Accessibility / Report Error

IMPACTO DAS MUTAÇÕES KRAS E CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS EM CÂNCER COLORRETAL

Renato Morato ZANATTO Gianni SANTOS Júnea Caris OLIVEIRA Eduardo Marcucci PRACUCHO Adauto José Ferreira NUNES Gaspar Jesus LOPES-FILHO Sarhan Sydney SAAD Sobre os autores

RESUMO

Racional:

Mutações KRAS são eventos importantes na carcinogênese colorretal como preditores negativos de resposta ao tratamento.

Objetivo:

Investigar a associação de características clinicopatológicas com mutações no KRAS em pacientes com câncer colorretal tratados.

Métodos:

Sessenta e nove pacientes com câncer colorretal metastáticos ao diagnóstico ou posteriormente foram analisados. As técnicas de sequenciamento direto e pirosequenciamento foram relacionadas ao éxon 2 do KRAS e o diagnóstico da mutação e seu tipo foram determinados.

Resultados:

A mutação KRAS foi identificada em 43,4% dos pacientes, c.35G>T (p.G12V), c.35G>A (p.G12D) e c.38G>A (p.G13D). Não foi encontrada correlação entre a mutação KRAS e a idade (p=0,646) ou o gênero (p=0,815). No entanto, o grupo mutado apresentou níveis mais altos de CEA na admissão (p=0,048). A mutação do códon 13 foi associada ao envolvimento de mais de um local metastático na progressão da doença (p=0,029); não houve associação entre o local primário do tumor e o diagnóstico de mutação (p=0,568); a doença primária do cólon foi associada com pior sobrevida global (p=0,009).

Conclusão:

A mutação KRAS foi identificada em quase metade dos pacientes. O grupo KRAS mutado apresentou níveis mais altos de CEA na admissão e a mutação no códon 13 foi associada ao envolvimento de mais de um local metastático no curso da doença. A doença do cólon foi associada com pior sobrevida global.

DESCRITORES:
Neoplasias colorretais; Frequência do gene; Mutação

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com