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Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Volume: 119, Issue: 5 Supplement 1, Published: 2022
  • Challenges and Opportunities for the Development of Medical Education Research Editorial

    Mamede, Sílvia
  • Medical Education: Interlocutor of Science and Society Editorial

    Peixoto, José Maria
  • Psychometric Evaluation of the Cardiology Certification Exam of the Brazilian Society of Cardiology Original Article

    Marinho, Gustavo Eugênio Martins; Peixoto, José Maria; Knopfholz, José; Andrade, Marcus Vinicius Santos

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Fundamento A Sociedade Brasileira de Cardiologia promove anualmente a prova para obtenção do título de especialista em Cardiologia, sendo a Comissão Julgadora do Título de Especialista em Cardiologia responsável pela sua organização e aplicação. A análise psicométrica dos itens de uma prova, por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI) pode fornecer informações robustas e contribuir para o aprimoramento contínuo dessa avaliação. Objetivos Avaliar as propriedades psicométricas da prova do Título de Especialista em Cardiologia no ano de 2019, em relação aos parâmetros da TRI. Métodos Estudo observacional, com a análise psicométrica das 120 questões da prova realizada por 1120 (mil cento e vinte) candidatos para a obtenção do título de especialista em Cardiologia, no ano de 2019. Resultados A análise da prova pela TRI mostrou 32,2% dos itens com poder de discriminação “alto” ou “muito alto”, 49,2% dos itens categorizados como “fácil” ou “muito fácil” e 41,5% apresentavam alta probabilidade de acerto ao acaso . Foram identificados 69 itens com problemas em relação aos parâmetros da TRI e, portanto, com baixo poder de avaliar a proficiência do candidato. Conclusões A análise psicométrica da prova de título de Especialista em Cardiologia pela TRI demonstrou um alto percentual de questões fáceis, com cerca de dois terços dos itens com alta probabilidade de acerto ao acaso. Esses dados poderão desencadear uma série de discussões e propostas para a construção das futuras provas em cardiologia.

    Abstract in English:

    Abstract Background The Cardiology Certification Exam is issued annually by the Brazilian Cardiology Society and set and applied by the Judging Committee for the Cardiologist Title (CJTEC). The psychometric analysis of the exam items using the Item Response Theory (IRT) may provide robust data that can help in the continuous improvement of this instrument. Objectives To evaluate the psychometric properties of the 2019 Cardiology Certification Exam in relation to the IR parameters. Methods This was an observational study, with psychometric analysis of the 120 questions of the exam taken by 1,120 candidates for the title of Cardiologist in 2019. Results The IRT analysis revealed that 32.2% of the items had a “high” or “very high” discriminating power, 49.2% were categorized as “easy” or “very easy”, and 41.5% showed a high probability of a correct guessing. Sixty-nine deficient items in terms of the IRT parameters were identified, which were then considered poorly effective in evaluating the candidate’s ability. Conclusions The psychometric analysis of the 2019 Cardiology Certification Exam by the IRT revealed a high percentage of easy questions, with nearly two thirds of the items with a high probability of correct guessing. These data may serve as a basis for a series of discussions and proposals for the elaboration of future certificate exams in Cardiology.
  • Teaching of Clinical Reasoning Guided by Illness Script Theory Original Article

    Oliveira, Juliana de Cássia Vaz; Peixoto, Aline Barbosa; Marinho, Gustavo Eugênio Martins; Peixoto, José Maria

