SciELO - Scientific Electronic Library Online

SciELO - Scientific Electronic Library Online

Referências do Artigo

YACCOUB, Hilaine. A chamada "nova classe média": cultura material, inclusão e distinção social. Horiz. antropol. [online]. 2011, vol.17, n.36, pp. 197-231. ISSN 0104-7183.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832011000200009.

    ABEP. CCEB – Critério Brasil. 2010. Disponível em: <http://www.abep.org/ novo/Content.aspx?ContentID=301 >. Acesso em: 20 fev. 2011. [ Links ]

    BARBOSA, L.; CAMPBELL, C. (Org.). Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. [ Links ]

    BARTHES, R. Mitologias. Rio de Janeiro: Difel, 2007. [ Links ]

    BARROS, C. F. P. Trocas hierarquia e mediação: as dimensões culturais do consumo em um grupo de empregadas domésticas. Tese (Doutorado em Administração)–Instituto COPPEAD de Administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. [ Links ]

    BARROS, C. F. P. Apropriação de tecnologias digitais e usos de celulares nas camadas populares. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 14., 2009, Rio de Janeiro. Anais..., Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Sociologia, 2009. 1 CD-ROM. [ Links ]

    BOURDIEU, P. Sobre o poder simbólico. In: BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2000. p. 7-16. [ Links ]

    BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007. [ Links ]

    DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006. [ Links ]

    FORTY, A. Objetos de desejo: design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2007. [ Links ]

    KOPYTOFF, I. A biografia cultural das coisas: a mercantilização como processo. In: APPADURAI, A. A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: Eduff, 2008. p. 89-121. [ Links ]

    LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. Companhia das Letras: São Paulo, 2007. [ Links ]

    MARKOWITZ, M. A. Fazer parte da classe média: práticas discursivas num bar em Rio de Janeiro e em um café em Buenos Aires. Tese (Doutorado em Antropologia)–Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011. [ Links ]

    MCCRACKEN, G. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003. [ Links ]

    MAUSS, M. Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: MAUSS, M. Sociologia e antropologia. São Pauylo: Cosac & Naif, 2003. p. 183-314. [ Links ]

    MILLER, D. Teoria das compras: o que orienta as escolhas dos consumidores. São Paulo, Nobel, 2002. [ Links ]

    MILLER, D. Pobreza da moralidade. Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia e Ciência Política, n. 17, p. 21-43, 2 sem. 2004. [ Links ]

    MILLER, D. Consumo como cultura material. Horizontes Antropológicos, ano 13, n. 28, p. 33-63, jul./dez. 2007. [ Links ]

    NERI, M. C. (Coord). A nova classe média. Rio de Janeiro: FGV/ IBRE, CPS, 2008. Disponível em: <http://www3.fgv.br/ibrecps/M3/M3_ ANovaClasseMedia_Port_2.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2011. [ Links ]

    PRAHALAD, C. K. A riqueza na base da pirâmide: como erradicar a pobreza com o lucro. Porto Alegre: Bookman, 2005. [ Links ]

    ROCHA, E. Os bens como cultura: Mary Douglas e a antropologia do consumo. In: DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Ed UFRJ, 2006. p. 7-18. [ Links ]

    SAHLINS, M. A sociedade afluente original. In: SAHLINS, M. Cultura na prática. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007. p. 105-152. [ Links ]

    SARTI, C. A. A família como espelho: um estudo sobre a moral dos pobres. São Paulo: Cortez, 2003. [ Links ]

    SOUZA, J. Os batalhadores brasileiro: nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. [ Links ]

    TORQUATO, S. Entre o prazer e o drama: consumo e distinção social na nova classe média. Paper apresentado na IV Jornada dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, 2009. [ Links ]

    VELHO, G. A utopia urbana: um estudo de antropologia social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989. [ Links ]

    WEINBERG, M. A classe C no paraíso. Veja, n. 2066, p. 11-15, 25 jun. 2008 [ Links ]

    YACCOUB. H. Atirei o pau no "gato": uma análise sobre consumo e furto de energia elétrica (dos "novos consumidores") em um bairro popular de São Gonçalo – RJ. Dissertação (Mestrado em Antropologia)–Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010. [ Links ]

    ZALUAR, A. A máquina e a revolta. São Paulo: Brasiliense, 2002. [ Links ]