Carta ao Editor

Ilmo. Sr. Prof. Dr. Osvaldo Malafaia Editor da Revista Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva

Comentando a Carta ao Editor escrita pelo professor Fabio Gonçalves Ferreira, de São Paulo: "A indexação da ABCD no PubMed e a cirurgia da hipertensão portal esquistossomótica no Brasil" (Arq Bras Cir Dig 2013;26(3):248-251)11. Ferreira FG. A indexação da ABCD no PubMed e a cirurgia da hipertensão portal esquistossomótica no Brasil. Arq Bras Cir Dig 2013;26(3):248-251., também gostaria de parabenizar o Corpo Editorial da Revista por sua recente promoção pelo índice Qualis, na área de Medicina III, quando esta foi elevada a B3.

Considero necessário parabenizar o Editor pela opção de publicar os artigos também na língua inglesa, aumentando consideravelmente o alcance e impacto da publicação, assim como pela presteza, pela forma desburocratizada e cordial de contato com o periódico e mesmo com o Editor. Para ilustrar a qualidade dos Revisores da Revista, informo que uma publicação recente da ABCD: "Aspectos ultrassonográficos e anatomia da aponeurose do músculo transverso do abdome" (Arq Bras Cir Dig 2013;26(3):184-189)22. Turatti RC, Moura VM, Cabral RH, Simionato-Netto D, Sevillano MM, Leme PLS. Aspectos ultrassonográficos e anatomia da aponeurose do músculo transverso do abdome. Arq Bras Cir Dig 2013;26(3):184-189., recebeu o prêmio de melhor Pôster do 29th International Congress of the Medical Women's International Association, realizado em Seul, na Coréia, entre 31 de julho e 3 de agosto de 2013.

Ao avaliarmos os periódicos indexados disponíveis em nosso país, que aceitam artigos sobre Cirurgia Experimental, encontramos uma grande carência de opções. O Grupo de Pesquisa que represento tem artigos revisados pelo Conselho Editorial de periódicos que estão aguardando publicação por períodos próximos de dois anos.

A antiga Cirurgia Geral, nas últimas décadas do século passado, desenvolveu uma nova especialidade, a Cirurgia do Aparelho Digestivo, em função do aumento da complexidade dos procedimentos realizados sobre o Sistema Digestório, incluindo os transplantes de órgãos. Grandes Serviços de Cirurgia atualmente oferecem vagas para dois programas de Residência Médica, o de Cirurgia do Aparelho Digestivo e o de Cirurgia Geral Avançada, necessários pela complexidade das operações atuais, que dificultam a proficiência de um único cirurgião em operações tão específicas.

Durante o período da graduação em Medicina, a escolha da Especialidade Médica que cada estudante vai desenvolver durante sua vida profissional começa a se delinear, e os alunos precisam conhecer todas as especialidades básicas para enfrentar as provas de acesso à Residência Médica. A Cirurgia Experimental nesta fase se mostra uma ferramenta de ensino excelente quando desenvolvida como Programa de Iniciação Científica ou Extensão Universitária, auxiliando a Disciplina de Técnica Operatória e despertando o interesse pelo estudo de matérias básicas como a Fisiologia e avançadas como a Microcirurgia33. Kinshoku MR, Rodriguez CAL, Fidalgo RS, Duran CCG, Leme PLS. Uso racional de modelos animais para pesquisa e ensino de microcirurgia. Rev Col Bras Cir 2012;39(5):414-417.. A pós-graduação, por sua vez, também leva especialistas de alto nível ao laboratório de pesquisa para o desenvolvimento das dissertações de Mestrado e teses de Doutorado. Apesar de todos estes fatores, os trabalhos experimentais têm um peso menor para as publicações, uma vez que são realizados com animais e seus dados são considerados inadequados para comparações com aspectos fisiopatológicos dos seres humanos, mesmo com os conceitos recentes de Medicina Translacional, que procura aperfeiçoar a inter-relação entre o conhecimento desenvolvido nos laboratórios das várias áreas das Ciências da Saúde com a prática médica.