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Fundamento O ensino do raciocínio clínico (RC) pode ser facilitado por estratégias educacionais orientadas pela teoria dos scripts de doenças (SD). Objetivo Avaliar o efeito de uma estratégia educacional guiada pela teoria dos SD na acurácia diagnóstica (AD) da dor torácica (DT) em estudantes de medicina. Métodos Estudo experimental em 3 fases, com 18 estudantes do 3º ano concluindo a fase 3, visto que as fases 1 e 2 tiveram 27 alunos. Na fase 1, cada participante resolveu 8 casos clínicos (6 de DT e 2 distratores). Na fase 2,os participantes foram divididos em 2 grupos, que treinaram distintamente 3 dos diagnósticos de DT da fase 1.Na fase 3, após uma semana, cada participante resolveu 8 novos casos, com os mesmos diagnósticos da fase 1.O tempo de resolução dos casos (TRC) e a AD foram avaliados. O nível de significância adotado na análise estatística foi p < 0,05. Resultados Na fase 3, foram observadas melhora da AD e redução do TRC para os diagnósticos treinados em ambos os grupos, não ocorrendo transferência de aprendizagem. Para esses diagnósticos, os escores de AD nas fases 1 e 3 foram: grupo 1 = 1,00, IIQ [0,00-1,00] versus 2,00, IIQ [2,00-2,50]; p = 0,017 e grupo 2 = 1,00, IIQ [0,66-1,17] versus 3,00, IIQ [1,33-3,00]; p = 0,006. O TRC em segundos foram: Grupo 1: 485, IIQ [450-583] versus 318, IIQ [284-418]; p = 0,027 e grupo 2: 655, IIQ [543-740] versus 408, IIQ [337-569]; p = 0,010. Conclusão A estratégia parece contribuir para melhora da AD e pode ser considerada para o ensino do RC.

    Abstract in English:

    Abstract Background Teaching of clinical reasoning (CR) can be facilitated by educational strategies guided by illness script theory. Objective To evaluate the effects of an educational strategy guided by illness script theory on the diagnostic accuracy of chest pain in medical students. Methods Experimental study in 3 phases, with 18 third-year medical students completing phase 3. Phases 1 and 2 had 27 students. In phase 1, each participant solved 8 clinical cases (6 of chest pain and 2 distractors). In phase 2, participants were divided into 2 groups, which distinctly trained 3 of the chest pain diagnoses from phase 1. In phase 3, after 1 week, each participant solved 8 new cases, with the same diagnoses as phase 1. Case resolution time and diagnostic accuracy were evaluated. The significance level adopted for statistical analysis was p < 0.05. Results In phase 3, both groups showed improved diagnostic accuracy and reduced case resolution time for the trained diagnoses, with no transfer of learning. For these diagnoses, the diagnostic accuracy scores in phases 1 and 3 were: group 1 = 1.00, IQR [0.00 to 1.00] versus 2.00, IQR [2.00 to 2.50], p = 0.017 and group 2 = 1.00, IQR [0.66 to 1.17] versus 3.00, IQR [1.33 to 3.00], p = 0.006. Case resolution times in seconds were: group 1: 485, IQR [450 to 583] versus 318, IQR [284 to 418], p = 0.027 and group 2: 655, IQR [543 to 740] versus 408, IQR [337 to 569], p = 0.010. Conclusion The proposed strategy seems to contribute to improved diagnostic accuracy, and it may be considered for teaching CR.
  • Effectiveness of an Active Methodology for Learning ECG during the Internal Medicine Internship Original Article

