Accessibility / Report Error

PERSPECTIVA DOS CIRURGIÕES SOBRE PANCREATITE CRÔNICA ALCOÓLICA VS. NÃO-ALCOÓLICA DE UM CENTRO TERCIÁRIO NA ÍNDIA

Koustav JANA Sukanta RAY Roby DAS Dilip KUMAR Tuhin S MANDAL Somak DAS Sobre os autores

RESUMO

Racional:

Embora o álcool seja a causa mais comum de pancreatite crônica em todo o mundo, a forma idiopática é prevalente na Índia. A história natural e a progressão da doença são diferentes entre esses dois grupos. Há escassez de dados comparando o resultado cirúrgico e a qualidade de vida entre eles.

Objetivo:

Avaliar as características clínicas, o resultado cirúrgico e a qualidade de vida entre esses dois grupos de pacientes.

Método:

Todos os pacientes com pancreatite crônica operados foram revisados ​​retrospectivamente.

Resultados:

Do total de 98 pacientes, 42 eram alcoolistas. O número de homens e a idade média no momento da operação foi significativamente maior nos alcoolistas. Tabagismo, taxa de internação pré-operatória e prevalência de complicações locais como massa inflamatória da cabeça do pâncreas, estenose biliar e hipertensão portal do lado esquerdo foram distintamente mais comuns no grupo de alcoolistas e o procedimento de Frey foi exigido mais comumente neste grupo. A média de internação pós-operatória e a taxa geral de complicações pós-operatórias foram comparáveis ​​entre os dois grupos. Ao longo de acompanhamento médio de 18 meses houve melhora significativa na qualidade de vida e pontuação de dor em ambos os grupos. A melhora no escore de funcionamento físico foi significativamente maior no grupo de alcoolistas, mas a necessidade de medicamentos analgésicos foi significativamente maior nos alcoolistas. No entanto, a perda de apetite foi mais percebida pelo grupo não alcoólico.

Conclusão:

A pancreatite crônica alcoólica se apresenta com mais complicações locais associadas à pancreatite crônica. O procedimento de Frey é operação segura e bem aceita neste grupo. Embora exigissem mais necessidade de analgésicos no acompanhamento em curto prazo, outros aspectos da qualidade de vida são semelhantes ao grupo não alcoólico.

DESCRITORES:
Pancreatite crônica; Alcoolismo; Procedimento de Frey; Qualidade de vida

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com