Do precipitation and food affect the reproduction of brown brocket deer Mazama gouazoubira (G. Fischer 1814) in conditions of semi-captivity?

Os nascimentos de veados-catingueiros marrons ( Mazama gouazoubira) na floresta montana secundária chamada "yunga" no noroeste da Argentina foram comparados com a ocorrência de chuva. As análises foram conduzidas com chuva e com queda de flores e frutos em uma tentativa para determinar a possível importância dessas variáveis com o nascimentodestes animais. Os nascimentos não foram diretamente correlacionados com a chuva, mas sim com a queda de flores e frutos das espécies de plantas exóticas. Isto pode estar relacionado ao favorecimento do desenvolvimento de filhotes, que comem as plantas novas e as partes mais digeríveis, que estão acessíveis um mês após seus nascimentos. Os nascimentosnão sazonais observados ao longo do ano poderiam estar relacionados com a seleção pelo veado de algumas espécies de plantas que foram introduzidas na região ( Prunus, Morus e Psidium), as quais possuem um período frutífero mais longo do que as escassas espécies de plantas nativas da região.

Argentina; fenologia de nascimento; fruto; chuva


Academia Brasileira de Ciências Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar, 20030-060 Rio de Janeiro RJ Brasil, Tel: +55 21 2533-6274, +55 21 2532-0562 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: aabc@abc.org.br