Acessibilidade / Reportar erro
Abrir menu
Brasil
Lista alfabética de periódicos
Lista temática de periódicos
Busca
Métricas
Sobre: Brasil
Contatos
SciELO.org - Rede SciELO
Coleções nacionais e temáticas
Lista alfabética de periódicos
Lista de periódicos por assunto
Busca
Métricas
Acesso OAI e RSS
Sobre a Rede SciELO
Contatos
Blog SciELO em Perspectiva
Open Access
Revista Brasileira de Educação Especial
Publicação de:
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
Área:
Ciências Humanas
Versão impressa ISSN:
1413-6538
Versão on-line ISSN:
1980-5470
Español
English
Submissão de manuscritos
Sobre o periódico
Corpo Editorial
Instruções aos autores
home do periódico
todos os números
« Número anterior
Número atual
Número seguinte »
buscar
métricas
todos
« número anterior
número atual
buscar
métricas
Compartilhe
Outras redes sociais
Google+
LinkedIn
Reddit
StambleUpon
CiteULike
Mendeley
Nossa Missão
Difundir conhecimento em educação especial.
Número mais recente
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Press-releases
2019-12-09 15:00
Quantos de nós veem? Nova “gramática visual” auxilia na criação de vídeos em línguas de sinais
2019-10-17 15:00
Qual o papel da escola no uso da LIBRAS para educação de surdos?
2018-08-21 15:00
Autoeficácia docente: escala de avaliação específica para professores de alunos com autismo
2018-07-30 15:00
A atuação de professores de Educação Física com alunos portadores de deficiência auditiva
Artigos mais recentes
LA INCLUSIÓN EDUCATIVA EN EL NIVEL SUPERIOR: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA1
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR ANIMAIS: REVISÃO E AVALIAÇÃO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS1
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
LA ACCESIBILIDAD COMUNICACIONAL E INFORMACIONAL (ACI) EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR1
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
LOS EFECTOS NEGATIVOS DEL USO DE LA ETIQUETA DE SUPERDOTACIÓN: UNA REVISIÓN NARRATIVA1
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
Efeitos da Pandemia de Covid-19 na Educação de Indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
Programas Integrais de Educação Financeira para Pessoas com Incapacidade: uma Revisão de Literatura
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
A Criança Surda como Sujeito do Olhar: Infância e Surdez nas Pesquisas em Educação
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
Impactos da Pandemia no Desenvolvimento da Criança com TEA: uma Revisão Sistemática
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
Produção do Conhecimento sobre Desenvolvimento Motor e Transtorno do Espectro Autista: uma Revisão Bibliométrica
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E AMBIENTE DE TRABALHO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
CAMBIANDO EL PARADIGMA INCLUSIVO: LAS NECESIDADES EDUCATIVAS PERSONALES
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
O OUTRO LADO DA SUPERDOTAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E SUPERDOTAÇÃO
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
Recursos Públicos na Esfera Privada: Política de Educação Especial em um Município Paulista de Grande Porte
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
ABORDAJE DE LA SALUD MENTAL EN ESCUELAS INCLUSIVAS EN TIEMPOS DE PANDEMIA: UN ESTUDIO DE CASOS1,
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
DESAFIOS E POSSIBILIDADES PA RA A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃOESPECIAL E INCLUSIVA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SERGIPE1
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
AUTONOMIA DO JOVEM COM SÍNDROME DE DOWN: CONCEPÇÕES DE MÃES E FILHOS1
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
O ESTUDO DAS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS POR ALFRED BINET E SUA CIRCULAÇÃO EM MINAS GERAIS (1925-1940)1
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
PLANEJAMENTO COLABORATIVO NA CLASSE HOSPITALAR: CONTRIBUIçõES PARA AS REPRESENTAçõES SOCIAIS DO HOSPITAL SOB A ÓPTICA DAS CRIANçAS HOSPITALIZADAS1
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
O MODELO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA E AS DECISÕES DO TJ/SP: ANÁLISE A PARTIR DE DEMANDAS POR PROFISSIONAL DE APOIO1
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
LIBRAS NO CONTEXTO ESCOLAR: INSTRUMENTO ILUSTRADO DE AVALIAÇÃO DE NARRATIVAS SINALIZADAS1
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
ESTIMULANDO LA COMPETENCIA COMUNICATIVA EN ALUMNADO CON TEA A PARTIR DE UN ENTORNO GAMIFICADO AUMENTADO1
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
PROGRAMA TALENTO MATEMÁTICO MEXICANO (TAMME) - ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO PA RA ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO1
