Accessibility / Report Error

ESTUDO RADIOLÓGICO DE MEGACÓLON EM RATOS INFECTADOS POR TRYPANOSOMA CRUZI

RESUMO

Racional:

Pesquisas para doença de Chagas ainda utilizam diversos animais e o rato por seu tamanho e sua suscetibilidade foi o preferido por muitos pesquisadores.

Objetivo:

Desenvolver um modelo experimental de megacólon em ratos inoculados com a cepa Y de Trypanosoma cruzi.

Métodos:

Utilizou-se 30 ratos, machos, distribuídos em três grupos inoculados com diferentes inóculos: Grupo A: 600000, Grupo B: 1000000 e Grupo C: 1500000 tripomastigotas sanguíneos da cepa Y de T. cruzi. Os animais foram sedados via intramuscular no tempo zero de inoculação (T0) e aos 60 dias após a inoculação (T60) para realização de enema opaco para avaliação da dilatação dos diferentes segmentos do cólon em estudo comparativo das medidas obtidas, com o auxílio de um paquímetro digital. A comprovação da infecção foi realizada com esfregaço de sangue coletado a partir da cauda do animal 18 dias após a inoculação com observação das formas sanguíneas.

Resultados:

Ao comparar o diâmetro intestinal dos animais inoculados com 60.0000 formas tripomastigotas no T0 de infecção com T60 dias após a inoculação, observou-se dilatação significativa entre os segmentos proximal, medial e distal (p<0,01), indicando o estabelecimento do modelo de megacólon. Além disso, ao comparar o diâmetro intestinal entre os diferentes segmentos, dentro do T0 de infecção e do T60 após a inoculação, observou-se alterações significantes (p<0,05).

Conclusões:

O modelo proposto mostrou-se factível para estudos in vivo das alterações decorrentes da infecção pelo T. cruzi e alterações funcionais do cólon. Além disso, as alterações manifestadas no cólon não são diretamente proporcionais ao tamanho do inóculo, mas sim ao tempo de infecção que os animais foram submetidos, visto que os inoculados com 600000 formas sanguíneas foram as que mais apresentaram alterações significantes.

DESCRITORES:
Doença de Chagas; Trypanosoma cruzi; Megacólon; Enema opaco.

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com