ocupacional no espaço do hospital dia. A pesquisa tem caráter qualitativo e, para tanto, foram privilegiadas a observação, entrevista e a construção das produções mediadas pelo suporte lúdico, utilizando o desenho ou a brincadeira como relevantes vias de acesso aos conteúdos infanto-juvenis. A partir das entrevistas e outros dados foi realizada uma análise interpretativa que resultou nos seguintes núcleos temáticos: a reorganização do cotidiano da família, as consequências da doença, as redes de apoio no local, a influência dos projetos de humanização e a terapia ocupacional no processo de hospitalização. Tendo em vista os resultados, aponta-se como conclusão que, ao ouvir as crianças, é possível compreender a dimensão que a doença tem em suas vidas e que vai além do aspecto biológico e como profissionais de saúde podem oferecer um cuidado integral diante das internações. Acredita-se que a terapia ocupacional tenha muito a contribuir com esse espaço ao passo em que olha para o cotidiano e age sobre o fazer humano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present study had children and adolescents as participants, between seven and twelve years old, who live with Mucopolysaccharidoses. The main objective was to understand the meaning of weekly or fortnightly hospitalization at the day hospital of a Pediatric Hospital in Rio de Janeiro from the perspective of children and adolescents with Mucopolysaccharidosis. The specific objectives were to understand how children comprehend the disease process and to discuss possible interventions of Occupational Therapy in the day hospital ambient. The research has a qualitative character and for that, the observation, interview, and the construction were mediated by productions, using the drawing or the play as relevant ways of accessing the children-juvenile contents. From the interviews and other data, an interpretative analysis was performed that resulted in the following thematic nuclei: the reorganization of the daily life of the family, the disease’s consequences, the local support networks, and the influence of humanization projects and Occupational Therapy in the hospitalization process. In view of the results, it is pointed out as a conclusion that when we listening to children, it is possible to understand the dimension that the disease has on their lives and as health professionals can offer comprehensive care in the face of hospitalizations. It is believed that Occupational Therapy has much to contribute to this space while it looks at daily life and acts on human doing.
  • Contribuições do grupo de terapia ocupacional no nível de ansiedade das mães com recém-nascidos prematuros internados nas unidades de terapia intensiva neonatal Artigo Original

    Correia, Lorena Azevedo; Rocha, Ludmila Laranjeiras Barros; Dittz, Érika da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução O alto índice de morbidade associado ao nascimento pré-termo, cujo período gestacional é inferior a 37 semanas, demanda, frequentemente, a internação do recém-nascido em unidades de terapia intensiva neonatal (UTIN). O longo período de hospitalização desencadeia nos pais sentimento de insegurança, tristeza estresse e ansiedade. A equipe multiprofissional que acompanha o recém-nascido e sua família desempenha um papel fundamental no suporte aos pais. Os terapeutas ocupacionais têm desenvolvido programas abrangentes e interativos, que visam ajudar os pais a lidarem com a ansiedade decorrente da internação do bebê na UTIN por meio da realização dos grupos de atividade. Objetivo Conhecer as contribuições dos grupos de terapia ocupacional no nível de ansiedade das mães de recém-nascidos prematuros internados na UTIN. Método Participaram do estudo 40 mães de recém-nascidos internados que atenderam os critérios de inclusão e exclusão. Foi aplicado o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) com a escala parte I IDATE (A-estado) antes e após a realização do grupo de atividades. Finalmente, foi realizado um Grupo Focal com aplicação de entrevista semiestruturada. Resultados O inventário evidenciou redução dos escores para itens como “sinto-me ansioso” (p<0,001), “sinto-me nervoso” (p=0,008) e “estou preocupado” (p<0,001) que foi corroborado pela análise dos relatos das mães no grupo focal. Conclusão A interação entre as mães proporcionadas pelos grupos de terapia ocupacional e a execução de atividades direcionadas ao contexto vivenciado contribuem para reduzir a ansiedade sentida pelas mães durante a internação do filho na UTIN.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction The high rate morbidity associated with preterm birth, which gestational period is less than 37 weeks, frequently demands the hospitalization of the newborn in neonatal intensive care units (NICUs). The period of hospitalization triggers in the parent’s feelings of insecurity, sadness, stress, and anxiety. The multi-professional staff that accompanies the newborn and his family plays a key role in supporting parents. Occupational Therapists have developed comprehensive and interactive programs to help parents deal with anxiety about the baby’s hospitalization in the NICU by conducting activity groups. Objective To know the contributions of Occupational Therapy groups in the anxiety levels of mothers with preterm newborns admitted in the NICU. Method Forty mothers of hospitalized newborns who met the inclusion and exclusion criteria participated in the study. The State-Trait Anxiety Inventory (STAI) was applied with an I-STAI scale (A-state) before and after the performance of the activity group. Finally, a Focal Group with a semi-structured interview was carried out. Results The inventory showed reductions in scores for items such as “I feel anxious” (p <0.001), “I feel nervous” (p = 0.008) and “I am worried” (p <0.001), which was corroborated by the analysis of the mothers’ report in the focal group. Conclusion The interaction between the mothers provided by the Occupational Therapy groups and the execution of activities directed to the experienced context contribute to reducing the anxiety felt by the mothers during the hospitalization of the child in the NICU.
  • Em busca de atenção em rede: contribuições de um programa de residência multiprofissional no âmbito hospitalar Artigo Original

