Acessibilidade / Reportar erro

ÍNDICE DE MASSA CORPÓREA DO TRONCO: NOVA REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DA MASSA CORPORAL

RESUMO

Racional:

O índice de massa corporal (IMC) para diagnóstico nutricional apresenta limitações, pois não representa medida precisa da adiposidade corporal, podendo assim subestimar a presença de obesidade.

Objetivo:

Desenvolver um índice de massa corporal baseado entre a relação da massa e altura do tronco.

Método:

Cinquenta e sete pacientes em preparo pré-operatório para cirurgia bariátrica foram submetidos à avaliação antropométrica (peso, altura e índice de massa corporal). Para cálculo do IMC do tronco foi avaliada a composição corporal pela bioimpedância, obtendo-se a massa livre de gordura e massa de gordura do tronco; a medida do tronco foi calculada pela diferença entre a altura a partir da sétima vértebra cervical e a extensão dos membros inferiores. O cálculo do IMC do tronco (IMCt) foi a soma das medidas da massa livre de gordura do tronco (MLGt) e massa de gordura do tronco (MGt), em kg, dividindo-se pelo quadrado da altura do tronco (m2)). O IMC de gordura do tronco (IMCgt) foi calculado utilizando a MGt, em kg, dividindo-a pelo quadrado da altura do tronco (m2)). Para correção e ajuste do IMCt e IMCgt foi calculada a relação entre os valores de extensão do tronco e da altura, multiplicando-se pelo valor dos índices obtidos.

Resultados:

As médias do peso e altura foram de 125,3±19,5 kg e 1,63 m±0,1, respectivamente, e do IMC de 47±5 kg/m2). A média da altura do tronco foi de 0,52±0,1 m, da MLGt de 29,05±4,8 kg, da MGt de 27,2±3,7 kg, do IMCt de 66,6±10,3 kg/m², e do IMCgt 32,3±5,8 kg/m². Em 93% dos pacientes houve aumento da classificação da gravidade da obesidade com o cálculo do IMCt . Nos pacientes com obesidade grau III, o IMCt alterou a classificação para super-obesidade em 72% dos pacientes e para super-super obesidade em 24% dos pacientes.

Conclusão:

O IMC do tronco é método antropométrico acessível e prático, que permite a reclassificação do IMC baseado na distribuição da massa do tronco, evidenciando de forma mais clara a gravidade da obesidade.

DESCRITORES:
Composição corporal; Índice de massa corporal; Massa de gordura; Obesidade severa; Altura do tronco

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com