Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos anatômicos e ultra-estruturais de galhas foliares em Ficus microcarpa L.f. (Moraceae) causadas por Gynaikothrips ficorum Marchal (Thysanoptera)

Galhas foliares são comuns em diversas espécies de Ficus. O objetivo deste trabalho é estudar as alterações estruturais envolvidas na formação das galhas foliares induzidas por Gynaikothripsficorum (Thysanoptera) em Ficus microcarpa, uma planta ornamental. As galhas de folhas jovens e maduras foram separadas em dois estádios de desenvolvimento, com base na presença de lesões e no grau de dobramento da lâmina. Durante o desenvolvimento da galha formam-se intumescimentos na lâmina tanto nas folhas jovens quanto nas maduras, os quais coincidem com as áreas de hipertrofia celular e hiperplasia dos tecidos. Estes intumescimentos foram detectados em maior quantidade e mais precocemente em folhas jovens, que, por possuirem células menos diferenciadas, mostraram respostas cecidogenéticas mais rápidas. A hipertrofia e, a hiperplasia foram os processos marcantes na ontogênese desta galha, assim como ocorre em outras induzidas por tripes. Entretanto, apesar dos numerosos sítios de alimentação e a grande área de ataque, as galhas foliares de F. microcarpa podem ser consideradas rudimentares, pois não se observa a diferenciação de novos tecidos.

galha foliar; tripes; Ficus microcarpa; Moraceae; anatomia


Sociedade Botânica do Brasil SCLN 307 - Bloco B - Sala 218 - Ed. Constrol Center Asa Norte CEP: 70746-520 Brasília/DF. - Alta Floresta - MT - Brazil
E-mail: acta@botanica.org.br