    Silva, Márcia Cristina Amélia da; Assunção, Maria Elisa Lucena Sales de Melo

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Fundamento Estudos têm mostrado uma baixa acurácia de médicos urgentistas em interpretar o eletrocardiograma (ECG) em quadros cardiológicos graves. Objetivo Avaliar a eficácia de um método de aprendizagem do ECG no internato de clínica médica e conhecer a percepção dos internos quanto ao aprendizado antes e após a metodologia. Métodos Foi utilizado um banco de dados com os resultados do pré e pós-teste de ECG das turmas de internato em clínica médica de 2017 a 2022. Foi enviado um questionário qualitativo com perguntas para autoavaliação da percepção do aprendizado. Resultados Foram incluídos 227 estudantes, 161 (70,9%) do sexo feminino, com idade de 26,4 ± 4,2 anos. A média do pré-teste foi 3,75 ± 2,0 pontos e do pós-teste 8,48 ± 1,5 pontos, diferença estatisticamente significativa, mesmo após estratificação por sexo, idade e período do curso (p < 0,001 para todas as comparações). Sessenta e nove (30%) dos alunos responderam ao questionário qualitativo. Os três sentimentos predominantes anteriores ao aprendizado foram desespero, medo e insegurança. Após o Clube, os sentimentos predominantes foram segurança, tranquilidade e confiança. Conclusão Foi baixo o nível de conhecimento prévio do ECG entre os egressos do internato médico e a metodologia proposta foi eficaz em melhorar o grau de conhecimento do ECG, independente da idade, sexo ou período do curso. E foi possível transformar as crenças negativas quanto à aprendizagem do ECG e torná-la significativa e leve. Um olhar mais incisivo nos cursos de medicina para o aprendizado do ECG de forma mais prática e contextualizada, pode melhorar este cenário.

    Abstract in English:

    Abstract Background Studies have shown a low accuracy of urgent care physicians in interpreting electrocardiogram (ECG) in severe cardiovascular conditions. Objective To evaluate the effectiveness of an ECG learning method in internal medicine internships and to know the perception of interns regarding learning before and after the methodology. Methods This study used a database with the results of an ECG pre- and post-test of the classes in the internal medicine internship from 2017 to 2022. A qualitative questionnaire was sent with questions for self-assessment of perception of learning. Results The study included a total of 227 students, 161 of whom (70.9%) were female. The mean age was 26.4 ± 4.2 years old. The pre-test mean was 3.75 ± 2.0 points, and the post-test mean was 8.48 ± 1.5 points, showing a statistically significant difference, even after stratification by sex, age, and course period (p < 0.001 for all comparisons). Sixty-nine (30%) of the students responded to the qualitative questionnaire. The three predominant feelings prior to learning were despair, fear, and insecurity. After the Club, the predominant feelings were security, tranquility, and confidence. Conclusion The level of prior knowledge regarding ECG was low among students in the medical internship, and the proposed methodology was effective for learning ECG, regardless of age, sex, or course period. It was possible to transform negative beliefs regarding ECG learning and make learning meaningful and enjoyable. A more incisive look at medical courses for learning the ECG in a more practical and contextualized way can improve this scenario.
  • Deduction, Induction and the Art of Clinical Reasoning in Medical Education: Systematic Review and Bayesian Proposal Original Article

    de-Sousa, Marcos Roberto; Aguiar, Túlio Roberto Xavier de

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Fundamento O raciocínio clínico está no centro da prática médica e emaranhado em uma confusão conceitual.A teoria da dualidade da probabilidade permite analisar seus aspectos objetivos e subjetivos. Objetivos Fazer revisão sistemática da literatura sobre o raciocínio clínico para tomada de decisão na educação médica e uma proposta chamada “Pensamento Conforme a Regra de Bayes” (PCRB). Métodos A revisão sistemática foi realizada na base PubMed até a data de 27/02/2022, seguindo metodologia rigorosa, por pesquisador experiente em revisão sistemática. A proposta PCRB, apresentada na discussão, foi elaborada no trabalho de conclusão de graduação em Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais. Usou-se a insuficiência cardíaca como exemplo. Resultados De 3340 artigos encontrados, incluíram-se 154 artigos: 24 tratando da condição de incerteza; 87 tratando de conceitos vagos (discussão de casos, heurística, lista de vieses cognitivos, escolha com sabedoria) incluídos sob o termo ‘arte’; e 43 discutindo a ideia geral de raciocínio indutivo ou dedutivo. PCRB oferece regras de coerência e reprodutibilidade, inferência sob incerteza e regra de aprendizado, e pode, por meio da perspectiva subjetiva sobre a probabilidade, incorporar aqueles termos vagos classificados como ‘arte’, bem como argumentos e evidências. Conclusões A revisão sistemática mostra que o raciocínio é fundado na incerteza, predominantemente probabilístico; além de mostrar algumas possibilidades de erro do pensamento hipotético-dedutivo. O PCRB é um pensamento probabilístico em duas etapas que pode ser ensinado. A regra de Bayes é uma ferramenta linguística, uma regra geral de raciocínio, de diagnóstico, de comunicação científica e de revisão do conhecimento médico conforme novas evidências.

