Acessibilidade / Reportar erro

O Efeito Anti-Hipertensivo de Sauromatum Guttatum Mediado por Efeitos Vasorrelaxante e Depressivos Miocárdicos

Resumo

Fundamento:

A Sauromatum guttatum ( S. guttatum ) é utilizado no tratamento de doenças do sangue e supostamente tem atividade espasmolítica através da inibição dos canais de Ca2+.

Objetivos:

O objetivo deste estudo foi investigar o potencial anti-hipertensivo de S. guttatum em modelo de rato Sprague-Dawley (SD) com hipertensão induzida por dieta com alto teor de sal (HIDATS).

Métodos:

Ratos SD foram divididos em normotensos, hipertensos e grupos tratados com verapamil e S. guttatum . Extrato bruto de S. guttatum (Sg.B) (100, 150 e 300 mg/kg/dia) e verapamil (5, 10 e 15 mg/kg/dia) foram administrados por via oral junto com NaCl. Anéis aórticos e faixas do átrio direito de ratos normotensos foram utilizados para investigar os mecanismos subjacentes. O nível de significância estatística adotado foi de 5%.

Resultados:

A pressão arterial média diminuiu nos grupos hipertensos tratados com Sg.B e verapamil de forma dose-dependente (p <0,001). No estudo de reatividade vascular, a acetilcolina induziu relaxamentos com valor CE50 de 0,6 µg/mL (0,3–1,0) em ratos hipertensos tratados com Sg.B (300 mg/kg), sugerindo preservação endotelial. Em aorta isolada de rato normotenso, o Sg.B exibiu vasorrelaxamento com valor de CE50 de 0,15 mg/mL (0,10-0,20), após ablação por desnudamento endotelial ou pré-tratamento com L-NAME e atropina. O tratamento com Sg.B causou relaxamento contra contrações induzidas por K+ alto, como o verapamil. O Sg.B mostrou efeitos inotrópicos (82%) e cronotrópicos (56%) negativos em preparações isoladas atriais de ratos reduzidas com atropina. A avaliação fitoquímica indicou a presença de alcaloides, flavonoides e taninos.

Conclusão:

O S. guttatum possui efeito vasodilatador através da preservação da função endotelial, liberação de NO mediada pelo receptor muscarínico e inibição do movimento de Ca2+, enquanto o efeito depressor do miocárdio atrial pode estar ligado ao receptor muscarínico. Esses achados fornecem a base farmacológica para o uso do extrato de S. guttatum como um medicamento anti-hipertensivo.

Palavras-chave:
Ratos; Anti-Hipertensivos; Sauromatum guttatum ; Pressão Arterial; Hipertensão; Vasodilatação; Bloqueio do canal de Ca2+; Desempenho cardíaco

Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC Avenida Marechal Câmara, 160, sala: 330, Centro, CEP: 20020-907, (21) 3478-2700 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil, Fax: +55 21 3478-2770 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@cardiol.br