Accessibility / Report Error

HÁ BENEFÍCIOS EM REALIZAR GASTRO-OMENTOPEXIA NA GASTRECTOMIA VERTICAL LAPAROSCÓPICA?

Maíra Danielle Gomes de SOUZA Lyz Bezerra SILVA Álvaro A. B. FERRAZ Josemberg Marins CAMPOS Sobre os autores

RESUMO

Racional:

A gastro-omentopexia promove a reconexão do estômago aos ligamentos gastroesplênico e gastrocólico e pode constituir alternativa para prevenção de complicações na gastrectomia vertical laparoscópica.

Objetivo:

Demonstrar os benefícios da gastro-omentopexia em pacientes submetidos à gastrectomia vertical laparoscópica com redução de complicações.

Métodos:

Estudo prospectivo, não randomizado, do tipo série de casos, constituído por população de 179 pacientes que realizaram a técnica, com acompanhamento entre 6-12 meses no pós-operatório.

Resultados:

Dos participantes 71,5% eram mulheres, com faixa etária entre 30-40 anos (36,3%). Quanto às complicações no pós-operatório evidenciou-se baixa prevalência delas com destaque para reinternação (1,1%); reoperação (1,1%); infecção de ferida (1,1%); sangramento/hemorragia (0,5%); e estenose gástrica (1,1%). Entretanto, surgiram sintomas temporários como náusea/vômito, intolerância alimentar, dor epigástrica e sensação de plenitude, logo após a operação. Houve melhora nas variáveis de qualidade de vida analisadas.

Conclusão:

A técnica promoveu melhora na qualidade de vida e no controle das comorbidades. Além disso, esteve associada à baixa prevalência de estenose, e sem ocorrência de fístula, tornando o método mais seguro.

DESCRITORES:
Obesidade; Cirurgia bariátrica; Complicações pós-operatórias; Perda de peso; Qualidade de vida

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com