Alimentação do mapará (Hypophthalmus edentatus Spix, 1829) do lago do Castanho, Amazonas (Siluriformes, Hypophthalmidae) (* * — Parte do trabalho de dissertação apresentado ao Curso de Pós-graduação de Biologia de Água Doce e Pesca Interior da Fundação Universidade do Amazonas e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, para a obtenção do grau de Mestre em Ciências Biológicas. )

F. Martinho Carvalho Sobre o autor

Resumo

Foram feitas análises do conteúdo estomacal e observações de estruturas do trato digestivo e dos rastros de Hypophihalmus edentatus, com o objetivo de determinar-se o regime alimentar e as possíveis adaptações morfológicas relacionadas a este regime. Os resultados obtidos indicam que a espécie é pelágica zooplanctófaga e seletiva para os maiores componentes do zooplancton. Verificou-se que o número de rastros aumenta com o crescimento mas o espaço entre eles permanece praticamente constante.

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia Av. André Araujo, 2936 Aleixo, 69060-001 Manaus AM Brasil, Tel.: +55 92 3643-3030, Fax: +55 92 643-3223 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: acta@inpa.gov.br