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
PERFIS COMPORTAMENTAIS NA PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO E SUA RELAÇÃO COM O FUNCIONAMENTO EXECUTIVO E EMPA TIA NUMA DIMENSÃO ECOLÓGICA1
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
Discursos sobre o Papel do Tradutor-Intérprete Educacional de Libras/Português
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
Identificação de Características e Propriedades Morfológicas em Texturas Táteis: Estudo sobre Gráficos Educativos e Cartografias para Crianças com Deficiência Visual
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
Treino Remoto Parental para Aplicação do Protocolo de Avaliação do Ecoico a Crianças com Autismo
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
Análise da Viabilidade de Uso do FNIRS em Atividades Educacionais com Crianças e Jovens com Deficiência Intelectual e Autismo
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
Estágio Curricular na EPT: Proposta pa ra Potencializar a Inclusão de Estudantes Surdos do Instituto Federal de Roraima – Campus Novo Paraíso
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
Percepções de Irmãos de Pessoas com Trissomia 21 sobre as Relações Familiares
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
Participação de Crianças com Desenvolvimento Típico e Com Transtornos do Espectro Autista em Situações de Brincadeiras na Educação Infantil,
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
Tradução e Adaptação Cultural do School Companion Sensory Profile 2 para Crianças e Jovens Brasileiros
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
Desafíos y Reflexiones en la Formación de Docentes Universitarios Inclusivos: una Indagación Narrativa Autobiográfica
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: 30 ANOS DE HISTÓRIA
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
DISCURSO NARRATIVO Y LECTURA DE CUENTOS EN EL HOGAR POR PADRES A PREESCOLARES QUE PRESENTAN TRASTORNO DEL LENGUAJE
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL: AÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA A INCLUSÃO DE TODOS
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
TELEATENDIMENTO EM EXERCÍCIO FÍSICO PA RA POPULAÇÃO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
PARTICIPAÇÃO PARENTAL NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
ESTRESSE E AUTOEFICÁCIA EM PAIS DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL ATÉ 12 ANOS DE IDADE
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM INFORMÁTICA PARA PROFESSORES NO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
ATITUDES DO CORPO DOCENTE EM RELAÇÃO AO ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE NO ENSINO SUPERIOR
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Continue lendo »
Notícias
2024-01-31 18:45:14
Fábrica de artigos
As fábricas de artigos (paper mills) começaram a produzir e vender grande quantidade de artigos de baixa qualidade, com dados falsos ou plagiados. E, mais recentemente, estão tentando aliciar editores de periódicos oferecendo generosas quantias em troca do aceite rápido de artigos e oferecendo editores e revisores questionáveis para números especiais. …
Continue lendo »
2024-01-24 14:00:41
A influência de vieses implícitos na adoção dos princípios DEIA
Adesão aos princípios de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade (DEIA) tem sido dificultada pelos vieses implícitos, relativos à memória implícita, que influencia ações e decisões de forma inconsciente. Avanços envolvem compromisso institucional, mudança de cultura, estabelecimento de metas e desenvolvimento de estratégias operacionais. …
Continue lendo »
2024-01-19 12:30:46
Publicação em Large Language Model (LLM) [Publicado originalmente no blog Upstream em janeiro/2024]
O NYT iniciou o ano novo com uma ação judicial contra a OpenAI e a Microsoft. De acordo com o processo, a OpenAI e sua patrocinadora, a Microsoft, roubaram “milhões de artigos de notícias, investigações aprofundadas, artigos de opinião, resenhas, guias de instruções” e muito mais, protegidos por direitos autorais do The Times – tudo para treinar os LLMs da OpenAI. …
Continue lendo »
2024-01-12 19:00:50
Preprints em debate… Seis anos depois
Passaram-se seis anos desde que os editores das ciências sociais começaram a debater os preprints. O balanço retrospectivo mostra que os "riscos" e "promessas" aventados nesse debate descansavam em uma compreensão inadequada da natureza dos preprints na área. O servidor SciELO de preprints, todavia, acabou mostrando alguns benefícios inesperados. …
Continue lendo »
2023-12-20 17:30:55
A inteligência artificial tem alucinações?
