Músculo adutor do polegar como preditor de desnutrição em pacientes cirúrgicos

Racional:

No estado nutricional comprometido, há excessiva perda muscular esquelética e diminuição da resposta inflamatória, contribuindo para o aumento da morbimortalidade e do tempo de internamento.

Objetivo

: Estimar a prevalência de desnutrição pela medida do músculo adutor do polegar utilizando pontos de corte para pacientes cirúrgicos sugeridos na literatura.

Métodos

: Estudo de corte transversal com 151 pacientes candidatos a procedimento cirúrgico de caráter eletivo. Realizou-se avaliação nutricional através das medidas antropométricas clássicas: circunferência do braço, dobra cutânea tricipital, circunferência muscular do braço, área muscular do braço corrigida, IMC e percentual de perda ponderal e pela medida do músculo adutor do polegar em ambas as mãos.

Resultados

: A prevalência da desnutrição nos pacientes avaliados foi elevada. Houve associação significativa entre o diagnóstico nutricional, segundo o músculo adutor do polegar, e as medidas da circunferência do braço, prega cutânea tricipital e IMC. No entanto, não se associou à circunferência muscular do braço, área muscular do braço corrigida ou ao percentual de perda de peso.

Conclusão

: O músculo adutor do polegar mostrou ser bom método para diagnosticar a depleção muscular e a desnutrição nos pacientes cirúrgicos.

Estado nutricional; Adultos; Cirurgia


Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com