Notas sobre Stenhelmoides e descrição da genitália verdadeira do macho de S. strictifrons Grouvelle, 1908 (Coleoptera: Elmidae)

André S. FERNANDES Thiago T.S. POLIZEI Rafael BOLDRINI Sobre os autores

RESUMO

O gênero Stenhelmoides compreende 15 espécies espalhadas por toda a América Central e do Sul e sua maior riqueza de espécies está claramente relacionada às regiões amazônicas. Com base no estudo de espécimes-tipo e material adicional, nós descrevemos e ilustramos a genitália verdadeira do macho de Stenhelmoides strictifrons, que, até então, estava representada de maneira equivocada na literatura. Nós também reportamos novos registros de Stenhelmoides para o Brasil e Guiana. Além de imagens do habitus das espécies, fornecemos fotografias dos espécimes-tipo de Stenhelmoides grandis, S. grouvellei, S. guyanensis; S. strictifrons e S. submaculus. De acordo com as regras e recomendações do Código Internacional de Nomenclatura Zoológica, reconhecemos paralectótipos adicionais das espécies S. guyanensis e S. grouvellei.

PALAVRAS-CHAVE:
besouros de correnteza; insetos aquáticos; morfologia; Neotrópico; taxonomia

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia Av. André Araujo, 2936 Aleixo, 69060-001 Manaus AM Brasil, Tel.: +55 92 3643-3030, Fax: +55 92 643-3223 - Manaus - AM - Brazil
E-mail: acta@inpa.gov.br