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Revista Brasileira de Literatura Comparada, Volume: 22, Número: 40, Publicado: 2020
  • No meio desta prosa atual, um poema épico Artigo

    Sanseverino, Antônio Marcos Vieira

    Resumo em Português:

    Resumo: No presente artigo, o interesse é percorrer as referências à épica na prosa machadiana. O ponto de partida é a atuação crítica de Machado de Assis, chamado a debater as tentativas de poesia épica, principalmente nos anos de 1860. A crônica machadiana incorpora as referências épicas, em termos elevados, para ironizar a precariedade do cotidiano fluminense. No romance e no conto, a referência à épica também se apresenta enquanto ironia a personagens e ações rebaixadas. De certo modo, o crítico aprendeu o campo literário e o lugar da poesia épica no Brasil. O ficcionista, por sua vez, fez uma prosa em que o discurso incorpora os autores da tradição, as cenas e as personagens épicas, mas apenas no vocabulário. Esse descompasso entre cenas e discurso narrativo indica a impossibilidade da ação heroica, revelando uma prosa moderna, que rompe com a tradição épica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this essay, the interest is to study references to the epic in Machado's prose. The starting point is Machado de Assis's critical work about the attempts of epic poetry, especially in the 1860s. Machado's chronicle incorporates epic references, in elevated terms, to mock daily life in Rio. In the novels and short stories, the reference to the epic also appears as an irony of characters and common actions. In a way, the critic learned the literary field and the place of epic poetry in Brazil. The fictionist wrote, for his part, prose in which the discourse incorporates the authors of the tradition, the scenes, and the epic characters, but only in the vocabulary. This mismatch between scenes and narrative discourse indicates the impossibility of heroic action, revealing a modern prose that breaks with epic tradition.
  • O Brasil e os países do prata: cruzamentos críticos e possibilidades do épico no século Xix Artigo

    Brunke, Dirk

    Resumo em Português:

    Resumo: No século XIX, o Brasil e o Rio da Prata assumem uma posição central quanto ao gênero épico: a polêmica sobre A Confederação dos Tamoios (1856) foi acompanhada da publicação de um amplo número de poemas, excedido apenas pela quantidade de textos publicados na região do Rio da Prata. O contato entre os dois espaços culturais tem sido explorado nos últimos anos. Os épicos brasileiros e rio-platenses se inspiraram mutuamente. Há, por exemplo, contribuições teóricas de autores rio-platenses - exilados no Brasil - que tematizam “o Brasil” nos seus textos. O exemplo mais importante neste contexto é o poema épico Cantos del peregrino (1846-57), do argentino José Mármol, que usa o motivo do “tropical” para estilizar o Brasil como espaço de inspiração, favorecendo a poesia heroica, comparando-a com as condições climáticas da Argentina, árida e carente de estímulos poéticos. Neste estudo, exploramos o contato dos épicos rio-platenses (Juan María Gutiérrez, José Mármol) e brasileiros (Joaquim Norberto Souza Silva), focando o discurso teórico e como se articula em paratextos (prólogos, notas de rodapé, glossários) e em passagens autorreflexivas nos poemas épicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In the 19th century, Brazil and the River Plate countries take a leading position regarding the epic genre: the controversy over The Confederação dos Tamoios (1856) was accompanied by the publication of an enormous number of epic poems, exceeded only by the amount of texts of the same genre published in the River Plate region. The cultural intersections between the two cultural spaces has been explored only in recent years. The Brazilian and River Plate epics inspired each other. There are, for example, theoretical contributions by Argentine or Uruguay authors - exiled in Brazil - that focus on the country of exile. The most important example is the epic poem Cantos del peregrino (1846-57) by José Mármol, who uses the ‘tropical’ motif to put Brazil in scene as a space of inspiration that favours, above all, heroic poetry. This article explores the contact between the epics of the three countries (Juan María Gutiérrez, Joaquim Norberto de Souza Silva, José Mármol), focusing on the theoretical discourse about epic poetry in the paratexts (prologues, footnotes, glossaries) and in autoreflexive passages in epic poems.
  • Narrador e poeta em Fagundes Varela: Anchieta ou o evangelho nas selvas (1875) Artigo

    Friedlein, Roger

    Resumo em Português:

