Acessibilidade / Reportar erro

Caso 3/2002 - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP

a08v78n3

Correlação Clínico-Radiográfica

Correlação Clínico-Radiográfica

Caso 3/2002 - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP

Edmar Atik

São Paulo, SP

Dados clínicos - Em um lactente com 75 dias de idade do sexo masculino, sopro cardíaco já auscultado no 3º dia, após o nascimento. Não havia sinais de cianose ou de insuficiência cardíaca e o desenvolvimento físico era adequado. Ao exame físico, apresentava-se acianótico, levemente taquipnéico e saturação arterial de oxigênio de 90%. O peso era de 4.680g, a freqüência respiratória de 60 rpm e a freqüência cardíaca de 130bpm. No precórdio não havia deformidades. A 2a bulha era hiperfonética na área pulmonar e auscultava-se sopro sistólico discreto na borda esternal esquerda baixa. O fígado palpado a 2cm do rebordo costal direito. O eletrocardiograma mostrava ritmo sinusal com sinais de sobrecarga de ventrículo direito. A amplitude de R em V1 era de 20mm e havia morfologia RS em V6. A onda T era mais positiva em V1 que em V6. SÂP: +30 o, SÂQRS; +90o, SÂT: +90o.

Imagem radiográfica - Salienta área cardíaca normal com arco inferior esquerdo arredondado e ponta cardíaca elevada. O pedículo vascular alargado à direita por possível aumento do timo e a trama vascular pulmonar congesta com vasos hilares grossos, "cortados" perpendicularmente. O arco médio é retificado (fig. 1).


Impressão diagnóstica - A imagem radiográfica lembra a encontrada em cardiopatias obstrutivas do lado esquerdo do coração, tipo estenose mitral com congestão venocapilar pulmonar e aumento retrógrado do ventrículo direito.

Diagnóstico diferencial - Qualquer lesão obstrutiva no lado esquerdo do coração pode se apresentar dessa mesma maneira como a drenagem anômala total das veias pulmonares, estenose de veias pulmonares, cor triatriatum ou ainda qualquer outro defeito cardíaco associado à estenose da valva atrioventricular esquerda.

Confirmação diagnóstica - O estudo ecocardiográfico mostrou dupla via de entrada de ventrículo único esquerdo com estenose da valva atrioventricular esquerda, discordância ventrículo-arterial com câmara rudimentar à esquerda. Forame oval tinha 4mm e a comunicação interventricular 6mm, não restritiva. O anel da valva atrioventricular direita media 18mm e o da esquerda 5mm. O anel aórtico era de 8mm e o pulmonar de 15mm. A aorta ascendente mediu 7mm. Cateterismo cardíaco salientou pressão sistêmica em ambos os ventrículos. A pressão da artéria pulmonar era de 70/15mmHg, da aorta de 70/45mmHg, do átrio esquerdo de 22mmHg e do átrio direito de 10mmHg. Angiografia confirmou os elementos ecocardiográficos, mas com comunicação interventricular restritiva.

Conduta - Após abertura da comunicação interatrial por cateter-balão e diminuição da pressão atrial esquerda para 10mmHg, foi indicada a ampliação da comunicação interventricular e bandagem pulmonar.

Editor da Seção: Edmar Atik

Correspondência: Edmar Atik – InCor – Av. Dr. Enéas C. Aguiar, 44 – 05403-000 – São Paulo, SP – E-mail: conatik@incor.usp.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Abr 2002
  • Data do Fascículo
    Mar 2002
Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@cardiol.br