Accessibility / Report Error

VARIAÇÕES ANATÔMICAS DO TRONCO CELÍACO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

RESUMO

Introdução:

O tronco celíaco (TC) surge da aorta abdominal e juntamente com as artérias mesentérica superior e mesentérica inferior participa da vascularização de vísceras abdominais por meio de uma série de anastomoses. Ausência do TC ou variação no número de ramos terminais implica em origens variadas das artérias abdominais, o que pode ter implicação em abordagens cirúrgicas.

Objetivo:

Analisar as variações anatômicas do TC e as possíveis implicações clínico/cirúrgicas associadas.

Métodos:

Trata-se de uma revisão sistemática de artigos indexados nas bases de dados PubMed, Lilacs, SciELO, Springerlink, Scienc Direct e Latindex, no período de agosto a setembro de 2017. Foram incluídos artigos originais envolvendo as variações anatômicas do TC em humanos. Considerou-se para este estudo a presença/ausência do TC, o número de ramos terminais e o local de origem de seus ramos em casos variantes do padrão anatômico normal. A coleta foi realizada por dois revisores independentes.

Resultados:

Ao final da busca foram selecionados 12 artigos, caracterizados quanto à amostra, método para avaliar a estrutura anatômica e principais resultados. O padrão anatômico normal foi o mais prevalente na maioria dos trabalhos (75,0%). O TC foi ausente em 41,7% dos achados. A variação anatômica mais prevalente foi a presença do TC com bifurcação (66,7%). Observou-se, ainda, a origem das artérias hepática comum e esplênica a partir das artérias mesentéricas (25,0%). A presença de apenas um ramo (16,7%) e quadrifurcação (8,33%) foram outros achados presentes.

Conclusão:

Variações do TC não são achados incomuns, sendo relatados diferentes variantes anatômicas. Desse modo, ressalta-se a importância sobre o conhecimento das possíveis variações dessa estrutura, o que pode ter implicação em intervenções cirúrgicas e exames de imagem relacionados à região abdominal.

DESCRITORES:
Abdome; Aorta abdominal; Tronco Celíaco; Variação anatômica

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com