RESUMO
Racional:
A obesidade e a cirurgia bariátrica podem estar relacionadas a desordens mentais e bucais.
Objetivo:
Avaliar o impacto da cirurgia bariátrica na ansiedade, lesões iniciais de cárie dentária e sangramento gengival em pacientes obesos.
Método:
Oitenta e nove pacientes foram divididos em dois grupos: Grupo Controle (GC) - obesos e Grupo Experimental (GE) - pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. O GE foi analisado antes e 12 meses após a cirurgia bariátrica; para o GC, foi respeitado um intervalo de 12 meses entre as avaliações. Foram utilizados o Sistema Internacional de Detecção e Avaliação de Cárie, Índice de Sangramento Gengival e Inventário de Ansiedade do Traço-Estado.
Resultados:
Não houve diferenças estatisticamente significantes entre os grupos nos dois momentos de avaliação em relação à lesão inicial de cárie dentária e ansiedade. No entanto, o número de dentes com lesão inicial de cárie dentária (p=0,0033) e sangramento gengival (p<0,0001) aumentou significativamente após a cirurgia bariátrica no GE.
Conclusão:
É necessário acompanhamento de equipe multiprofissional, incluindo atendimento odontológico, tanto para pacientes obesos quanto para bariátricos.
DESCRITORES:
Transtornos de Ansiedade; Cirurgia bariátrica; Cárie Dentária; Obesidade mórbida; Doenças Periodontais