    Toldrá, Rosé Colom; Ramos, Lorena Rodrigues; Almeida, Maria Helena Morgani de

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução O Sistema Único de Saúde considera o cuidado hospitalar como importante eixo para a construção da integralidade. Os residentes do Programa de Residência Multiprofissional, do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, identificaram dificuldades da equipe médica e de enfermagem em detectar demandas em reabilitação na alta hospitalar, levando residentes a criarem um grupo de apoio à alta. Objetivo Verificar o perfil sociodemográfico e de saúde dos usuários acompanhados pelo grupo de apoio, identificar os desafios para inserção dos usuários na rede de serviços de reabilitação e as estratégias do grupo de apoio para enfrentamento desses desafios. Método Estudo retrospectivo, exploratório e descritivo, baseado em análise documental. Resultados Foram analisados formulários de 251 usuários, 83 (33%) receberam encaminhamento para reabilitação por ocasião na alta hospitalar e 17 (6,7%), a partir das orientações do grupo de apoio à alta; 95 (37,8%) procuraram serviços de reabilitação. Desses, 60 foram efetivamente inseridos em serviços, sendo 46 (18,3%) extra-hospitalares, como centros de reabilitação e unidades básicas de saúde, e 14 (5,6%) no Programa de Atendimento Domiciliar do hospital. Quanto às áreas profissionais, 34 (13,5%) iniciaram tratamento fisioterápico, 29 (11,6%), fonoaudiológico e 11 (4,9%), terapêutico-ocupacional. Identificaram-se insuficiência de encaminhamentos profissionais e dificuldades dos usuários quanto ao acesso e continuidade de atenção. Conclusão O grupo de apoio tem reforçado encaminhamentos prescritos ou sua obtenção em consultas médicas na rede, acolhido demandas por área profissional, orientado usuários para acessar serviços e inserir-se em tratamentos. Os usuários valorizaram a escuta e o acolhimento do grupo de apoio, no qual se configuram estratégias para promoção do cuidado integral em saúde.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction The Unified Health System considers that hospital care is important for the construction of integrality. Residents in a Multi-professional Residency Program to the Hospital Universitário da Universidade de São Paulo indicated, difficulties of the medical and nursing staff were identified to detecting demands for rehabilitation at hospital discharge, which encouraged residents to create a support group to hospital discharge. Objective To verify the sociodemographic and health profile of users accompanied by the support group, identify challenges for insertion of these users in the rehabilitation care network and identify strategies of the support group to face these challenges. Method Retrospective, exploratory and descriptive study, based on the documentary analysis. Results We analyzed forms of 251 users, 83 (33%) received a referral for rehabilitation at discharge and 17 (6.7%) received referral after guidelines of the discharge support group; 95 (37.8%) sought rehabilitation services. Of these, 60 were effectively included in the services, of which 46 (18.3%) were extra-hospital, such as rehabilitation centers, basic health units and 14 (5.6%) in the Hospital Home Care Program. Concerning professional areas, 34 (13.5%) started physical therapy treatment, 29 (11.6%), speech therapy and 11 (4.9%), therapeutic-occupational. It was identified insufficiency of professional referrals and difficulties of users regarding access and continuity of care. To cope with challenges, the support group has reinforced prescribed referrals or directed obtaining referrals in medical consultations on the network. Conclusion The group has tried to understand user demands by professional area, oriented users to access services and to get treatments. The users have valued the receptiveness of the support group, being a strategy to promote integral health care.
  • O ensino do registro em prontuário no campo da terapia ocupacional hospitalar Artigo Original