Quanto à Revista ABCD, embora tenha foco específico em Cirurgia Digestiva como determinado por seu título, aceita artigos de Cirurgia Experimental, desde que sejam relativos a órgãos do Sistema Digestório44. Riquena da Silva A, Kriguer-Júnior RJ, Serigiolle LC, Gomes HMP, Rodrigues DAB, Leme PLS. Aumento do volume do baço em modelo experimental de hipertensão portal pré-hepática em ratos. Arq Bras Cir Dig 2013;26(3)206-212.. Considero pertinente sugerir que em alguma reunião do Conselho Editorial da Revista seja proposta a ampliação desta permissão, uma vez que mais estudos poderiam ser divulgados por Revista tão conceituada. Avaliando o primeiro parágrafo das Instruções aos Autores da ABCD: "(...) tem por missão a publicação de artigos e estudos clínicos e experimentais que contribuam para o desenvolvimento da pesquisa, ensino e assistência na área da gastroenterologia cirúrgica, clínica, endoscópica e outras correlatas. (...)". Acredito não haver conflito de interesses nesta solicitação, uma vez que a Missão do periódico se configura bastante abrangente.

Recentemente tivemos a honra de manter correspondência por via eletrônica com o Editor da Revista ABCD a respeito de um estudo relacionado à Cirurgia Experimental, desenvolvido por alunos da Graduação em Medicina, que foi muito importante na formação deste grupo, despertou enorme interesse dos envolvidos e melhorou seu desempenho escolar. No entanto este artigo não pode ser aceito em função de, apesar de ter sido delineado e orientado por um Cirurgião Geral, versar sobre tema que integrava as Disciplinas de Fisiologia, Histologia, Patologia e experimentação com animais, era focado na avaliação do rim, inviabilizando sua publicação na ABCD. Embora o Editor tenha sido extremamente solícito e gentil ao explicar a recusa, e mesmo sugerir a publicação em outro periódico do mesmo nível, houve grande desapontamento dos alunos envolvidos no desenvolvimento do trabalho.

Voltando à conclusão da Carta ao Editor do professor Fabio Gonçalves Ferreira1: "Vamos nos citar, vamos citar a ABCD" e ao Editorial de 2012 assinado por Cleber Kruel e Osvaldo Malafaia (Arq Bras Cir Dig 2012;25(1):1)55. Kruel C, Malafaia O. ABCD indexado no Medline/PubMed. Arq Bras Cir Dig 2012;25(1):1.: "Vamos publicar no ABCD! Vamos citar o ABCD sempre em nossos trabalhos!" Permitam-me solicitar: VAMOS AMPLIAR OS TEMAS QUE PODEM SER PUBLICADOS NO ABCD!

Atenciosamente
Pedro Luiz Squilacci Leme, São Paulo

REFERÊNCIAS:

  • 1
    Ferreira FG. A indexação da ABCD no PubMed e a cirurgia da hipertensão portal esquistossomótica no Brasil. Arq Bras Cir Dig 2013;26(3):248-251.
  • 2
    Turatti RC, Moura VM, Cabral RH, Simionato-Netto D, Sevillano MM, Leme PLS. Aspectos ultrassonográficos e anatomia da aponeurose do músculo transverso do abdome. Arq Bras Cir Dig 2013;26(3):184-189.
  • 3
    Kinshoku MR, Rodriguez CAL, Fidalgo RS, Duran CCG, Leme PLS. Uso racional de modelos animais para pesquisa e ensino de microcirurgia. Rev Col Bras Cir 2012;39(5):414-417.
  • 4
    Riquena da Silva A, Kriguer-Júnior RJ, Serigiolle LC, Gomes HMP, Rodrigues DAB, Leme PLS. Aumento do volume do baço em modelo experimental de hipertensão portal pré-hepática em ratos. Arq Bras Cir Dig 2013;26(3)206-212.
  • 5
    Kruel C, Malafaia O. ABCD indexado no Medline/PubMed. Arq Bras Cir Dig 2012;25(1):1.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul-Sep 2014
Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com