SciELO - Scientific Electronic Library Online

SciELO - Scientific Electronic Library Online

Article References

MARTINS, Maria Sílvia Cintra. Letramento, etnicidade e diálogo intercultural. DELTA [online]. 2011, vol.27, n.1, pp. 77-98. ISSN 0102-4450.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502011000100005.

    BAKHTIN, Mikhail (Voloshinov). 1995. Marxismo e Filosofia da Linguagem. So Paulo: Hucitec. [ Links ]

    BARTLETT, Lesley. 2007. "To seem and to feel: situated identities and literacy practices", in: Teachers College Record. Columbia University. Volume 109, Number 1, pp.51-69. [ Links ]

    BARTON, D; HAMILTON, M. 1998. Local Literacies: Reading and writing in one community. London: Routledge. [ Links ]

    BONVINI, Emlio. 2001. Tradio oral afro-brasileira: as razes de uma vitalidade. In: Projeto Histria: histria e oralidade. So Paulo: EDUC, 22, pp.37-48. [ Links ]

    CANDIDO, Antnio. 1964. Os parceiros do Rio Bonito. Estudo sobre o caipira paulista e a transformao de seus meios de vida. Rio de Janeiro: Jos Olympio. [ Links ]

    CAMERON, Deborah et al. 1992. Researching language: issues of power and method. London/ New York: Routledge. [ Links ]

    CANCLINI, Nstor Garcia. 2006. Culturas hbridas: estratgias para entrar e sair da modernidade. So Paulo: EDUSP. [ Links ]

    CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. 2006a. O trabalho do antroplogo. So Paulo: Editora UNESP. [ Links ]

    _____. 2006b. Etnicidade, eticidade e globalizao. In: Cardoso de Oliveira, Roberto. 2006. O trabalho do antroplogo. So Paulo: Editora UNESP. [ Links ]

    COHEN, Abner. 1974. O homem bidimensional. Rio de Janeiro: Zahar. [ Links ]

    _____ .2004. The lesson of ethnicity. In: Urban ethnicity. New York: Routledge. [ Links ]

    DORNELES, Edson. 2008. Escola, lugar relativamente estvel: reflexes e relatos de uma experincia de prtica de letramento. Linguasagem, 4. [ Links ]

    FAIRCLOUGH, Norman. 2001. Discurso e Mudana Social. Braslia: Editora da UNB. [ Links ]

    FOUCAULT, Michel. 1992. Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Graal. [ Links ]

    FREIRE, Paulo. 1978. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. [ Links ]

    GOFFMAN, Erving. 1975. Estigma: Notas sobre a Manipulao da Identidade Deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar. [ Links ]

    HABERMAS, Jrgen. 1987. Dialtica e hermenutica: para a crtica da hermenutica de Gadamer. Porto Alegre: L&PM. [ Links ]

    KLEIMAN, Angela. 2008. "Os estudos do letramento e a formao do professor de lngua materna", in: Linguagem em (Dis)curso, vol.8, n.3, set/dez, pp. 487-517. [ Links ]

    KLEIMAN, Angela; MARTINS, M. Silvia Cintra. 2007. Formao de professores: a contribuio das instncias administrativas na conservao e na transformao de prticas docentes. In: Kleiman & Cavalcanti (Orgs.). Lingstica Aplicada: suas faces e interfaces. Campinas, SP: Mercado de Letras. [ Links ]

    MARTINS, Maria Slvia C. 2008. As bibliotecas escolares luz dos Estudos do Letramento. In: Romo, L. M. Sousa. Discursos e sentidos sobre biblioteca escolar. Ribeiro Preto: Alphabeto. Disponvel em: http:// www.letramento.iel.unicamp.br/portal/ [ Links ]

    _____.2009. The continuum illiterate-literate and the contrast between different ethnicities. In: Bazerman & Krut (Org.) Traditions of Writing Research. New York: Routledge. [ Links ]

    _____.2010. Ethos e estilo em textos produzidos na esfera acadmica. In: Serrani, Silvana (Org.). Letramento, Discurso e Trabalho Docente: uma homenagem a Angela Kleiman. So Paulo: Ed. Hedra/Ecidade, 2010. [ Links ]

    SCHWARZ, Roberto.1992. As idias fora do lugar. In: Ao vencedor as batatas. So Paulo: Duas Cidades. [ Links ]

    STREET, Brian (Ed.). 1993. Cross-cultural approaches to literacy. Cambridge: Cambridge University Press. [ Links ]