Acessibilidade / Reportar erro

HÁ DIFERENÇAS NA MORBIMORTALIDADE DA GASTRECTOMIA LAPAROSCÓPICA ENTRE JOVENS E IDOSOS?

RESUMO

Racional:

Devido à maior expectativa de vida, e consequentemente aumento da população de idosos, é esperada uma maior incidência de câncer gástrico nesta população nas próximas décadas.

Objetivos:

Comparar os resultados do tratamento cirúrgico por via laparoscópica do câncer gástrico entre pacientes com idade <65 anos (grupo I) e ≥65 anos (grupo II), de acordo com características clínicas, cirúrgicas e histopatológicas.

Métodos:

Foi realizado um estudo retrospectivo, observacional baseado na análise de prontuários médicos de pacientes com câncer gástrico, submetidos à gastrectomia total ou subtotal laparoscópica com finalidade curativa, por uma única equipe de cirurgia oncológica.

Resultados:

Foram avaliados 36 pacientes em cada grupo. Em relação à classificação ASA, 62,1% dos pacientes do grupo I eram ASA 1 comparado a 3.1% no grupo II. O número médio de medicações concomitantes do grupo II foi superior ao grupo I (5±4,21 x 1.42±3,08, p<0.001). A gastrectomia subtotal foi o procedimento mais realizado nos dois grupos (69,4% e 63,9% nos grupos I e II respectivamente) devido a maior prevalência de tumores distais em ambos os grupos, 54.4% grupo I e 52.9% grupo II. De acordo com a classificação de Laurén, no grupo I houve predomínio de tumores difusos (50,0%) e no grupo II do tipo intestinal (61,8%). Não houve diferença entre os dois grupos em relação a quantidade de linfonodos ressecados e de linfonodos positivos para metástases, assim como o tempo de permanência no CTI, dias de hospitalização e mortalidade.

Conclusão:

A gastrectomia por via laparoscópica é procedimento seguro, sem haver diferenças em morbidade, mortalidade e tempo de internação entre pacientes jovens e idosos.

DESCRITORES:
Câncer Gástrico; Gastrectomia; Idoso; Oncologia Clinica; Oncologia Cirúrgica

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com