Acessibilidade / Reportar erro

ESCORE DE REPOSTA INFLAMATÓRIA À APENDICITE AGUDA: É IMPORTANTE PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE?

RESUMO - RACIONAL:

A utilização do escore clínico Appendicitis Inflammatory Response em pacientes com suspeita de apendicite aguda torna o diagnóstico mais objetivo e preciso.

OBJETIVOS:

Comparar prospectivamente dois grupos com suspeita de apendicite aguda, analisando o número de exames de imagem solicitados, o tempo de espera no Pronto-Socorro, até a definição da conduta, bem como a sensibilidade e especificidade desse método diagnóstico.

MÉTODOS:

Estudo prospectivo randomizado comparando 55 pacientes submetidos ao diagnóstico clínico-radiológico de acordo com a rotina do Serviço (grupo controle), com outros 55 pacientes submetidos ao fluxograma do escore Appendicitis Inflammatory Response (grupo intervenção).

RESULTADOS:

O tempo de espera para definir a conduta do grupo intervenção foi 1,5 hora menor do que o grupo controle (p=0,02). A tomografia computadorizada foi realizada em 42 pacientes do grupo controle, em comparação com 25 do grupo intervenção (p=0,001). O impacto do fluxograma baseado no escore Appendicitis Inflammatory Response dos casos em relação ao grupo controle foi a redução de apendicectomias com apêndice de aparência normal de 5 para 1 e um aumento na exclusão de diagnósticos de apendicite. O uso do escore Appendicitis Inflammatory Response resultou em especificidade diagnóstica de 92%, comparado a 29% no grupo controle.

CONCLUSÕES:

A utilização do escore Appendicitis Inflammatory Response reduziu o tempo de espera para o diagnóstico de apendicite aguda, diminuiu o número de exames de imagem e aumentou a especificidade diagnóstica da doença.

DESCRITORES:
Apendicite; Diagnóstico Clínico; Tomografia

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com