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Stress and sleep quality in high school brazilian adolescents

OBJETIVO: O objetivo do presente estudo foi analisar a influência do stress sobre a qualidade do sono em um grupo de adolescentes. MÉTODO: Foram escolhidas duas instituições educacionais do ensino médio, na cidade de Alfenas, sul de Minas Gerais, Brasil. A amostra foi composta por ambos os sexos (n=160), com 65,63% do sexo feminino. A faixa etária dos participantes foi de 15 a 18 anos. Para a coleta de dados aplicou-se: Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP) utilizado para quantificar a qualidade do sono; o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL) que identifica de modo objetivo a sintomatologia de stress foi aplicado. RESULTADOS: Observou-se que 23,53% dos estressados dormem bem e 45,33% dos não estressados dormem bem; 76,47% dos estressados não dormem bem e 54,67% dos não estressados não dormem bem. Quanto ao rendimento escolar têm-se as médias 0,65 para os alunos estressados e 0,60 para aqueles que não sofrem de stress, Mann-Whitney (p=0,0596). CONCLUSÃO: O stress contribui para elevar o percentual de maus dormidores, assim como, elevou as médias do rendimento escolar.

sono; distúrbios do sono; stress; privação do sono; sintomas psicológicos


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