Accessibility / Report Error

FATORES PREDITIVOS DA PERDA DE RESPOSTA AOS ANTI-TNF NA DOENÇA DE CROHN

Byanca Rossetti Moreira dos SANTOS Carlos Henrique Marques dos SANTOS Vitória Rossetti Moreira dos SANTOS Claudia Yanina Garcia TORREZ Daniel PALOMARES-JUNIOR Sobre os autores

RESUMO

Racional:

Os anti-TNF são parte fundamental no tratamento da doença de Crohn (DC), portanto, identificar os fatores relacionados à perda de resposta tem grande importância na prática clínica.

Objetivo:

Identificar potenciais fatores relacionados a perda de resposta aos agentes anti-TNF em pacientes com DC.

Métodos:

Trata-se de um estudo prospectivo de pacientes com DC frequentadores de ambulatório especializado por meio de formulário específico, incluindo-se pacientes com mais de um ano de acompanhamento em uso de anti-TNF (Infliximabe, Adalimumabe ou Certolizumabe pegol). As informações obtidas foram tabuladas e analizadas para identificação de eventuais motivos para a perda de resposta aos agentes; os resultados foram submetidos a tratamento estatístico por meio do teste qui-quadrado considerando-se significante p<0,05.

Resultados:

Foram incluídos 64 pacientes, sendo a maioria do sexo feminino (56,3%), faixa etária predominante entre 26 e 55 anos, dos quais 25 necessitaram otimização, 23 se mantiveram em remissão com a dose e intervalo habituais, e 16 necessitaram troca de medicamento; a maioria dos que necessitaram troca tinham alterações hematológicas como anemia e/ou já haviam sido submetidos a tratamento cirúrgico pela doença.

Conclusões:

Anemia e operação prévia por DC foram relacionados a perda de resposta aos anti-TNF.

DESCRITORES:
Doença de Crohn; Infliximab; Adalimumab; Falha de tratamento

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com