    Bombarda, Tatiana Barbieri; Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian

    Resumo em Português:

    Resumo Considerando a obrigatoriedade do registro em prontuário sempre que houver atendimentos efetivados pelo terapeuta ocupacional, bem como apontamentos sobre a necessidade de maiores investimentos na educação inicial e continuada acerca desta temática, este estudo buscou estratificar dados acerca do processo de ensino na graduação brasileira sobre o registro em prontuário no campo da terapia ocupacional em contextos hospitalares. Trata-se de um estudo documental, sendo inicialmente realizado consulta no sistema E-mec para verificação dos cursos de terapia ocupacional ativos no Brasil. Este levantamento viabilizou o encaminhamento por e-mail de um questionário às coordenações dos cursos para mapeamento das disciplinas teóricas e de estágios profissionalizantes de terapia ocupacional em contextos hospitalares e em consequência, a captação das respectivas ementas, as quais foram analisadas por meio de estatística descritiva. A amostra final envolveu 24 questionários preenchidos pelos coordenadores de curso e 28 ementas, sendo constatado em apenas 11 das ementas conteúdos vinculados a temática pesquisada. Verificou-se que o ensino sobre o registro em prontuário ocorre especialmente atrelado à prática e pautado em escassa apresentação de fundamentos teóricos como normativas e modelos. As fragilidades constatadas implicam em tensionamentos acerca do discurso público profissional visto que as anotações em prontuário constituem-se como uma via do reconhecimento do trabalho terapêutico ocupacional e alicerce de pesquisas científicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Considering the obligation of registration of the medical records whenever there are consultations provided by the occupational therapist, as well as notes on the need for greater investments in initial and continuing education about this theme, this study sought to stratify data about the teaching process in the Brazilian graduation about the medical record in the field of occupational therapy in hospital contexts. This is a documentary study, being initially carried out a consultation in the E-mec system to verify the active courses of occupational therapy in Brazil. This survey consisted of the e-mailing of a questionnaire to the courses coordinations to map the theoretical subjects and occupational therapy internships in hospital settings and, consequently, the capture of the respective syllabus, which were analyzed through descriptive statistics. The final sample involved 24 questionnaires filled out by the course coordinators and 28 syllabi, being found in only 11 of them, the content linked to the research topic. It was verified that the teaching of medical record occurs especially harnessed to the practice and based on the scanty presentation of theoretical fundamentals as norms and models. The weaknesses observed imply in the tensions about the professional public discourse since the annotations in medical records constitute a way of recognition of the occupational therapeutic work and foundation of scientific researches.
  • Perfil sociodemográfico e participação paterna nos cuidados diários de crianças com microcefalia Artigo Original

    Cruz, Tainá Alves Rocha da; Santos, Emanuele Mariano de Souza; Silva, Flávia Calheiros da; Reis, Monique Carla da Silva; Silva, Ângela Cristina Dornelas da

