Observations on flower visitors to Bertholletia excelsa H.B.K. and Couratari tenuicarpa A.C. Sm. (Lecythidaceae)

Β. W. Nelson Μ. L. Absy Ε. Μ. Barbosa G. Τ. Prance Sobre os autores

Foram estudadas as abelhas que visitavam flores de Bertholletia excelsa H. B. K. (castanheira) e Couratai tenuicarpa A.C. Smith. Foi descrito o comportamento dessas abelhas e identificados os grãos de pólen aderido à parte dorsal do tórax e nas patas. As abelhas femininas de Xylocopa frontalis (Olivier) e masculinas de Eulaema moesaryi (Friese) observadas em igapó próximo de Manaus, são aparentemente polinizadores de Couratari. As abelhas femininas de Euplusia seabrai Moure in litt., Epicharis umbraculata (Fabricius), Epicharis rustica(Olivier) and Eulaema nigrita (Lepeletier), bem como as abelhas masculinas de Eulaema cingulata (Fabricius) e Eulaema nigrita sao aparentemente polinizadores da castanheira estudada em uma plantação na Estrada do Aleixo, próximo a Manaus. Apenas as abelhas maiores, capazes de desenrolar o androceu floral, podem polinizar Couratari e Bertholletia.

A análise polínica indicou que todas as abelhas capturadas transportavam pólen de Bertholletia ou Couratari. Os outros grãos de pólen encontrados nas abelhas provém de plantas de capoeira. Observamos que estas abelhas provém de plantas de capoeira. Observamos que estas abelhas comuns em capoeira visitaram praticamente todas as flores da castanheira permitindo assim, constatar que a presença de mata primária (e aquelas espécies de abelhas Euglossine restritas a mata primária) não é necessária para a polinização da castanheira.

A baixa produção de frutos na plantação do Aleixo deve ser atribuida a outros fatores, e não a polinização. Uma vez que as ocorrências naturais de castanheiras na região estão associadas com melhores condições edáficas, essa baixa produção de frutos na plantação do Aleixo pode ser devido as deficiências do solo.


Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia Av. André Araujo, 2936 Aleixo, 69060-001 Manaus AM Brasil, Tel.: +55 92 3643-3030, Fax: +55 92 643-3223 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: acta@inpa.gov.br