SciELO - Scientific Electronic Library Online

SciELO - Scientific Electronic Library Online

Article References

QUADROS, Ana Luiza de et al. Professor de ensino superior: o entendimento a partir de narrativas de pós-graduandos em química. Educ. Pesqui. [online]. 2012, vol.38, n.2, pp. 389-402. ISSN 1517-9702.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022012000200008.

    ARROIO, Agnaldo et al. A prática docente na formação do pós-graduando em química. Química Nova, São Paulo, v. 31, n. 7, p. 1888-1891, 2008. [ Links ]

    BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHÍNOV). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência e na linguagem. 2. ed. São Paulo: Editora HUCITEC, 1981. [ Links ]

    BRUNER, Jerome. The narrative construction of reality. Critical Inquiry, Chicago, v. 18, n. 1, p. 1-21, Dec. 1991. [ Links ]

    ______. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médica, 1997. [ Links ]

    ______. A cultura da educação. Porto Alegre: Artes Médica, 2001. [ Links ]

    ______. Realidade mental, mundos possíveis. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médica, 2002. [ Links ]

    CONNELLY, F. Michael; CLANDININ, D. Jean. Stories of experience and narrative inquiry. Educational Researcher, Washington, v. 19, n. 5, p. 2-14, Jun./Jul. 1990. [ Links ]

    CUNHA, Ana Maria de O.; BRITO, Taita Talamira R.; CICILLINI, Graça Aparecida. Dormi aluno (a) acordei professor: interfaces da formação para o exercício do ensino superior. In: SILVA, João dos Reis; OLIVEIRA, João Ferreira de; MANCEBO, Deise (Orgs.). Reforma universitária: dimensões e perspectivas. São Paulo: Alínea e Átomo, 2006. v. 1, p. 146-161. [ Links ]

    FEITOSA, Judith P. A. Construindo o estágio de docência da pós-graduação em química. Química Nova, São Paulo, v. 25, n.1, p. 153-158, 2002. [ Links ]

    FELICÍSSIMO, Ana Maria P. et al. Prática de ensino de química no 3 grau: uma experiência no curso de pós-graduação. Química Nova, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 122-124, 1991. [ Links ]

    LEAL, Murilo Cruz. Apropriação do discurso de inovação curricular em química por professores do ensino médio. Tese (Doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2003. [ Links ]

    MALDANER, Otavio Aloisio. A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de química. Química Nova, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 289-292, 1999. [ Links ]

    MASSETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1996. [ Links ]

    PACHANE, Graziela Giusti; PEREIRA, Elisabete Monteiro de A. A importância da formação didático-pedagógica e a construção de um novo perfil para os docentes universitários. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 3, n. 1, 2004. Disponível em: <http://www.campusoei.org/revista/deloslectores/674Giusti107.PDF.> Acesso em: 27 jul. 2011. [ Links ]

    POLKINGHORNE, Donald E. Narrative knowing and the human sciences. Albany, NY: State University of New York Press, 1988. [ Links ]

    QUADROS, Ana Luiza de. Aulas no ensino superior: um olhar para a formação de professores de Química na UFMG. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. [ Links ]

    QUADROS, Ana Luiza de et al. Os doutores formados pelo Programa de Pós-graduação em Química da UFMG entre 2000 a 2010. In: XXIV ENCONTRO REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2010, Viçosa. Anais... Viçosa: SBQ, 2010. [ Links ]

    ______. Percepção dos pós-graduandos em química da Universidade Federal de Minas Gerais sobre a própria formação docente. Química Nova, São Paulo, v. 34, n. 5, p. 893-898, 2011. [ Links ]

    TEODORO, Daniel Lino et al. Formação docente no ensino superior de química: contribuições dos programas de aperfeiçoamento de ensino. Química Nova, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 714-719, 2011. [ Links ]

    VERHINE, Robert Evan; DANTAS, Lys Maria V. Estágio de docência: conciliando o desenvolvimento da tese com a prática em sala de aula. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 4, n. 8, p. 171-191, 2007. [ Links ]

    ZANON, Dulcimeire Aparecida V.; OLIVEIRA, Jane Raquel S.; QUEIROZ, Salete L. O "saber" e o "saber fazer" necessários à atividade docente no ensino superior: visões de estudantes de pós-graduação em química. Revista Ensaio, v. 11, n. 1, p. 1-20, 2009. [ Links ]