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução: A família vivencia transformações socioculturais, solicitando mais do homem nos cuidados diários dos filhos com deficiência, pois comumente são as mães que se envolvem nesta tarefa, ocasionando assim uma sobrecarga da mulher nos cuidados com o filho. Objetivo Verificar a participação paterna no cuidado diário da criança com microcefalia, traçar o perfil sociodemográfico paterno, conhecer as principais atividades desempenhadas pelos pais e analisar a percepção destes na sua participação nos cuidados diários do filho. Método Estudo quantitativo e qualitativo, ocorrido em três Centros Especializados em Reabilitação na cidade de Maceió, AL, Brasil, com 23 pais de crianças com microcefalia, no período de setembro de 2017 a fevereiro de 2018. Para o componente quantitativo utilizou-se questionário específico e a análise por meio de estatística descritiva. No componente qualitativo utilizou-se entrevista semiestruturada, que foi analisada por meio da Análise de Conteúdo. Resultados A maioria dos pais reside com a criança, 70% disponibilizam duas horas de seu tempo para cuidado diário do filho, sendo verificado maior engajamento paterno nas atividades de brincar (74%) e participação social (91%). No componente qualitativo, quatro pais participaram da entrevista e três categorias temáticas emergiram: percepção e auto avaliação dos pais em relação à participação nos cuidados diários da criança com microcefalia; fatores associados ao engajamento no cuidado diário; e identificação das atividades desempenhadas pelos pais no cuidado à criança com microcefalia. Conclusão Os pais se envolvem nos cuidados diários de maneira auxiliar às mães e não como protagonistas. Ressalta-se a necessidade de estratégias que favoreçam a participação dos pais nas dimensões do cuidado à criança com deficiência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction: The family lives sociocultural transformations requesting more of the man in the children's daily cares with deficiency because commonly the mothers wrap up in the tasks causing an overload in the daily tasks. Objective To verify the paternal participation in the daily care to the child with microcephaly, to trace the paternal socio-demographic profile, to know the main activities performed by the fathers and to analyze their perception in the participation of the children daily cares. Method This is a quantitative and qualitative study, held in 3 Specialized Centers in Rehabilitation in the city of Maceio, AL, Brazil, with 23 fathers of children with microcephaly, in the period of September of 2017 to February of 2018. For the quantitative component, a specific questionnaire and analysis through descriptive statistics, arithmetic average and percentage were used. In the qualitative component, a semi-structured interview was used that was analyzed through the Analysis of Content. Results Most of the fathers live with the child, 70% make available 2 hours of time for the son's daily care, and there was a larger paternal engagement in the activities of playing on 74% and social participation on 91%. In the qualitative component, 4 parents participated in the interview, and three thematic categories emerged: Paternal perception and self-assessment regarding the participation in the daily care of the child with microcephaly; Factors associated with paternal engagement in the daily care; and Identification of the activities performed by the fathers in the care to the child with microcephaly. Conclusion The fathers engaged in daily care to assist the mothers and not as the protagonist. It stands out the need for strategies that favor such participation in the dimensions of the care to the child with a disability.
  • Percepção de atletas do rugby em cadeira de rodas sobre os apoios recebidos para a prática do esporte adaptado Artigo Original

    Becerra, Marco Antônio Guevara; Manzini, Mariana Gurian; Martinez, Claudia Maria Simões

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução A literatura tem atestado a relevância e influência positiva dos apoios sociais para a promoção e proteção do desenvolvimento humano em suas distintas dimensões. Objetivo Identificar a percepção de atletas do rugby em cadeira de rodas sobre os apoios recebidos para a prática do esporte adaptado. Método Os participantes foram 10 atletas com deficiência física que praticam o rugby em cadeiras de rodas. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. As entrevistas foram realizadas individualmente por meio de um roteiro semiestruturado, gravadas e transcritas na íntegra. Resultados Observou-se que o primeiro contato com o esporte adaptado ocorreu por meio de amigos, jogadores e treinadores. O apoio mencionado com maior frequência para a prática do esporte adaptado refere-se ao contexto familiar. No contexto esportivo, encontram-se os apoios advindos dos clubes, equipes, staffs, treinador, time, com valorização do espaço para o treino. A motivação para a prática do esporte deu-se por desejos pessoais como busca por melhor qualidade de vida, independência física e desejo de reabilitar-se, bem como possibilidade de se desenvolver no campo pessoal, social e educativo. Os obstáculos para a prática do esporte adaptado centram-se na falta de apoio financeiro e na acessibilidade. Conclusão Identificou-se um conjunto de apoios distintos e complementares fundamentais para a prática do rugby, os quais se articulados constituem-se em pontos de uma rede de apoio. Sugerem-se investimentos em ações intersetoriais para incremento da política nacional para a pessoa com deficiência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction The literature has demonstrated the relevance and positive influence of social support for the promotion and protection of human development in its different dimensions. Objective To identify the perception of wheelchair rugby athletes on the support received for the practice of adapted sports. Method Participants were 10 disabled athletes who practice Rugby in wheelchairs. This is a qualitative approach. The interviews were conducted individually through a semi-structured script, recorded and transcribed in full. Results It was observed that the first contact with the adapted sport occurred through friends, players, and coaches. The most frequently mentioned support for the practice of adapted sports refers to the family context. In the sporting context, there is the support coming from clubs, teams, staffs, coach, team, with an appreciation of space for training. The motivation for the practice of the sport was due to personal desires as a search for a better quality of life, physical independence and the desire to rehabilitate as well as the possibility to develop in the personal, social and educational field. Obstacles to the practice of adapted sports focus on the lack of financial support and accessibility. Conclusion It was identified as a set of distinct and complementary supports fundamental to the practice of Rugby, which if articulated constitute points of a support network. It is suggested to invest in cross-sectional actions to increase the national policy for people with disabilities.
  • Comparação da disfunção do assoalho pélvico com função sexual e qualidade de vida em sobreviventes ao câncer ginecológico Artigo Original

