Acessibilidade / Reportar erro

Comportamento germinativo de duas espécies de canga ferrífera: Baccharis retusa DC. (Asteraceae) e Tibouchina multiflora Cogn. (Melastomataceae)

Germinative behavior of two species from "canga ferrífera": Baccharis retusa DC. (Asteraceae) and Tibouchina multiflora Cogn. (Melastomataceae)

O objetivo desse estudo foi avaliar o comportamento germinativo de Bacccharis retusa e Tibouchina multiflora, espécies que ocorrem na vegetação de canga no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. Diásporos coletados no município de Barão de Cocais foram colocados para germinar nas temperaturas de 15, 20, 25 e 30 ºC na presença de luz contínua ou no escuro. As sementes mantidas inicialmente no escuro foram posteriormente transferidas para a presença de luz, mantendo-se as mesmas temperaturas. Os diásporos das duas espécies apresentaram comportamento fotoblástico positivo, com germinação inexpressiva no escuro em todas as temperaturas testadas. Na presença de luz contínua as sementes de T. multiflora não apresentaram diferenças na porcentagem final de germinação em todas as temperaturas testadas, mas B. retusa apresentou menor porcentagem final de germinação a 30 ºC. Os diásporos das duas espécies mantidos inicialmente no escuro, germinaram rapidamente após serem transferidos para luz branca contínua. Entretanto, não foi verificado efeito significativo do tempo de permanência no escuro nos valores finais de porcentagem de germinação alcançados a cada temperatura. Esses resultados sugerem que essas duas espécies de canga apresentam potencial para a formação de banco de sementes no solo.

banco de sementes; campo rupestre; fotoblastismo; luz; temperatura


Sociedade Botânica do Brasil SCLN 307 - Bloco B - Sala 218 - Ed. Constrol Center Asa Norte CEP: 70746-520 Brasília/DF. - Alta Floresta - MT - Brazil
E-mail: acta@botanica.org.br