Acessibilidade / Reportar erro

Localização de sílica por elétrons retroespalhados em folhas de Cyperus ligularis L. and Rhynchospora aberrans C. B. Clarke (Cyperaceae)

As Cyperaceae têm a capacidade de incorporação do ácido silícico mediante depósito de sílica coloidal, que é registrada pela ocorrência de projeções sob a forma de cones, nas paredes tangenciais internas de determinadas células epidérmicas ou "células de sílica". Folhas de C. ligularis e R. aberrans foram analisadas pela técnica de elétrons retroespalhados. C. ligularis além de acumular sílica nas "células de sílica", acumula também em alguns estômatos, nos tricomas e nas paredes das células que contornam as cavidades do aerênquima. Este último apresenta formas diversas, entretanto, as células que se localizam junto aos feixes vasculares mostram projeções cônicas, semelhantes àquelas da epiderme. R. aberrans contém "células de silica" cujas projeções cônicas têm "satélites". A sílica também ocorre em estômatos específicos e em células epidérmicas contíguas aos mesmos. Constata-se que a deposição de sílica ocorre tanto em combinação com a parede (sem modificações estruturais aparentes), como em estruturas de secreção da mesma, ou seja, projeções da parede. Essas variações de ocorrência estrutural e de localização nas espécies devem estar relacionadas com a funcionalidade, fatores ambientais, com destaque ao solo, além da relação com grupos taxonômicos.

estômatos; células epidérmicas; tricomas; parede celular


Sociedade Botânica do Brasil SCLN 307 - Bloco B - Sala 218 - Ed. Constrol Center Asa Norte CEP: 70746-520 Brasília/DF. - Alta Floresta - MT - Brazil
E-mail: acta@botanica.org.br