    Resumo: No poema de dimensões épicas Anchieta ou o Evangelho nas selvas (1875), Fagundes Varela encena José de Anchieta na missão, relatando o Evangelho aos índios em Piratininga. O artigo analisa as ideias sobre poesia e o poeta, portanto autorreflexivas, transmitidas nessa configuração. Diferenciando nítidamente a poetologia da figura do narrador intradiegético da voz poética do Eu, Varela se distancia da autorreflexividade historicista do Romantismo anterior para chegar a uma poética individualista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In his poem of epic dimensions Anchieta ou o Evangelho nas selvas (1875), Fagundes Varela stages the Brazilian missionary José de Anchieta telling the Gospel to his indigenous public. The article analizes the self-referential ideas about poetry and poets that are transmitted in the poem. The characteristics of the intradiegetic narrator Anchieta differ clearly from those of the poetical narrator in first person. Varela takes thus his distances from the historicist self-referentiality of former Romanticism and makes way towards a more individualist poetics.
  • Dois projetos inacabados de poesia americana Artigo

    Zilberman, Regina

    Resumo em Português:

    Resumo: Gonçalves Dias publicou em 1857 os quatro primeiros cantos do poema épico Os Timbiras. José de Alencar planejou Os filhos de Tupã, uma epopeia em doze cantos, que permaneceu inédita. Ainda que inacabadas, as iniciativas dos dois principais vultos do Romantismo brasileiro são reveladoras das possibilidades de uma poesia americana de pendor épico no contexto da literatura nacional e dos paradigmas então vigentes do Indianismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Gonçalves Dias published in 1857 four cantos of the epic poem Os Timbiras. José de Alencar planned Os filhos do Tupã, an epic in twelve parts, which remains unpublished until his death. Although unfinished, the initiatives of the two main personalities of Brazilian Romanticism reveal the possibilities of an American poetry with epic inclination in the context of the national literature and the paradigms of the Indianism of that time.
  • Os timbiras: o poema que podia ter sido e que não foi Artigo

    Souza, Roberto Acízelo de

    Resumo em Português:

    Resumo: Os timbiras, de Gonçalves Dias, por sua condição de poema que restou incompleto, é analisado tendo em vista sua concepção original, as circunstâncias de sua publicação e o estágio de elaboração em que então se encontrava. Estudam-se ainda sua fortuna crítica e as motivações e consequências da opção do autor pela forma da epopeia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Os timbiras, by Gonçalves Dias, due to its condition of a poem that remained incomplete, is analysed taking into account its original conception, the circunstances in which it was published and the stage of elaboration it was when printed. Its critical reception, as well as the motivations and consequences of the author’s option for the epic form, are also studied.
  • A Confederação dos Tamoios, epopeia modelar Artigo

    Brunhara, Rafael

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo propõe uma análise da Confederação dos Tamoios, buscando evidenciar que a concepção de Magalhães acerca do gênero épico está de acordo com o seu próprio programa poético e com um modelo de epopeia não devidamente considerado nas polêmicas sobre o poema. Nesse sentido, visa mostrar como o poema dialoga com preceitos de epopeia do passado ao mesmo tempo que pauta discussões futuras sobre o gênero.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article proposes an analysis of the epic poem The Tamoio Confederacy, claiming that Magalhães' conception of the epic genre is in accordance with his own poetic program and with epic models not properly considered in the polemics about his work. Therefore, it aims to show how the poem dialogues with precepts of the epic of the past while guiding future discussions on the genre.
  • Interfaces entre a poesia épica, o romance e o romanceiro em paratextos do século XIX Artigo

    Nunes, Marcos Machado

    Resumo em Português:

    Resumo: Nos começos do Romantismo, o romance, no sentido de poema narrativo longo de matriz medieval, será tomado como modelo para a renovação literária. Contudo, ainda que o foco das atenções recaia sobre o romance, que na Península é relacionado à tradição local do romanceiro (as “baladas ibéricas”), o gênero épico será mantido no horizonte. O trabalho procura demonstrar como, expressando intenções de filiação de gênero, mas também constituindo e negociando posições para autores e obras no campo literário, os paratextos de poemas narrativos longos refletem essa situação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In the early years of Romanticism, romance, the long narrative poem of medieval origins, is taken as a model for literary inovation. However, though romance - which in the Iberian Peninsula relates to the local tradition of the hispanic ballad - is in the spotlight, epic poetry would be kept in the horizon. We try to show how paratexts of Portuguese and Brazilian narrative poems, while not only expressing intentions of genre affiliation, but also constructing the work and its author and negotiating a place for them in the literary field, reflect on this situation.
  • José Anselmo Correia como renovador da epopeia herói-cômica no começo do século XIX Artigo

