DIVISÃO HEPÁTICA ASSISTIDA COM EMBOLIZAÇÃO DA VEIA PORTA PARA HEPATECTOMIA REGRADA USANDO RADIOFREQUÊNCIA PERCUTÂNEA

Mariano E. GIMÉNEZ Eduardo J. HOUGHTON C. Federico DAVRIEUX Edgardo SERRA Patrick PESSAUX Mariano PALERMO Pablo A. ACQUAFRESCA Caetano FINGER Bernard DALLEMAGNE Jacques MARESCAUX Sobre os autores

RESUMO

Racional:

Quando grande ressecção hepática é necessária, às vezes, o fígado remanescente não é suficiente para manter a função hepática e os pacientes são mais propensos a desenvolver insuficiência hepática após a operação.

Objetivo:

Testar a hipótese de que a realização de uma divisão do fígado com radiofreqüência percutânea mais a embolização percutânea da veia porta (PROPS) para a hepatectomia regrada em porcos é viável.

Métodos:

Quatro porcos (Sus scrofa domesticus) ambos os sexos com pesos entre 25 a 35 kg foram submetidos à embolização percutânea da veia porta com espirais da veia porta esquerda. Por TC contrastada, a diferença entre o parênquima hepático correspondente à zona embolizada e a normal foi identificada. Imediatamente, usando a fusão de imagens entre ultrassom e CT guiada, as agulhas de radiofrequência foram colocadas percutaneamente e depois foram cortando até a partição do fígado estar completa. Finalmente, a hepatectomia foi completada com abordagem laparoscópica.

Resultados:

Todos os animais sobreviveram aos procedimentos, sem complicações. O sucesso do processo de embolização do portal foi confirmado por portografia e CT. Na análise macroscópica das peças, analisou-se a profundidade da ablação. O hilo hepático foi respeitado. Por outro lado, a posição correta do material de embolização na veia porta esquerda também pôde ser observada.

Conclusão:

“Partição do fígado assistida por radiofrequência percutânea com embolização da veia porta” (PRALLPS) é um procedimento viável.

DESCRITORES:
Embolização; Hepatectomia; Radiofrequência; Veia porta.

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com