    Nascimento, Francielle Conceição; Deitos, Julia; Luz, Clarissa Medeiros da

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Comparar a contração objetiva do assoalho pélvico, estenose vaginal e dispareunia com a função sexual e a qualidade de vida relacionada à saúde de sobreviventes ao câncer ginecológico. Método Estudo transversal com mulheres com diagnóstico de câncer ginecológico e com no mínimo seis meses de término do tratamento oncológico. A avaliação consistiu na aplicação da ficha de identificação, questionários (QS-F e FACT-G) e exame físico ginecológico. Resultados Foram avaliadas 64 pacientes com média de idade de 50 anos, das quais 56,3% eram ativas sexualmente. O tipo de câncer mais frequente foi o de colo uterino (62,5%), sendo o principal tratamento realizado a histerectomia (54,7%). Observou-se a presença de dispareunia em 32,8% das mulheres ativas sexualmente, a estenose vaginal foi identificada em 45,3% dos casos, e 45,3% apresentaram contração objetiva ausente do assoalho pélvico. A comparação das médias dos escores do questionário QS-F evidenciou diferença significante considerando a presença ou não de estenose vaginal e dispareunia, enquanto que a presença ou ausência da contração objetiva do assoalho pélvico não apresentou diferença significante na função sexual. Verificou-se associação entre estenose vaginal e dispareunia, porém a atividade sexual e a contração do assoalho pélvico não estiveram associadas à estenose vaginal. Além disso, a estenose vaginal, dispareunia e a contração do assoalho pélvico não apresentaram associação significante com a qualidade de vida. Conclusão A presença de disfunção do assoalho pélvico nas sobreviventes ao câncer ginecológico indicou prejuízo na função sexual, sem impactar negativamente na qualidade de vida relacionada à saúde.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective To compare objective contraction of the pelvic floor, vaginal stenosis and dyspareunia with sexual function and health related quality of life in gynecological cancer survivors. Method Cross-sectional study with women referred to oncological treatment for gynecological cancer with at least six months of the treatment. Study participants completed an initial evaluation form regarding demographic characteristics, and medical history, QS-F and FACT-G questionnaires, and gynecological physical examination. Results Sixty-four patients with a mean age of 50 years, of which 56.3% were sexually active, were evaluated. The most frequent type of cancer was cervical cancer (62.5%) and the main treatment was hysterectomy (54.7%). The presence of dyspareunia was observed in 32.8% of sexually active women, vaginal stenosis was identified in 45.3% of the cases, and 45.3% presented no objective contraction of the pelvic floor. The comparison of QS-F questionnaire scores showed a significant difference considering the presence or absence of vaginal stenosis and dyspareunia, while the presence or absence of objective contraction of the pelvic floor did not show a significant difference in sexual function. There was an association between vaginal stenosis and dyspareunia, but sexual activity and contraction of the pelvic floor were not related to vaginal stenosis. In addition, vaginal stenosis, dyspareunia and contraction of the pelvic floor were not significantly associated with health-related quality of life. Conclusion The presence of pelvic floor dysfunction in gynecological cancer survivors indicated impairment in sexual function with no negative impact on health-related quality of life.
  • “Nise, o coração da loucura”: representações femininas em um filme sobre a terapêutica ocupacional Artigo Original