    Abstract in English:

    Abstract Background Clinical reasoning is at the core of medical practice and entangled in a conceptual confusion. The duality theory in probability allows to evaluate its objective and subjective aspects. Objectives To conduct a systematic review of the literature about clinical reasoning in decision making in medical education and to propose a “reasoning based on the Bayesian rule” (RBBR). Methods A systematic review on PubMed was conducted (until February 27, 2022), following a strict methodology, by a researcher experienced in systematic review. The RBBR, presented in the discussion section, was constructed in his undergraduate dissertation in Philosophy at Minas Gerais Federal University. Heart failure was used as example. Results Of 3,340 articles retrieved, 154 were included: 24 discussing the uncertainty condition, 87 on vague concepts (case discussion, heuristics, list of cognitive biases, choosing wisely) subsumed under the term “art”, and 43 discussing the general idea of inductive or deductive reasoning. RBBR provides coherence and reproducibility rules, inference under uncertainty, and learning rule, and can incorporate those vague terms classified as “art”, arguments and evidence, from a subjective perspective about probability. Conclusions This systematic review shows that reasoning is grounded in uncertainty, predominantly probabilistic, and reviews possible errors of the hypothetico-deductive reasoning. RBBR is a two-step probabilistic reasoning that can be taught. The Bayes theorem is a linguistic tool, a general rule of reasoning, diagnosis, scientific communication and review of medical knowledge according to new evidence.
  • Learning: New Strategy for Humanized Digital Medical Education and Training in Cardiology Original Article

    Canesin, Manoel Fernandes; Furtado, Fabrício Nogueira; Gonçalves, Rodrigo Marques; Carraro, Diogo Cesar; Oliveira, Thaísa Mariela Nascimento de; Rodrigues, Ricardo; Fuganti, Cláudio José; Mesas, Cézar Eumann; Uemura, Laércio

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Fundamento A consolidação de novos paradigmas educacionais exige a implantação de estratégias inovadoras com potencial de transformar estudantes em profissionais competentes. Objetivos Analisar o conhecimento e a satisfação de estudantes antes e após a utilização de uma nova metodologia ativa de ensino médico de modelo digital humanizado chamada Virtual Case-Based Learning (VCBL). Métodos Estudo descritivo com análise documental sobre o processo de ensino-aprendizagem de estudantes de medicina. Dados obtidos da avaliação de conhecimento teórico e do instrumento de satisfação dos alunos nos anos de 2018 e 2019 foram analisados, e a nova metodologia proposta VCBL foi comparada com a metodologia ativa de ensino tradicional, o Problem-Based Learning (PBL). As análises descritivas e de associação foram realizadas utilizando o programa Statistical Package for the Social Sciences. Resultados Foram analisados 167 documentos aplicados a estudantes de medicina. Em relação à avaliação do conhecimento teórico, os alunos avaliados em 2018 obtiveram média 41,7%, comparados aos alunos de 2019 que alcançaram 73,3% (p<0,001). Entre os estudantes submetidos à avaliação da satisfação com a metodologia de aprendizagem proposta, 76,0% pontuaram o valor máximo para a questão um, e 83,0% para a questão número dois. Cerca de 70,0% dos estudantes classificaram positivamente o aprendizado adquirido após utilização da plataforma Paciente 360; 78,0% responderam que se sentem preparados para o atendimento ambulatorial; e 94,0% pontuaram de forma positiva a metodologia empregada. Conclusão Neste estudo inicial, os resultados indicaram que a nova ferramenta em metodologia ativa de ensino médico digital humanizado, o VCBL, pode auxiliar no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, proporcionando conhecimento e satisfação dos estudantes.

