SciELO - Scientific Electronic Library Online

SciELO - Scientific Electronic Library Online

Article References

ARAUJO, Mauricio Pires de; BARELA, José Angelo; CELESTINO, Melissa Leandro  and  BARELA, Ana Maria Forti. Contribuição de diferentes conteúdos das aulas de educação física no ensino fundamental I para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais. Rev Bras Med Esporte [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 153-157. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922012000300002.

    1. Clark JE, Whitall J. What is motor development? The lessons of history. Quest 1989;41:183-202. [ Links ]

    2. Clark JE. Motor development. In: Ramachandran VS, editor. Encyclopedia of human behavior. New York: Academic Press; 1994. p. 245-55. [ Links ]

    3. Gallahue DL, Donnelly FC. Educação física desenvolvimentista para todas as crianças. São Paulo: Phorte, 2008. [ Links ]

    4. Gesell A. Maturing and the patterning of behavior. In: Murchison C, editor. A handbook of child psychology. 2nd ed. New York: Russell & Russell; 1933. p. 209-35. [ Links ]

    5. Clark JE. On the problem of motor skill development. JOPERD 2007;78:39-45. [ Links ]

    6. Cools W, Martelaer K, Samaey C, Andries C. Movement skill assessment of typically developing preschool children: A review of seven movement skill assessment tools. J Sports Sci & Med 2008;8:154-68. [ Links ]

    7. Ulrich DA. Test of gross motor development. 2nd ed. Austin: Pro-Ed, 2000. [ Links ]

    8. Catenassi FZ, Marques I, Bastos CB, Basso L, Ronque ERV, Gerage AM. Relação entre índice de massa corporal e habilidade motora grossa em crianças de quatro a seis anos. Rev Bras Med Esporte 2007;13:227-30. [ Links ]

    9. Cotrim JR. Desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais em crianças com diferentes oportunidades de prática e instrução no ensino fundamental [Mestrado]. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul; 2010. [ Links ]

    10. Cotrim JR, Lemos AG, Néri-Júnior JE, Barela JA. Desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em crianças com diferentes contextos escolares. Rev Educ Fis Aceito para publicação. [ Links ]

    11. Pang AW-Y, Fong DT-P. Fundamental motor skill proficiency of Hong Kong children aged 6-9 years. Res Sports Med 2009;17:125-44. [ Links ]

    12. Houwen S, E. H, Jonker L, Visscher C. Reliability and validity of the TGMD-2 in primary-school-age children with visual impairments. Adapt Phys Activ Q 2010;27:143-59. [ Links ]

    13. Simons J, Daly D, Theodorou F, Caron C, Simons J, Andoniadou E. Validity and reliability of the TGMD-2 in 7–10-year-old flemish children with intellectual disability. Adapt Phys Activ Q 2007;25:71-82. [ Links ]

    14. Staples KL, Reid G. Fundamental movement skills and autism spectrum disorders. J Autism Dev Disord 2010;40:209-17. [ Links ]

    15. Celestino ML, Pereira JC, Barela AMF. Avaliação das habilidades motoras grossas de adolescente com síndrome de Down. Brazilian Journal of Motor Behavior 2011;6:16-21. [ Links ]

    16. Ripka WL, Mascarenhas LPG, Hreczuck DV, Luz TGR, Afonso CA. Estudo comparativo da performance motora entre crianças praticantes e não praticantes de minivoleibol Fit Perf J 2009;8:412-6. [ Links ]

    17. Tkac CM, Oliveira AS. O efeito da capoeira regional no perfil motor de crianças. Rev Teoria e Prática da Educação 2006;9:217-32. [ Links ]

    18. Souza MC, Berleze M, Valentini N. Efeitos de um programa de educação pelo esporte no dominio das habilidades motoras fundamentais e especializadas: ênfase na dança. Rev Educ Fís 2008;19:509-19. [ Links ]

    19. Braga RK, Krebs RJ, Valentini NC, Tkac CM. A influência de um programa de intervenção motora no desempenho das habilidades locomotoras de crianças com idade entre 6 e 7 anos. Rev Educ Fis 2009;20:171-81. [ Links ]

    20. Palma MS, Pereira B, Valentini NC. Jogo com orientação: uma proposta metodológica para a educação física pré-escolar. Rev Educ Fis 2009;20:529-41. [ Links ]

    22. Thomas JR, Nelson JK. Métodos de pesquisa em atividade física. Porto Alegre: Artmed, 2002. [ Links ]

    23. Pellegrini AM, Barela JA. O que o professor deve saber sobre o desenvolvimento motor de seus alunos. In: Micotti MCO, editor. Alfabetização: assunto para pais e mestres. Rio Claro: Instituto de Biociências; 1998. p. 69-80. [ Links ]

    24. Brauner LM, Valentini NC. Análise do desempenho motor de crianças participantes de um programa de atividades físicas. Rev Educ Fis 2009;20:205-16. [ Links ]