Acessibilidade / Reportar erro

Diagnóstico da doença do refluxo gastroesofágico com endoscopia de alta definição e "narrow band imaging"

Introdução:

A doença do refluxo gastroesofágico é condição altamente prevalente no mundo ocidental, porém, em menos da metade dos pacientes há alguma alteração endoscópica, indicando que a endoscopia convencional não é o procedimento ideal para o diagnóstico da doença do refluxo gastroesofágico. A endoscopia com aparelhos de alta definição associado ao dispositivo "narrow band imaging" tem demonstrado aplicação na diferenciação de lesões benignas das malignas e a possibilidade de direcionar as biópsias, permitindo diagnóstico e tratamento especialmente nos casos de câncer precoce.

Método:

Esta revisão descreve os princípios ópticos e sua influência na obtenção de imagens de vasos na mucosa, através da "narrow band imaging". Foram utilizados os descritores para pesquisa no PubMed e as publicações analisadas em diversos aspectos com destaque para o "narrow band imaging", seus fundamentos, aplicações e limitações.

Conclusão:

O significado do "narrow band imaging" no diagnóstico endoscópico da doença do refluxo gastroesofágico será definido por estudos em larga escala, com categorias diferentes de pacientes, incluindo avaliação de sintomas e resposta ao tratamento.

Doença do refluxo gastroesofágico; Esôfago de Barrett; Narrow band imaging; Endoscopia de alta definição


Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com