Acessibilidade / Reportar erro

NÃO HÁ VANTAGENS ENTRE AS RESSECÇÕES HEPÁTICAS LAPAROSCÓPICAS E ABERTAS DENTRO DE UM PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO AVANÇADA (ERAS/ACERTO)

RESUMO

Racional:

O uso do protocolo Recuperação Otimizada Após Cirurgia (ERAS/ACERTO) com sucesso na cirurgia colorretal favoreceu a aplicação dele em outros órgãos; as ressecções hepáticas não foram excluídas dessa tendência. Alguns autores sugerem que a abordagem laparoscópica é elemento central para a obtenção de melhores resultados.

Objetivo:

Comparar as ressecções hepáticas laparoscópicas e abertas dentro de um ACERTO para avaliar se existem diferenças entre as duas técnicas.

Métodos:

Estudo descritivo comparando 80 ressecções hepáticas divididas em dois grupos, as realizadas por laparoscopia e aquelas por laparotomia. Foram analisados dados demográficos, referentes à hepatectomia e ao ACERTO.

Resultados:

Foram realizadas 47 ressecções por laparotomia e o restante por laparoscopia; houve apenas uma conversão para laparotomia no grupo da laparoscopia. Do total, 17 ressecções foram hepatectomias maiores e em 18 ressecções simultâneas. Não houve diferenças entre os procedimentos quanto ao tempo de internação e número de complicações. Houve maior adesão ao ACERTO (p=0,046) e deambulação mais rápida (p=0,001) na operação aberta.

Conclusão:

O procedimento, seja laparotômico ou laparoscópico nas ressecções hepáticas, não parece mostrar diferenças em uma avaliação ERAS/ACERTO.

DESCRITORES:
Hepatectomia; Laparoscopia; Recuperação pós-cirúrgica melhorada

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com