    Gomes, Christianne Luce; Brito, Cristiane Miryam Drumond de

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução Este artigo integra uma pesquisa mais abrangente sobre as representações das mulheres em filmes latino-americanos contemporâneos, exibidos no cinema, visando identificar possibilidades de empoderamento feminino. O filme analisado neste artigo é Nise – o coração da loucura, que focaliza o trabalho iniciado na década de 1940 pela médica Nise da Silveira em um hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro. Objetivo O objetivo deste texto é analisar de que maneira a protagonista da trama é representada. Nesse processo, são considerados os contextos socioculturais, os marcadores identitários e os conflitos que constituem a personagem Nise da Silveira; os vínculos que ela estabelece com os homens do filme e as possibilidades de empoderamento feminino. Método A metodologia teve abordagem qualitativa e envolveu três estratégias: pesquisa bibliográfica, análise fílmica e entrevistas, as quais contribuíram para entender de que maneira o público assimila as personagens femininas. Resultados Os resultados evidenciaram que Nise foi representada, no filme, como uma mulher e profissional empoderada que não aceitou o modo violento como as pessoas com sofrimento mental eram tratadas. Ela desenvolveu um trabalho inovador com sua pequena equipe, transformando um espaço terapêutico abandonado em um ateliê de arte para as pessoas internadas. Conclusão Nise inaugura uma terapêutica ocupacional que se contrapõe à psiquiatria pragmática e desumana da época ao utilizar a linguagem da arte para descobrir o ser humano com suas narrativas expressivas e articuladas em redes. Resistiu a toda forma de opressão imposta pelos médicos e lutou pelo direito humano e libertário tanto das mulheres, quanto daqueles considerados loucos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction This article integrates a more comprehensive research on the representations of women in contemporary Latin American films, shown in the cinema, in order to identify possibilities of female empowerment. The film analyzed in this article is Nise - the heart of madness, which focuses on the work begun in the 1940s by Nise da Silveira in a psychiatric hospital in Rio de Janeiro. Objective The purpose of this text is to analyze how the protagonist of this film is represented. In this process, were considered the sociocultural contexts, the identity markers and the conflicts that constitute the character Nise; the links it establishes with the men in the film, and the possibilities for women's empowerment. Method The methodology had a qualitative approach and involved three strategies: bibliographic research, film analysis and interviews, which contributed to understand how the public assimilates the female characters. Results The results showed that Nise was portrayed in the film as an empowered woman and professional who did not accept violent mental treatments. She has developed groundbreaking work with her small team, transforming an abandoned therapeutic space into an art studio for internees. Conclusion Nise inaugurates an occupational therapy that contrasts with the pragmatic and inhuman psychiatry of the time when using the language of art to discover the human being with his expressive narratives and articulated in networks. She resisted every form of oppression imposed by her colleagues and fought for the human and libertarian right of both women and those considered insane.
  • Caracterização de publicações científicas sobre terapia ocupacional em periódicos não específicos da profissão no período de 2004 a 2015 Artigo Original

    Folha, Otavio Augusto de Araujo Costa; Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos; Cruz, Daniel Marinho Cezar da; Barba, Patrícia Carla de Souza Della; Emmel, Maria Luísa Guillaumon

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução Na terapia ocupacional os periódicos científicos têm sido objetos de estudos no intuito de se compreender as trajetórias e características da produção de conhecimento da profissão. No Brasil, a avaliação da produção bibliográfica difundida em periódicos tem sido pré-requisito para a inserção e a permanência de pesquisadores em programas de pós-graduação. Objetivo Caracterizar as publicações sobre terapia ocupacional em periódicos não específicos da profissão classificados nos estratos A1 e A2 pela lista WebQualis da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES) da área de Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional quanto à origem dos periódicos e artigos publicados, bem como das temáticas, objetivos, métodos e públicos abordados. Método Trata-se de estudo descritivo dos artigos e periódicos publicados no período de 2004 a 2015. Os dados foram analisados por estatística descritiva simples. Resultados Observou-se aumento de publicações sobre terapia ocupacional nestes veículos, de 30 artigos publicados em 2004 para 82 em 2015, embora concentrada em determinados periódicos de países europeus e americanos. Observou-se uma maior frequência de artigos com autores vinculados às universidades e países da América do Norte e Europa, bem como de artigos com enfoque interventivo e abordagem metodológica quantitativa. Conclusão Embora tenha sido observado um aumento da publicação sobre terapia ocupacional, observou-se que há uma restrição numérica, temática e metodológica de periódicos não específicos de terapia ocupacional que publicam artigos relacionados à profissão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Introduction In occupational therapy, scientific journals have been the object of studies in order to understand the trajectories and characteristics of the production of knowledge of the profession. In Brazil, the evaluation of the bibliographical production disseminated in journals has been a prerequisite for the insertion and permanence of researchers in graduate programs. Objective To characterize the publications on occupational therapy in non-specific journals of the profession classified in strata A1 and A2 by the WebQualis list of the Coordination of Personal Improvement of Higher Education (CAPES) in Physical Education, Speech Language, Physiotherapy and Occupational Therapy areas as to the origin of journals and articles published, as well as the themes, objectives, methods and people addressed. Method This is a descriptive study of articles and journals published in the period from 2004 to 2015. Data were analyzed by simple descriptive statistics. Results There was an increase in publications on occupational therapy in these vehicles from 30 articles published in 2004 to 82 in 2015, although it is concentrated in certain journals in European and American countries. A higher frequency of articles with authors related to the universities and countries of North America and Europe was observed, as well as articles with an intervention approach and quantitative methodological approach. Conclusion Although an increase in publication on occupational therapy has been observed, it has been observed that there is a numerical, thematic and methodological restriction of non-specific occupational therapy journals that publish articles related to the profession.
  • Grupos de trabalhadores acometidos por LER/DORT: relato de experiência Relato De Experiência

