Acessibilidade / Reportar erro

Caso 10/2001 - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP

Correlação Clínico-Radiográfica

Correlação Clínico-Radiográfica

Caso 10/2001 - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP

Edmar Atik

São Paulo, SP

Dados Clínicos – Lactente de cinco meses, do sexo feminino, apresentava taquidispnéia desde os 15 dias de vida, ocasião da realização do diagnóstico de comunicação interventricular, anatomicamente confirmado por ecocardiograma. Seu desenvolvimento pôndero-estatural foi inadequado, persistindo com dispnéia apesar da medicação apropriada. Ao exame físico, notava-se discreta dispnéia, ausência de cianose e os pulsos eram normais. Pesava 5kg e a altura era de 60cm. No precórdio, eram nítidos o abaulamento e as impulsões sistólicas. O choque da ponta era desviado para fora da linha hemiclavicular esquerda. As bulhas eram hiperfonéticas e havia sopro sistólico ++, de regurgitação, rude, na borda esternal esquerda e irradiado à direita e para a área mitral e fígado palpado a 3cm da reborda costal direita. O eletrocardiograma mostrava ritmo sinusal, freqüência cardíaca de 150bpm, sinais de sobrecarga biventricular com complexos RS de V1 a V4 e qRs em V5 e V6. SÂP a +30o, SÂQRS a +70o e SÂT a +150o.

Imagem radiográfica – Salientava aumento da área cardíaca, às custas dos arcos inferiores direito e esquerdo e com acentuação da trama vascular pulmonar. Chamava a atenção um abaulamento do arco médio, formando imagem distinta e separada do arco ventricular e do arco aórtico (fig. 1).


Impressão diagnóstica –Seriam estas imagens sugestivas de cardiopatia congênita? A área cardíaca aumentada com sobrecarga de volume e a trama vascular pulmonar aumentada sugerem a presença de cardiopatia congênita com desvio de sangue ao nível atrioventricular, tipo comunicação interatrial e/ou interventricular. É o arco médio sugestivo de alguma malformação? O arco médio abaulado sugere aumento da artéria pulmonar ou do átrio esquerdo, podendo no entanto corresponder também a alguma alteração pericárdica nesse local.

Diagnóstico diferencial – Esta imagem abaulada no arco médio esquerdo poderia também corresponder a um gânglio aumentado ou a uma tumoração extracardíaca.

Confirmação diagnóstica – Os elementos clínicos orientaram para o diagnóstico de comunicação interventricular como defeito básico e o ecocardiograma confirmou anatomicamente o defeito perimembranoso de 7mm de diâmetro. À operação, alcançava cerca de 9mm de diâmetro. Constatou-se também na altura do átrio esquerdo, agenesia parcial do pericárdio provocando herniação desta cavidade, responsável pela imagem radiográfica descrita.

Editor da Seção: Edmar Atik

Correspondência: Edmar Atik – InCor – Av. Dr. Enéas C. Aguiar, 44 – 05403-000 – São Paulo, SP – E-mail: conatik@incor.usp.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Nov 2001
  • Data do Fascículo
    Out 2001
Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@cardiol.br