SciELO - Scientific Electronic Library Online

SciELO - Scientific Electronic Library Online

Article References

AMARAL, Daniela Patti do  and  OLIVEIRA, Renato José de. Na contramão do ensino médio inovador: propostas do Legislativo Federal para inclusão de disciplinas obrigatórias na escola. Cad. CEDES [online]. 2011, vol.31, n.84, pp. 209-230. ISSN 0101-3262.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622011000200004.

    ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007. [ Links ]

    ALMEIDA JUNIOR, J.M.G. Proposições sobre currículo escolar em qualquer modalidade educacional ou nível de ensino. Nota técnica. Brasília, DF: Consultoria Legislativa; Câmara dos Deputados, jun. 2003. [ Links ]

    BRASIL. Câmara dos Deputados. Indicação n. 5.411 de 2009. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 6 out. 2009. [ Links ]

    BRASIL. Câmara dos Deputados. Indicação n. 6.303 de 2010. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 8 abr. 2010. [ Links ]

    BRASIL. Câmara dos Deputados. Indicação n. 6.426 de 2010. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 24 maio 2010. [ Links ]

    BRASIL. Câmara dos Deputados. Indicação n. 6734 de 2010. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 21 dez 2010. [ Links ]

    BRASIL. Câmara dos Deputados. Petição PET-1/2010. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 3 fev. 2010. [ Links ]

    BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei n. 6.099 de 2009. Brasília, DF, Câmara dos Deputados, 25 ago./23 set. 2009. [ Links ]

    BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei n. 6.262 de 2009. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 21 out. 2009. [ Links ]

    BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei n. 6.635 de 2009. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 16 dez 2009. [ Links ]

    BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei n. 6.773 de 2010. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 8. fev. 2010. [ Links ]

    BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei n. 6.849 de 2010. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 24 fev. 2010. [ Links ]

    BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei n. 7.415 de 2010. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 27 maio 2010. [ Links ]

    BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei n. 7.450 de 2010. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 8 jun. 2010. [ Links ]

    BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei n. 7.746 de 2010. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 4 ago. 2010. [ Links ]

    BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei n. 7.990 de 2010. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 7 dez. 2010. [ Links ]

    BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP n. 11/2009, proposta de experiência curricular inovadora do Ensino Médio, aprovado em 30/06/2009. [ Links ]

    BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino Médio Inovador. Brasília, DF: MEC/SEB, 2009. [ Links ]

    KUENZER, A.Z. O ensino médio no Plano Nacional de Educação 2011-2020: superando a década perdida? Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 851-873, 2010. [ Links ]

    MEYER, M. Questões de retórica: linguagem, razão e sedução. Lisboa: Edições 70, 1998. [ Links ]

    MEYER, M.; CARRILHO, M.M.; TIMMERMANS, B. História da retórica. Lisboa: Temas & debates, 2002. [ Links ]

    OLIVEIRA, R.F. A agenda do Legislativo Federal para as políticas curriculares no Brasil (1995-2007). Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 541-555, set./dez. 2009. [ Links ]

    OLIVEIRA, R.J. O conceito de verdade como tema de problematização curricular. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 2., 2004, Rio de Janeiro. Currículo: pensar, inventar, diferir. Rio de Janeiro, 2004a. Trabalho publicado em meio digital. [ Links ]

    PERELMAN, C. Retóricas. São Paulo: Martins Fontes, 2000. [ Links ]

    PERELMAN, C.; OLDBRECHTS TYTECA, L. Tratado da argumentação. São Paulo: Martins Fontes, 2002. [ Links ]

    REBOUL, O. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1998. [ Links ]

    SILVA, M.R. Tecnologia, trabalho e formação na reforma curricular do ensino médio. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 137, p. 441-460, maio/ago. 2009. [ Links ]