PÁGINA DO PRESIDENTE
Abrindo fronteiras para dentro de casa
Antonio Carlos Palandri Chagas
Presidente da SBC
Correspondência Correspondência: Antonio Carlos Palandri Chagas Avenida Marechal Câmara, 160/330, Centro 20020-907, Rio de Janeiro, RJ - Brasil E-mail: acchagas@cardiol.br
Abrindo as fronteiras para a cardiologia nacional, é com muito orgulho que torno pública aos associados da nossa Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) a exploração de território inédito: o continente africano.
No final de janeiro, a convite do presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Hugo Madeira, estivemos na cidade de Praia, capital de Cabo Verde, para as 1as Jornadas Lusófonas de Cardiologia. A comitiva brasileira foi responsável por cinco apresentações, versando sobre os temas cardiopatia valvar e doença arterial coronariana.
No mesmo mês, representantes do Grupo de Estudos sobre Circulação Pulmonar SBC foram ao México participar da terceira reunião anual do Pulmonary Vascular Research Institute com quem a SBC já vem implementando a troca de conhecimentos.
E, ainda nos primeiros meses deste ano, também já temos confirmada a participação em outros três fóruns internacionais: o 2009 ACC Annual Scientific Session, o XXX Congresso Português de Cardiologia e o XXII Congresso Peruano de Cardiologia.
Em Orlando, cidade sede do evento do American College of Cardiology, pela segunda vez, faremos simpósio conjunto com a entidade. A sessão, marcada para o dia 30 de março às 12h15, comprova o sucesso da anterior, realizada no ano passado, em Chicago.
Além de especialistas americanos, a programação prevê três conferências proferidas por profissionais brasileiros: "O impacto da doença cardiovascular no Brasil e as iniciativas da SBC no controle do risco", "Tratamento ideal das síndromes coronarianas agudas" e "Revascularização: lições do estudo SYNTAX".
Depois de Cabo Verde e dos Estados Unidos, no final de abril, a SBC estará em Portugal e no Peru, representando a cardiologia nacional nos congressos das sociedades congêneres dos dois países.
Em âmbito nacional, a Comissão Executiva e Científica de Congressos da SBC está trabalhando intensamente na preparação do 64º Congresso Brasileiro de Cardiologia que será realizado no período de 12 a 16 de setembro em Salvador. Em breve, novidades!
Dentro da mesma perspectiva de oferecer oportunidade de atualização de qualidade aos associados, já há prevista a inclusão do projeto "Diretrizes em Debate" na programação dos congressos de dez sociedades estaduais. Trata-se de atividade científica rápida e eficiente para capacitação acerca do conteúdo dos documentos selecionados para discussão.
Não só no sentido de promover as diretrizes trabalha a coordenação responsável pelo setor. A atual gestão prepara, neste momento, 28 novos documentos para publicação. E, para incorporação dessas diretrizes mais recentes aos protocolos do Ministério da Saúde ligados à área de cardiologia, a SBC está atuando incansavelmente junto ao órgão. A reformulação irá beneficiar o amplo universo de pacientes que se valem da rede pública de atendimento.
A presença marcante da entidade junto ao governo federal, aliás, tem sido enfoque crescente dentre as prioridades desta diretoria, seja assessorando os projetos e decisões da política cardiovascular, seja no sentido de captar fontes de recursos para a pesquisa e, principalmente, na elaboração e defesa de melhores condições de trabalho para o cardiologista brasileiro. É a SBC cumprindo sua missão social e associativa!
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
06 Abr 2009 -
Data do Fascículo
Fev 2009