Acessibilidade / Reportar erro

IMPLANTE LAPAROSCÓPICO DE CATETER DE DIÁLISE PERITONEAL COM TUNELIZAÇÃO NA BAINHA DO MÚSCULO RETO ABDOMINAL: TÉCNICA SIMPLIFICADA COM PORTAL ÚNICO

RESUMO - RACIONAL:

O sucesso da diálise peritoneal depende da implantação adequada e da longevidade funcional do cateter. O implante laparoscópico através da tunelização na bainha do reto abdominal minimiza os riscos de disfunção do cateter.

OBJETIVOS:

Descrever técnica simplificada com portal único para o implante laparoscópico de cateter de diálise peritoneal com tunelização na bainha do reto abdominal.

MÉTODOS:

Utilizou-se inserção laparoscópica de cateter de Tenckhoff com tunelização da bainha do reto em 16 pacientes com insuficiência renal crônica.

RESULTADOS:

Durante o período de acompanhamento não ocorreram complicações relacionadas ao procedimento. Três pacientes foram excluídos: um foi encaminhado para transplante renal algumas semanas após o implante e outro faleceu por outro motivo durante o acompanhamento. Um terceiro necessitou de lise de aderências devido à operação anterior, portanto foi necessário um portal adicional. Os outros 13 pacientes apresentaram bom funcionamento do cateter. Não houve hemorragia pós-operatória, vazamentos, hérnia ou migração do cateter. Um paciente teve infecção no túnel subcutâneo 11 meses após o implante. Não foi observada peritonite durante o período de acompanhamento.

CONCLUSÕES:

A técnica é simples, reprodutível, segura, com bons resultados de funcionalidade, poucas complicações e alta taxa de sobrevida do cateter. Ela não requer trocarte especial e evita o uso excessivo de portais.

DESCRITORES:
Diálise Peritoneal; Laparoscopia; Cateteres; Pacientes Ambulatoriais; Cirurgia Geral

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com