AVALIAÇÃO DA INGESTÃO ALIMENTAR DURANTE O PRIMEIRO ANO DE PÓS-OPERATÓRIO DE PACIENTES COM DIABETE MELITO TIPO 2 OU ALTERAÇÃO GLICÊMICA SUBMETIDOS AO BYPASS GÁSTRICO EM Y-DE-ROUX

Marilia R. ZAPAROLLI Magda R. R. DA-CRUZ Caroline FREHNER Alcides J. BRANCO-FILHO Maria Eliana M. SCHIEFERDECKER Antônio C. L. CAMPOS Cesar Augusto TACONELI Guilherme PARREIRA Sobre os autores

RESUMO

Racional:

Obesidade é uma das maiores causas de alteração glicêmica. O insucesso no seu tratamento clínico pode levar ao aumento de operações bariátricas. Orientação dietética, em conjunto com fatores disabsortivos e hormonais resultantes das alterações anatômicas e fisiológicas provocadas pela operação, está associada à mudanças na ingestão alimentar.

Objetivo

: Analisar a evolução da ingestão alimentar durante o primeiro ano pós-operatório de bypass gástrico em Y-de-Roux de pacientes com diabete melito tipo 2 ou alteração glicêmica no pré-operatório.

Métodos

: Estudo observacional longitudinal e retrospectivo. Para análise da evolução da ingestão alimentar, modelos de regressão linear com erros normais foram ajustados para cada nutriente.

Resultados:

Aos 12 meses, todos os pacientes apresentaram melhora nos níveis de glicemia (p<0,05). Durante o primeiro ano pós-operatório, houve redução na ingestão de energia, macronutrientes, consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes. Por outro lado, houve aumento na ingestão de fibras e fracionamento de dieta. Observou-se que, apesar das restrições gástricas, a ingestão de micronutrientes recomendados especificamente para o controle glicêmico foi maior até seis meses do pós-operatório.

Conclusão:

Houve mudança na quantidade e na qualidade da ingestão alimentar, sendo o consumo de alimentos que contribuem para o controle glicêmico mais prevalente até o sexto mês de pós-operatório. No pós-operatório em até um ano, a dieta sofre alteração, apresentando inadequações em relação à pirâmide específica, com tendência ao padrão alimentar do pré-operatório.

DESCRITORES:
Derivação gástrica; Nutrientes; Ingestão de alimentos

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com