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Evaluation of motorcyclist's discomfort during prolonged riding process with and without lumbar support

OBJETIVO: O objetivo principal deste estudo é analisar os efeitos de um encosto, usando um protótipo de um apoio lombar apresentado em estudo anterior do autor sobre a avaliação de desconforto das partes do corpo do motociclista. MÉTODOS: Cem motociclistas participaram neste estudo, todos em boas condições físicas e sem queixa imediata de lesões músculo-esqueléticas. Cada participante foi convidado a se sentar por 2 horas em uma moto em duas sessões diferentes (com e sem o apoio lombar) em uma sala com ambiente controlado. A cada intervalo de 15 minutos, os participantes foram solicitados a classificar o seu nível de desconforto no questionário de Borg CR-10. RESULTADOS: A taxa de nível de desconforto (em todas as partes do corpo) diminuiu ao longo do tempo durante o período de testes com o protótipo. Em termos de "ponto de ruptura" do desconforto, os participantes identificaram as partes lombar e superior das costas como as mais afetadas do corpo, antes das alterações de conforto durante o período de teste, com o uso do protótipo. CONCLUSÕES: O uso deste protótipo fornece um mecanismo de proteção para o sistema músculo-esquelético do motociclista, principalmente a coluna vertebral. Portanto, este protótipo é capaz de proporcionar a postura ideal, simultaneamente melhorando o conforto do motociclista, enquanto está pilotando a moto (reduzindo o desconforto) durante o seu uso.

ergonomia lombar; apoio; motociclistas; Escala CR-10 de Borg; desconforto


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