Os aplicativos de IA têm demonstrado capacidades impressionantes, incluindo a geração de respostas muito fluentes e convincentes. No entanto, os LLMs, os chatbots e assim por diante são conhecidos por sua capacidade de gerar declarações não objetivas ou sem sentido, mais comumente conhecidas como "alucinações". Será que eles estão usando drogas? Texto em espanhol. …
Continue lendo »
2023-12-13 13:30:58
Como reformular a publicação científica para enfrentar a crise da avaliação por pares
O tempo decorrido entre a submissão e a publicação de artigos na área de microbiologia vem aumentando nos últimos anos. Ademais, os editores estão tendo que convidar cada vez mais pareceristas para identificar aqueles dispostos a avaliar os manuscritos. Quais são as implicações destes fatos para a avaliação por pares? …
Continue lendo »
2023-12-06 13:30:42
A IA pode fazer uma avaliação confiável de artigos científicos?
O custo da arbitragem de publicações científicas, tanto em termos de dinheiro quanto de tempo, está crescendo a proporções incontroláveis com os métodos atuais. É necessário usar a IA como um sistema de confiança e, assim, liberar recursos humanos para tarefas de pesquisa. Seria importante que o SciELO incorporasse progressivamente módulos de IA para avaliação em seu servidor de preprints como um avanço e desenvolvimento adicional das tecnologias que gerencia. Texto em espanhol. …
Continue lendo »
2023-11-29 14:15:17
A comunidade científica está publicando (muito) mais e isso é um problema
Um estudo postado no arXiv relata o aumento exponencial do número de artigos científicos arbitrados publicados nos últimos anos, ultrapassando desproporcionalmente o aumento do número de pesquisadores. A produção científica por pesquisador enquanto autor, parecerista e editor aumentou drasticamente, fenômeno denominado como “pressão sobre a publicação científica”, classificado como um problema a ser identificado e resolvido. …
Continue lendo »
2023-11-24 16:30:17
Pesquisa e comunicação científica, IA e legislação iminente
A IA pode ser utilizada para gerar “papers” terroristas, espalhar vírus mortais ou aprender a fabricar bombas nucleares em casa? Existe legislação que nos possa proteger? Parece que regulamentação internacional está a caminho. …
Continue lendo »
2023-11-17 17:30:56
IA: Como detectar textos produzidos por chatbox e seus plágios
O aplicativo ChatGPT-3 é consultado sobre quatro tópicos em discussão para a produção de textos acadêmicos aceitáveis para editores de periódicos científicos. Cada pergunta é seguida pela resposta dada pelo próprio aplicativo do OpenAI e, em seguida, por nossa avaliação, consultando fontes recentes publicadas na Internet. Por fim, são apresentadas algumas reflexões (humanas) que, como todas as coisas, estão sujeitas a discussão ou mudanças provocadas pelo avanço da tecnologia. …
Continue lendo »
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 Vargem Limpa, CEP: 17033-360 - Bauru, SP, Tel.: 14 - 3402-1366 - Bauru - SP - Brazil
E-mail:
revista.rbee@gmail.com
Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Abrir menu
Brasil
Revista Brasileira de Educação Especial
Número atual:
Revista Brasileira de Educação Especial, Volume: 29, Publicado: 2023
Números
• todos
« anterior
atual
próximo »
Periódico
Submissão de manuscritos
Sobre o periódico
Corpo Editorial
Instruções aos autores
Contato
×
Close
Mensagem
×
Close
Mensagem