Estudos sobre a vegetação das Campinas Amazonicas. IV Estudos ecológicos na Campina da Reserva Biológica INPA - SUFRAMA (Manaus-Caracaraí, km 62)

Marilene Marinho Nogueira Braga Pedro Ivo Soares Braga Sobre os autores

Resumo

Para complementar o trabalho de Anderson et al. (trabalho anterior) sobre a vegetação da campina, foram investigados três aspectos ecológicos adicionais, os quais não constavam na programação dos trabalhos de tese dos alunos do mestrado do INPA. No primeiro estudo, analisadas 50 ilhas pequenas que ocorrem na campina aberta (1). com um total de 25 espécies de plantas lenhosas e algumas plantas herbáceas, relacionando-se o tamanho das ilhas, a ocorrência das espécies e as associações entre as mesmas. No segundo, verificada a ocorrência de duas espécies de Loranthaceae, hemiparasitas, que ocorrem na campina aberta e sombreada (1), com tendência a terem hospedeiros específicos. Phthirusa rufa (Mart.) Eichl. (Loranthaceae) tem como hospedeiro Ouratea spruceana Engl. (Ochnaceae) e Phthirusa micrantha Eichl. (Loranthaceae) tende, entre outras espécies, a parasitar Hirtella racemosa Lam. var. racemosa (Chrysobalanaceae). Aspectos anatômicos e ecofisiológicos foram relacionados. No último trabalho ecológico foi analisada a ocorrência de algumas epífitas em cinco espécies de árvores na campina (aberta e sombreada) e na campinarana.

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia Av. André Araujo, 2936 Aleixo, 69060-001 Manaus AM Brasil, Tel.: +55 92 3643-3030, Fax: +55 92 643-3223 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: acta@inpa.gov.br