    Zavarizzi, Camilla de Paula; Carvalho, Regina Mituyo Matsuo de; Alencar, Maria do Carmo Baracho de

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo O presente artigo teve como objetivo apresentar as experiências de intervenções interdisciplinares em grupos com pacientes acometidos por LER/DORT e atendidos em um CRST do município de São Paulo. Método Trata-se de um relato de experiência de atendimentos em grupo, durante o período de fevereiro a novembro 2017. Os sujeitos acometidos por LER/DORT eram convidados a participar de grupos com enfoques terapêuticos e educativos, fechados e que ocorriam semanalmente. Houve o registro descritivo de cada encontro e os registros foram posteriormente analisados. Resultados No período ocorreram 8 grupos com 4 encontros cada e houve participação de 8 trabalhadores em cada grupo, com um total de 67 participantes. Os temas abordados foram: representações sociais sobre o trabalho, a saúde, a doença etc.; saúde e segurança no trabalho e formas de prevenção; LER/DORT e a organização no trabalho; orientação postural, repercussões do adoecimento no cotidiano e formas de ressignificação. A abordagem grupal permitiu que os trabalhadores compartilhassem seus anseios e medos de retornar ao trabalho, além de proporcionar trocas de experiências acerca das dificuldades frente às restrições físicas, incapacidades e vivências de sofrimento. Conclusão As abordagens grupais possibilitam a criação de estratégias coletivas que potencializam o enfrentamento das dificuldades e favorecem ressignificações das vivências e do sofrimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Objective This study aimed to present the experiences of interdisciplinary interventions in groups with patients with RSI/WRMSD attended in a CRST at São Paulo city. Method This is an experience report of group therapeutic care, performed from February to November 2017. Workers with RSI/WRMSD were invited to participate in groups with therapeutic and educational approach, which were closed and weekly performed. There was a descriptive record of each meeting, and the records were later analyzed. Results During the period, 8 groups with 4 meetings each occurred. Each group was composed by 8 workers, with a total of 67 participants. The topics covered were: social representations about work, health, illness, etc; health and safety at work and forms of prevention; LER / DORT and organization at work; postural orientation, repercussions of the illness in the daily life and forms of resignification. The group approach allowed workers to share their yearnings and fears of returning to work, as well as providing exchanges of experiences on the difficulties of physical restraints, disabilities as well as experiences of suffering. Conclusion The group approaches allowed the creation of collective strategies that potentiate the coping of the difficulties and favored resignification of the experiences and the suffering.
  • Terapias Ocupacionais do Sul: uma proposta para sua compreensão Artículo De Reflexión

