ABORDAGEM ROBÓTICA TRANSABDOMINAL PRÉ-PERITONEAL (RTAPP) PARA HÉRNIAS INCISIONAIS LATERAIS

Ana T Garcia CABRERA Diego Laurentino LIMA Xavier PEREIRA Leandro Totti CAVAZZOLA Flavio MALCHER Sobre os autores

RESUMO

Racional:

As hérnias incisionais laterais surgem entre a linha alba e os músculos paravertebrais posteriores. Os limites anatômicos contêm várias variações topográficas, como várias estruturas ósseas próximas e escassez de tecido aponeurótico que tornam o reparo particularmente difícil.

Objetivo:

Descrever uma técnica assistida por robótica para o reparo de hérnia lombar incisional.

Métodos:

Dados foram coletados retrospectivamente de quatro pacientes que foram submetidos ao reparo de hérnia lombar após nefrectomias abertas por técnica robótica. Os pacientes tinham entre 41-53 anos de idade. Dois possuíam hérnia no flanco direito e os outros dois no flanco esquerdo.

Resultados:

Os pacientes foram colocados em posição de decúbito lateral contralateral ao lado do defeito. Abordagem pré-peritoneal transabdominal foi realizada em todos os casos. Cada procedimento foi realizado com dois trocárteres robóticos de 8 mm, um periumbilical de 12 mm e um auxiliar de 5 mm, permitindo docking ipsilateral ao lado da hérnia. As hérnias foram identificadas, plano pré-peritoneal foi criado e o saco herniário completamente dissecado, permitindo completa visualização do defeito. Todos os defeitos foram fechados primariamente com fio de sutura 0/1V-Loc. Tela de polipropileno ou ProGripTM foi usada com pelo menos 5 cm de overlap e fixada com sutura transfacial com Vicryl® 0, Evicel® ou combinação dos dois. O espaço pré-peritoneal foi fechado com sutura contínua e os trocárteres removidos. O tempo operatório médio foi de 4 h. O tempo de permanência hospitalar variou entre 0-2 dias.

Conclusão:

A plataforma robótica é capaz de providenciar vantagens únicas no reparo de hérnias incisionais laterais e representa abordagem minimamente invasiva segura, factível e eficaz para o reparo das hérnias laterais incisionais.

DESCRITORES:
Procedimentos cirúrgicos robóticos; Hérnia incisional

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com