Acessibilidade / Reportar erro

DENTRE AS TELAS PROLENE®, ULTRAPRO® EBARD SOFT® QUAL APRESENTA MELHOR DESEMPENHO NO REPARO DA PAREDE ABDOMINAL?


Prolene® Ultrapro® Bard Soft®


RESUMO

Racional:

Na definição da tela a ser utilizada na correção das hérnias deve-se considerar a porosidade, quantidade de material absorvível e polipropileno ou inabsorvível nas diversas fases da cicatrização.

Objetivo:

Avaliar a reação inflamatória das telas macro e microporosas de alta e baixa gramatura no reparo de defeito da parede abdominal de ratos.

Método:

Foram utilizados 90 ratos da raça Wistar (Rattus norvegicus albinus). Os animais foram submetidos a procedimentos cirúrgicos semelhantes, com lesão da parede abdominal ventral, mantendo a integridade do peritônio parietal e correção utilizando as telas Prolene®, Ultrapro® e Bard Soft®. Realizou-se a eutanásia aos 30, 60 e 120 dias de pós-operatório. Os segmentos da parede abdominal foram submetidos à análise histológica com H&E, tricômio de Masson, imunoistoquímica, picrosirius red e análise tensiométrica.

Resultado:

No 120º dia a análise tensiométrica mostrou superioridade da tela macroporosa Ultrapro®. O escore do processo inflamatório demonstrou prevalência significativa de processo subagudo no início e no final do estudo. As telas microporosas mostraram encapsulamento em bloco e as macroporosas encapsulamento predominantemente filamentar.

Conclusão:

A tela Ultrapro® mostrou melhor desempenho em relação às demais na cicatrização da parede abdominal.

DESCRITORES:
Tela de polipropileno; Hérnia abdominal; Imunoistoquímica; Colágeno

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com