    Obermeier, Franz

    Resumo em Português:

    Resumo José Anselmo Correia Henriques (1777, Ribeira Brava-1832 Lisboa) é um escritor português esquecido que trabalhou como diplomata em cidades europeias, especialmente em Hamburgo e na corte portuguesa no Rio de Janeiro. Além de alguns poemas, um drama, traduções e poesia erótica, ele escreveu vários épicos. Apresentamos uma dessas obras, A Padeira de Aljubarrota (Hamburgo: Nestler, 1806, publicada também nas Obras poeticas, vol. 1, Hamburgo: Nestler, 1819), e interpretamos esse épico herói-cômico, baseado no modelo da Pucelle, de Voltaire, como uma tentativa de renovar o gênero tradicional no início do século XIX.

    Resumo em Inglês:

    Abstract José Anselmo Correia [Corrêa] Henriques (1777, Ribeira Brava-1832 Lisboa) is a forgotten Portuguese writer who worked as a diplomat in European cities, especially in Hamburg and at the Portuguese court in Rio de Janeiro. In addition to some poems, a drama, translations and erotic poetry, he wrote several epics. We present one of these works, the Padeira de Aljubarrota (Hamburg: Nestler, 1806, published also in the Obras poeticas, Vol. 1, Hamburg: Nestler, 1819) and interpret this heroic-comic epic, based on the model of Voltaire's Pucelle, as an attempt to renew the traditional genre at the beginning of the 19th century.

    Resumo em de:

    Abstract José Anselmo Correia [Corrêa] Henriques (1777, Ribeira Brava-1832 Lisboa) ist ein heute vergessener portugiesischer Schriftsteller, der als Diplomat in europäischen Städten, vor allem in Hamburg und am portugiesischen Hof in Rio wirkte. Neben einigen Gedichten, einem Drama, Übersetzungen und erotischer Lyrik schrieb er einige Epen. Wir stellen eines dieser Werke, die Padeira de Aljubarrota, Hamburg: Nestler 1806, erschienen auch in den Obras poeticas, Bd.1, gedruckt bei Nestler in Hamburg 1819 exemplarisch vor und interpretieren dieses auf das Vorbild von Voltaires Pucelle zurückgehende heroisch-komische Epos als einen Versuch, das tradierte Genre zu Beginn des 19. Jahrhunderts zu erneuern.
  • Epopeia e romance em conflito? O feliz independente (1779), de Teodoro de Almeida Artigo

    Ebenhoch, Markus

    Resumo em Português:

    Resumo: A análise da narrativa híbrida O feliz independente (1779), de Teodoro de Almeida, revela como a poesia épica em Portugal já estava num processo de renovação perto do final do século XVIII, colocando pistas para o romance histórico do Romantismo. As reflexões metaliterárias do mesmo autor e o discurso poetológico que acompanhou a publicação mostram o status volátil de alguns paradigmas do gênero épico, por exemplo, o uso do verso, os feitos heroicos com relevância para uma coletividade ou a conceção do herói. Para os contemporâneos, a obra de Almeida é um “poema épico em prosa”, hoje em dia classificamo-la como “romance”. Neste trabalho destacam-se as características épicas e romanescas de O feliz independente, tendo como pano de fundo os debates poetológicos do século XVIII e as teses sobre os gêneros literários de Mikhail Bakhtin.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper highlights the epic and novelistic characteristics of Teodoro de Almeida’s hybrid narrative O feliz independente (The Happy Independent, 1779) against the backdrop of eighteenth-century literary theory and Mikhail Bakhtin’s theses on literary genres. For contemporaries, Almeida’s work was an “epic poem in prose”. Today we classify it as a “novel”. Examining the meta-literary reflections of the author and the literary criticism that accompanied its publication, I demonstrate the volatile status of some paradigms of the epic genre, for example, the use of verse, of heroic deeds relating to a collectivity, and the conception of the hero. My analysis shows that late eighteenth century Portuguese epic poetry laid the groundwork for the historical novel of Romanticism through this process of renewal and transformation.
  • Comparando: o modo orientalista de representar o mundo árabe Resenha

    Jobim, José Luís
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