    Núñez, Cristian Mauricio Valderrama

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio é uma proposta para abordar uma das possíveis rotas que nos permitiriam entender as Terapias Ocupacionais do Sul. Este texto começa definindo o que se entende por Sul e a possibilidade de vários Sures. Em seguida, recorre-se à historicização da disciplina, ou seja, ao reconhecimento do trabalho teórico, prático e reflexivo desenvolvido há vários anos pelos terapeutas ocupacionais que se localizam na região Sul. Por meio de um diálogo crítico e reflexivo com o que foi proposto por esses autores, propõem-se e desenvolvem-se as principais ideias do que é entendido pelas Terapias Ocupacionais do Sul, especificamente nos temas considerados constitutivos das Terapias Ocupacionais do Sul, como são “o social”, política, descolonização, direitos humanos, ocupações coletivas e feminismo. Finalmente, propõe-se um horizonte para o qual estas Terapias Ocupacionais do Sul poderiam avançar, com base no conceito de interculturalidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este ensayo es una propuesta para acercarnos a una de las posibles rutas, que permitirían comprender las Terapias Ocupacionales del Sur. Este texto, comienza definiendo qué se entiende por Sur y la posibilidad de varios Sures. Luego, se recurre a la historización de la disciplina, es decir al reconocimiento del trabajo teórico, práctico y reflexivo desarrollados hace varios años por los y las terapeutas ocupacionales que se sitúan en el Sur. A través de un diálogo crítico y reflexivo con lo planteado por estos autores, se plantea y desarrollan las ideas principales de lo que se entiende por las Terapias Ocupacionales del Sur, específicamente en las temáticas que se estiman son constitutivas de las Terapias Ocupacionales del Sur, como son “lo social”, lo político, la descolonización, los derechos humanos, las ocupaciones colectivas y el feminismo. Finalmente se propone un horizonte hacia el cual podrían avanzar estas Terapias Ocupacionales del Sur, a partir del concepto de interculturalidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay is a proposal to approach one of the possible routes that would allow understanding Occupational Therapies of the South. This text begins by defining what is meant by the South and its diverse possibilities. Then, it resorts to the historicization of the discipline, that is, the recognition of the theoretical, practical and reflective work developed several years ago by the occupational therapists that are located in the South. Through a critical and reflective dialogue proposed by these authors, the main ideas of what is understood by the Occupational Therapies of the south are proposed and developed, specifically in the topics that are considered to be constitutive of Southern Occupational Therapies, such as they are “the social”, the political, decolonization, human rights, collective occupations, and feminism. Finally, a horizon is proposed towards which these Occupational Therapies of the south could advance, based on the concept of interculturality.
  • Cuidado e Terapia Ocupacional: que tipo de definição de cuidado nós temos? Reflection Article

    Malfitano, Ana Paula Serrata; Sakellariou, Dikaios

    Resumo em Português:

    Resumo O cuidado pode ter diferentes significados para pessoas diferentes. Muitas vezes o cuidado é compreendido como referindo-se às ações profissionais associadas a uma abordagem individual. No contexto da atenção à saúde, geralmente o cuidado é entendido como uma ação profissional, referindo-se à prestação de serviços. Na terapia ocupacional, a definição de cuidado não é bem explorada. Com base na literatura sociológica e antropológica, foi realizada uma revisão bibliográfica não-sistemática para problematizar a definição do cuidado e sua aplicação na terapia ocupacional. Definindo o cuidado como a expressão de intenso apoio social, atributo fundamental para a manutenção da vida e base para o desenvolvimento de componentes essenciais da vida social, discutimos quatro dimensões: biomédica, centrada na pessoa, tácita e coletiva. Argumentamos que a terapia ocupacional, historicamente, foi alinhada com o cuidado biomédico e tem feito movimentos na direção de uma abordagem centrada na pessoa, sendo que os terapeutas ocupacionais deveriam explorar formas de articular todas as quatro dimensões do cuidado para alcançar o objetivo da profissão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Care can mean different things to different people. Often, it is understood as referring to professional actions associated with an individualistic approach. In the context of healthcare, it is usually understood as a professional action, referring to service provision. In occupational therapy, the definition of care is not well explored. Drawing on sociological and anthropological literature, we performed a non-systematic literature review to problematize the definition of care and its application in occupational therapy. Defining care as an expression of social support, a fundamental attribute for maintaining life and the basis for the development of essential components of social life, we discuss four of its dimensions: the biomedical, the person-centred, the tacit, and the collective. We argue that occupational therapy, historically, has been aligned with biomedical care and has made moves towards the person-centred dimension. We argue that occupational therapists should explore ways to articulate all four care dimensions of care to inform their practice.
  • Errata Errata

Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional Rodovia Washington Luis, Km 235, Caixa Postal 676, CEP: , 13565-905, São Carlos, SP - Brasil, Tel.: 55-16-3361-8749 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: cadto@ufscar.br