ETAPAS E FATORES DO “PROCESSO PERIOPERATÓRIO”: PONTOS EM COMUM COM A INDÚSTRIA AERONÁUTICA

Carlos Federico DAVRIEUX Mariano PALERMO Edgardo SERRA Eduardo Javier HOUGHTON Pablo Agustín ACQUAFRESCA Caetano FINGER Mariano Eduardo GIMÉNEZ Sobre os autores

RESUMO

Racional:

A indústria aeronáutica é uma das disciplinas que mais utiliza sistemas de controle. Sua finalidade é evitar acidentes e retornar voos mais seguros. O voo de um avião, desde a decolagem até a aterrissagem, é processo dividido em etapas com estrito controle. Um procedimento cirúrgico tem as mesmas características. Tentar identificar e desenvolver etapas no processo cirúrgico, utilizando a experiência da indústria aeronáutica, poderá otimizar os resultados e reduzir as complicações cirúrgicas.

Objetivo:

Identificar e desenvolver etapas no processo cirúrgico para que possam ser aplicadas nos serviços de cirurgia.

Métodos:

Foram realizadas pesquisas, revisão e análise bibliográfica sobre o controle e segurança aeronáutica e aplicando-as na prática médica em geral e à cirurgia em particular.

Resultados:

O processo cirúrgico compreende o período perioperatório. É composto de pré-operatório (dividido em duas sub-etapas: admissão hospitalar e controle de estudos pré-operatórios); fase operatória (dividida em três sub-etapas: indução anestésica, operação e recuperação anestésica) e fase pós-operatória (dividida em duas “sub-etapas”: controle durante a hospitalização e controle ambulatorial). Dois pontos de verificação devem ser desenvolvidos. O ponto de checagem nº 1 estaria localizado entre os estágios pré-operatório e operatório, e o ponto de checagem nº 2 entre os estágios operatório e pós-operatório. Fatores cirúrgicos são cirurgiões, instrumental e tecnologia, anestesiologia e ambiente de sala de cirurgia.

Conclusão:

É possível e necessário desenvolver um procedimento cirúrgico sistemático. Sua aplicação no departamento de cirurgia poderia otimizar os resultados e reduzir as complicações e erros relacionados à prática diária.

DESCRITORES:
Procedimento cirúrgic; Período perioperatóri; Aviaçã; Segurança

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com