    Abstract in English:

    Abstract Background The consolidation of new educational paradigms requires the implementation of innovative strategies to transform students into competent professionals. Objectives To assess knowledge and satisfaction of medical students before and after the use of a new humanized digital model of active learning, called virtual case-based learning (VCBL). Methods This was a descriptive, documentary analysis of the teaching-learning process of medical students. Data obtained from theoretical knowledge assessment and satisfaction evaluation questionnaires applied in 2018 and 2019 were analyzed, and the new VCBL was compared with the traditional active methodology PBL (problem-based learning). Descriptive and association analyses were made using the Statistical Package for the Social Sciences. Results A total of 167 evaluation forms administered to medical students were analyzed. In the evaluation of theoretical knowledge, the 2018 and the 2019 student groups had a mean of 41.7% and 73.3%, respectively (p<0.001). Among the students who responded to the satisfaction evaluation form, 76.0% gave the highest rating to question one, and 83.0% to question two. Nearly 70.0% of students positively evaluated knowledge acquisition with the Paciente 360 platform; 78.0% reported to feel prepared for working in outpatient care; and 94.0% positively evaluated the new method. Conclusion In this initial study, the results indicate that the new active method for humanized digital medical education, the VCBL, can help in the betterment of the teaching-learning process, promoting knowledge and satisfaction by the students.
  • Incor Residency Program in Adult Cardiology in 2022: 40 Years Preparing Cardiologists for the Demands in Brazil Original Article

    Lottenberg, Marcos Pita; Bichuette, Luciana Dornfeld; Bortolotto, Luiz Aparecido; Gowdak, Luís Henrique Wolff; Darrieux, Francisco Carlos da Costa; Binotto, Maria Angélica; Kalil Filho, Roberto; Caramelli, Bruno

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Fundamento Diante de dados demográficos referentes às áreas de atuação dos cardiologistas no Brasil, a coordenação do Programa de Residência Médica em Cardiologia do Instituto do Coração (PRM INCOR) entendeu a necessidade de uma atualização de seu conteúdo programático, a fim de adaptar o processo de formação à realidade profissional do cardiologista. Objetivo O presente artigo tem como objetivo descrever à comunidade científica as atualizações recentemente implementadas no PRM INCOR. Métodos No artigo, descrevemos as atualizações recentes do PRM INCOR, comparando a grade teórica pregressa e a atual. Expomos também o racional por trás de tais mudanças com dados de literatura relacionados à atuação do médico cardiologista no mercado de trabalho. Resultado Houve uma redução da carga horária destinada a estágios de terapia intensiva, e um incremento nas atividades ambulatoriais relacionadas a medidas de prevenção primária e secundária. Além disso, o programa passou por uma reformulação de seu conteúdo didático, organizado agora por núcleos de competência. Conclusão A atualização da grade curricular decorre da necessidade de adequar o PRM INCOR à realidade atual do mercado de trabalho brasileiro. O grupo envolvido na atualização está ciente que se trata de um processo dinâmico e que pode exigir modificações no decorrer do tempo.

    Abstract in English:

    Abstract Background Considering demographic data related to the cardiologist’s fields of work in Brazil, the administrative board of the InCor medical residency program decided for an update of its curriculum content, to adapt the educational process to the cardiologist’s work reality. Objective This article aimed to describe the recent updates applied to the InCor medical residency program. Methods In the article, we described the recent updates on the InCor residency program, and compared the current curriculum track with the previous one. We also presented the rationale for these changes, based on the literature on the participation of cardiologists in the labor market. Results There was a reduction in the working hours of residents in training in the intensive care unit, and an increase in the outpatient activities of primary and secondary prevention. Also, the didactic content was reformulated and became organized by the corresponding division. Conclusion The update of the curriculum track of the InCor medical residency program was required in order to adapt it to the Brazilian labor market. The commission in charge of this update is aware that this is a dynamic process that may need changes over time.
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