RESUMO
Racional: A doença hepática crônica está associada à desnutrição que afeta negativamente a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS).
Objetivo: Avaliar o efeito da suplementação aguda de proteína do soro de leite na QVRS e no estado nutricional e funcional dos pacientes em lista de espera para o transplante hepático.
Métodos: Ensaio clínico randomizado com pacientes à espera do transplante hepático que foram randomizados em dois grupos: PS (suplementação com proteína do soro de leite) e Controle (suplementação com caseína). Ambos os grupos receberam 40 g das proteínas (20 g pela manhã e 20 g à noite) por 15 dias. O estado nutricional e funcional foi avaliado. O balanço energético foi calculado como a diferença entre a ingestão energética (recordatório de 24 horas) e o gasto energético total (avaliado por calorimetria indireta). O questionário de doença hepática crônica (CDLQ) foi utilizado para avaliar a QVRS. Todas as medidas foram realizadas antes e após a intervenção.
Resultados: Cinquenta e seis pacientes foram avaliados. A desnutrição esteve presente em 56,9% e, diretamente associada à baixa QVRS (p<0,05). A suplementação, com ambas as proteínas, não alterou o estado nutricional e funcional dos pacientes (p>0,05). Entretanto, a QVRS melhorou após a suplementação com PS e caseína, sem diferenças entre os grupos (p>0,05). Pacientes que alcançaram as necessidades proteicas e com balanço energético positivo tiveram maior escore de QVRS (4,9; p<0,05), sem diferenças entre os grupos (p>0,05).
Conclusão: A desnutrição reduz substancialmente a QVRS. A suplementação aguda com PS ou caseína melhorou de forma similar a QVRS.
DESCRITORES:
Qualidade de vida; Proteína do soro do leite; Estado nutricional; Transplante hepático
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
PS=grupo protina de soro do leite; C=grupo caseína
PS= grupo proteína do soro de leite; C=grupo caseína; Pré=antes da suplementação; Pós=depois da suplementação; AB= sintomas abdominais; FA=fadiga SS=sintomas sistêmicos; AD=atividade de domínio; FE função emocional; PC= preocupação. * p<0.05.

