ENTERÓTIPOS EM OBESOS SÃO MODIFICADOS PELA CIRURGIA BARIÁTRICA, USO DE SUPLEMENTOS PROBIÓTICOS E HÁBITOS ALIMENTARES?

Giúlia Jager Maximowicz DE-OLIVEIRA Maria Eliana Madalozzo SCHIEFERDECKER Antonio Carlos L CAMPOS Sobre os autores

RESUMO

Introdução:

Estudos sugerem que a cirurgia bariátrica, uso de suplementos probióticos e o padrão alimentar podem mudar enterótipos, assim como toda a população microbiana.

Objetivo:

Verificar a influência da cirurgia bariátrica, do uso de suplementos probióticos e de hábitos alimentares nos enterótipos de pacientes obesos.

Métodos:

Foi realizada a busca de artigos publicados entre os anos de 2015 e 2020 nas bases de dados Lilacs e PubMed com os descritores: probióticos, comportamento alimentar, consumo alimentar, alimentação, dieta, microbiota, microbioma gastrointestinal, cirurgia bariátrica, bypass gástrico e a palavra-chave enterótipo em português, inglês e espanhol.

Resultados:

Dos 260 artigos encontrados, foram selecionados os estudos originais realizados em adultos obesos relacionando mudanças de enterótipo após cirurgia bariátrica, a padrões alimentares ou ao uso de probiótico. Ao final, foram selecionados e categorizados oito estudos sobre mudança de enterótipo e cirurgia bariátrica, quatro sobre relação entre consumo alimentar e microbiota e somente um sobre efeitos dos probióticos nos enterótipos.

Conclusão:

A estrutura microbiana é amplamente modificada após a cirurgia bariátrica. O uso de suplemento probiótico não parece trazer mudanças duradouras. Os enterótipos parecem ser moldados por padrões alimentares em longo prazo e podem modular como os nutrientes são metabolizados, podendo vir a ser um biomarcador útil para melhorar o manejo clínico de pacientes obesos.

DESCRITORES:
Probiótico; Consumo alimentar; Microbiota; Bypass gástrico; Obesidade

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com